Lista A - Pinto da Costa

Estado
NĂŁo estĂĄ aberto para novas respostas.

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,336
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • JosĂ© Maria Pedroto
  • Domingos
  • VĂ­tor Hugo
Tu pediste um exemplo de um negĂłcio em que o clube foi lesado. Acho que Ă© um bom exemplo entre vĂĄrios outros.

Eu nunca falei em mandar ninguĂ©m para a prisĂŁo. É Ăłbvio que o MP nĂŁo vai prender um homem de 90 anos, isso Ă© uma falsa questĂŁo.
Estamos de acordo. Mas não é pela idade. Simplesmente ninguém vai para a cadeia por fazer maus negócios.
 
  • Like
ReaçÔes: Feraz

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,336
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • JosĂ© Maria Pedroto
  • Domingos
  • VĂ­tor Hugo
Nos Ășltimos 12 anos, o equivalente aos tais 3 mandatos, ganhamos 3 campeonatos. Assim Ă© que estĂĄ bom

Últimos 12 anos. 4 campeonatos. Últimos 3 mandatos 3 campeonatos

Mais taças e isso tudo.

Estamos de acordo. É um objectivo muito baixo. O AVB não terá dificuldade em superar. Logo no primeiro mandato.
 
  • Wow
ReaçÔes: Raba

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,336
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • JosĂ© Maria Pedroto
  • Domingos
  • VĂ­tor Hugo
A resposta de JoĂŁo Rafael Koehler
«Tenho muito orgulho em poder dizer que apoiei o meu Clube quando ele precisou de mim. Foi em momentos difíceis, e numa altura em que muitos outros recuaram, que um conjunto de empresårios, onde me incluo, decidiu apoiar o Futebol Clube do Porto através de um financiamento.

Fi-lo, por exemplo, na subscrição de papel comercial. Fui eu que sugeri o nome de AndrĂ© Villas Boas para subscrever um desses financiamentos, onde o entĂŁo treinador investiu 500 mil euros, exatamente nas mesmas condiçÔes de juros de todos os outros investidores. E posso dizer mais. Foi o que menos investiu e foi o primeiro a ‘abandonar’ o financiamento, recebendo o capital investido, acrescido dos juros. Antes de qualquer outro investidor.

Fi-lo tambĂ©m atravĂ©s de um contrato de factoring que hoje tem sido mencionado. Como devem saber, os bancos nacionais nĂŁo estĂŁo a financiar os clubes. O FC Porto, ao contrĂĄrio de outros, nunca teve perdĂ”es de dĂ­vida. Assim, a FC Porto SAD, tem sido obrigada a recorrer a outros instrumentos de financiamento. Na Ă©poca desse financiamento (o contrato foi celebrado em abril de 2023 atravĂ©s da Connect Capital), a FC Porto SAD pretendia fazer um acordo com uma maturidade alargada (7 anos). Os parceiros internacionais apenas aceitavam quatro anos, e a pedido da direção da SAD assumimos o risco e aceitamos fazer este financiamento para responder Ă s necessidades do Futebol Clube do Porto. Tratou-se de uma operação transparente e em condiçÔes de mercado. Fi-lo na altura e voltarei a fazĂȘ-lo sempre que o meu Clube precisar de mim. E acredito que, por amor ao Clube, muitos dos outros investidores me acompanharĂŁo.

No entanto, posso desde jĂĄ garantir, que, se algum dia exercer algum cargo no Clube ou na SAD, nenhuma das empresas onde estou presente/ participo farĂĄ acordos com o Clube e/ou com a SAD.

Estranhos tempos estes em que aqueles que apoiam o clube sĂŁo criticados em pĂșblico. Em vez de tudo criticarem, convido todos os elementos de outras candidaturas a mostrarem o seu apoio real ao FC Porto.»
Este Koehler Ă© qualquer coisa. Algo sinistro na minha opiniĂŁo. Esta coisa de ajudar o clube. Enfim dĂĄ-me arrepios.

Mas também tenho dificuldade em entender porque é que ele tem de explicar seja lå o que for. Uma operação de factoring com um prazo simpåtico. Desde que seja em condiçÔes de mercado.

Temos dívidas muito mais estranhas como as que temos com o Banco alemão. Factoring de 10 milhÔes aberto em dez 2023 e para fechar em Mar 2024
 e aparentemente com a garantia das tais boxes.

Enfim acho que se estĂĄ a usar o factoring da Connect como arma eleitoral. Vale o que vale
 

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
24,394
42,059
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
E dar como garantia verbas do contrato com a Altice para obter um empréstimo qualquer, enquanto por outro lado antecipa-se as mesmas são detalhes que relevam a caótica gestão de Pinto da Costa.
 

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
24,394
42,059
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
Isso acho que nĂŁo acontece.
Garantias para empréstimos:

EstĂŁo contratadas garantias e colaterais diversos, tais como as verbas a receber do Grupo Altice pelos direitos de transmissĂŁo dos jogos e pela exclusividade de transmissĂŁo do PortoCanal, os valores a receber da UEFA pelo acesso aos oitavos de final da Liga dos CampeĂ”es 2023/2024, os direitos econĂłmicos dos jogadores Zaidu , Evanilson, JoĂŁo MĂĄrio, Diogo Costa e Eduardo Gabriel (PepĂȘ), a hipoteca parcial sobre o EstĂĄdio do DragĂŁo apenas atĂ© ao montante subscrito de papel comercial, valores a receber decorrentes do acordo comercial estabelecido com o grupo Superbock referentes ao patrocĂ­nio nas camisolas e pelo acordo de exclusividade de consumos, valores a receber do Wolverhampton Wanderers Football Club pela transferĂȘncia do jogador FĂĄbio Silva, valores a receber do SASP Paris Saint-Germain Football pela transferĂȘncia do jogador Danilo Pereira, e valores a receber pela venda de lugares anuais para a Ă©pocas 2024/2025 e 2025/2026.

PĂĄgina 50:

 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,336
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • JosĂ© Maria Pedroto
  • Domingos
  • VĂ­tor Hugo
A história do investimento no papel comercial e neste factoring só veio confirmar o que jå sabia. O abandono da banca deixou o clube em muitos maus lençóis.
 
  • Like
ReaçÔes: Tiago Silva

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,336
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • JosĂ© Maria Pedroto
  • Domingos
  • VĂ­tor Hugo
Garantias para empréstimos:

EstĂŁo contratadas garantias e colaterais diversos, tais como as verbas a receber do Grupo Altice pelos direitos de transmissĂŁo dos jogos e pela exclusividade de transmissĂŁo do PortoCanal, os valores a receber da UEFA pelo acesso aos oitavos de final da Liga dos CampeĂ”es 2023/2024, os direitos econĂłmicos dos jogadores Zaidu , Evanilson, JoĂŁo MĂĄrio, Diogo Costa e Eduardo Gabriel (PepĂȘ), a hipoteca parcial sobre o EstĂĄdio do DragĂŁo apenas atĂ© ao montante subscrito de papel comercial, valores a receber decorrentes do acordo comercial estabelecido com o grupo Superbock referentes ao patrocĂ­nio nas camisolas e pelo acordo de exclusividade de consumos, valores a receber do Wolverhampton Wanderers Football Club pela transferĂȘncia do jogador FĂĄbio Silva, valores a receber do SASP Paris Saint-Germain Football pela transferĂȘncia do jogador Danilo Pereira, e valores a receber pela venda de lugares anuais para a Ă©pocas 2024/2025 e 2025/2026.

PĂĄgina 50:

Sim mas isso Ă© porque a Sagasta faz parte da lista. A Sagasta Ă© quem nos antecipou as receitas
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,336
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • JosĂ© Maria Pedroto
  • Domingos
  • VĂ­tor Hugo
E cheira-me que está por detrás da tal “anunciada” 250 million facility.

Cheira-me que o Sr. Koehler estĂĄ em todas
 

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
24,394
42,059
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
Sim mas isso Ă© porque a Sagasta faz parte da lista. A Sagasta Ă© quem nos antecipou as receitas
Então se no empréstimo em que foram dadas como garantias as receitas televisivas e jå não existiram as mesmas o banco em caso de incumprimento manda congelar as contas da SAD.
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,336
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • JosĂ© Maria Pedroto
  • Domingos
  • VĂ­tor Hugo
Então se no empréstimo em que foram dadas como garantias as receitas televisivas e jå não existiram as mesmas o banco em caso de incumprimento manda congelar as contas da SAD.
Indiana nao ha nenhum banco. Os bancos piraram-se todos do futebol. Acho que temos 1 a 2 milhÔes de euros junto da banca. Linha conta corrente.

Não temos dívida de empréstimos à banca.

Temos obrigaçÔes.

Factoring (o de se inclui a Sagasta)

E Papel Comercial emitido pela Carregosa e pelos vistos subscrito por “amigos” do FC Porto


Ou seja nenhuma garantia Ă© dada duas vezes.

Cada operação tem as suas garantias.
 
  • Like
ReaçÔes: K92, hawkeyes e Tiago Silva

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,336
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • JosĂ© Maria Pedroto
  • Domingos
  • VĂ­tor Hugo
Fala-se de “emprĂ©stimo” em relação Ă  antecipação de receitas da TV mas na realidade nĂŁo Ă© um emprĂ©stimo.

É um desconto de recebiveis. Titularizacao de recebiveis penso eu para ser mais correcto.

Nas contas aparece como Factoring
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,336
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • JosĂ© Maria Pedroto
  • Domingos
  • VĂ­tor Hugo
A Sagasta cria um veĂ­culo que emite tĂ­tulos de dĂ­vida e esse veĂ­culo passa a receber as receitas TV (parte das)

A Sagasta com a emissĂŁo de tĂ­tulos gera um valor que Ă© pago ao FC Porto.

Onde a Sagasta coloca os tĂ­tulos nĂŁo sei. Mas Ă© um bom investimento

Apesar do opiniao dos auditores que tanto horror gerou por aqui.
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,336
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • JosĂ© Maria Pedroto
  • Domingos
  • VĂ­tor Hugo
Curiosamente o FC Porto que sempre cumpriu com a banca incluindo no project finance do estĂĄdio vĂȘ o seu financiamento secar e fica Ă  rasca.

Benfica que falhou com a banca na SAD e no Projevt Finance teve todas as ajudas que precisou. Papel Comercial do BES à discrição

E o Sporting que foi o que falhou mais teve um bail out de mais de 100 milhÔes de euros.

Para decĂȘncia nĂŁo estamos mal!
 
  • Like
ReaçÔes: K92

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,914
40,916
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Curiosamente o FC Porto que sempre cumpriu com a banca incluindo no project finance do estĂĄdio vĂȘ o seu financiamento secar e fica Ă  rasca.

Benfica que falhou com a banca na SAD e no Projevt Finance teve todas as ajudas que precisou. Papel Comercial do BES à discrição

E o Sporting que foi o que falhou mais teve um bail out de mais de 100 milhÔes de euros.

Para decĂȘncia nĂŁo estamos mal!
JĂĄ em cumprir com os subscritores de emprestimos obrigacionistas nĂŁo se pode dizer o mesmo..
 
Estado
NĂŁo estĂĄ aberto para novas respostas.