Sérgio Conceição - Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

5.07

Estatísticas da Época - 2023/24


Dados completos de 2023/24

5.07 Performance da Época

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
2,971
4,982
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
Isso de certeza que são valores liquidos, até porque 4 milhões € liquidos anuais é quanto ganha o Pioli no Milan.

A discussão em torno do Sérgio acho que se deve focar noutros aspetos.

Não se pode falar em Gasperinis ou Valverdes e achar que vamos pagar muito menos do que pagamos ao Sérgio, pode ser ligeiramente mais baixo num primeiro ano, mas será nesta linha e se houver sucesso desportivo serão aumentados.

Pagar menos a um treinador só se contratarmos um treinador ainda "desconhecido", de um patamar inferior, mas se houver sucesso desportivo, há a inevitável renovação e o salário vai para esta linha dos 5-7 milhões brutos.
não vou discutir se são liquidos brutos etc.... isso vais encontrar informações a dizer uma coisa e informações a dizer outra.

O que registo é o seguinte: O clube não cumpriu o FPF em 15-10-2023, por ter 7M€ de dividas, i.e. o clube já não consegue pedir um empréstimo adicional de 7M€.

Mas a administração, e o treinador eram remunerados ao nível de "colossos" da europa.
 

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
17,930
22,681
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
O Tomás Esteves com utilização irregular no Pisa e o Diogo Queirós suplente do Farul Constanta deviam ter sido apostas de um clube como o Futebol Clube do Porto. Está tudo dito.
O Tomás Esteves podia ter tido mais oportunidades. Por exemplo, na época 20/21 ele sai para o Reading e nós ficamos com os seguintes DD: Manafá, Nanu e Carraça.
O Diogo Queirós nem pensar, não esteve sequer próximo do nível necessário para ser opção na equipa A.
 

Sonic

Arquibancada
13 Fevereiro 2024
151
244
Ler pessoas a qualificar o Sérgio como um "excelente" treinador faz-me ter sérias dúvidas sobre o estado do futebol atual. Aliás, recorda-me daquela hilariante e desrespeitosa comparação com o Zé do Boné, o melhor treinador português de sempre.

Por acaso, estou nos antípodas das posições que os adeptos do SC costumam ter: considero-o um treinador medíocre, mas tenho estima pela pessoa. Nos últimos tempos, porém, tenho tecido certas questões sobre o seu carácter. Não relevo, pois assumo que seja em honra ao Presidente dos Presidentes.

O Sérgio devia ter saído em 2021. Vou explicar o meu raciocínio.

Em 2017/2018, o mérito é totalmente dele. Demonstrou um futebol agradável, recorrendo sobretudo a jogadores encostados ou emprestados, ainda que tivessem qualidade.

Em 2018/2019, o futebol tornou-se penoso. O Porto perde o campeonato por exclusiva responsabilidade do Sérgio, cujas decisões levaram à perda de uma confortável vantagem que possuíamos em relação ao Benfica.

Em 2019/20, o Porto faz o maior investimento da sua história em contratações (+- 60M). Surpreendentemente, perdemos com o Krasnodar (!) nos play-offs da Champions. Não satisfeito, o Sérgio sabota a Liga Europa. Ganhamos a Liga mais por demérito dos nossos rivais (Benfica com mudança de treinador durante a temporada e o Sporting completamente destruído) do que por nosso mérito.

Em 2020/21, o SC mais uma vez perde um campeonato em fevereiro/março. Empates atrás de empates, com um futebol penoso que já vinha de há épocas. Em condições normais, no FC Porto que me habituei a ver, um treinador teria saído. Acaba por não sair - terá a boa performance da Champions constituído um fator determinante? De todo o modo, é um sinal; Conceição toma conta da estrutura do Porto, e demonstra que não é um treinador normal na nossa história.

Em 2021/2022, era imperativo ao Porto ganhar o campeonato. A equipa volta a demonstrar um bom futebol, mas creio que isso se deve mais à qualidade dos jogadores (Otávio, Vitinha, Fábio Vieira, Díaz, Evanilson, etc.) do que à tática do treinador. Não vou menosprezar alguma influência do Sérgio, pese embora a equipa fosse mesmo de grande qualidade; desde os tempos do Vítor Pereira, que o Porto não via uma tão boa. Qualquer treinador decente, a meu ver, teria ganho, com maior ou menor dificuldade.

Em 2022/2023, perdemos outra vez o campeonato. O futebol foi penoso, porém não vou culpar o Sérgio por isto, por ser precisamente uma fase de transição da nossa equipa.

Quanto à presente época, nada tenho a dizer - é do conhecimento de todos.

No que concerne as contratações, o Sérgio falhou muito.

Em 2018/2019, foram pedidos expressos do treinador: Loum; Manafá; Pepe; Fernando Andrade; Jorge; Waris; Janko. Destes, renderam o Pepe e o Manafá (q.b.). O Militão foi uma contratação do Luís Gonçalves.

Em 2019/2020: Marcano (depois de ter saído a custo zero...); Zé Luís (SC ameaçou demitir-se caso esta contratação não fosse firmada). Destes, aproveitou-se Marcano. Uribe, Marchesin, Díaz e Saravia foram contratações do LG. Nakajima foi uma questão de oportunidade. O Sérgio desaproveita o Nakajima e o Saravia (que podia dar jeito ainda hoje como suplente...).

Em 2020/21: Taremi; Zaidu; Sarr; Grujic. O Felipe Anderson foi contratação do Gonçalves e foi desaproveitado.

2021/22: Bruno Costa; Galeno; Ruben Semedo; Wendell; Fábio Cardoso; Eustáquio. O Pepê foi do LG.

22/23: Grujic (!!!); Eustáquio; André Franco; David Carmo.

Acrescento ainda a não aposta no Óliver Torres e em jovens como o Tomás Esteves, o Diogo Queirós, o Diogo Leite, entre outros.
@Dexter2020 achas que é um bot pago pela lista B para denegrir o treinador que vai sair?

Até tem um nick com nome presidencial e tudo.
 

Sonic

Arquibancada
13 Fevereiro 2024
151
244
Deviam, e mais do que apostas - precisavam de apoio. Um jogador jovem, por mais talento que tenha, sem apoio nada é. Quantos jogadores da formação com talento não perdeu o Porto nos últimos 10 anos? Eram todos flops?

Olha o Fábio Vieira no Arsenal. Sempre que joga, joga bem, mas não é potencializado. Vai ter de sair e demonstrar o que é. Ou não: pode ter perdido a vontade.
O Fabio Vieira tem tido algum azar.

No FCP apanha um treinador obcecado por pretos altos, rapidos e sem técnica para o seu kick and rush tuga.

Depois vai para o Arsenal e apanha um treinador de posse.

Assim nao da. Falta sensibilidade ao Ceiçao e ao Artetao.
 

Olavo

Tribuna
12 Março 2008
3,753
2,446
Deviam, e mais do que apostas - precisavam de apoio. Um jogador jovem, por mais talento que tenha, sem apoio nada é. Quantos jogadores da formação com talento não perdeu o Porto nos últimos 10 anos? Eram todos flops?

Olha o Fábio Vieira no Arsenal. Sempre que joga, joga bem, mas não é potencializado. Vai ter de sair e demonstrar o que é. Ou não: pode ter perdido a vontade.
Acho que respondes à tua própria pergunta. Se calhar o talento não era assim tanto e tem que se fazer pela vida. Chorar por um Diogo Queirós é peculiar.
 

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
2,782
3,334
@AdrianSmith anda cá ler mais posts de pessoas que querem dividir e criar conflito....
Não disse que querias criar conflito por criticares a postura do SC. Entendeste mal.

Disse que pareces fã de dividir por dizeres que andavam os amantes (não sei se foi bem isto, não leves a mal a falha) do SC a dizer que ele estava a treinar.

Aceito a tua opinião (obviamente…) mesmo podendo não concordar.
Dividir é dizer que os que referem o treino são amantes do treinador…


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk