Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

5.10

Estatísticas da Época - 2023/24


Dados completos de 2023/24

5.10 Performance da Época

jorgebest

Tribuna
2 Junho 2020
3,183
3,376
Evoluíram?!

O Marega não evoluiu nada, é o mesmo trapalhão que sempre foi, simplesmente tem há mais de 3 anos um sistema construído para um jogador como ele mas, a cada jogo que passa, parece-me ainda pior do que no anterior.

O Corona era um extremo que marcava e assistia, tinha potencial para ser muito mais do que isto. Agora foi transformado numa espécie de lateral ofensivo que faz (muitas) faltas. A displicência é cada vez maior. Fez um grande campeonato no ano passado, é verdade, mas não creio que tenha evoluído, simplesmente começou a jogar mais vezes, algo que não acontecia quando havia Brahimi.

O Manafá, em Portimão, demonstrou que tinha imenso potencial... mas faltava-lhe algo mais. Mudou alguma coisa? Continua com alguns pormenores... e a faltar-lhe algo mais.

Otávio tornou-se mais lutador e é um gosto ter um jogador assim mas, com a bola nos pés, continua a falhar mais do que acerta. Ainda assim, acerta mais vezes do que os colegas, verdade seja dita.

Quanto ao Sérgio Oliveira e ao Mbemba, tal como o Corona, tiveram uma evolução natural, porque dantes não jogavam... e começaram a jogar.

O único aspecto em que alguns jogadores melhoraram, claramente, foi na agressividade. Parece-me é que, com isso, perderam outras coisas. Aliás, parece-me bem mais fácil elaborar uma lista de jogadores que, devido ao treinador, não evoluíram ainda (com o Fábio Vieira à cabeça) do que uma lista daqueles que, efectivamente, evoluíram alguma coisa.
É sempre complicado dizer com rigor que um jogador não evoluiu por culpa do treinador ou se por culpa própria. Em muitos dos casos de "desaparecimento" de jogadores da equipa habitual deve-se a situações com empresários, como já estamos fartos de saber.

Um jogador que pouco ou nada evoluiu desde que chegou é o Luis Diaz mas na minha opinião deve-se ao facto de ser um jogador limitado e pouco inteligente. Duvido que alguma vez passe disto. Corona chegou ao limite que pode dar também e já não é pouco. Foi o melhor do campeonato na última época. Falta-lhe golo mas vai ser agora aos 27 anos ou quê que vai ganhar instinto matador?

Otávio sempre foi lutador mas faltava-lhe objectividade. Agora é um jogador muito mais influente com bola e sem bola. O nosso jogador mais valioso. Manafá já era uma mota mas agora é muito mais jogador. Houve evolução a todos os níveis mas até o físico está mais afinado, com mais equilíbrio e robustez, permitindo-lhe mudanças de direcção mais complicadas sem perder compostura.

O Brahimi também é outro caso interessante. Jogou bem aqui mas já ninguém fala dele. Faltava-lhe a tal objectividade, melhorou um pouco ao longo dos anos mas agora está nas Arábias. O Futebol moderno é isso mesmo, golos e eficácia. Olha o Pote, jogador aparentemente banal mas apanha uma bola ali à entrada da área e a probabilidade de fazer golo é bem maior do que se fosse o Corona, o Otávio, Luis Diaz, Brahimi, Marega, etc etc. O único ali com golo fora os ponta de lanças é o Sérgio Oliveira, sem ser um fora de série.

Com isto não quero dizer que o Sérgio é perfeito. Não é. Devia ter criado bem mais contra o Braga a jogar com 10. Evanílson devia ter entrado antes dos 65 quando os nossos avançados não acertavam uma. A gestão da equipa deixou a desejar também. Jogadores psicologicamente cansados, seja pelos jogos, seja pelas arbitragens, a responsabilidade é do treinador.

Enfim, é altura de novo ciclo concordo mas é um assunto muito sério. Não é o de nos contentarmos com o menos mau porque o Sérgio é um treinador, na sua globalidade, muito competente. Com ele somos sempre competitivos independentemente do orçamento. Há treinadores melhores claro mas a larga maioria são bem piores ou sem estaléca para um clube como o nosso, ainda para mais de mãos atadas pela uefa e pelos próprios dirigentes.

Espero estar errado mas tenho medo do que possa vir a seguir.
 

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
7,152
10,452
O Sérgio já está totalmente escrotinado por nós, já sabemos o que vai dizer e quando vai dizer.

Mas vejamos a primeira época dele onde jogadores saltavam do banco e mudavam o jogo, resolviam, chegamos a ter na cama dos jornais que o banco valia X % dos nossos golos e pontos.
Hoje quem salta do banco à excepção talvez do Evan e do Luís diaz não acrescenta nada em termos práticos.
Claramente não têm estofo para fazer a diferença aqueles que entram.

Mas e a equipa que o ano passado era exímia nas bolas paradas? É culpa dos jogadores? Ou da falta de treino?

Como dizes, a má gestão foi de quem? Olha o caso do leite que ganha o lugar durante 5 ou 6 jogos e desaparece completamente por mais 5 ou 6 e volta num jogo do Boavista onde é queimado? Um trabalho de recuperação enorme de um jogador quase vendido ao desbarato e do nada estraga.se todo o processo evolutivo do jogador, a culpa é de quem?

A culpa da época é geral e ao mesmo tempo de ninguém, todos têm culpa desde direção, à pandemia, ao treinador, aos jogadores e no fundo nenhum tem culpa de estar a jogar de 3 em 3 dias sempre com jogos de alta intensidade durante 6 meses inteiros.

Vamos é pensar no segundo lugar e tudo para trás será um pouco esquecido, no final da época vemos o que tem de ser mudado, mas dado a época atípica que foi, eu peço moderação nas mudanças e alguma empatia por quem trabalhou numa época muito mais desgastante.

A minha analise foi apenas face ao que ele disse neste conferencia de antevisão..

Se tivesse que fazer uma avaliação mais a fundo, isso deixo para o final da época, as questões seriam outras e bem mais profundas..

Vamos para o final da 4ª época do SC e a qualidade de jogo jogado, para mim, tem vindo a descer época apos época.

É gritante a falta de capacidade da equipa em conseguir controlar um simples jogo quando se encontra em vantagem, guardando a posse da bola, pondo a equipa adversaria a correr atrás da bola.

A matriz de jogo ofensivo continua, muitas vezes, a reduzir-se ao biqueiro na frente e corre Marega, isto apos 4 anos.

Na primeira época teve um efeito brutal, jogadores fisicamente (e mentalmente desconfio) frescos, adversários não conheciam a maneira de jogar, eram apanhados de surpresa pelo Marega.

Esse efeito tem vindo a diminuir, de forma drástica, com o passar das épocas.
 
  • Like
Reações: Moreira

LR

Tribuna Presidencial
3 Julho 2017
8,504
6,703
44
Lisboa
sei que saiu como saiu.....mas antes do SC, houve um treinador que também amava o clube....também defendia o clube.....punha a equipa a jogar bom futebol...sabia motivar plantel....e vencia títulos nacionais e europeus.....AVB.

SC está num patamar igual aos treinadores que já foram campeões pelo FCP....patamar abaixo de outros treinadores que foram mais além....fosse pelos títulos europeus ganhos ou porque de alguma forma marcaram/modificaram o clube.....

ha que agradecer o que ja deu ao clube....mas não é o melhor treinador que ja tivemos...
 
R

rocketbvllet

Guest
Continuo sem perceber o teu argumento quando ele diz, literalmente, que a responsabilidade é dele.
A minha questão é que o Sérgio podia assumir frontalmente a responsabilidade que tem na porcaria que é a nossa tática há 4 anos. Assumir, sem rodeios.

O que ele faz constantemente é atirar a culpa para os jogadores, falar de motivação, empenho, não basta ser da formação e o diabo a quatro, e como nota de rodapé "mas eu assumo as minhas responsabilidades".

Deixe-se de rodeios e assuma de frontalmente que é um zero taticamente, em vez de andar a dar voltas com desculpas, para no fim atirar o mesmo chavão de sempre para ficar bem na fotografia.
 

Smothhh

Bancada central
22 Janeiro 2019
1,080
800
Porto
Eliminação da Taça: "Temos que olhar para o momento, para as dificuldades e para as coisas positivas. Não quero puxar dos galões, não faz parte do que eu sou, mas a verdade é que nestes quatro anos, em 26 jogos da Taça de Portugal, temos 24 vitórias.”

Sinto-me melhor...
Não não tem , com o Braga empatou e perdeu , com o Nacional este ano e com o Leixões em 2018/2019 foi Empate , venceu no prolongamento , mas em termos de jogo jogado foram empates.
 

Olavo

Tribuna
12 Março 2008
3,777
2,501
É tipo o discurso do bieira para a lampionagem, assume as culpas MAS.......

Eu só estou a ler o que está escrito na página do record.

«Esse jogo foi muito mau para nós. Não tem nada a ver com aquilo que somos como equipa. Estive até às três da manhã a picar o jogo todo e quero discutir isso com os jogadores. É uma partida que não é para esquecer, mas para lembrar. Não é um jogo para levantar cabeça, mas para baixar a cabeça, olhar para aquilo que não fizemos bem e olhar bem para as imagens que temos à disposição. Não é possível cometer os erros que fizemos numa meia-final. Não fico chateado por um jogador sair a driblar, mas fico com muita azia se faltar atitude e compromisso aos jogadores. É preciso viver as coisas de forma determinada, ambiciosa, apaixonada e quando falta isso, falta tudo. Também tenho culpa no cartório, porque sou eu que defino a estratégia e tenho de os motivas. Foi isso que já lhes disse.»​

Literalmente diz que tem culpa. Eu não consigo decifrar mensagens subliminares, nem interpretar o que não está escrito.
 
  • Like
Reações: BM

Olavo

Tribuna
12 Março 2008
3,777
2,501
A minha questão é que o Sérgio podia assumir frontalmente a responsabilidade que tem na porcaria que é a nossa tática há 4 anos. Assumir, sem rodeios.

O que ele faz constantemente é atirar a culpa para os jogadores, falar de motivação, empenho, não basta ser da formação e o diabo a quatro, e como nota de rodapé "mas eu assumo as minhas responsabilidades".

Deixe-se de rodeios e assuma de frontalmente que é um zero taticamente, em vez de andar a dar voltas com desculpas, para no fim atirar o mesmo chavão de sempre para ficar bem na fotografia.
Eu não consigo interpretar tão à frente, quando literalmente diz que a culpa é dele. Só espero que não estejas a contar que diga, para toda a imprensa, "sou uma merda, uma fraude, não mereço o ar que respiro!" :D
 
  • Like
Reações: BM

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
11,634
17,450
33
Vila Das Aves
Discurso em fim de linha.

Há umas semanas atrás os balanços eram no final da época, hoje já fez balanços da taça, etc.

Que quem de direito (e responsabilidade) tenha o dom de escolher bem o próximo treinador e não apareça um "peseiro".
 

jorgebest

Tribuna
2 Junho 2020
3,183
3,376
sei que saiu como saiu.....mas antes do SC, houve um treinador que também amava o clube....também defendia o clube.....punha a equipa a jogar bom futebol...sabia motivar plantel....e vencia títulos nacionais e europeus.....AVB.

SC está num patamar igual aos treinadores que já foram campeões pelo FCP....patamar abaixo de outros treinadores que foram mais além....fosse pelos títulos europeus ganhos ou porque de alguma forma marcaram/modificaram o clube.....

ha que agradecer o que ja deu ao clube....mas não é o melhor treinador que ja tivemos...
O mesmo AVB vulgarizado pelo SC? Ou o Porto tem muito melhores jogadores que o Marselha? É hora de mudar sim mas não sejam saudosistas, o AVB é um dos nossos e teve sucesso aqui mas não evoluiu. Alias sem o VP até regrediu.
 
R

rocketbvllet

Guest
Eu não consigo interpretar tão à frente, quando literalmente diz que a culpa é dele. Só espero que não estejas a contar que diga, para toda a imprensa, "sou uma merda, uma fraude, não mereço o ar que respiro!" :D
Parece o Vieira. Diz que assume as responsabilidades e depois leva a entrevista toda a colocar a culpa em tudo e todos.

Ele não precisa dizer literalmente que é uma "merda" taticamente, isso toda a gente sabe. Podia era assumir a responsabilidade sem ter a necessidade de atrelar constantemente mais desculpas.

No fim, acaba por soar falso e como uma mera desculpa para não o atacarem.
 
  • Like
Reações: Filipe01 e Moreira

Nyctalus

Tribuna
1 Setembro 2012
3,589
3,744
Conquistas
5
40
Sligo - Irlanda
  • Reinaldo Teles
  • André Villas-Boas
Agarrado como uma lapa, agarrado a noções pré-históricas do que é desporto de alta competição...

Para quem dizia que não era do “grito”, esta conferência de imprensa só mostra que quem fiz isso dele pode ter muita razão!
 
  • Like
Reações: LuisFreitas

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,151
7,805
Conquistas
4
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
Pagava para estar presente numa dessas célebres análises aos jogos com a equipa.

Gostava mesmo de saber o que é dito porque seja lá o que for, claramente entra por um ouvido e sai por outro porque no jogo seguinte os problemas mantêm-se inalterados.
 

d_white_blue

Tribuna
1 Fevereiro 2018
2,966
2,200
Conquistas
4
  • Deco
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
  • Dale Dover
Discurso em fim de linha.

Há umas semanas atrás os balanços eram no final da época, hoje já fez balanços da taça, etc.

Que quem de direito (e responsabilidade) tenha o dom de escolher bem o próximo treinador e não apareça um "peseiro".
Quando és eliminado de uma competição pode fazer o balanço. Infelizmente, já todos esperamos o fim desta época. Mais uns meses de depressão.

Quanto a Peseiros, vira a boca para lá.
 
R

rocketbvllet

Guest
Infelizmente, falta ao Sérgio um Vítor Pereira como número 2. Tenho um enorme apreço pelo Vítor Bruno, mas acho que não é o homem ideal para acompanhar alguém com tanta lacuna tática como o Conceição.

Aguém com enorme conhecimento tático não só seria um complemento ao fator motivacional que é onde brilha o SC, como faria o mesmo evoluir. Infelizmente, julga-se o professor detentor de todo o conhecimento e não encara a necessidade de mudança de bom grado.
 
Última edição por um moderador:

Nyctalus

Tribuna
1 Setembro 2012
3,589
3,744
Conquistas
5
40
Sligo - Irlanda
  • Reinaldo Teles
  • André Villas-Boas
Infelizmente, falta ao Sérgio um Vítor Pereira como número 2. Tenho um enorme apreço pelo Vítor Bruno, mas acho que não é o homem ideal para acompanhar alguém com tanta lacuna tática como o Conceição.

Aguém com enorme conhecimento tático não só seria um complemento ao fator motivacional que é onde brilha o SC, como faria o mesmo evoluir. Infelizmente, julga-se o professor detentor de todo o conhecimento e não encara a necessidade de mudança de bom agrado.
Tocaste num ponto importante, quantas vezes se vê ambos a falar durante o jogo? É difícil ver quem está mais perdido ali, então no último jogo pareciam duas baratas tontas.

Acredito que a boa parte da questão táctica venha do Vitor Bruno, mas nem quero acreditar que as “vacas sagradas” sejam defendidas pelos dois. Principalmente depois de jogos horríveis feitas por esses mesmos jogadores e a titularidade dos mesmos nunca é posta em causa...