Rui Silva

STEMPIN

Bancada central
10 Maio 2016
1,926
241
Manchester, United Kingdom
Bonitas palavras nesta entrevista ao O Jogo, grande Rui!



Rui Silva: "O Dragão Caixa é um caso raro"

Central que na época passada trocou o Sporting pelo FC Porto elogia o clube, fala em dirigentes empenhados e apelida de inferno o Dragão Caixa

Rui Silva, central que o FC Porto contratou ao Sporting na época anterior, começou a dar nas vistas cedo, tendo sido alvo de uma reportagem alargada de O JOGO com apenas 14 anos.

Nove anos depois de ter começado a ser conhecido, no Francisco de Holanda, quem é o Rui Silva?

-Mantenho a forma como fui educado pelos meus pais, o que aprendi em criança, os meus princípios, mas sou certamente melhor pessoa, por tudo o que a vida me deu e creio que melhor jogador.

Os sonhos que tinha aos 14 anos já se concretizaram?

-Ainda não se concretizou o maior, mas tenho sonhos realizados, como estar no topo do andebol português, jogar no FC Porto, o clube que mais ganha, que mais atletas forma para o estrangeiro, o que é muito importante para o nosso andebol, e o ter atingido a Seleção Nacional A.

Com 23 anos, sendo muito novo, é quase um veterano...

-É verdade [risos], já jogo na I Divisão desde os 16 anos, mas ainda estou à procura do que mais quero, que é ser campeão nacional, e foi por isso que vim para o FC Porto, dei este passo para ser campeão.

Como vê o FC Porto, houve alguma coisa que o tenha surpreendido?

-Vim para um clube competitivo e que me pode proporcionar um futuro melhor. Estou aqui para ser campeão, vim por querer ganhar. Já sabia como era o clube, mas admito que fiquei deslumbrado com algumas coisas, como o primeiro FC Porto-Benfica, em que o pavilhão estava completamente cheio. No Sporting, em cinco anos, tive dois jogos de pavilhão cheio e foram com o FC Porto.

Como explica isso?

-Houve um ano em que jogámos em cinco pavilhões diferentes, mas aqui as pessoas vivem mais o FC Porto do que em Lisboa vivem o Benfica ou o Sporting.

Se diz que se mudou para o FC Porto para ser campeão, o caminho que estão a fazer parece ser favorável?

-Este é o caminho que todos desejávamos percorrer desde o início do ano e tínhamos como objetivo ser campeões. Está a concretizar-se, apenas com vitórias no campeonato.

E nas outras provas também. Como é possível só vencer perante equipas de vários países, diferentes escolas de andebol?

-Tem a ver com a preparação que vimos a fazer desde o início do ano, mas também porque temos um treinador que prepara muito bem os jogos, até ao mínimo detalhe. Isso dá-nos maior à-vontade quando defrontamos adversários diferentes do que estamos habituados em Portugal e mostra que temos valor, que somos boa equipa e que temos muito para dar mesmo a nível europeu.

Voltando ao campeonato, não havendo play-off e sendo este ano jogado a pontos corridos, esta série de vitórias tem mais importância?

-Todas estas vitórias permitem-nos estar à frente e ser mais regulares, que é o objetivo do campeonato deste ano, o que é mais justo porque premeia a regularidade e a equipa que está melhor ao longo de todo o ano. Na época passada, perdemos um jogo nos 60 minutos um ano inteiro ...

Como encararam aquela eliminação?

-Foi uma desilusão, há que ser sincero. Queríamos ser campeões e dar continuidade à série de títulos que o FC Porto tinha conquistado, mas depois da fase regular que fizemos, em que ganhámos a toda a gente tanto em casa como fora, a desilusão foi ainda maior. Temos culpa, podíamos ter dado mais, mas aconteceu-nos um pouco de tudo, até falhámos oito livres de sete metros num jogo e acho que nunca mais vou viver um jogo como esses.

O facto de terem quebrado essa série de títulos, dá ainda mais vontade de ser campeão?

-Sim, vejo isso em mim e nos meus colegas, tanto nos que já foram campeões como nos que não foram. Temos vontade de mostrar quem é a melhor equipa.

Mesmo tendo o Sporting feito um investimento enorme e ter assumido claramente a candidatura à conquista do campeonato?

-Olhamos para o Sporting como olhamos para o ABC e o Benfica, que se assumiram candidatos desde o início. Mas, acima de tudo, temos de olhar para nós e ter a noção do que temos de fazer. Sabemos que o Sporting fez um investimento muito grande, comprou jogadores muito bons, mas também temos noção que temos um plantel forte, com muita qualidade e se trabalharmos como temos de trabalhar, acredito que somos superiores ao Sporting.

Então está a contar realizar o sonho de ser campeão este ano?

-Sim, claramente. Quero ser campeão aqui, sentir a sensação de ser campeão neste pavilhão. O Dragão Caixa é um caso raro em Portugal, sempre bem composto e nas alturas importantes sempre cheio, com um ambiente fervoroso, com 2500 pessoas a puxar por nós. O Dragão Caixa é fantástico, um inferno para quem põe lá os pés.



http://www.ojogo.pt/modalidades/andebol/noticias/interior/rui-silva-o-dragao-caixa-e-um-caso-raro-5579877.html
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
113,143
49,661
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Depois de um ano complicado, já surgiu em melhor plano, ele que é um central de excelência.

Tem mais um ano de contrato.
 

Emanuel85

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
9,981
4,576
Acho que foi o melhor jogador nesta fase mais complicada. Não foi por ele que não ganhamos o campeonato!
 

jetlag

Arquibancada
30 Julho 2015
415
0
Emanuel85 disse:
Acho que foi o melhor jogador nesta fase mais complicada. Não foi por ele que não ganhamos o campeonato!
Claro que não foi. É daqueles jogadores que tem a cabeça no sítio e não se amedronta na altura das decisões. São poucos no nosso andebol e na nossa equipa também! O exemplo disso são os nossos guarda redes. Em muitos dos jogos decisivos não estiveram, os dois, ao nível que normalmente são capazes de fazer. A este nível e sobretudo nas competições europeias os treinadores já não são responsáveis pela parte mental. Ou se tem força mental ou não se tem. Essa é a diferença entre os grandes jogadores e os normais. O treinador tem que preparar a equipa taticamente e desenvolver o treino de forma a ter a maior variedade de soluções tácticas possíveis para as várias situações de jogo. Depois os jogadores correspondem ou não. E obviamente é preciso contar com o factor de qualidade do adversário. O Rui é um atleta de cultura tática elevada e é por isso talvez que se enquadra  bem com o ainda treinador. Aliás ele diz na entrevista que o RC prepara os jogos ao ínfimo pormenor.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

lucho

Tribuna Presidencial
11 Abril 2008
13,568
3,305
Vila do Conde, 1974
jetlag disse:
Claro que não foi. É daqueles jogadores que tem a cabeça no sítio e não se amedronta na altura das decisões. São poucos no nosso andebol e na nossa equipa também! O exemplo disso são os nossos guarda redes. Em muitos dos jogos decisivos não estiveram, os dois, ao nível que normalmente são capazes de fazer. A este nível e sobretudo nas competições europeias os treinadores já não são responsáveis pela parte mental. Ou se tem força mental ou não se tem. Essa é a diferença entre os grandes jogadores e os normais. O treinador tem que preparar a equipa taticamente e desenvolver o treino de forma a ter a maior variedade de soluções tácticas possíveis para as várias situações de jogo. Depois os jogadores correspondem ou não. E obviamente é preciso contar com o factor de qualidade do adversário. O Rui é um atleta de cultura tática elevada e é por isso talvez que se enquadra  bem com o ainda treinador. Aliás ele diz na entrevista que o RC prepara os jogos ao ínfimo pormenor.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
__

Essa crítica aos guarda redes acho-a uma pouco injusta, na verdade a equipa nunca pareceu defender muito bem, esta época. Não é só culpa deles.

Mas sabes, jetlag, vou-te abrir o coração, até porque acho que sei quem és...
Adoro o Ricardo Costa, era o meu ponta favorito, aquela raça, aquele sentir o clube, aquela técnica, aquela velocidade. E como treinador, aquele andebol que na época passada jogamos na champions enchia-me as medidas, os sonhos que tive com aquela equipa. Mas quando necessitávamos de apenas um empate na Russia, perdemos por um, quando precisávamos depois de uma escorregadela dos espanhois ela não sucedeu por muito pouco. Era o pé-frio que começava a aparecer. Depois perdemos um jogo em casa no play-off e tudo se desmoronou. Esta época a equipa mesmo ganhando cá nunca me impressionou mas tive fé, e os sonhos voltaram com aquela remontada no dragão caixa, eu saí de lá a suar como se tivesse jogado. Sabes estive a ver o jogo da luz e o coração a bater cada vez mais, e no final ter que encarar outras pessoas e ter que disfarçar a derrota que mais me marcou nos últimos anos, e com o Águas estive lá e sofri contigo aqueles minutos intermináveis que me tiram anos de vida. Esteve quase mas o pé frio...
 

Pedrix77

Tribuna Presidencial
6 Outubro 2016
10,875
8,492
Porto
Mais uma excelente renovação.

O Rui Silva é um central de grande nível.

Esta secção está a trabalhar bem. Depois de uma fase onde perdemos um pouco o andamento, creio que estamos a recuperar o nível
 

Martinez1950

Bancada central
27 Julho 2013
1,697
512
Boa!!!

Gosto muito deste jogador. Tem qualidade como jogador e é uma pessoa extremamente correta.

É um dos muitos do plantel de que me orgulho. Força Rui. Força Porto.
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
113,143
49,661
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Tal como o Areia, não estava fácil ser campeão.

Grande temporada que está a realizar!
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
113,143
49,661
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Ainda está um pouco preso de movimentos, mas é um jogador extraordinário.

Já vai para a sua sexta época cá e assim ultrapassa o tempo que teve de Sporting.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
 
Última edição: