€500k por 10% do Tabata... honestamente nem sei se é pior para o Sporting ou se é pior para o Portimonense.
€500k pelo melhor jogador da equipa no imediato não é nada, e sinceramente olho para aquele plantel e não é mais forte que o do ano passado (e só não desceram por obra e graça do espírito santo).
No entanto, daqui a uns anos:
- Saída por um valor entre 0 e €5M - Sporting não ativa a cláusula - SCP tem prejuízo entre €-500k-0 (se sair por 0, perdem os 500k investidos, se sair por €5M, recuperam o investimento) - Portimonense lucra entre €500k-5M (500k que já receberam +90% do negócio);
- Saída por um valor entre €5M-11,25M - Sporting não ativa a cláusula - SCP tem lucro entre €0-625k - Portimonense lucra entre €5M-10,625M;
- Saída por valor superior a €11,25M - Sporting ativa a cláusula, valor de aquisição passa a ser €5M, passam a deter 50% do passe - SCP lucra a partir de 625k - portimonense lucra a partir de €10,625M;
- No entanto, mesmo a partir deste valor, a venda continua a não ser assim tão vantajosa para o SCP. Por exemplo, se for vendido por €20M, Sporting lucra €5M com o negócio, o Portimonense lucra €15M.
Negócios à calimero mesmo... sei que não adquirimos 100% dos jogadores que contratamos, mas ainda bem que nos mantivemos longe deste tipo de negócios... penso que na altura o Aboubakar foi mais ou menos assim, e acabou por sair
muito caro (e nem estou a falar de salários).