Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

5.10

Estatísticas da Época - 2023/24


Dados completos de 2023/24

5.10 Performance da Época

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,090
9,558
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
Caro @Dragon_92, vou repetir, estou a assumir que sabes interpretar português simples, tem a ver com esta frase tua:
...porque sei que vindo de ti é mais um chorrilho de pseudo-argumentos a falar em quem tem dois dedos de testa e coisas do género.

Sublinho chorrilho, pseudo-argumentos e repito a resposta que te dei, porque sei que no fundo adoras ouvir isto:

1. Dois campeonatos nacionais
2. Uma taça de Portugal
3. Uma supertaça
4. Todas as finais da taça da liga e da taça de Portugal (posso ter-me aqui enganado, mas penso que ele não falhou uma)
5. Quartos finais da Champions


Isto num quadro desportivo e financeiro degradante do clube, que ano apôs ano, fica pior.

O que é que os colegas do SC, no periodo entre o Vitor Pereira até a chegada do SC, conseguiram:
1. Em 5 anos, conseguiram zero, bolinha, deserto. Nem as finais da taça ias!

Agora, os utilizadores que tirem as suas próprias conclusões.
Nem às finais da taça íamos?

O golo de bicicleta do André Silva deve ter sido no estádio do Morumbi.

E foram 4 anos sem ver o padeiro, não 5.

Edit - e sim, o SC falhou várias finais de taças desde que cá está. Falhou entre aspas, não se pode exigir ir a todas as finais, apenas o comprometimento em lutar por esse objetivo.
 
Última edição:
  • Like
Reações: Moreira e Dragon_92

Portoallez2

Tribuna Presidencial
4 Setembro 2016
12,634
12,510
Pensava quer os verdadeiros Portistas eram aqueles que apesar das criticas ou menos criticas estavam cá nos bons ou maus momentos, pelos vistos os adeptos do SC só estão aqui nas vitórias, nas derrotas como na sexta desaparecem, e depois ainda vêm para aqui falar em lampionices e coisas do género que lhes convém...
 

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
6,289
11,252
Conquistas
3
  • Madjer
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
Não é uma questão de preferir ou deixar de preferir. As coisas são o que são. E tudo tem que ser colocado em contexto. O Mónaco chegou à final, porque ganha o seu grupo à frente do Deportivo, elimina o Lokomotiv, o Real e o Chelsea. E nós fizemos 2 jogos competitivos com esse mesmo Real (perdemos em casa num jogo muito equilibrado e empatamos em Madrid) e a seguir eliminamos um grande Manchester, o melhor Lyon da história e o melhor Deportivo da história. E isso é o que deverá estar na nossa memória.


Eu também vi, e todos nós nos lembramos do escândalo que isso foi.. Certo? Porquê? Porque ha um estatuto que conquistámos na Europa, da mesma forma que o Liverpool, bayern, real etc.. Conquistaram ao longo da sua história.

Estares agora aqui a dizer que preferias levar com o real madrid galáctico (zizou, figo entre muitos outros craques galácticos) ao Mónaco em que o giuly e o morientes eram as grandes referências da equipa (bons jogadores atenção).. Das duas uma: ou estás a ser desonesto intelectualmente, ou não lembras da dimensão dos galácticos na altura é que o Mónaco teve um jogo muito feliz contra eles da mesma forma que se aguentou muito bem com o Chelsea em Stanford.

Se não consegues reconhecer isto, então mais vale terminar por aqui, porque temos pontos de vista muito distantes e a convergência é quase impossível.
 
  • Like
Reações: Calabote e Flamma
B

benHur78

Bancada lateral
12 Agosto 2018
588
467
Nem às finais da taça íamos?

O golo de bicicleta do André Silva deve ter sido no estádio do Morumbi.

E foram 4 anos sem ver o padeiro, não 5.

Edit - e sim, o SC falhou várias finais de taças desde que cá está. Falhou entre aspas, não se pode exigir ir a todas as finais, apenas o comprometimento em lutar por esse objetivo.
Esse golo de bicicleta foi em 2015/16, tiveste dois treinadores nessa época, Paulo Fonseca e Couceiro. Perdeste a final para o Braga nos penalties.

Algo que tento ter sempre presente na minha mente, para não perder o norte e que ainda hoje me impressiona, e que para mim é um sinal claro da degradação desportiva do clube, é que praticamente deixaste de ir as finais de uma taça (incluo aqui a liga e a de Portugal)! Já nem falo sequer do campeonato.

Tu passaste de um padrão competitivo em que o Porto lutava, podia perder, mas lutava para chegar o mais longe possível nas competições, para quase um normal anormal.

A última taça de Portugal que o Porto ganhou foi no ano de 2010/11, Guimarães - Porto, 2-6. Façam as contas!

Quem se esquece do passado está condenado a repeti-lo.

Isto faz-me lembrar, a selecção nacional dos anos 90's! O padrão normal, era a mediocridade, nem sequer eras qualificado! Levou décadas a mudar isto! E qual foi a estratégia? Passo a passo, degrau a degrau. Vamos primeiro tentar qualificar-nos. E depois? Vamos tentar chegar longe. E depois? Vamos tentar chegar as finais.

Só quando começas a ter capacidade de chegar as finais, só aí, é que podes começar a pensar, em ganhá-las! É matemática. Aumentas a probabilidade de um dia cair para o teu lado. E aconteceu em 2016. Mas este percurso levou mais de 26 anos.

O Porto começou a habituar-se a um normal, terrivel! E acho que há aqui muita gente com memória curta, que não tem noção disto.

Quem olha para a evolução do Porto na última década, apesar de eu achar que os sinais de degradação, já vem antes, nota, que o periodo a seguir ao Vitor Pereira, foi deserto! Não deixaste só de lutar pelo campeonato! Deixaste de conseguir chegar as fases finais das taças!

Com a chegada do SC, podem criticá-lo em muita coisa, mas isto é factual, este padrão que vinhamos a assistir, alterou-se um pouco. Penso que é consensual, o Porto pode jogar feio, mas ao contrário do que acontecia antes, voltou aquele normal, que era competir até ao fim para chegar o mais longe possível. É um passo.

Se nem sequer consegues competir, não podes querer sequer ganhar. O Sporting anda nisto há quase 32 anos (dois títulos em 3 décadas de campeão nacional).

Eu prefiro seguir este caminho, parece-me mais sólido, de passo a passo, jogarmos com as armas que hoje temos, e estar lá, naquelas fases em que tudo se decide, aumentando as chances de cair para o nosso lado, do que acreditar em cantos da sereia.

Da última vez que o presidente acreditou nos cantos da sereia, foste para o deserto.

O jogar bem ou um estilo de jogo mais vistoso, para mim, um passo de cada vez. Temos de ter noção da realidade em que o clube hoje está.
 

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,090
9,558
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
Mas aqui falamos de dois tipos diferentes de culpa. Se derem os jogadores ao SC que ele pedir e ele não atingir os resultados desportivos a que se propôs, é o culpado. Na vertente financeira o clube é que tem de dizer ao treinador que liquidez é que tem para a contratação de reforços e se algum reforço não se enquadra na política do clube, têm de o vetar. Ou agora entrega-se a "pasta" toda ao treinador e ele é que resolve? Se assim fosse, porque estamos a pagar principescamente aos nosso administradores se é o treinador que trata de tudo?

A Sad tem de ter uma estratégia, e pelo que parece essa estratégia baseia-se em ganhar a curto prazo. Noutros tempos tínhamos a estratégia de comprar jovens talentos na América do Sul, potenciá-los e vendê-los por preços elevados. Por norma não contratávamos jogadores com mais de 26/27 anos, a não ser que a qualidade do jogador o aconselha-se, e não era o treinador que decidia isso. Lembro-me perfeitamente qual foi o resultado da birra que o Adrianse fez, para ter o Hesselink. Agora por muito que o treinador queira um Zé Luis desta vida, a SAD é que tem de olhar para o preço, a qualidade e uma futura valorização do jogador e definir se interessa ou não ao clube e até que valor se pode chegar.

Voltando a analogia, se a tua esposa a estragar (vertente desportiva) a culpa é dela, no entanto a culpa de te endividares (vertente financeira) será sempre tua. E depois tens o mesmo dilema pela frente, ou te endividas mais para lhe comprar uma igual ou lhe dizes não, dou te uma mais barata que é o que posso.
Sem dúvida que há dois graus de culpa, o facto de analisar aqui o SC não significa que estou a ilibar a SAD de alguma coisa. Apenas não vejo a vantagem de estar a falar da SAD no tópico do treinador.

Mas não é um facto de que o SC é o treinador com mais peso na estrutura desde sempre ? Isto foi dito pelo próprio Eng Luís Gonçalves.

Óbvio que a SAD tem responsabilidade por aceitar dar os Zé Luises e Waris's ao SC, mas isso não retira a responsabilidade ao SC de pedir jogadores com aquele perfil com os resultados que praticamente toda a nação portista adivinhava. Vou só lembrar que é graças aos adeptos das focas do circo que não temos cá o Coentrão.

E volto a reforçar que não encaixo esta mentalidade que se tem visto aqui ultimamente do "ou SC ou abismo". Somos maiores do que isso, aliás, muito maiores! Mesmo com todos os problemas mais acima na estrutura, é inconcebível num Clube da nossa dimensão e pergaminhos estar dependente de uma pessoa para atingir os seus objetivos, seja essa pessoa o treinador, o presidente ou speaker.
 

ALEX RQ7

Bancada lateral
4 Junho 2019
780
796
Esse golo de bicicleta foi em 2015/16, tiveste dois treinadores nessa época, Paulo Fonseca e Couceiro. Perdeste a final para o Braga nos penalties.

Algo que tento ter sempre presente na minha mente, para não perder o norte e que ainda hoje me impressiona, e que para mim é um sinal claro da degradação desportiva do clube, é que praticamente deixaste de ir as finais de uma taça (incluo aqui a liga e a de Portugal)! Já nem falo sequer do campeonato.

Tu passaste de um padrão competitivo em que o Porto lutava, podia perder, mas lutava para chegar o mais longe possível nas competições, para quase um normal anormal.

A última taça de Portugal que o Porto ganhou foi no ano de 2010/11, Guimarães - Porto, 2-6. Façam as contas!

Quem se esquece do passado está condenado a repeti-lo.

Isto faz-me lembrar, a selecção nacional dos anos 90's! O padrão normal, era a mediocridade, nem sequer eras qualificado! Levou décadas a mudar isto! E qual foi a estratégia? Passo a passo, degrau a degrau. Vamos primeiro tentar qualificar-nos. E depois? Vamos tentar chegar longe. E depois? Vamos tentar chegar as finais.

Só quando começas a ter capacidade de chegar as finais, só aí, é que podes começar a pensar, em ganhá-las! É matemática. Aumentas a probabilidade de um dia cair para o teu lado. E aconteceu em 2016. Mas este percurso levou mais de 26 anos.

O Porto começou a habituar-se a um normal, terrivel! E acho que há aqui muita gente com memória curta, que não tem noção disto.

Quem olha para a evolução do Porto na última década, apesar de eu achar que os sinais de degradação, já vem antes, nota, que o periodo a seguir ao Vitor Pereira, foi deserto! Não deixaste só de lutar pelo campeonato! Deixaste de conseguir chegar as fases finais das taças!

Com a chegada do SC, podem criticá-lo em muita coisa, mas isto é factual, este padrão que vinhamos a assistir, alterou-se um pouco. Penso que é consensual, o Porto pode jogar feio, mas ao contrário do que acontecia antes, voltou aquele normal, que era competir até ao fim para chegar o mais longe possível. É um passo.

Se nem sequer consegues competir, não podes querer sequer ganhar. O Sporting anda nisto há quase 32 anos (dois títulos em 3 décadas de campeão nacional).

Eu prefiro seguir este caminho, parece-me mais sólido, de passo a passo, jogarmos com as armas que hoje temos, e estar lá, naquelas fases em que tudo se decide, aumentando as chances de cair para o nosso lado, do que acreditar em cantos da sereia.

Da última vez que o presidente acreditou nos cantos da sereia, foste para o deserto.

O jogar bem ou um estilo de jogo mais vistoso, para mim, um passo de cada vez. Temos de ter noção da realidade em que o clube hoje está.
Tens razão naquilo que escreves e eu mesmo já defendi isso no ano passado.

No entanto não achas que este ano havia a possibilidade de subir (pelo menos) um degrau (melhorar o nível de jogo), e não está acontecer porque parece que SC não aprecia o tipo de jogadores que lhe podiam permitir essa subida de nível? Que a sua teimosia e relutância em mudar está a castrar a equipa de impressibilidade e criatividade?
 

ALEX RQ7

Bancada lateral
4 Junho 2019
780
796
Sem dúvida que há dois graus de culpa, o facto de analisar aqui o SC não significa que estou a ilibar a SAD de alguma coisa. Apenas não vejo a vantagem de estar a falar da SAD no tópico do treinador.

Mas não é um facto de que o SC é o treinador com mais peso na estrutura desde sempre ? Isto foi dito pelo próprio Eng Luís Gonçalves.

Óbvio que a SAD tem responsabilidade por aceitar dar os Zé Luises e Waris's ao SC, mas isso não retira a responsabilidade ao SC de pedir jogadores com aquele perfil com os resultados que praticamente toda a nação portista adivinhava. Vou só lembrar que é graças aos adeptos das focas do circo que não temos cá o Coentrão.

E volto a reforçar que não encaixo esta mentalidade que se tem visto aqui ultimamente do "ou SC ou abismo". Somos maiores do que isso, aliás, muito maiores! Mesmo com todos os problemas mais acima na estrutura, é inconcebível num Clube da nossa dimensão e pergaminhos estar dependente de uma pessoa para atingir os seus objetivos, seja essa pessoa o treinador, o presidente ou speaker.
Já vi que não vamos chegar a convergência de opiniões neste assunto. Para mim é simples, assuntos relacionados com o rendimento é responsabilidade do treinador, assuntos relacionados com dinheiro é responsabilidade da administração.

Isso de ser o treinador com mais peso na estrutura julgo que seja porque é o treinador que indica os jogadores que devem ser contratados, mas de certeza que não é ele que acorda os valores. Ainda bem que ele nunca sem lembrou de pedir o Messi senão a esta hora já tínhamos vendido o estádio para lho dar.

Já agora se ele tem esse peso todo e é ele que gere o processo de transferências, o nosso diretor desportivo Eng. Luís Gonçalves, está a ser pago para quê, indicar as substituições ao 4º árbitro?
 

Ruben1893

"Prometo dar a vida pelo Futebol Clube do Porto"
24 Julho 2019
84,989
191,498
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Nós no ano passado fomos campeões porque fomos competentes, não foi por demérito de ninguém porque se acham anormal a segunda volta que eles fizeram eu acho ainda mais anormal os primeiros 19 jogos com 18 vitórias

Estávamos a 7, reduzimos para 4 num jogo crucial e a equipa do Trafica acusou a pressão enquanto nós fomos ganhando jogos chave como o Santa Clara ou o Portimonense
Competência não é só técnica ou táctica
Nós fomos imbatíveis na parte mental e ganhamos o título por causa disso, não deixem que histórias de lampiões digam o contrário
 

fgomes

A história não é benevolente em quem não votar AVB
26 Maio 2014
18,364
34,058
Conquistas
4
Porto
  • Campeão Nacional 19/20
  • Bobby Robson
  • Lucho González
  • Deco
O SC é um chiclas mais novo, aliás o Sergio tem dois mentores na vida desportiva, herdou a piadas secas do presidente e o português com sotaque do Mister Chiclas.
 
  • Like
Reações: Moreira e Malhanga

benHur78

Bancada lateral
12 Agosto 2018
588
467
Tens razão naquilo que escreves e eu mesmo já defendi isso no ano passado.

No entanto não achas que este ano havia a possibilidade de subir (pelo menos) um degrau (melhorar o nível de jogo), e não está acontecer porque parece que SC não aprecia o tipo de jogadores que lhe podiam permitir essa subida de nível? Que a sua teimosia e relutância em mudar está a castrar a equipa de impressibilidade e criatividade?
Vou-te ser muito sincero. Não estou nada optimista em relação ao futuro do FC Porto a médio e longo prazo. Não te esqueças do que está a acontecer no mundo, a pandemia. Algo de semelhante, viveste isso no início do século passado, a maior parte dessa gente já está enterrada e muitos já se esqueceram.

Eu não vejo evolução nenhuma no clube. O SC mais cedo ou mais tarde, sairá do clube.

Mais cedo do que muitos pensam, o PC também sairá. E vai ser a mãe de todas as tempestades.

Como diz um colega meu, o meu medo, é que apôs a saída do PC, o clube se torne no novo Sporting.

Tu vês a constestação que já vai aqui? Vês o que a desunião pode fazer a um clube como o Sporting?

Hoje, com muitos defeitos e eu critico o PC, porque acho que já deveria ter saido, mas com os defeitos que o homem tem, ainda é o que segura o barco. Só pode haver um que decide, é uma regra de ouro. A mal ou bem, só pode haver um. Muita gente ainda respeita o homem. E respeita pelo que ele ganhou!

Quando ele sair, bom, já todos sabemos o que vai acontecer. Toda a gente que está fora sabe sempre mais do que aqueles que lá estão! E como aquele que lá está, ganhou zero, não faço ideia, como se vai aguentar!

Substituir o PC é simplesmente impossivel. Aparece um assim em 100 anos. Um bocadinho do futuro que nos pode acontecer, basta olhar um pouco para o lado.

Quando o PC chegou ao clube, o Porto não ganhava nada. O próximo que chegar, para além da enorme dívida que vai encontrar, ao mínimo desastre, os abutres de fora que querem o lugar dele, vão compará-lo ao passado, sistematicamente.

É esse o meu grande receio. A minha grande preocupação é o futuro a médio prazo do clube.

Agora em relação a esta época, se joga A ou B, para mim é secundário. Primeiro, isto só está a começar. Segundo, estás num contexto de pandemia. 3º Mais uma vez, desde que o SC chegou, tem de fazer tudo em cima do joelho! Jogadores que saem, titulares, jogadores novos e emprestados que cheguam, contratos a terminar. 4º tens de fazer 7 jogos em 17 dias, é obra e criticam o homem por rodar os jogadores, por não meter A,B, C, enfim!

O adepto de hoje, acha que é carregar num botão e já está!

Hoje, quando olhamos para trás, a gritaria, berraria que se fez aqui pelo Porto ter perdido contra o Paços de Ferreira! Dias depois, a super equipa dos milhões é goleada! Isto é ridículo! Ontem, o Porto ganhou e quase ninguêm aqui fala disso!

Se tu és um tipo de adepto que para ti futebol se baseia no estilo de jogo, estilo vistoso, bonito, meu caro amigo, isso nunca irás ver com o Sérgio! Mas tens de colocar tudo na balança e escolheres. A vida é feita de escolhas.

Não me perguntes se eu gostaria de ganhar o euromilhões, claro que sim! Claro que adoraria ganhar sempre, golear sempre, bom futebol, etc!

Mas quem critica o SC, o que tem para oferecer de diferente? Porque a grande questão é essa! Tu apostarias a tua vida nisso? É porque, quem tem de decidir, está a decidir a vida do clube!

No contexto em que hoje estás, os grandes desafios financeiros que o clube tem, por exemplo, sair do fair play financeiro, e alguêm, que já provou, oferece garantias de competitividade a nivel desportivo, arriscarias a mudar isso, mandas o homem embora e vem outro? Quem? E para quê?

Há uma coisa que já está mais que provada no futebol e os adeptos aqui que criticam o SC, propositadamente se esquecem:

1. Já fizeste o teste de mudança de treinador N vezes. Vai ver os resultados que tiveste entre Vitor Pereira e chegada do SC.
2. Conta quantos treinadores tiveste e os resultados que tiveste. A contestação baixou? Não!
3. Vê o Sporting. Estão sempre a mudar de treinador. Há quantas décadas andam a mudar de treinador? Tem resultado?
4. Vê o Benfica. Também mudam de treinador.
5. Passaram uma travessia de quantos anos, décadas, até a chegada do Jesus? Quantas dezenas de treinadores não passaram pelo clube? Tiveram resultados?
6. Depois da chegada do Jesus, tiveram: Rui Vitória e o Lage. Duraram? Jesus voltou!

Para mim, análise feito a frio, no contexto em que o clube está, depois de ter andado 5 anos a procura de um "treinador", o Porto encontrou um que dá algumas garantias. Mas passaste um deserto de 5 anos até o encontrares.

Queres arriscar a voltar a passar por isso tudo outra vez?

Eu não! Já basta a tempestade que vais passar, quando PC sair.
 
Última edição:

Tripeiro1893

Tribuna
15 Junho 2015
3,499
3,614
Conquistas
9
  • José Maria Pedroto
  • Madjer
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
Achas bem que, a ganhar 3-0, não tenha poupado jogadores?
O importante era ganhar, e ganhou com autoridade.

Mas como muitos ficaram aziados com esta vitória, tinham que criticar alguma coisa.
Em relação a poupar jogadores, tendo em conta os últimos desempenhos da equipa no campeonato, não me parece que seja necessário.

Deve-se criticar quando merece, como na última sexta, agora criticar um treinador depois de vencer 3-0 na Champions é só mesmo por implicância.
 

Ruben1893

"Prometo dar a vida pelo Futebol Clube do Porto"
24 Julho 2019
84,989
191,498
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
O importante era ganhar, e ganhou com autoridade.

Mas como muitos ficaram aziados com esta vitória, tinham que criticar alguma coisa.
Em relação a poupar jogadores, tendo em conta os últimos desempenhos da equipa no campeonato, não me parece que seja necessário.

Deve-se criticar quando merece, como na última sexta, agora criticar um treinador depois de vencer 3-0 na Champions é só mesmo por implicância.
Ontem a dar 3-0 podia ter dado 20 minutinhos de descanso ao Corona, Diaz e Uribe que vão ser jogadores importantes e precisam de estar sempre em grande forma

E sempre dava para dar 20 minutos ao Grujic, Fábio e Nakajima ao nível Champions
 
  • Like
Reações: Moreira

Malhanga

Tribuna
27 Novembro 2016
3,949
2,382
Um Vieira com um advogado como o nosso colega BenHur não precisava de gabinetes de crise nenhuns.....

É Deus no céu, é SC (ou PSB.... como um colega carinhosamente o cognominou um dia destes... ) na Terra...

Eu, quer ganhe quer perca, estou sempre por aqui, nem que seja para ler e informar- me, e perdoo tudo a toda a gente desde que se ganhe....., obviamente, e estou em festa desde 2 feira à noite!!!

Mas aviso desde já que o gajo não faz o meu gênero de treinador e desperdiça muita qualidade e talento, e já deu para ver que ganhando ou perdendo, larga umas postas de pescada que deixam muito mau cheiro...

Que trabalhe mais e que fale menos, bem podia o colega Ben Hur aconselhá-lo....

Ajudava a desanuviar o ambiente.....
 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,370
3,382
Conquistas
1
  • José Mourinho
A sonia a tirar-nosmo treinador 15 dias. O que vai a SAD dizer?

Enviado do meu SM-T865 através do Tapatalk
 
  • Like
Reações: Calabote