Os que correm mais não são os melhores mas os melhores, na sua larga maioria, correm de caralho
Ignora-se um bocadinho a parte física do futebol porque gostam muito dos toques bonitinhos mas o físico é tão importante como o técnico
É uma qualidade entre muitas.
Nem um jogador passa a ser melhor por correr muito nem passa a ser pior por correr pouco.
Aliás, no futebol moderno a velocidade tem cada vez um papel menos preponderante. Mas isso, claro, depende muito da ideia de jogo que o treinador tem para a equipa.
Tens um exemplo acabado do que estou a dizer: um dos melhores meios campo da história da modalidade foi o do Barcelona de Guardiola.
Achavas o Xavi e/ou Busquets rápidos?
O Busquets sempre foi um autêntico caracol e no entanto é, na minha modesta opinião, o melhor número 6 deste milénio. Tanto com a bola nos pés (indiscutível neste aspecto) como no momento defensivo.
Nunca precisou de correr muito para fechar linhas de passe e abafar quem aparecesse no seu raio de acção.
E quem fala do Busquets fala do Redondo. Fazia uma circunferência em campo e não saía dali.
Com isto não digo que a velocidade/corrida não seja importante. Claro que é e ainda ontem vimos em campo Kante que é um autêntico monstro e está nas antípodas do estilo de jogo de, por exemplo, Busquets.
O ponto aonde quero chegar é que só ter velocidade não é sinónimo de nada.
Se for por aí vá-se buscar o Bolt. Mais rápido que ele duvido que haja neste planeta.