Jogos Olímpicos (Tóquio'2020)

Pedro Brandão

Tribuna Presidencial
17 Outubro 2018
13,365
22,535
Conquistas
3
47
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Madjer
Já apanhei miúdos e miúdas na escola com potênciais incríveis a niveis motores e ainda em idade precoce. Mas no desporto escolar e na educação fisica não consegues fazer nada. Têm de ir para clubes para se especializarem em qualquer desporto.
E é nesta passagem que falta ainda muito. O miúdo para ir treinar tem de perder tempo dificultando a vida dos pais e a vida escolar.
Uma possivel hipótese era construir piscinas e pistas de atletismo em escolas, por exemplo escolas que sejam sede de agrupamento. Os miúdos que façam desporto têm de ser beneficiados em termos escolares, ou seja continuam a ter de estudar mas com prazos mais alargados para fazerem testes. Os pais receberem um apoio.
Agora digam.me quantas escolas existem com essas condições.
Sei lá, tanta coisa que se pode fazer. Mas sem dinheiro e vontade politica esqueçam. Isto não se muda num ano.
Há escolas, e não são poucas, que nem pavilhão têm e outras o que têm está em péssimo estado. Nunca vi um unico político determinado em mudar este paradigma. O que se gasta em equipamento, apoio, políticas desportivas ganha-se muito mais em saúde geral da população.
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Fala-se que falta mentalidade vencedora, mas depois aparece um Ronaldo e fartam-se de criticar o homem...

Diria que pode haver algum tipo de bloqueio mental, principalmente nos atletas de maior nomeada. Se bem que quando falamos de uma final dos jogos olímpicos, falamos numa final entre os melhores dos melhores. E se calhar a diferença entre ser primeiro ou quinto no ranking mundial pouco importa, não sei bem.

De resto, concordo que o desporto escolar podia ter outro papel, que faltam infraestruturas para determinados desportos (se calhar porque também não há muito interesse, não sei bem) e, por fim, a questão de ser ou não profissional faz muita diferença.
Verdade. Ronaldo tem os seus defeitos, mas é dos poucos desportistas nacionais que nos grandes momentos não cede à pressão, nem bloqueia mentalmente.
 
Última edição:
  • Like
Reações: Moreira

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
35,116
49,145
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Há escolas, e não são poucas, que nem pavilhão têm e outras o que têm está em péssimo estado. Nunca vi um unico político determinado em mudar este paradigma. O que se gasta em equipamento, apoio, políticas desportivas ganha-se muito mais em saúde geral da população.
E mesmo as escolas que têm pavilhões muitas delas têm balneários horríveis
O desporto e a educação são o parente pobre do estado
 

pedromanuelmorei

Tribuna Presidencial
12 Dezembro 2016
10,435
12,184
Conquistas
1
  • Jardel
Eu sei que a aposta no desporto aqui em Portugal é baixa e não se pode pedir milagres aos atletas mas isso não pode ser desculpa para tudo... vamos ver alguns países que têm mais medalhas do que nós (e a maior parte deles com muito menos participações que nós). Geórgia, Cazaquistão, Bahamas, Arménia, Estónia, Argélia, Colômbia, Indonésia, Mongólia, Eslovénia, Eslováquia, Uzbequistão, Venezuela...e a lista continua. Querem dizer-me que estes países têm melhores condições do formação que Portugal? Eu não sei bem qual o nosso problema mas algo de grave se passa. Levamos abada dos países de terceiro mundo todos, fds.
A tua análise é generalista. Vai procurar em que modalidades é que esses países ganham medalhas e o investimento feito. No nosso país só existe uma modalidade: o cancro da bola

Enviado do meu Redmi Note 9S através do Tapatalk
 
  • Like
Reações: madjer1987 e jcmp17

inot1982

Tribuna Presidencial
28 Agosto 2013
11,445
9,873
Para as finais de hoje aposto nos 200m Livres no Duncan Scott, nos 100m Costas femininos na Kaylee Mckeown, nos 100m Costas masculinos no Kolesnikov e nos 100m bruços femininos na Schoenmaker.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
20,096
12,766
Devo dizer q não partilho do entusiasmo pelo skate de rua como modalidade olímpica. Sou todo a favor da integração de mais desportos “radicais” mas não vi ali o suficiente para um projecto olímpico. Opinião oposta tenho em relação ao surf q costumo acompanhar e a escalada. A escalada tem tudo para ser um grande bloco, com várias especialidades. Infelizmente resolveram integrar tudo numa prova única. Para quem ainda não acompanha um Adam Ondra, maravilhem-se…
 
  • Like
Reações: pedromanuelmorei

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
35,116
49,145
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Devo dizer q não partilho do entusiasmo pelo skate de rua como modalidade olímpica. Sou todo a favor da integração de mais desportos “radicais” mas não vi ali o suficiente para um projecto olímpico. Opinião oposta tenho em relação ao surf q costumo acompanhar e a escalada. A escalada tem tudo para ser um grande bloco, com várias especialidades. Infelizmente resolveram integrar tudo numa prova única. Para quem ainda não acompanha um Adam Ondra, maravilhem-se…
Escalada tenho pena da Meagan Martin já se ter retirado para o comentário
Aquilo que ela faz no American Ninja Warrior é um absurdo
 

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
7,152
10,452
Seria mais interessante ver em comparação com o PIB de cada um, mas mesmo assim a diferença seria grande.

Se alguém que critica a prestação dos atletas portugueses em cada JO, se poe a fazer comparações com países que não têm nada a ver com o nosso em termos de população, riqueza, etc, é absurdo e nem merece resposta.

Mas por acaso, gostava de ver esses dados em comparação com países semelhantes ao nosso em termos de população e de PIB.
 

madjer1987

Tribuna Presidencial
18 Julho 2016
5,269
5,896
AVB2024
Se alguém que critica a prestação dos atletas portugueses em cada JO, se poe a fazer comparações com países que não têm nada a ver com o nosso em termos de população, riqueza, etc, é absurdo e nem merece resposta.

Mas por acaso, gostava de ver esses dados em comparação com países semelhantes ao nosso em termos de população e de PIB.
Seria interessante comparar com a República Checa, a Grécia e a Hungria que têm uma população e um nível econômico similar a Portugal. Todos tiveram mais medalhas em 2016…
 

ryback

Tribuna Presidencial
27 Fevereiro 2008
16,866
8,366
Agora quantas Naides Gomes se perderam porque a escola não tinha condições ou porque não havia um clube perto da escola??
Ora aí temos um nome que representa os inúmeros falhanços olímpicos .
Andou anos e anos a limpar tudo....andou a saltar acima dos 7m o ano todo e chega aos olímpicos e fica.se pelo 31o lugar com 6.29m.
Foi a adrenalina disse ela.

Ficou a promessa que em 2012 é que era. Ate hoje.

Como ela quantos temos ?
Não se tratam apenas de condições se tem condições para limpar europeus e mundiais também tem condições para mostrarem mais e melhor nos jogos.

A Telma é outro exemplo um sem números de vitorias ao longo das epocas e em 5o JO 1 medalha de bronze.
De resto? 4 participações onde nem ao top 8 entrou.
Ninguém pede 10 jogos 10 medalhas.
Pedimos é competitividade em vez de ouvirmos sempre que o problema é estar na cama de manha ou as algas atrapalharam
 
  • Like
Reações: PauletaAçores

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
O desporto escolar está muitissimo melhor. Mas não chega. É só o inicio.
A Naide Gomes começou no desporto escolar. Foi o Professor dela na escola do Feijó que a iniciou e a levou para um clube
Agora quantas Naides Gomes se perderam porque a escola não tinha condições ou porque não havia um clube perto da escola??
Tantas referências e foste logo pegar na Naide Gomes.