Jogos Olímpicos (Tóquio'2020)

Maressi

Tribuna Presidencial
20 Novembro 2017
5,972
4,545
Não são só os atletas Portugueses que se queixam da falta de apoios.

Cheguei a ver um video o ano passado de um dos atletas brasileiros de taekwondo que vendia "balinha", chicletes rebuçados chocolates num semaforo para conseguir ir a uma competiçao internacional. Era um menor que estudava e tentou juntar assim dinheiro para viajar

PS:Tentei encontrar a noticia e acabei a encontrar outro miudo que nao aquele que tinha visto no video
https://ocp.news/esporte/atleta-que...-para-competir-ganha-ajuda-de-famoso-youtuber
 
Última edição:

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,507
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
... basicamente aponto que essa crítica e análise deve baixar a um patamar mais elementar, precisamente ao da estrutura e não incidir sobre o discurso dos atletas acerca dos desempenhos. O problema, a meu ver, é claramente estrutural e não individual. É difícil sustentar que os atletas portugueses não têm mentalidade competitiva e que os restantes têm, quando a ausência de medalhas vem do início da participação portuguesa nos JO, há mais de cem anos. E é igualmente difícil comprovar isso a partir das declarações deste ou daquele atleta. Aliás, nem sequer sabemos se há ou não um tendência para a desculpabilização ou algo que o valha. A comitiva é formada por quase 100 atletas. É necessário ir muito mais além do simples atribuir de responsabilidades a x ou y, sob pena destas 0 a 3 medalhas por edição se perpetuarem indefinidamente. Imagino que todos os atletas têm histórias emotivas e de superação para contar e todos eles poderiam ler da mesma cartilha de ambição, desejo de vencer e insatisfação. E a escassez de medalhas continuaria. Mas acompanhada de declarações mais agradáveis a quem pretende ouvir determinada coisa. As circunstâncias alteram-se pela política, pelas instituições, pelos indivíduos... a mudança que interessa é essa, para que se crie uma cultura de vitórias... com o correspondente discurso atrelado. A exigência e a autocrítica deve dirigir aí, antes de mais e sobretudo. Caso contrário andamos aqui a discutir quem disse o quê... este disse isto, deve ser mandrião, foi lá passear. Aquele disse aqueloutro, muito bem, assim é que é. É incerto que as palavras ditas tenham alguma relação com o desempenho alcançado ou mostrem alguma coisa de extraordinário. o Anri eventualmente até seria dos que tinham, à partida, condições para fazer melhor. E possivelmente haverá alguém que dirá qualquer coisa polémica e que excedeu as expectativas...

É fácil imputar menor seriedade competitiva a quem dedica grande parte do seu tempo a preparar a performance desportiva e grandes competições... mas não creio que resolva grande coisa.
Mas o Anri disse isso, que esperava mais, esperava uma medalha.
Tal como o Jorge disse que queria o ouro.
Eu também fiquei decepcionado, gostava que trouxesse o ouro, mas no final conquistou uma medalha, não lhe aponto o dedo por isso.
Nem ao Anri, que assumiu o falhanço e analisou de forma objetiva o que tinha acontecido.

O que eu retiro do discurso dia atletas é sobretudo a forma como, de forma consistente, relatam as faltas de apoios e de patrocínios. Do Jorge com a adidas e puma à Yolanda que andou a fazer crowdfunding para poder competir.
Isso é algo que me entristece, até envergonha.
Não somos o Brasil, somos um país da UE onde nunca falta dinheiro para nada.
 

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,888
9,271
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Mas o Anri disse isso, que esperava mais, esperava uma medalha.
Tal como o Jorge disse que queria o ouro.
Eu também fiquei decepcionado, gostava que trouxesse o ouro, mas no final conquistou uma medalha, não lhe aponto o dedo por isso.
Nem ao Anri, que assumiu o falhanço e analisou de forma objetiva o que tinha acontecido.

O que eu retiro do discurso dia atletas é sobretudo a forma como, de forma consistente, relatam as faltas de apoios e de patrocínios. Do Jorge com a adidas e puma à Yolanda que andou a fazer crowdfunding para poder competir.
Isso é algo que me entristece, até envergonha.
Não somos o Brasil, somos um país da UE onde nunca falta dinheiro para nada.
De facto disse isso. Mas qual é a relevância? O resultado prático é igual ao de um atleta que não disse nada ou disse assim assado... porque as declarações pós-prova têm uma importância muito muito relativa. Uma triatleta há dias terminou a competição em vigésimo qualquer coisa e disse que não tinha sido horroroso. Mas alguém acha que, por não dizer que ambiciona conquistar medalhas e fazer melhor (talvez até tenha dito, não sei), a atleta não preparou a competição, esta e outras, não dedicou horas da sua vida ao treino, não tinha a ambição de conseguir um bom resultado...

A discussão deveria ser sobre a prática do desporto em Portugal... não sobre o que disse o Marco Fortes, ou a forma como outro atleta disse coisa tal...
 
  • Like
Reações: Special Too

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,507
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
De facto disse isso. Mas qual é a relevância? O resultado prático é igual ao de um atleta que não disse nada ou disse assim assado... porque as declarações pós-prova têm uma importância muito muito relativa. Uma triatleta há dias terminou a competição em vigésimo qualquer coisa e disse que não tinha sido horroroso. Mas alguém acha que, por não dizer que ambiciona conquistar medalhas e fazer melhor (talvez até tenha dito, não sei), a atleta não preparou a competição, esta e outras, não dedicou horas da sua vida ao treino, não tinha a ambição de conseguir um bom resultado...
Não, mas acho que a capacidade de reconhecer e analisar onde e como se falhou é fundamental para.poder melhorar.
Um gajo que fica em 20 e diz que foi ótimo não está a analisar ou interpretar da mesma forma do que um que fica em 3 e diz que quer mais.
É como o Mourinho perder a supertaça com o Milan e ao chegar a Portugal avisar que está fodido e alguém vai pagar a fatura...e pagou.
 

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,888
9,271
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Não, mas acho que a capacidade de reconhecer e analisar onde e como se falhou é fundamental para.poder melhorar.
Um gajo que fica em 20 e diz que foi ótimo não está a analisar ou interpretar da mesma forma do que um que fica em 3 e diz que quer mais.
É como o Mourinho perder a supertaça com o Milan e ao chegar a Portugal avisar que está fodido e alguém vai pagar a fatura...e pagou.
Mas o colega considera provável que os nossos atletas olímpicos, os melhores e mais competitivos do país, qualquer um deles, não têm a capacidade de analisar os próprios resultados?... Quer-se dizer...
 

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,507
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Mas o colega considera provável que os nossos atletas olímpicos, os melhores e mais competitivos do país, qualquer um deles, não têm a capacidade de analisar os próprios resultados?... Quer-se dizer...
A análise é uma interpretação e como sabemos existem diferentes planos de realidade, de interpretação.
Aquilo que para mim está correcto ou é suficientes para outros pode não ser.
Para o Porto ganhar uma supertaça apenas é uma época de merda, para os calimeros p.e. é uma época em cheio.
 

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
5,713
4,576
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Se nem o desporto está incluído no PRR quanto mais um ministério próprio para o desporto.


E não venham dizer que é uma imposição da UE porque outros países como Espanha, França, Itália têm o desporto colocado nos seus PRRs.
Nao sabia disso mas diz muito do que e o pais. Nao percebem os beneficios que a pratica desportiva traz a nivel de saude fisica, mental etc.
Vao estoirar o PPR em mais rotundas

Sent from my M2007J17G using Tapatalk
 

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,888
9,271
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
A análise é uma interpretação e como sabemos existem diferentes planos de realidade, de interpretação.
Aquilo que para mim está correcto ou é suficientes para outros pode não ser.
Para o Porto ganhar uma supertaça apenas é uma época de merda, para os calimeros p.e. é uma época em cheio.
E ninguém analisará melhor a sua realidade concreta do que os próprios atletas olímpicos. Dificilmente estaremos melhor colocados para tal.

Muitos destes atletas acabaram de ganhar vida há poucos dias para a maioria dos portugueses. Desconhecemos a preparação que empreenderam neste ciclo olímpico. Desconhecemos quantas horas treinaram por dia, por semana, por mês, por ano. Ignoramos em que condições treinaram, que adversidades enfrentaram, que facilidades e apoios tiveram. Ignoramos a personalidade dos atletas, a atitude mental de cada um, o seu nível competitivo (sendo razoável calcular que são pessoas competitivas, ou não teriam enveredado pelo desporto nem conseguido a presença nos JO ... e no entanto não hesitamos em imputar-lhes uma mentalidade errada, uma atitude incorrecta, uma menor ambição e vontade... com base em três ou quatro frases que um ou outro dirá...

Enfim...
 

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,507
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
E ninguém analisará melhor a sua realidade concreta do que os próprios atletas olímpicos. Dificilmente estaremos melhor colocados para tal.

Muitos destes atletas acabaram de ganhar vida há poucos dias para a maioria dos portugueses. Desconhecemos a preparação que empreenderam neste ciclo olímpico. Desconhecemos quantas horas treinaram por dia, por semana, por mês, por ano. Ignoramos em que condições treinaram, que adversidades enfrentaram, que facilidades e apoios tiveram. Ignoramos a personalidade dos atletas, a atitude mental de cada um, o seu nível competitivo (sendo razoável calcular que são pessoas competitivas, ou não teriam enveredado pelo desporto nem conseguido a presença nos JO ... e no entanto não hesitamos em imputar-lhes uma mentalidade errada, uma atitude incorrecta, uma menor ambição e vontade... com base em três ou quatro frases que um ou outro dirá...

Enfim...
Regra geral, não acho que tenham demonstrado falta da ambição ou de competitividade.
Pelo que tenho visto a maioria tem tido um discurso bastante lúcido, muita insatisfação pelos resultados.

O que retiro de relevante da maior parte dos discursos dos atletas são as dificuldades em conseguir apoios.
 
  • Like
Reações: tripeiro_de_gema

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,888
9,271
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Regra geral, não acho que tenham demonstrado falta da ambição ou de competitividade.
Pelo que tenho visto a maioria tem tido um discurso bastante lúcido, muita insatisfação pelos resultados.

O que retiro de relevante da maior parte dos discursos dos atletas são as dificuldades em conseguir apoios.
Por curiosidade poder-se-ia procurar por testemunhos de todos os membros da comitiva, a fim de tentar compreender que tipo de discurso têm. Se será semelhante ou muito diferente ao de atletas de outras nacionalidades. Se revelam satisfação ou insatisfação com os resultados obtidos. Se...

Poderíamos debater quais são as características específicas não apenas dos atletas mas da população portuguesa, que valores tem, se somos um povo mais ou menos competitivo... é interessante e tal, mas... poder-se-ia discutir como atrair crianças e jovens (e adultos, e idosos... ) para o desporto, como sensibilizar a população para a prática desportiva, como reforçar o papel do associativismo desportivo, como estruturar o desporto escolar e universitário, como investir, onde investir... coisas que provavelmente têm mais impacto na criação da uma cultura desportiva abrangente e na obtenção sustentada de bons resultados desportivos do que discutir o que os dizem os atletas.
 
  • Like
Reações: Calabote

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,888
9,271
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Ah, está um dia óptimo na capital japonesa para a prática do vólei de praia. Eurosport 2.

100 m exóticos na Eurosport 1.
 

pedromanuelmorei

Tribuna Presidencial
12 Dezembro 2016
10,435
12,184
Conquistas
1
  • Jardel
Não, mas acho que a capacidade de reconhecer e analisar onde e como se falhou é fundamental para.poder melhorar.
Um gajo que fica em 20 e diz que foi ótimo não está a analisar ou interpretar da mesma forma do que um que fica em 3 e diz que quer mais.
É como o Mourinho perder a supertaça com o Milan e ao chegar a Portugal avisar que está fodido e alguém vai pagar a fatura...e pagou.
Não concordo muito com essa análise linear.

Depende muito das expectativas e do contexto desportivo que rodeia o atleta na sua modalidade.

O Jorge Fonseca é bicampeão Mundial. É normal que almeje o ouro. Ele é elite na sua modalidade.

Um atleta que seja top 40 na sua modalidade e faça vigésimo consegue, de verdade, um óptimo resultado.
Ou que bata a sua melhor marca pessoal. Ou que bata o record de PT na modalidade.
Ou que chegue à meia final na natação pela 1a vez na história PT da modalidade. Essa atleta fracassou por ser a 11a melhor do Mundo na sua modalidade? Não acho. Foi à final no Europeu. Ok. Mas o Europeu é um lago e os JO são um oceano.
E em algumas modalidades é preciso entender que até o contexto da prova Mundial não é o mesmo dos JO.
JO é o topo.
É essa análise do contexto realidade vs expectativa que é preciso ser feita com alguma honestidade intelectual.
E especialmente com humildade da nossa parte que só seguimos 95% destes atletas nestas 2 semanas. E leio aqui comentários de malta que parece que os vê todos os fins de semana. Ou que vê judo entremeado com o motoGP para saber que o Fonseca entrou sem foco na meia final. Assumamos que não conhecíamos 95% destes atletas antes da passada semana.

Tenhamos coragem de assumir. Eu vejo ciclismo todo o ano, acompanho o João Almeida com detalhe, e do alto da minha ignorância fiquei desiludido pois já o vi fazer melhor em contextos de elevada dificuldade.
Mas até no exemplo dele é importante realçar que nunca na sua curta carreira ele nunca tinha feito provas com todos os craques da sua modalidade. Correr com 4-5 craques (Giro) não é o mesmo que correr com 15-20 (JO). É a diferença entre um top5, 10 ou 20 como aconteceu.
E mesmo assim, eu ciclista de sofá encartado, aponto-lhe o dedo.

Acho mesmo desonesto apontar o dedo de forma tão soez a outros atletas/modalidades/realidades e/ou contextos que eu nem sequer conhecia e dos quais me vou borrifar após meados de Agosto. Eles lá continuarão a treinar e competir.

O mesmo Mourinho que referiste nos últimos anos fica satisfeito por ficar no top 4. Isto antes de ser chegar o mês de Fevereiro/Março e ser despedido uma e outra vez. A mentalidade vencedora dele mudou? Não acho. Não creio.
O contexto desportivo em que está inserido é que mudou de 2004 para 2015 ou 2020.

Desculpa ter usado o teu comentário como base para uma análise global.

Enviado do meu Redmi Note 9S através do Tapatalk
 

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,888
9,271
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Staff técnico dos JO a limpar a pista de bmx, ensopada de água. É desta que nenhum atleta termina uma prova e os japoneses têm de guardar as medalhas.
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
117,384
52,268
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Finalmente chega o atletismo! É a parte que mais gosto de ver...
Como já disse, nos JO para mim tudo é fantástico. Há modalidades que só acompanho mesmo nessas alturas como as ginásticas, saltos para a piscina, equitação, tiro etc etc...
O skate só mesmo a jogar na Playstation o Tony Hawk e adorei ver as prestações dos atletas.

Mas em termos de simbolismo, diria que o atletismo e natação são as modalidades de eleição para muita gente nos JO.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
 

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,888
9,271
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
É uma loucura para amantes e leigos do desporto. Acrescentaria a ginástica. O pessoal no cavalo (salvo seja), nas paralelas, no solo, nas argolas... é tudo fenomenal. Tenho pena de não ter apanhado os saltos para a água, outra modalidade deslumbrante. O remo e a canoagem também são emblemáticos.

Ainda não apanhei nenhum jogo de polo aquático...

Claro que nada bate o curling. Esperem só mais uns tempinhos. Aí sim Portugal conquistará as medalhas que vão faltando nos Jogos de Verão.
 

pedromanuelmorei

Tribuna Presidencial
12 Dezembro 2016
10,435
12,184
Conquistas
1
  • Jardel
Dos desportos que apenas sigo com detalhe na altura dos JO também elejo a natação, ginástica artística e atletismo como aqueles que me ocupam mais horas.
São muitas provas dentro da mesma modalidade

Enviado do meu Redmi Note 9S através do Tapatalk
 
  • Like
Reações: Moreira e otilious