Guerra Rússia - Ucrânia

madjer1987

Tribuna Presidencial
18 Julho 2016
5,269
5,896
AVB2024
Sim.

São importantes, mas não tanto assim. Ai não? Estaremos cá para ver isso. Que assim seja!
Se a Ucrânia é importante para a NATO?
A Ucrânia não é membro da NATO, a NATO não deve nada à Ucrânia.

O que é importante é que o país que invadiu outro país seja derrotado a todo custo, porque isso repõe em questão os fundamentos do mundo atual e a paz no mundo.

Por essa razão neste momento apoiar a Ucrânia é a prioridade da NATO a não só: países pacíficos como o Japão e a Suécia enviaram equipamento militar
Outros países apoiam com as sanções como Singapura e Suíça por exemplo

Contudo a NATO tem oferecido um apoio imenso à Ucrânia com dinheiro, equipamentos, formação, informações satélites, estratégia montada desde o ano passado para travar a invasão russa, etc.

Mas obviamente a Ucrânia não sendo um membro tem de ganhar quão possível por si próprio.

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
22,226
40,443
Tenho vista para o Dragão.
Se a Ucrânia é importante para a NATO?
A Ucrânia não é membro da NATO, a NATO não deve nada à Ucrânia.

O que é importante é que o país que invadiu outro país seja derrotado a todo custo, porque isso repõe em questão os fundamentos do mundo atual e a paz no mundo.

Por essa razão neste momento apoiar a Ucrânia é a prioridade da NATO a não só: países pacíficos como o Japão e a Suécia enviaram equipamento militar
Outros países apoiam com as sanções como Singapura e Suíça por exemplo

Contudo a NATO tem oferecido um apoio imenso à Ucrânia com dinheiro, equipamentos, formação, informações satélites, estratégia montada desde o ano passado para travar a invasão russa, etc.

Mas obviamente a Ucrânia não sendo um membro tem de ganhar quão possível por si próprio.
NATO/Mundo ocidental rico

Espero e desejo que esse apoio todo resulte.. mas não estou optimista.

madjer1987

Tribuna Presidencial
18 Julho 2016
5,269
5,896
AVB2024
Essa terás que perguntar ao camarada Jerónimo, não a mim.

O que eu acho estranho é que durante décadas o ocidente democrático tenha colaborado com a Rússia, mesmo que esta tenha bombardeado a Síria, ocupado a Chechenia ou a Crimeia, usando exactamente os mesmos métodos utilizados agora e que incluem ataques sem quaisquer remorsos a civis, prendendo jornalistas independentes e opositores politicos (quando não os mata a tiro ou envenena), enriquecendo oligarcas próximos do regime, com os seus palácios e iates exibidos em pleno mundo democrático, eternizando um poder corrupto e anti democrático, financiando esse mesmo poder. Os países ocidentais só descobriram agora que o putin era um ditador sanguinário e vingativo?
Conflitos com dimensões, contextos, objetivos e consequências diferentes.

Contudo muitos dirigentes ocidentais já admitiram o erro.

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,942
9,469
Mas ser a maior potencia militar em 1940 é muito diferente de ser a maior potencia militar em 2022.
Não podemos nos esquecer que foi a Rússia que invadiu ocupou desde 2014 um Estado e um país soberano e isso é totalmente ilegítimo, indesculpável e criminoso. E sem paralelismo com as ações da Nato, a Nato e os EUA á cabeça, nunca invadiu qualquer país soberano para o ocupa-lo ao estilo seculo XIX ou inicio do seculo XX. E para mais acho que já claro e objetivo que a frieza, a desumanidade do ponto vista humanitário das ações russas são claramente muito mais criminosas e assassinas que as que foram levadas pela Nato e os EUA( no médio oriente, no Afeganistão). Isso é por mais evidente na forma desumana horrível nas acções que os Russos tiveram entre 2001-2009 na Chechénia onde vimos barbáries medievais a vermos corpos a serem enterrados vivos em valas comuns. Ou mais recentemente na Síria com o seu aliado Bashar al-Assad, vimos o uso de armas químicas e autênticos genocídios. O mesmo está repetir-se agora na Ucrânia onde os russos continuam a usar táticas antigas e a prepararem-se para cometer vários holodomores , deixando cidades e populações á fome, á sede sem qualquer ação humanitária.
O lado neste caso do bem está escolhido, o que as Bestas da Rússia de Putin estão a fazer é totalmente criminoso.
Como isto poderá ser travado? eu reduzo-me á minha insignificância. Não estou a ver como muitos sugerem uma intervenção da Nato, sem que isso não tenha como consequência o inicio de um conflito total e globalizando e como dizem os militares, com o teatro de operações a estender-se por toda a Europa inclusive as Europas periféricas do sul como é o nosso caso.
Também não estou bem a ver como poderão desputinizar e democratizar, derrubar a Rússia e o seu nacionalismo que existe e é dantesco e muito rancoroso. Ok já sabemos que a Rússia é um pais territorialmente enorme mas com uma população pouco significativa inferior por exemplo ao Brasil. Mas a questão coloca-se fora de São Petersburgo e Moscovo as cidades cosmopolitas e ocidentalizadas da Russia. Como será na Rússia profunda nas dezenas e centenas de republicas, cidades para dentro da Rússia? desde do Cáucaso, passando por Cazã, Samara, Sibéria até ao extremo oriente na Kamchatka, não consigo perceber pode ser executado.
Esperemos que as Bestas ponham o rabinho entre as pernas e saem da Ucrânia, infelizmente todos concordamos que isso será quase utópico.

madjer1987

Tribuna Presidencial
18 Julho 2016
5,269
5,896
AVB2024
NATO/Mundo ocidental rico

Espero e desejo que esse apoio todo resulte.. mas não estou optimista.
Infelizmente, muitos civis vão morrer, mas a Rússia com armas convencionais não ganha essa guerra.

Cada dia que passa fiquem mais apertados com as sanções financeiras.

Talvez isso acaba assim: o Putin vai sacrificar todos os soldados que estão na Ucrânia até ao último e depois vai simplesmente dizer que nunca invadiu a Ucrânia, que foi apenas matar alguns Nazis aqui acolá, que destruiu armas biológicas e que a missão foi cumprida.

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
22,226
40,443
Infelizmente, muitos civis vão morrer, mas a Rússia com armas convencionais não ganha essa guerra.

Cada dia que passa fiquem mais apertados com as sanções financeiras.

Talvez isso acaba assim: o Putin vai sacrificar todos os soldados que estão na Ucrânia até ao último e depois vai simplesmente dizer que nunca invadiu a Ucrânia, que foi apenas matar alguns Nazis aqui acolá, que destruiu armas biológicas e que a missão foi cumprida.
Esses soldados todos que estão na Ucrânia equivalem a que percentagem no total dos militares russos? Pode ser que lhes faltem soldados num futuro próximo quando algumas zonas russas tentarem a sua independência.

Seria doce poesia.

mesenga

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
6,319
6,940
Ganharam coragem passados 8 anos? Ou o facto de ter iniciado a guerra na Ucrânia é mera coincidência? :unsure:

madjer1987

Tribuna Presidencial
18 Julho 2016
5,269
5,896
AVB2024
Esses soldados todos que estão na Ucrânia equivalem a que percentagem no total dos militares russos? Pode ser que lhes faltem soldados num futuro próximo quando algumas zonas russas tentarem a sua independência.

Seria doce poesia.
A Russia investiu 25-30% do exército para esta operação.

Creio que seja muito difícil enviar mais soldados para lá sem comprometer a segurança do país…
Até porque a maior ameaça para o Putain poder vir do interior.

Eles estão desesperados, pediram à Bielorrússia de ajudar, mas eles recusaram.

Daqui algumas semanas talvez nem terão dinheiro para pagar aos soldados.

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
22,226
40,443
A Russia investiu 25-30% do exército para esta operação.

Creio que seja muito difícil enviar mais soldados para lá sem comprometer a segurança do país…
Até porque a maior ameaça para o Putain poder vir do interior.

Eles estão desesperados, pediram à Bielorrússia de ajudar, mas eles recusaram.

Daqui algumas semanas talvez nem terão dinheiro para pagar aos soldados.
Que lástima. Espero que continue..

Dragao_man

Tribuna Presidencial
1 Março 2007
10,521
5,688
Conquistas
32
34
Maia
  • Jardel
  • Madjer
  • Deco
  • Hulk
Até há uns meses atrás isto acontecia cada vez que alguém não estivesse com máscara na cara. Agora também acontece cada vez que se exibe um cartaz com "Não à guerra" 🤦

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,348
9,878
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
Seria engraçado, depois de tudo isto, ver a Rússia a ter problemas com regiões suas a quererem a independência. Aguardemos, que isto ainda terá muitos capítulos.
Sem dúvida.

E aí gostava de ver o discurso o discurso de "cedências de parte a parte" por parte dos pro russos aqui.

Obviamente que aí o argumento já seria da soberania territorial da Rússia ...

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
8,456
16,893
Conquistas
5
  • Artur Jorge
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
Quantos milhares de Russos abandonaram o país nas últimas 3 semanas? Não gostam do Putinistão? Como é que é possível.
Eu conheço um que veio para cá e já não regressa à Mother Russia.

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
10,433
16,432
Os gajos da Chechenia que não se estiquem muito outra vez, os russos estão ocupados
Os verdadeiros nacionalistas da Chechenia, os que queriam mesmo que aquilo fosse independente, estão todos debaixo da terra.

Esses sim deram o inferno aos russos que a única solução que encontraram face as baixas que estavam a ter foi arrasar Grozny.

O que se está a passar até agora, comparado com o que eles fizeram lá é uma migalha (vamos ver se os Ucranianos conseguirem, como parecem estar a conseguir aparentemente, resistir, se os Russos não entram em modo selvajaria total mas dúvido que o façam, desta vez o mundo Ocidental está com as atenções todas viradas para lá e, ainda bem para o povo Ucraniano, desta vez nós, nós povo ocidental, parece que estamos a valorizar mais uma vida Ucraniana do que uma Afegã, Síria, Iraquiana, Chechena, etc).

A maneira como mataram vários lideres do movimento separatista como o Basayev, com bombardeamentos massivos depois de acordos de evacuação, dava para fazer um filme de terror.

mesenga

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
6,319
6,940

Até que ponto esta notícia não é implantada pelos próprios russos? Cuidado com o demente paranóico, não façam nada que o possa irritar e o leve a carregar no botão. No fundo querem criar a ideia que esta invasão foi algo que surgiu de impulso quando é certo e sabido que estava a ser planeada faz mais de 8 anos, desde a invasão da Crimeia e talvez até mais cedo, pois os movimentos separatistas na região de Donbass não surgiram do nada e têm o alto patrocínio do Kremlin...

Continuo a achar que a resposta da NATO e dos diversos países (Turquia, Suécia, Suiça, Finlândia, etc) tem-me surpreendido pela positiva pelo apoio material (e espero que logístico/estratégico) que têm prestado à Ucrânia. Pensei sempre que ficavam quietinhos como ratos.

• Like
Reações: AjpAlmeida

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
10,433
16,432
Gosto dessa vossa ideia que caso a nato entre em campo há uma guerra nuclear, vamos analisar o argumento

1) uma guerra nuclear destrói tudo (90% da população mundial), a que propósito pensam que o Putin, esse estratega e ser superior que tantos defendem, quer obliterar todo o seu país!!! É que a guerra nuclear alem de tb matar russos, quase de certeza, tb o apaga….

2) ahh mas há pessoal que acha que ele é doido e pode mesmo carregar no botão, e os que estão com ele vão permitir isso!!?!? É que tb eles estao a assinar a sentença de morte!!?!

3) mas pode acontecer e ele é doido, certo!!! Entao o que o impede de invadir a moldavia, e depois a croácia, o que o impede de anexar o algarve (era um favor que fazia) … é que se ele pode tudo porque tem armas nucleares ele pode mesmo tudo!!)

desculpem, mas deixem de ser coninhas, se nao o pararem, imediatamente, o mundo já acabou porque viveremos no medo!!!!

Tu ontem escreveste que só aceitavas ou que a Ucrânia só podia aceitar, era de Crimeia + retorno da região do Donbas para cima + reparações de guerra + Putin e chefias militares a cumprirem penas internacionais.

Se estou a falhar alguma coisa peço desculpa mas acho que mais ou menos era isto.

Hoje pelo que estou a ler..a ideia é iniciar a 3° guerra mundial, é isso ?

Ao menos pões um grande som a tocar como a música do Rocky a treinar para defrontar o Ivan Drago na URSS quando escreves ou nem por isso ?