Mas ser a maior potencia militar em 1940 é muito diferente de ser a maior potencia militar em 2022.
Não podemos nos esquecer que foi a Rússia que invadiu ocupou desde 2014 um Estado e um país soberano e isso é totalmente ilegítimo, indesculpável e criminoso. E sem paralelismo com as ações da Nato, a Nato e os EUA á cabeça, nunca invadiu qualquer país soberano para o ocupa-lo ao estilo seculo XIX ou inicio do seculo XX. E para mais acho que já claro e objetivo que a frieza, a desumanidade do ponto vista humanitário das ações russas são claramente muito mais criminosas e assassinas que as que foram levadas pela Nato e os EUA( no médio oriente, no Afeganistão). Isso é por mais evidente na forma desumana horrível nas acções que os Russos tiveram entre 2001-2009 na Chechénia onde vimos barbáries medievais a vermos corpos a serem enterrados vivos em valas comuns. Ou mais recentemente na Síria com o seu aliado Bashar al-Assad, vimos o uso de armas químicas e autênticos genocídios. O mesmo está repetir-se agora na Ucrânia onde os russos continuam a usar táticas antigas e a prepararem-se para cometer vários holodomores , deixando cidades e populações á fome, á sede sem qualquer ação humanitária.
O lado neste caso do bem está escolhido, o que as Bestas da Rússia de Putin estão a fazer é totalmente criminoso.
Como isto poderá ser travado? eu reduzo-me á minha insignificância. Não estou a ver como muitos sugerem uma intervenção da Nato, sem que isso não tenha como consequência o inicio de um conflito total e globalizando e como dizem os militares, com o teatro de operações a estender-se por toda a Europa inclusive as Europas periféricas do sul como é o nosso caso.
Também não estou bem a ver como poderão desputinizar e democratizar, derrubar a Rússia e o seu nacionalismo que existe e é dantesco e muito rancoroso. Ok já sabemos que a Rússia é um pais territorialmente enorme mas com uma população pouco significativa inferior por exemplo ao Brasil. Mas a questão coloca-se fora de São Petersburgo e Moscovo as cidades cosmopolitas e ocidentalizadas da Russia. Como será na Rússia profunda nas dezenas e centenas de republicas, cidades para dentro da Rússia? desde do Cáucaso, passando por Cazã, Samara, Sibéria até ao extremo oriente na Kamchatka, não consigo perceber pode ser executado.
Esperemos que as Bestas ponham o rabinho entre as pernas e saem da Ucrânia, infelizmente todos concordamos que isso será quase utópico.