Vou enunciar um conjunto de jogadores de cabeça. Quais destes já tinham o seu substituto no plantel, comprado antecipadamente:
- Falcao, James, Hulk, Deco, Jardel, Danilo, Alex Sandro, Moutinho, Lucho, Lisandro, Mangala, Quaresma.
Eu acho que não estamos a discutir a mesma coisa.
Obviamente que ao longo da história do clube houve contratações falhadas, saídas que não foram devidamente asseguradas, etc. Mas, para mim, isso foi sempre a excepção.
Eu não estou a defender o Antero. Não o conheço e pelo que dizem é uma bela peça.
Contudo, é inegável que com ele no departamento de futebol, as equipas eram montadas com antecedência. Nós não reagíamos; agíamos.
Não ficávamos à espera que saísse A ou B para começarmos a mexer no mercado. Tratávamos com antecipadamente para não ir ao mercado em desespero.
Mas falemos desses jogadores que enumeras.
Espero que tenhas em consideração que o meu ponto não se prende exclusivamente na qualidade dos substitutos mas na antecipação da saída.
Falcao - Walter e Kléber
James - Quintero
Hulk - Jackson (não era propriamente a mesma posição mas o Hulk no ano em que saiu estava a jogar no meio)
Deco - Diego
Jardel - (bem, se é para recuar tanto na história tenho medo que me vás buscar o Futre ou o Gomes)
Danilo - Antero já estava de trombas com o Alex PdC
Alex Sandro - resposta do Danilo
Moutinho - Herrera
Lucho - Bellushi
Lisandro - Falcao
Mangala - Martins Indi
Quaresma - Hulk
Quase todos os jogadores eram de qualidade acima da média e vinham muito bem cotados. Alguns floparam por culpa própria (Walter) outros pelo contexto (Diego). Mas todos eles foram assegurados antecipadamente.
Agora podia-te fazer uma lista de saídas importantes do clube e as contratações para colmatar a respectiva saída mas tenho a comida ao lume e tenho medo de deixar queimar.
P.S. Uma das razões que levou ao fim do Antero no Porto foi a contratação de João Carlos Teixeira que era o brinquedo que o Alexandrinho queria meter no clube.
O Antero tinha um tal de Bruno Fernandes...