Um jogador sobre-criticado na minha opinião, e não me excluo de o ter feito em diversas ocasiões, sobretudo no início da sua estadia por cá.
Quero começar por dizer que não tem nível para um titular de FC Porto, muito menos para custar a enormidade que custou, mas no seu melhor dá um suplente fiável. É preciso querer olhar para além da culpabilização e do insulto fácil para perceber o que evoluiu desde que chegou até que foi ultrapassado por João Mário no fim de 20/21.
É daqueles jogadores que chegou a um ponto em que por melhor que estivesse em campo, seria sempre criticado. Ainda me lembro de um jogo em que está a desfazer por completo a defesa do regime com infiltrações constantes por dentro, a ligar bem e a criar situações fortes de finalização, para poucos minutos depois ceder um canto do outro lado do campo, e receber uma cascata interminável de insultos aqui no espaço.
Tem jogos grandes e de Liga dos Campeões de nível que ainda não vi o João Mário fazer no FC Porto (minha opinião), e isto não é comparar um ao outro, mas tivesse sido o Manafá a fazer o início de temporada que o João fez em 22/23 e era corrido do estádio a pontapé com invasão de campo. Por outro lado, quando fazia grandes jogos era motivo de piada, sendo a eliminatória frente à Juventus ou o jogo frente ao City no Dragão os expoentes máximos.
Tenho um respeito muito grande ao Manafá profissional, que veio do Portimonense e conseguiu ser importante em muitas conquistas do clube, a fazer lateral direito e lateral esquerdo, constantemente criticado (muitas vezes sem fundamento) e a terminar a sua carreira de FC Porto a recuperar da pior lesão possível em termos de retoma de performance no futebol, pela qual parou mais de um ano, e ainda conseguir regressar para ser opção.
Devia ter sido vendido no final de 20/21 quando João Mário passou para a frente com aquele final de campeonato a bom nível. Acaba por sair a custo zero.
O mais normal no FC Porto.
Que seja feliz no Trabzonspor.