Eleições FC Porto - 27 Abril 2024

Qual é a tua situação perante as eleições do FC Porto?

  • Sou sócio e vou votar

  • Sou sócio mas não posso votar (estatutos)

  • Sou sócio mas não vou votar

  • Não sou sócio


Os resultados só são visíveis após a votação.

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
17,753
22,254
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Espero bem que a MAG, em acordo com todas listas, possam acordar acrescentar no boletim de voto o nome do candidato a presidente.

Uma questão de clarificação que beneficia a todas as partes!
Quando sair a ordem, os candidatos vão estar sempre a reforçar em que letra os seus apoiantes devem votar.
 

ManuSantiFCP

A Vencer desde 1893 🔵⚪
8 Fevereiro 2023
5,121
7,919
Uma pergunta, porque eu nunca votei numas eleições do FCP apesar de ser sócio desde 2003. Nunca houve concorrência forte como para o mandato seguinte, e ainda bem.

No boletim de voto aparece o nome do candidato ou o nome da lista? Ou ambos?
Se não me engano em 2020 houve 2 boletins de voto e 2 urnas.

Lista A
Lista B
Lista C

Conselho Superior
Lista A
Lista B
Lista C
Lista D
 

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
6,982
9,775
Espero bem que a MAG, em acordo com todas listas, possam acordar acrescentar no boletim de voto o nome do candidato a presidente.

Uma questão de clarificação que beneficia a todas as partes!
Muito bem lembrado, o AVB que não se esqueça disto.

Temos o exemplo do que aconteceu ainda há pouco tempo nas legislativas.. não custa nada, em nome da transparência, incluir o nome dos candidatos.
 

ManuSantiFCP

A Vencer desde 1893 🔵⚪
8 Fevereiro 2023
5,121
7,919
Que seja confirmada a obrigatoriedade de levar Cartão de Cidadão e que as pessoas responsáveis por cada mesa de voto confirmem que a identidade dos votantes corresponde efetivamente ao Cartão de Sócio e Cartão de Cidadão que apresentam.
 
Última edição:

ManuSantiFCP

A Vencer desde 1893 🔵⚪
8 Fevereiro 2023
5,121
7,919
Resultados das Eleições de 2020 para os Órgãos Sociais do FC Porto

Lista A: 68,65% (5379 votos)
Lista B: 4,91% (385 votos)
Lista C: 26,44% (2072 votos)
Votos brancos (488) e nulos (156)

Total de votos: 8480

À semelhança do que aconteceu nas Eleições para o Conselho Superior apenas foi revelada a % de votos em cada lista e o número de votos brancos/nulos não foi incluído na % total de votos.

Tanta falta de bom senso e transparência que acaba por originar erros, basta ver a notícia do Record com a divulgação dos resultados finais para perceber que se enganaram pois segundo as contas desse jornal votaram 8476 sócios nas Eleições para os Órgãos Sociais e 8475 sócios nas Eleições para o Conselho Superior.

Isto fez com que os interessados em saber o número exato de votos em cada lista tivessem de pegar na calculadora, ficando a dúvida no ar se são mesmo estes os resultados corretos. Esperemos que sim.
 
Última edição:
  • Like
Reações: Cheue

ManuSantiFCP

A Vencer desde 1893 🔵⚪
8 Fevereiro 2023
5,121
7,919
Deixo aqui também um excerto das declarações do ex Presidente da MAG, o sr. Matos Fernandes após a contagem dos votos:

"Porque nem tudo foi perfeito, há um pecado que quero confessar e posso dizer que não estou arrependido de o ter cometido. Em todas as dúvidas que me surgiram em matéria de interpretação estatutária, prejudiquei sistematicamente uma candidatura, que foi a da lista A. Não lhe peço desculpa, mas também não preciso que as listas B, C e D me agradeçam seja o que for. Porque nem tudo foi perfeito, há que dizer que os estatutos precisam de uma boa volta, porque por vezes só nos apercebemos de algumas coisas quando é preciso aplicá-las na realidade. Há que corrigir e modificar coisas no futuro."

Não faço ideia ao que ele se estava a referir (seria importante saber para não acontecer o mesmo este ano) mas aproveito para dizer que passados 4 anos é inadmissível que o Regulamento Eleitoral atual que está muito incompleto e desatualizado face à realidade continue a ser exatamente o mesmo.
Em 2021 devia ter sido proposto um novo aos sócios mas chegamos a 2024 e nada. Mês eleitoral diferente e mais locais de voto são 2 dos pontos que têm de ser discutidos e provavelmente alterados.

De ressalvar também que outro dia respondi ao @Dexter2020 dizendo que na grande parte das Eleições a % de votos brancos/nulos é divulgada à parte o que não corresponde à verdade.

As Eleições do FC Porto são das poucas exceções onde a % de votos brancos/nulos não é incluída nos 100% o que acaba por ser uma falta de consideração para quem tem esse sentido de voto e acima de tudo altera a percentagem de votos real em cada uma das listas o que é de lamentar.

Dando o exemplo de 2020, a Lista B teve 4,91% (385 votos) mas ainda assim teve menos votos que os brancos (488), ou seja, na realidade teve uma % menor de votos do que 4,91%.

Fiz as contas em relação à Lista A e contabilizando juntamente os votos brancos/nulos com os restantes votos recebeu 63,43% do total de 8480 votantes, menos 5,22% do que a percentagem de votos que foi apresentada oficialmente (68,65%).

E isto acaba por criar falsas perceções, quantas vezes ouvi dizer que quase 70% dos sócios votaram em PdC, quando na verdade apenas recebeu o voto de pouco mais de 63% dos votantes.

Que este ano seja diferente.

 
Última edição:

Camisola10

Arquibancada
21 Dezembro 2016
445
1,050
Questão importante
As listas vão/costumam ter direito a um representante a assistir à contagem dos votos?
 

Lobo1981

Bancada central
25 Maio 2014
2,164
1,010
Olho nas urnas e nos cadernos eleitores.. Com esta sad tudo se espera.. De mau...
 

hmdd16

Bancada central
12 Março 2017
2,032
2,141
Há alguma possibilidade de se fazer uma sondagem aqui no fórum para se aferir a tendência de voto (de quem é sócio aqui e pode votar)? Gostava de conseguir perceber ao certo quantos somos aqui a votar em cada candidato
 

Diogo Tomás

Tribuna Presidencial
1 Julho 2018
11,805
18,667
Conquistas
6
  • Supertaça 19/20
  • Alfredo Quintana
  • Deco
  • Reinaldo Teles
Há alguma possibilidade de se fazer uma sondagem aqui no fórum para se aferir a tendência de voto (de quem é sócio aqui e pode votar)? Gostava de conseguir perceber ao certo quantos somos aqui a votar em cada candidato
Tens aí um tópico onde tens essa sondagem
Como estou no telemóvel não consigo arranjar o link
 

hmdd16

Bancada central
12 Março 2017
2,032
2,141
Nova sondagem noutro tópico, tudo a votar!!!! O voto é secreto, portanto participemos todos
 

hugo mocc

Arquibancada
24 Maio 2017
262
379
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Já não consigo ler mais os tópicos dos candidatos. É cansativo ver pessoas com alguma inteligência negarem essa inteligência para defender o indefensável.

Como adepto vou seguir o percurso do AVB através das suas plataformas online com esperança sincera de que a maioria dos sócios votem na lista dele no dia 27 de Abril.

Se vencer a outra lista, vão ser mais quatro anos disto e cá estaremos todos para acompanhar.

Força Portistas, Força Porto!
 

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
30,835
10,792
Neste momento o ideal é ter como base os programas de cada candidato e perceber em que cada um de nós se revê. De resto é ignorar tudo aquilo que seja negativo.

Acima de tudo o FCPorto!
 
  • Like
Reações: Nonnenmacher

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
17,753
22,254
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Da minha parte já cortei com o clube há quase 10 anos. No celebre jogo em que o Lopetegui lança Bueno em vez de André Silva, e o Jorge Nuno teve umas palavras inaceitáveis para qualquer sócio que não fosse SD ou Convívio.

O resultado das eleições de 27/04 ditará se mantenho os meus filhos como sócios ou se também vão à vida...
 

ManuSantiFCP

A Vencer desde 1893 🔵⚪
8 Fevereiro 2023
5,121
7,919
Segundo o sr. Lourenço Pinto vão existir 44 mesas de voto no Dragão.

Informação divulgada pelo AVB ontem em Vizela.
 

arichard

Tribuna
1 Setembro 2016
4,532
4,786
Agora faz muito mais sentido o adiamento ao máximo das eleições, ganhar tempo para mais uma negociata, a dos terrenos da Maia.
Não faz sentido nenhum ser na data em que foi marcada.
Na vespera de um clássico, num fim de semana de ponte e de férias para muitos portistas ...
Questionei-me muitas vezes o porque não terem sido marcadas para dia 20/4. Era a data que fazia mais sentido ...
Os timings da compra dos terrenos na Maia explica tudo ...
 
  • Like
Reações: jferreira20

arichard

Tribuna
1 Setembro 2016
4,532
4,786
O André já endureceu o discurso.
E vai endurecer cada vez mais ... tem que o fazer ... e o fará ...
Por exemplo ao apresentar o Centro de Alto rendimento e ao ter dados concretos sobre capacidade de construção, terá que desmentir claramente o JRK ..
E os trunfos do AVB ainda estão para vir ... sobretudo na parte da direcção desportiva ...
A campanha ainda não começou a sério ... Agora é para convencer os indecisos ...
 
  • Like
Reações: apocalypto