Sim o plantel tem mais qualidade, mas no banco perdemos claramente qualidade no Treinador, o Sérgio com muito dos seus defeitos ainda é muito superior ao VB.Não acho sinceramente que a equipa seja mais fraca no momento defensivo. Acho que com o meio campo a 3 com que se começou a época a equipa apresentou solidez quer defensiva quer ofensiva. Temos 3 golos sofridos na Liga (mais 1 do que o Sporting) que nescem muito mais de erros individuais e falta de qualidade de um ou outro elemento do que de problemas colectivos. Veja-se o golo de penalti do sporting (erro enorme na abordagem do Otávio) e o golo do Farense (novo erro individual do Otávio). Claro que a escolha dos jogadores é da responsabilidade do treinador e aí podemos apontar o dedo ao VB pelos 11 que escolhe e pela forma como distribui as peças e mexe na equipa.
No momento ofensivo estamos também a sofrer mais de problemas de qualidade individual ou das características dos jogadores do que do processo. Somos capazes de criar muito jogo ofensivo e inúmeras oportunidades (o jogo com o Farense foi um absurdo de oportunidades) mas finalizamos mal. Mais uma vez, a escolha dos jogadores é da responsabilidade do VB e podemos (e devemos) apontar-lhe o dedo. O Namaso não faz sentido como referência do ataque porque é um jogador de apoio e não um goleador. É apenas jm exemplo!
Isto para dizer que, como equipa, acho que temos processos que me parecem mais interessantes do que aquilo que tínhamos no ano passado. Acho que criamos mais e melhor jogo ofensivo do que no pasaado recente e acho que até somos bem consistente nas transições. Acredito que com a integração total de reforços vamos ser mais fortes (Perez, Moura, Samu e F. Vieira podem ser fundamentais. O próprio Djaló tem tudo para ser titular nesta equipa). Cabe ao VB fazer esse trabalho e não ser teimoso como se era no passado para apostar em jogadores novos.
Claro que isto ainda está no início e muita coisa pode acontecer. Para já parece-me cedo para estar a classificar o VB como treinador (seja para o bem ou para o mal). Ele tem a última palavra. Vamos ver…
Quanto aos problemas defensivos se deverem sobretudo a erros individuais, não concordo. E verdade que sofremos 2 golos devido ao Otávio mas todo o nosso processo defensivo é muito fraco, especialmente nas bolas paradas.