A questão não é retirar por completo essa pressão, mas sim equilibrá-la para que os jovens não sejam avaliados apenas pelo resultado imediato, mas também pela evolução consistente e sustentada.Eu percebo a tua ideia mas se há coisa que temos de ter no Porto é pressão por resultados. Não vai fazer mal algum, jogadores já adultos, a maioria com mais de 18 anos, e a um passo da equipa principal, ter pressão por resultados imediatos. Aliás, devem sentir essa pressão e nada melhor do que a segunda liga para isso.
Mesmo em relação aos veteranos, eu acho que dão experiência ao grupo, ensinam no treino, podem inclusive dar estabilidade e confiança (numa parceria de centrais por exemplo). Não acredito que algum Vitinha fique para trás por causa disso.
Quanto à presença dos veteranos, tens razão, pois a experiência deles é fulcral no processo de formação, na estabilidade emocional da equipa e no crescimento dos jovens. Mas é essencial garantir que exista espaço suficiente para os jovens crescerem em contexto competitivo, sem sacrificar o desenvolvimento de talentos com potencial elevado como os exemplos que referiste. O ideal será sempre encontrar um equilíbrio saudável entre experiência e juventude, pressão e desenvolvimento, porque é dessa mistura que o FC Porto sempre tirou os melhores frutos.
Se a equipa B ficar na mesma na segunda liga, isto tem de ser repensado nessa forma a meu ver, pois nós FCPORTO é que temos de voltar a ser "apetecível" no que toca a jogadores com potencial e fortalecer a equipa principal.