Temos o plantel mais medíocre dos últimos 50 anos, mas ainda assim superior ao do Braga.
Por isso, Anselmi tem a OBRIGAÇÃO de garantir o terceiro lugar.
Não se lhe podia exigir que fosse campeão tendo chegado em janeiro a uma equipa que tem o terceiro melhor plantel da liga, que estava desmoralizada, que perdeu logo a seguir dois dos seus jogadores mais influentes, e que nem sequer estava formatada para jogar no sistema que ele prefere.
Face a essas condicionantes todas, já teria sido bem bom se o Anselmi tivesse conseguido o acesso à champions.
Mas o terceiro posto é o mínimo dos mínimos e não há desculpas se ele falhar isso. Falhando isso, iria começar a próxima época com um forte crédito negativo, que até podia ser agravado no mundial de clubes.
Então, se eu fosse o presidente dizia isso ao Anselmi: se ficarmos em 4º, estás fora.
Acho que é isso que vai acontecer? Não. Tenho quase a certeza de que mesmo que fiquemos em 4º o AVB vai manter a aposta no seu "treinador de projecto".
Se ele segurou o VB o máximo tempo possível, não acredito que fosse despedir o Anselmi ao fim de seis meses, até porque para ele seria perder a face, seria uma admissão de fracasso, seria quase como dizer publicamente: não sei escolher treinadores.
Portanto, só resta ao AVB dar ao treinador, no mínimo, quatro craques para titulares (um central, um LE, um 8 e um extremo) e esperar que com esses reforços o Anselmi mostre capacidade para treinar uma equipa que, ao contrário do cruz azul, tem de jogar sempre para ganhar.