André Villas-Boas - Presidente

jmspr.2016

Bancada central
10 Maio 2017
1,776
2,709
Na minha opinião, eu acho que tudo que está a acontecer se resume numa “tempestade perfeita” que se abateu sobre nós.
Uma “tempestade perfeita” que penso que alguns conscientemente já sabiam que poderia acontecer e que dado os sinais visíveis dos últimos anos, mas que foram menosprezados por todos (ou quase todos), sabíamos que seria inevitável.
Identificar uma culpa concreta e objetiva é extremamente difícil, pois tal como disse a tempestade é tal modo perfeita e constituída de fatores que para nós são “novidade”.
Passo a identificar aqueles que na minha opinião são os mais relevantes:
  1. Clube em alterações internas profundas com toda a instabilidade que daí advém, também derivado de uma liderança de 42 anos com todos os vícios instalados.
  2. Clube com gravíssimos problemas financeiros que para serem estancados, sugam recursos financeiros para investimento na modernização quer das infraestruturas quer no qualidade humana, colocando o clube em desvantagem.
  3. Clube com acentuada perda de qualidade do plantel, também muito derivado dos problemas financeiros e outros interesses instalados
  4. Claro crescimento dos rivais quer em termos competitivos quer em termos organizativos
Estes parecem-me os fatores chave que tem uma clara influencia em todo o que está abaixo e podem explicar a nossa atual situação, claro que dentro de cada um destes fatores há as ramificações que devem ser “cortadas”.
Claro que cada 1 tem a sua sentença, mas colocar culpas a “esta pessoa” ou a “este fator” na minha modesta opinião, é muito injusto e estrategicamente errado, porque estão todos interligados de tal forma que apenas atacando todos como um todo os resultados serão visíveis.

Infelizmente estes fatores não se resolvem num abrir e fechar de olhos e temo que ainda influenciam negativamente o NGC por algum tempo (anos), por isso andar aqui a pedir a cabeça deste ou daquele de nada ajudará o clube e reduzir este tempo (antes pelo contrário).

Não adianta nada andar a culpar a anterior direção (e sabemos que tem muita culpa na atual situação), tal como não adianta andar no “bota abaixo” a tudo o que a atual direção faz, só porque não faz aquele que queremos.

Eles foram eleitos para resolver os graves problemas do NGC, recolocar o clube como um clube vencedor… assim o desejo e espero.

…. No final do mandato conclusões serão tiradas.

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
26,906
47,326
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
Neste momento é premente repensar as ideias, analisar o projecto desportivo, verificar o que correu mal ou bem e traçar em definitivo um rumo para os próximos três anos, sem demagogia, mas com ambição e serenidade, por exemplo hoje o CM indica que as vendas de Diogo Costa e Rodrigo Mora é que vão financiar a remodelação do plantel, espero que tal não corresponda à realidade, dado que isso levantaria ainda mais questões sobre o papel de Zubizarreta e a falta de destreza da direção desportiva para libertar o FC Porto de evidente entulho.

Depois urge igualmente verificar a comunicação do clube que parece estar à deriva com tantas fugas de informação.

Finalmente a questão do treinador deve ficar resolvida a seguir ao final do campeonato, seja num sentido ou noutro, pois não faz sentido preparar uma equipa para o Mundial de Clubes, mas sim para a próxima época, onde o titulo nacional deve ser o propósito final.

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
9,196
10,010
concordo. vai ser um absurdo reputacional. mas começo a pensar que vai ser isso mesmo que vai acontecer. Acho mais provável sair o Anselmi que o plantel todo como pensas que vai acontecer.

por razões que mais não seja financeiras
Então venha quem vier ... lá para Novembro estámos a falar mais uma vez que a culpa é de AVB que não sabe escolher treinadores, nem o scouting jogadores ...
É uma falácia isso das questões financeiras ... Dá é trabalho ...
Temos muitos jogadores que conseguimos vender e financiar a reformulação do plantel ...

Eclipsisboy

PRESIDENTE DOS PRESIDENTES, SERÁS ETERNO💙🤍
25 Maio 2014
31,260
46,795
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
16,144
20,876
Foi contratado precisamente pelas nuances conhecimentos técnico táticos. O Klop o Guardiola e afim não tem 5 maneiras diferentes de jogar cada treinador tem a sua identidade.
Culpado não é ele é quem o pôs lá. Se o contrataram não é ao fim de 3 meses que ele desaprendeu. Se ele tiver de sair que se comece pelo pessoal acima dele.
Não vás trazer o Klop ao NGC e pedir a ele para jogar em posse estilo Barça ou o Guardiola para jogar no estilo rock do Klop.
Se arrependeram não era o caminho que queriam percebe-se aceita-se informem e expliquem aos adeptos não é só queimar o coitado e prontos. Mas gente terá de cair.
Bem... isso quer dizer que deveriamos ter dado mais tempo ao Otávio, Del Neri, Couceiro, Peseiro e Vítor Bruno? Porque o que escreves sobre o Anselmi também se aplica ao Vítor Bruno... ou o hype da nacionalidade tem peso? Eu já estava farto do Vítor Bruno, mas pelo menos via-o a procurar solucot, ainda que por vezes demasiado tarde... já este badameco...

O Adriaanse também tinha o seu modelo de jogo, mas delineou um plano a médio prazo, não foi da noite para o dia! Este Anselmi é só um jogador de fm, nada mais.

Quanto ao Guardiola e Klopp, no momento em que começaram a ter o seu modelo de jogo bem definido, andaram por clubes com orçamentos incomparávelmente superior ao nosso. Mesmo assim, no caso do Guardiola, ninguém em Munique ficou contente com as alterações que fez... e direi mesmo que o Bayern nunca mais voltou à pujança que tinha no pré-Guardiola (andou várias épocas a cheirar a Champions e a chegar à final). Mas o Bayern tem dinheiro para reverter os devaneios de treinadores agarrados a um só modelo de jogo, nós não.

• Like
Reações: Psantos123

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
9,196
10,010
Também não me revejo nessa visão de apocalipse do balneário, em que subitamente todos os jogadores se transformaram em zombies e começaram a invadir espaços de diversão nocturno para consumir álcool até não poder mais.

Enfim, não me deixa de recordar a diabolização que se fez destes lares dos David Carmos e dos Ivan Jaimes, como se fossem a justificação para todo o mal existente à face da terra.

São tempos diferentes mas os padrões repetem-se.
Mas achas que um mau balneário vem devido a umas saídas noturnas?
Isso são fait-divers ...
Saídas noturnas SEMPRE houve no nosso clube e noutros clubes ...
Não é isso que faz uma mau balneário ...
São um conjunto de factores e isso de saídas noturnas é o que menos me preocupa ...
É o tal factor contagiante de teres 1-2 jogadores que não dão o litro e isso acaba por se propagar ...

É que tens um plantel de cepos ... mas que com o SC davam o litro ... se agora não correm ... não há mesmo condições ...

• Like
Reações: Vinha
29 Agosto 2022
2,809
3,290
Isso são fait-divers ...
São um conjunto de factores e isso de saídas noturnas é o que menos me preocupa ...
É o tal factor contagiante de teres 1-2 jogadores que não dão o litro e isso acaba por se propagar ...

É que tens um plantel de cepos ... mas que com o SC davam o litro ... se agora não correm ... não há mesmo condições ...
Mas tu consegues dizer que eles não correm, consegues olhar para o jogo na Amadora e dizer isso?

Pergunta sincera mesmo..

• Like
Reações: Vinha e Eclipsisboy

b10nic

Sofá de casa
3 Agosto 2015
11,627
13,624
Isso são fait-divers ...

é precisamente isso que eu estou a dizer, estas narrativas vem todas para salvar a imagem do treinador nesta altura, que tem feito muito pouco ou nada para merecer isso. Não ser trata de cumprir o código de conduta ou não, de correr ou não, trata-se de uma miséria a nível táctico, sobretudo no processo defensivo.

• Like

helderroger

Tribuna Presidencial
6 Novembro 2012
5,984
2,511
Um absurdo reputacional é contratar um treinador e passados 3 meses despedi-lo com custos a rondar os 8-9M€ ...
A menos que seja o Anselmi a querer ir embora não estou a ver a direcção a tomar essa decisão ...
Um absurdo reputacional é manter o barco a ir ao fundo e não fazer nada...
A nossa reputação desportiva vai se ver agora no mundial...
Isso é que interessa

Anselmo Andrada

Lugar Anual
24 Julho 2024
1,635
1,315
Não foi com o AVB que isso deixou de existir, na época passada ele não estava lá e já não disputámos o título, disputámos o 3° lugar com o Braga até à última jornada.
No ano passado já não existia competitividade para o título, mas até espetámos cinco as galinhas no Dragão, ainda existiam jogadores de boa qualidade. Atualmente não sei o que Zubizarreta e AVB fizeram mas temos jogadores ao nível de um Santa Clara ou Rio Ave. O plantel foi destruído, não existe qualidade que outrora chegava ao FCPorto e por incrível que parece mantemos mais ou menos o mesmo orçamento, andamos a pagar a quem não vale a ponta de um chavo. É muito mau ver a defesa que alinhou contra o Estrela, nunca batemos tão baixo.

Anselmo Andrada

Lugar Anual
24 Julho 2024
1,635
1,315
Um absurdo reputacional é manter o barco a ir ao fundo e não fazer nada...
A nossa reputação desportiva vai se ver agora no mundial...
Isso é que interessa
O mundial é para passeio. Ninguém que lá está desde treinador, jogadores ou administração fez alguma coisa por esta presença. O FCPorto é uma equipa banal do meio da tabela da liga portuguesa, equiparável numa prova de regularidade ao um Vitória. Esqueçam as fanfarronices de AVB, o descrédito é total em termos desportivos.

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
39,345
66,354
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Mas como avalias isso?
E por curiosidade, correram nos jogos anteriores a este na Amadora?
Avalio pelo que vejo, parcimónia, passes fáceis errados, muita lentidão, poucos ou nenhuns remates, caras de frete.

Nos anteriores é igual. Sem rasgo, sem vontade. Resolvidos por momentos de genialidade de uma criança. Não digo que o treinador não cometa erros e esteja a ser parvo em apostar em certos indivíduos - Eustáquio, Mário, Pepê, etc - mas que há ali pouca vontade, há.

• Like
Reações: Lucas Lucas IV

Psantos123

Arquibancada
22 Fevereiro 2025
460
263
VP no wolves... "começou mais tarde", de certeza que não me estava a referir ao Porto e a 11/12. Até porque estava a comparar o Anselmi ao raborim, e a teimosia de ambos (ou nabice) em insistir num sistema sem atender às características dos jogadores.

O estrela, não fosse o Cláudio Ramos, e o kikas ser o kikas, poderia nos ter goleado por 5-0.
Há aqui teóricos de folheta aos kilos...

Deste o exemplo do VP, e muito bem!

Esse chegou a meio da época e com os mesmos cepos pôs a equipa a funcionar minimamente, e os resultados estão à vista!!!

Este treinador quer à viva força 11 cracalhoes para por a equipa a jogar à bola.....

Isso também eu ....

• Like