#Futebol Plantel 2024/2025

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,144
26,729
Gaia
TEmos demasiados jogadores com o mesmo perfil, unidimensionais, por exemplo Varela, Eustaquio, Vasco Sousa, Domingos Andrade

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,144
26,729
Gaia
Está-se a cometer muitas injustiças contra Alan Varela.
------------------

Não me importo que fique, mas o Varela foi dos que prometeu e nao cumpriu. Está a lateralizar muito o jogo, e falta lhe progressao no terreno, e dar profundidade e a tecnica para marcar livres e rematar de longe é fraca, nem parece argentino.
Se ficar, entao Eustaquio deve sair e Domingos Andrade ficar na B e o V Sousa ser emprestado. Termina contrato em 2028, temos um ano para conseguir mais valias.

tocoolant

Bancada lateral
7 Abril 2016
919
699
Está-se a cometer muitas injustiças contra Alan Varela.
Que eu saiba ninguém tem uma imagem muito negativa dele. Agora com a época que decorreu também não nos peças para ter uma imagem suuuuper positiva. Ele faz parte do todo e se o todo não funcionou alguém com funções de ligar e destruir o jogo não está imune a uma avaliação.

porto_total

Superior
23 Agosto 2024
55
85
Para mim os que ficam para o plantel principal da próxima época mais jogadores promovidos:

GR- C.Ramos, Contratação, G.Ribeiro
DC- Contratação, Marcano
DC- Nehuen, G.Brás
DC- Contratação, Z.Pedro
AE- F.Moura, Contratação
AD- Contratação, M.Fernandes
MD- A.Varela, T.Perez, Eustáquio
MC- Contratação, Contratação, V.Sousa
MO- Mora, Contratação, Contratação
EX- Contratação, W.Gomes, A.Alarcon
PL- Samu, Contratação, Vonic

O resto é vender e despachar. Dinheiro vai ter de vir algum dos já vendidos Galeno e Nico, e nesta janela do D.Costa, J.Mario, Pepê, F.Conceição, Zaidu, Grujic, Otavio, Namaso, G.Borges. Emprestar D.Gul. Os não mencionados, muito sinceramente só mesmo despachados por miseros trocos ou até custo zero.

São 11 contratações, das quais 5/6 tem de ser titulares de caras. A carteira vai ter de ser muito bem gerida.

- Quem colocariam nas slots onde escrevi "Contratação", isto assumindo que concordariam com esta configuração de plantel?
- Quanto acham que custariam essas vossas sugestões para avaliar os gastos em transferências?
- Os que mencionei como relevantes para vendas quais seriam na vossa opinião os valores?
- Por fim, mediante as vossas escolhas qual seria o 11 teoricamente mais forte?

Gostaria de saber as diversas opiniões para esta base de transição de plantel para a próxima época.

Última edição:
  • Like
Reações: DUMAS

DUMAS

Bancada central
27 Maio 2016
1,247
1,485
Para mim os que ficam para o plantel principal da próxima época mais jogadores promovidos:

DC- Contratação, Marcano
DC- Nehuen, G.Brás
DC- Contratação, Z.Pedro
AE- F.Moura, Contratação

O resto é vender e despachar. Dinheiro vai ter de vir algum dos já vendidos Galeno e Nico, e nesta janela do D.Costa, J.Mario, Pepê, F.Conceição, Zaidu, Grujic, Otavio, Namaso, G.Borges. Emprestar D.Gul. Os não mencionados, muito sinceramente só mesmo despachados por miseros trocos ou até custo zero.

São 11 contratações, das quais 5/6 tem de ser titulares de caras. A carteira vai ter de ser muito bem gerida.

- Quem colocariam nas slots onde escrevi "Contratação", isto assumindo que concordariam com esta configuração de plantel?
- Quanto acham que custariam essas vossas sugestões para avaliar os gastos em transferências?
- Os que mencionei como relevantes para vendas quais seriam na vossa opinião os valores?

Gostaria de saber as diversas opiniões para esta base de transição de plantel para a próxima época.
Daqui faria algumas alterações de jogadores. Do pouco que conheço e mediante o dinheiro que eventualmente se possa gastar, e que seja gasto em jogadores com experiencia e para entrarem no 11, faria assim:

GR- C.Ramos, R. Velho (Farense), G.Ribeiro
DC- Danilo, Marcano
DC- Nehuen, G.Brás
DC- Contratação, Contratação
AE- F.Moura, Contratação
AD- Costinha (ex rio ave que está na Grecia), M.Fernandes
MD- A.Varela, T.Perez, Ruben Neves,
MC- Gustavo Sá, V.Sousa
MO- Mora, Hackney,
EX- Contratação, W.Gomes, A.Alarcon, Contratação

porto_total

Superior
23 Agosto 2024
55
85
Daqui faria algumas alterações de jogadores. Do pouco que conheço e mediante o dinheiro que eventualmente se possa gastar, e que seja gasto em jogadores com experiencia e para entrarem no 11, faria assim:

GR- C.Ramos, R. Velho (Farense), G.Ribeiro
DC- Danilo, Marcano
DC- Nehuen, G.Brás
DC- Contratação, Contratação
AE- F.Moura, Contratação
AD- Costinha (ex rio ave que está na Grecia), M.Fernandes
MD- A.Varela, T.Perez, Ruben Neves,
MC- Gustavo Sá, V.Sousa
MO- Mora, Hackney,
EX- Contratação, W.Gomes, A.Alarcon, Contratação
Pelo retirada de MO e acréscimo de EX, posso assumir que acreditas que o sistema irá mudar ou o Anselmi irá sair em algum momento precoce da época?

• Like

DUMAS

Bancada central
27 Maio 2016
1,247
1,485
Pelo retirada de MO e acréscimo de EX, posso assumir que acreditas que o sistema irá mudar ou o Anselmi irá sair em algum momento precoce da época?
Tem a ver com o ter uma equipa polivalente e que pudesse adaptar-se a qualquer sistema de jogo. Ou seja, com este plantel facilmente se consegue o 3-5-2 que o Anselmi gosta, mas sim se ele continuar a revelar-se uma desilusão e for de saco, o próximo treinador que vier poderá jogar em 4-3-3 ou 4-4-2. Teria plantel para isso.

• Like
Reações: porto_total

porto_total

Superior
23 Agosto 2024
55
85
Tem a ver com o ter uma equipa polivalente e que pudesse adaptar-se a qualquer sistema de jogo. Ou seja, com este plantel facilmente se consegue o 3-5-2 que o Anselmi gosta, mas sim se ele continuar a revelar-se uma desilusão e for de saco, o próximo treinador que vier poderá jogar em 4-3-3 ou 4-4-2. Teria plantel para isso.
Faz sentido precaver esse cenário. EU coloquei racio 3MO 3EX, caso essa mudança aconteça em janeiro poderiamos vender 1/2 MO e contratar o 4ºEX.
Mas da forma que apresentaste também e uma abordagem válida.

Quanto aos que não preencheste é pk ainda não tens a certeza do que gostava de ver certo? (alvos mais ou menos realistas)

• Like

DUMAS

Bancada central
27 Maio 2016
1,247
1,485
Faz sentido precaver esse cenário. EU coloquei racio 3MO 3EX, caso essa mudança aconteça em janeiro poderiamos vender 1/2 MO e contratar o 4ºEX.
Mas da forma que apresentaste também e uma abordagem válida.

Quanto aos que não preencheste é pk ainda não tens a certeza do que gostava de ver certo? (alvos mais ou menos realistas)
Não preenchi porque não tenho conhecimento de quem agora seria uma mais valia, daí deixar em branco. Lógico que gostaria de ver um Laporte para central que rescindiu na Arábia, um Sudakov ou um Igor Paixão, mas sou realista porque não temos capacidade financeira para os ir buscar.
Sendo assim, temos aqui pessoas entendidas como o @DeepBlue que saberiam perfeitamente quem melhor se encaixaria no NGC.

Por outro lado, pós campeonato do mundo de clubes eu dava 10 jogos ao Anselmi na próxima época para ver se realmente apresentava resultados. Caso isso não aconteça, é ir de saco!

Palu1893

Tribuna Presidencial
3 Julho 2023
9,716
15,209
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
Eu acho que vamos apostar forte nas 3 posições em que estamos com falta de qualidade.
Central, médio e Extremo
Depois consoante vendas, pode ser que tenhamos que repor alguém.
Ala direito caso saia.
Também depende um pouco da B, será que Alarcon e Vonic serão alternativas?

JPA84

Tribuna Presidencial
19 Fevereiro 2018
13,961
12,195
Eu acho que precisavamos de ir buscar 1 ou 2 referências.. eu sei que a malta não gosta de regressos e assim, mas acho que esta equipa precisa de experiência e liderança.
O Danilo (para central) e 1 entre Ruben Neves e Moutinho.
Também tentava renovar 1 ano com o Marcano, sinceramente, se ele aceitasse baixar o ordenado. Isto porque o Otávio tem que sair, pra mim o ideal era um empréstimo..
Devíamos contratar um grande central, de preferência esquerdino. Mas o Marcano ficaria como back-up.
6 centrais: Danilo, Nehuen, Contratação, Zé Pedro, Brás e Marcano.

JPA84

Tribuna Presidencial
19 Fevereiro 2018
13,961
12,195
O Varela fica. Eu acho má gestão de ativos vendê lo neste momento
E ficando não é para ser banco
Bem, isso do não é para ser banco é relativo
Percebo o que queres dizer, mas se continuar a um nível baixo e o Tomás Perez for melhor, olha temos pena.
Não podemos ter titulares por estatuto.

29 Agosto 2022
4,070
4,578
Bem, isso do não é para ser banco é relativo
Percebo o que queres dizer, mas se continuar a um nível baixo e o Tomás Perez for melhor, olha temos pena.
Não podemos ter titulares por estatuto.
Claro, a expectativa é que o melhor Varela, o Varela que já vimos um dia, volte a reaparecer e não acho que o jogador seja unidimensional para não ter perfil para jogar neste sistema de Anselmi. Quem diz isto do Varela, diz do Nehuen, com certeza não compramos esta versão da Wish.

É insustentável ter jogadores que normalmente não evoluem.

• Like
Reações: JPA84

JPA84

Tribuna Presidencial
19 Fevereiro 2018
13,961
12,195
Eu sei que o nosso plantel é fraquito.
Mas haverá dinheiro e capacidade de prospecção etc, para uma profunda revolução no plantel?
Não será um risco demasiado grande?
Seria melhor definir 3 alvos de grande qualidade: p. Ex, um central, um médio e um extremo. + 1 ou 2 regressos para dar experiência e mística. E tentar aproveitar o que ainda nos sobra e miúdos. Além de despachar muita gente: Zaidus, Grujic, Francos, claro.
Mas não sei se conseguimos ou se é desejável vender 15 e comprar 15...

• Like
Reações: desde_pequenino
29 Agosto 2022
4,070
4,578
Eu sei que o nosso plantel é fraquito.
Mas haverá dinheiro e capacidade de prospecção etc, para uma profunda revolução no plantel?
Não será um risco demasiado grande?
Seria melhor definir 3 alvos de grande qualidade: p. Ex, um central, um médio e um extremo. + 1 ou 2 regressos para dar experiência e mística. E tentar aproveitar o que ainda nos sobra e miúdos. Além de despachar muita gente: Zaidus, Grujic, Francos, claro.
Mas não sei se conseguimos ou se é desejável vender 15 e comprar 15...
Eu acho que a ideia de revolução do plantel ao ponto de se mudar 15 jogadores é totalmente irrealista. Talvez não fosse no primeiro ano de AVB, se assim fosse o caminho percorrido. A ideia de de que tudo é mau neste plantel é completamente errada, há muita coisa boa a aproveitar, há muita coisa boa a explorar.

Uma boa parte dos jogadores não tem qualidade para serem titulares do FC Porto, mas isso não quer dizer que não sejam boas opções de plantel.

Como noticiado hoje e como é evidente para quem olha para o plantel e para esta forma de jogar, são realmente precisos 3 jogadores para acrescentar qualidade extra às posições necessitadas. Com estes 3 jogadores, o próprio nível da equipa vai automaticamente subir, acrescentando valor a muitos dos jogadores que já temos.

• Like
Reações: desde_pequenino

pedromsm

Bancada central
26 Março 2012
1,607
406

DC- Contratação, Marcano
DC- Nehuen, G.Brás
DC- Contratação, Z.Pedro
AE- F.Moura, Contratação

Plantel quase excelente. Apenas optava pelo empréstimo de Vasco Sousa.
GR tem de ser um número 1 (mercado alemão?).
Central alguém como Filipe (não muito caro, mas para chegar e jogar).
Nas laterais alguém com o perfil do Wesley do Flamengo, para ambos os lados.
Box-to-box (2?) primordial nas compras. Alguém que não deixe dúvidas. Todas as fichas nesta posição.
Para extremo alguém que também jogue na linha.
Tentava André Silva a custo zero.

• Like
Reações: Gita e porto_total

Filipe Sá

Tribuna Presidencial
11 Julho 2012
5,146
3,697
Para mim e como é para mim não jogo com 3 centrais:

Claudio Ramos (titular), Samuel Portugal
Martim Fernandes - Contratação
Gabriel Brás, Perez, Contratação, Contratação/Marcano
Francisco Moura, Contratação.
Varela, Tomas Perez
Domingos Andrade, Eustáquio, Vasco Sousa
Mora, Contratação
Alarcon, Tiago Andrade, W. Gomes, Pepê
Samu, Gul, Vonic

Vendia (acreditando que se conseguem negócios com alguma qualidade - sem esquecer que CONTINUAMOS sem força negocial pelo que nos fizeram nos ultimos 10 anos):
- Diogo Costa
- João Mário
- Gonçalo Borges
- Namaso
- Otávio
- Zé Pedro

Comprava só quem não desse dúvidas. Não sendo possível, promovia jogadores da equipa B ou da formação. A prioridade é recuperar o clube financeiramente e temos qualidade na equipa B e nos juniores.

Nota: Tenho aquela esperança que o Pepê volte a ser o Pepê que já vimos no Porto. Mas se aparecesse proposta vendia.
Nota 2: Não acho que faça sentido comprar guarda-redes (nesta fase do FCPorto). E continuo a achar que o Samuel Portugal é um bom guarda-redes. Só tem a aura que tem à volta porque foi comprado quando já tínhamos 300 sob contrato para devolver dinheiro ao Teófilo.