Quem sabe se calhar tem lá um programa secreto, e Israel e Irão estão a arriscar-se.Era engraçado que a Guiné tivesse um programa nuclear e tecnologia de misseis intercontinentais só porque o pessoal os tinha substimado.
Quem sabe se calhar tem lá um programa secreto, e Israel e Irão estão a arriscar-se.Era engraçado que a Guiné tivesse um programa nuclear e tecnologia de misseis intercontinentais só porque o pessoal os tinha substimado.
Sim, tem um plano. É o plano de Netanyahu, até porque tem andado em reuniões o governo de Israel.
Falta a segunda parte do comentário. Então é porquê e porquê agora, uma vez que ainda nem há 3 meses os USA diziam que não havia plano nuclear nenhum do Irão?Isto não tem nada a ver com popularidade nem limpar a face de ninguém. Até porque isto só está a ter consequências negativas para Trump perante a sua principal base de apoio. A guerra com o Irão há 30 anos que está na agenda de Israel.
Porque é que achas que o lobby pro-Israel despejou mais de 200 milhões de dólares na campanha de Trump?Falta a segunda parte do comentário. Então é porquê e porquê agora, uma vez que ainda nem há 3 meses os USA diziam que não havia plano nuclear nenhum do Irão?
Penso que essa resposta pode ser dada em duas palavras: Trump e Gaza.Uma coisa eu gostava de perceber, sociologicamente falando é claro.
O que foi, ou o que levou a esta mudança tão grande, diria mesmo uma troca de flanco, em termos de opinião pública generalizada, de um possível exagerado pró ocidentalismo, visão conjuntada com os USa, para um também exagerado anti-ocidentalismo e uma visão quase dos "terroristas de ontem" serem os "bons de hoje".
Trump acho fácil.Penso que essa resposta pode ser dada em duas palavras: Trump e Gaza.
Qual mudança? Não vejo mudança nenhuma. O ocidente continua a ter uma visão etnocêntrica do mundo. Não vai mudar.Uma coisa eu gostava de perceber, sociologicamente falando é claro.
O que foi, ou o que levou a esta mudança tão grande, diria mesmo uma troca de flanco, em termos de opinião pública generalizada, de um possível exagerado pró ocidentalismo, visão conjuntada com os USa, para um também exagerado anti-ocidentalismo e uma visão quase dos "terroristas de ontem" serem os "bons de hoje".
Sendo que eu sempre procurei ter uma compreensão mais cinzenta dos assuntos, que são dificeis e complexos, e não tem herois nem bons. Tem interesses.
Claro que pode sempre ser só uma ideia que vou retirando e haja um efeito de câmara de eco ou de várias câmaras de eco.
Talvez quiçá seja ou tenha sido isso e existam "comunidades" que são mais vocais que outras em local "X", e noutros locais eu encontrar mais quem seja o oposto e pensar "mas não há ninguém que diga também o oposto"?
Parece-me que o nível de destruição em Gaza não se compara com nada que Israel tenha feito nos últimos trinta anos. Aquilo parece Dresden em 1945.Trump acho fácil.
Gaza...
Gaza já foi arrasada algumas vezes.
Partindo do principio que o programa nuclear do Irão não é ameaça para ninguém há anos, não estou a ver um motivo para o timing do ataque que não seja um destes (ou vários):Porque é que achas que o lobby pro-Israel despejou mais de 200 milhões de dólares na campanha de Trump?
O Trump ainda agora afirmou que não queria saber de nada do que Tulsi Gabbard disse, inclusive perante o congresso e em juramento. A mensagem é clara, Trump vai fazer o que Israel quiser.
O Partido Democrata também é alinhado com Israel, mas não ao ponto de iniciar uma guerra com o Irão. O que se está a passar atualmente é o culminar da agenda de Netanyahu, está em livros, discursos, documentos desde 1995, é a guerra que falta a Israel. Achas que a decisão de abandonar o acordo nuclear com o Irão partiu do Trump no anterior mandato? Foi o primeiro passo para esta guerra. Provavelmente até devem ter merdas relacionadas com o Epstein em que o Trump deve estar metido até ao pescoço.
Vários temas diferentes.Uma coisa eu gostava de perceber, sociologicamente falando é claro.
Sendo que eu sempre procurei ter uma compreensão mais cinzenta dos assuntos, que são dificeis e complexos, e não tem herois nem bons. Tem interesses.
Claro que pode sempre ser só uma ideia que vou retirando e haja um efeito de câmara de eco ou de várias câmaras de eco.
Talvez quiçá seja ou tenha sido isso e existam "comunidades" que são mais vocais que outras em local "X", e noutros locais eu encontrar mais quem seja o oposto e pensar "mas não há ninguém que diga também o oposto"?
Isso dá pano para mangas.Sim, tem um plano. É o plano de Netanyahu, até porque tem andado em reuniões o governo de Israel.
O pai dele foi um famoso democrata, não governou o Irão com punho de ferro nem nada, não perseguia, prendia e torturava dissidentes políticos nem nada, as classes mais baixas viviam maravilhosamente bem e tinham imensa escolaridade.
"Herdeiro legítimo da monarquia Iraniana"
![]()
Esse video é montagem, foi feito pela extrema direita para atacar o CR7
Isso resume o que eu disse antes, interesses. E muitas vezes as pessoas acabam por formar opiniões à clube, sem perceber que o que move mais o xadrez são interesses. E os mesmos não se mantém estáticos.Qual mudança? Não vejo mudança nenhuma. O ocidente continua a ter uma visão etnocêntrica do mundo. Não vai mudar.
Em relação aos terroristas de ontem serem os bons de hoje é preciso perguntar aos líderes dos países do ocidente, foram eles que classificaram Al-Qaeda, o ISIS e outras organizações como terroristas, foram eles que que lhes forneceram armas, os colocaram no poder na Síria e lhes retiraram estatuto de terroristas.
Trump acho fácil.
Gaza...
Gaza já foi arrasada algumas vezes.
Não vês que é tudo fantasia...aliás o regime Iraniano até nem é conhecido pelo forte patrocínio e fornecimento de apoio financeiro, material e logístico para grupos terroristas..é tudo fruto da imaginação...Há massacres todos os dias a acontecer em várias partes do mundo. A larga maioria em nome de Alá, que tu tanto estimas.
Mas eu sei porque só te interessas por este ...
A ideia é essapor acaso uma mudança de regime no Irão era porreira.
para um governo secular.
mas Israel estar publicamente a apoiar essa ideia só mete a população do Irão mais a favor do seu governo e líder, não?...
O azar do hitler é que no tempo dele não existiam redes sociais.. tivesse existido e hoje falávamos todos alemão..De um lado, temos o Irão, um dos regimes mais abjectos do mundo. Uma ditadura teocrática, que não respeita os direitos humanos básicos, incluindo os das mulheres e das minorias LGBT.
Do outro lado, temos Israel, uma democracia internamente, mas um regime imperialista igualmente abjecto, opressor, ocupante há décadas de um território que não é seu, fase inicial complementada com o actual genocídio em Gaza, que ataca tudo o que mexe na região.
Comparando com a II Guerra Mundial, por pior que fosse o regime soviético, e era muito mau, do outro lado estava o regime nazi.