Zé Luis, Zé Pedro, Waris...
Ninguém está a exagerar. Disse-o aqui já várias vezes, sem Sérgio estávamos muito pior. E, também o disse imensas vezes e a certa altura pensei que pudesse ser verdade, o treinador ideal para ajudar AVB a levantar o clube tinha sido Sérgio Conceição, com uma enorme redução de poderes mas também de exposição mediática para evitar desgastar-se tanto.
Mas não vamos dizer que a filosofia do Sérgio não ajudou a chegar onde chegamos. Isto só aconteceu porque Pinto da Costa já não sabia o que fazia. Daí ele poder receber 7M/ano num clube falido, as trafulhices com os filhos, o nepotismo em relação a Tomás Esteves, os preferidos e os adoptados (Marega e Bruno Costa de um lado, Felipe Anderson e Oliver do outro, por exemplo)... Tanto e tanto caso que desvalorizou ativos, ou não os deixou sair no pico de valorização, etc
Sérgio Conceição fez muito bem ao Porto e muito mal.
Ele não foi falar para a televisão (Porto Canal)sobre o Waris e o Zé Pedro. Era isso que se estava a discutir! E até vieram em épocas diferentes, e o Zé Pedro veio para a B, e nunca foi equacionado para a A, até termos um flop como o Carmo e lesões do Pepe e Marcano.
Tomás Esteves tinha muito potencial, mas muitas peneiras? Onde estão ele e o irmão agora? E não esquecer... o Bruno Costa também é jogador de formação... e por incrível que pareça, nunca enterrou tanto como o Nico nos primeiros meses... e pelo menos, sempre se apresentou numa forma física adequada a um profissional.
O Felipe Anderson é mais hype do que proveito. E ser rei numa equipa mediana da série A não me diz muito... olha o Nehuen, que é pior que o Zé Pedro e custou umas 20-25 vezes mais!!!
Que o Sérgio Conceição fez muito bem ao Porto e mal toda a gente sabe. Quanto aos 7 milhões, de facto é muito dinheiro, mas desconfio que este ano já gastamos mais que isso em treinadores. De resto, a sad é que teria de estabelecer um limite máximo para o salário do treinador - ou tu dizes ao teu patrão "isso é demais, pague-me menos, vá lá!"? Agora, o grande problema foi o projecto desportivo desta fase final de PdC ser o Sérgio Conceição! Esse foi o grande problema.
Quanto a preferidos... quer se queira, quer não, o Marega era um dos elementos mais importantes da equipa. Vai ver as entrevistas do Carlos Alberto a falar das bebedeiras e farras dele, Maciel e Deco, e ouve bem o castigo que o Deco (não) levou. E se vamos a ser tão picuinhas, o Mourinho também trouxe muitos flops, que foram sendo úteis, mas não deuxaram de ser flops: Marco Ferreira, Tiago, Maciel... e abriu mão do Ricardo Silva, que era melhor central que o Ricardo Costa, mas teve a atitude errada na entrevista de pré-epoca.
Quanto ao Bruno Costa, tanto não era favorito, que acabou castigado, após o SC ter vetado a sua saída para os compotas.
Quanto a jogadores que vieram claramente indicados pelo SC, visto tu teres pensado que era disso que se estava a discutir: Waris, Loum (o maior flop de todos), Zé Luís, Marcano (da segunda vez)... e sinceramente não me lembro de mais nenhum. Assim como não digo que o SC indicou Marche, Uribe, Diaz, Militão, Evanilson, Taremi, Nico e Varela (porque não me parece que tenha sido por sua indicação), também não vou dizer que foi ele que indicou Paulinho, Manafá (foi caro demais, mas se tivesse saído para a Rússia teria tido uma boa performance desportiva e financeira), Zaidu, Wendel, David Carmo, Otávio, Samuel Portugal (já tivemos redes bem piores), Nakajima, Ivan Jaime...
Como não esqueço o assinar de contrato dias antes das eleições, o andar uma semana armado em herói com "eu é que decido o meu futuro", o nepotismo com os filhos, o quase chegar a vias de facto com um adepto, entre outros episódios, também não esqueço que foi ele que pegou numa equipa de refugo e nos fez voltar aos títulos... e muito pessoal agora até reclama de vendas não realizadas, quando para muitos desses adeptos, no verão de 2016, ou no verão de 2017, mais de 50% desses jogadores pertencia ao lote dos "se alguém aceitar oferecido, já nos faz um favor". Também não esqueço quem lançou Bruno Costa, Dalot, Diogo Costa, Fábio Vieira, Vitinha, João Mário, Baró (flopou, mas teve bastantes oportunidades), Diogo Leite, Gonçalo Borges, Namaso, Tomás Esteves (em muito tenra idade), Fábio Silva (embora me pareça ter sido algo forçado pela sad, como rsposta à venda do félix), Chico, Martim Fernandes.. e incluo os flops, porque é preferível usar esses jovens flops, do que ir contratar Imbulas, Hernânis e outros que tais.