Se por um motivo qualquer perdem o guarda chuva americano, não duram nem 20 anos, tal é a dimensão do ódio acumulado na vizinhança árabe (imensamente superior em número) e até na generalidade do mundo muçulmano, muito mais vasto ainda, e que também tem arsenal nuclear.Em conversa, há um par de semanas com um conhecido meu, muçulmano, árabe, não da Palestina, e que obviamente é alguém que gosta muito pouco do estado israelita usando termos eufemísticos, disse-me o seguinte "sejamos francos, a solução de dois estados, só um milagre, acho mesmo que a mesma já passou de ser exequível, a solução é de um estado, apontaria para que isso será 98% de certeza o futuro, e olha, não será um estado dos árabes da Palestina"
Isto dito por um árabe e muçulmano, dizendo-me ele que estavamos a ter uma "conversa lógica e sem religião ou idealismos".
Acho que dificilmente daqui a 20 anos não tens um Estado de Israel seja sob que forma for, no Levante, mesmo 40 anos.
Têm sido de uma brutalidade e arrogância que não são compatíveis com a sua pequenez. São muito poucos e a sua pretensa autosuficiência industrial, agrícola e tecnológica é um mito, são completamente dependentes dos americanos e do poderosíssimo lobby judaico americano.
Como se costuma dizer, quem semeia ventos colhe tempestades.
Agora estão na fase de semear ventos.
Mais tarde ou mais cedo, virá a fase de colherem as tempestades.