#Futebol Francesco Farioli - Treinador

Francesco Farioli

Francesco Farioli

8.69

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

8.69 Performance da Época

Liberis

Tribuna
26 Maio 2014
2,505
3,262
Hmmm
Eu menorizei a qualidade do adversário e depois dizes que eles vieram jogar para o pontinho com fileiras cerradas??
A forma de jogar deles sóconfirma que tenho razão.

Contra qualquer clube do mundo, se decides arriscar para vencer tbm aumentas as % de sofrer. Daí ser um risco. Dito isto, uma coisa é arriscar contra um tubarão, em que o saldo do risco é negativo - arriscas para ganhar, mas o mais provável é sofrer - e outra contra este benfica. Acho que estariamos sempre mais perto de vencer. E das poucas vezes que mexemos na equipa para a tornar mais ofensiva, o mourinho respondeu com mais defesas.... eu acho que se mexemos mais cedo para vencer o jogo eles acabavam com o autocarro estacionado.
A qualidade tática deles é inferior à nossa, 100%. Não sei se nesta altura do campeonato posso dizer o mesmo da qualidade individual dos jogadores, não são os cepos que muita gente apregoa.

Acho que, tendo em consideração a disposição dos 4 médios deles em campo e a forma como estavam a fazer a marcação aos nossos médios, devia ter-se apostado na abertura nas alas muito mais cedo. Era, possivelmente, um jogo para começar com o William.

Entendo qualquer opinião que seja aqui dita quanto ao treinador. Vai sempre haver malta que quer roer até à vitória, vai sempre haver gente (onde me incluo) que vê o pragmatismo à 8ª jornada como sendo o caminho menos mau, dadas todas as condicionantes de frescura física e mesmo a arbitragem do jogo em si.

• Like
Reações: pvieira91

d4rc92

Tribuna Presidencial
18 Dezembro 2014
11,216
7,613
Conquistas
4
Porto
  • Jorge Costa
  • Pinto da Costa
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Faltou/falta um médio e um extremo. De qualquer forma, tirar o Veiga e meter o Rosário não é uma substituição de quem quer ganhar, tal como meter o Mora aos 90. Borrou a cueca. O futuro dirá se teve razão.
Ha que perceber uma coisa... a partir dos 60min, ia haver certamente jogadores desgastados. Poderia ter arriscado, metendo criativos, mas era uma altura em que poderia haver pouco tempo para recuperar o resultado.

O benfica fez o seu jogo, alias, tenho que dizer que o benfica jogou com a mentalidade que jogam na champions: defender bem e tentar numa bola parada, num contra, fazer o golo. Foi prudente, contra uma equipa que realmente se quis alhear do jogo em prol de não sofrer golos.
E atenção o gajo do apito sempre teve o campo inclinado tambem, soube claramente alinhar na tactica e defender o benfica!

Dito isto, acho que fizemos um bom jogo, obviamente que com uma dificuldade acrescida devido à postura do adversario.
Tivemos as nossas chances não as soubemos aproveitar.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
12,592
17,462
O jogo de ontem foi o exemplo claro de "se não consegues ganhar, tenta pelo menos não perder". O slb veio jogar na base do bus, tentar sacar uma bola parada ou uma segunda bola, e arriscar - pouco - nos últimos 5 minutos a contar com alguma desorganização nossa. Não lhes concedemos nada, nem eles criaram nada. Foi um fific aborrecido para caralho.

É verdade que só uma equipa jogou para ganhar mas às vezes há que ser prático, aceitar a realidade e deixar um pouco de lado a emoção. Era nisso - a ânsia de ganhar, uma bola perdida, uma descompensação momentânea - que estava a apostar o zé do boné. Bem o Farioli, a não ir na conversa.

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
7,455
9,628
Se o Varela sobe não fica na zona de marcação dos dois outros médios do regime? Aí ainda teria menos espaço. Nunca na vida o Diogo Costa consegue colocar-lhe a bola aí. Com o problema adicional dos médios adversários poderem atacar a bola de frente.
Os dois médios acompanharam o Veiga e o Froholdt o jogo todo. Se mexes o Varela para fora da zona de ação dos avançados, obrigas um dos médios a libertar espaço para os nossos médios.

O Diogo não vai colocar a bola aí. O Diogo simplesmente serviria como terceiro elemento para as triangulações que fazemos em posse na defesa. É o que ele já faz quando saímos bem baixos.
A alternativa era fazer uma coisa que o Ajax também fazia, e que nós já fizemos quando está o Zaidu dentro de campo, que é baixar um dos laterais para 3 e subir o médio. Por alguma razão, o Zaidu pés de chumbo serve para isso, mas Moura/Alberto não. Suponho que tenha a ver com a velocidade do jogador.

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
25,415
21,589
Vila Nova de Gaia, 1975
Os dois médios acompanharam o Veiga e o Froholdt o jogo todo. Se mexes o Varela para fora da zona de ação dos avançados, obrigas um dos médios a libertar espaço para os nossos médios.

O Diogo não vai colocar a bola aí. O Diogo simplesmente serviria como terceiro elemento para as triangulações que fazemos em posse na defesa. É o que ele já faz quando saímos bem baixos.
A alternativa era fazer uma coisa que o Ajax também fazia, e que nós já fizemos quando está o Zaidu dentro de campo, que é baixar um dos laterais para 3 e subir o médio. Por alguma razão, o Zaidu pés de chumbo serve para isso, mas Moura/Alberto não. Suponho que tenha a ver com a velocidade do jogador.
Ele defenderam à zona. O Mourinho fartou-se de sublinhar isso. Não andaram em marcação individual. E se viste o jogo no estádio, viste, certamente, que não havia espaço algum. Eles foram muito compactos e rigorosos a defender.

• Like
Reações: ricardo.costa

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
96,020
233,325
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
O jogo de ontem foi o exemplo claro de "se não consegues ganhar, tenta pelo menos não perder". O slb veio jogar na base do bus, tentar sacar uma bola parada ou uma segunda bola, e arriscar - pouco - nos últimos 5 minutos a contar com alguma desorganização nossa. Não lhes concedemos nada, nem eles criaram nada. Foi um fific aborrecido para caralho.

É verdade que só uma equipa jogou para ganhar mas às vezes há que ser prático, aceitar a realidade e deixar um pouco de lado a emoção. Era nisso - a ânsia de ganhar, uma bola perdida, uma descompensação momentânea - que estava a apostar o zé do boné. Bem o Farioli, a não ir na conversa.
Se a equipa que está atrás no campeonato não arrisca um milímetro que seja em nenhum momento do jogo, não íamos ser nós, na fase final, a abrir a porta a uma desgraça

E não faltou muito para sermos felizes

SouDragao

Tribuna
5 Setembro 2016
3,255
2,686
Na minha opinião Mourinho acaba por sair a ganhar neste jogo pois veio claramente jogar para não perder pontos, não arriscou mas jogou sempre com ratice, deu bola ao Porto e tentou jogar no nosso erro saiu do Dragão com o ponto que queria, não festejou é certo mas não fez por sair do Dragão com mais.
Farioli por seu lado mostrou uma maturidade incrível, não se deixou ir no engodo e não arriscou demais pois sabe perfeitamente que esta equipa tem 2 meses de trabalho, os processos estão criados mas não estão enraizados, podiamos ter ganho o jogo, não falo apenas do lance do Mora mas também do possível penalti por marcar sobre o Gul, e do possivel penalti sobre o Veiga, a dualidade de critérios neste jogo foi no mínimo "estranha", os adversários caiam e a falta era assinalada de imediato, os jogadores do Porto caiam e as jogadas seguiam e assim deste modo conseguiram criar perigo.
Já sabiamos de antemão que o Mourinho ia anular o Froholdt e que vinha picar o Veiga (Já tinha sido aqui falado) e o Farioli devia ter criado um plano de contingência caso isto viesse a acontecer e na verdade o Froholdt foi mesmo anulado e o Veiga teve mentalidade para aguentar.
De salientar pela positiva novamente a exibição de Gul, aquela arrancada uiui mostrou ontem uma evolução clara face a época anterior e sinceramente penso que o Farioli tem de lhe dar minutos.
Aos que ficaram aziados pelo resultado de ontem só digo que não fiquem, há 6 meses levamos 4 desta equipa e no lado de lá os jogadores eram praticamente os mesmos, a evolução está claramente do nosso lado e iremos ser felizes no final.

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
7,455
9,628
Ele defenderam à zona. O Mourinho fartou-se de sublinhar isso. Não andaram em marcação individual. E se viste o jogo no estádio, viste, certamente, que não havia espaço algum. Eles foram muito compactos e rigorosos a defender.
Daí teres de criar o espaço.

Eles fizeram isso. O Borja caía no tony, a bola soltava para o Dedic e depois tinham 3-2 no meio campo, porque o Varela estava no meio dos centrais. E aqui, como referi acima, até entendo que faz parte do nosso sistema.

Ofensivamente, nós tínhamos de obrigar a um 3-2 no meio campo também, que o posicionamento do nosso terceiro médio nunca criou. A única vez que ele conseguiu ultrapassar aquela linha com bola, sofreu falta para amarelo.

O objetivo deles foi amarrar o jogo. O nosso trabalho deveria ter sido desamarrá-lo para podermos jogar o nosso jogo, onde seríamos superiores. Nunca o fizemos.

Pedro Manuel Bártolo

Bancada lateral
24 Junho 2019
591
807
Conquistas
4
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • José Maria Pedroto
Deu uma de borrado hoje, 25 minutos com Varela e Pablo Rosário?? O jogo pedia o Mora na saída do Gabri!
Percebo o que dizes, mas foi com a mesma combinação que ganhámos em Alvalade.
E, em minha opinião, o Mora não é (ainda) jogador para aquela posição, num jogo destes, em que tens que estar predisposto a defender tanto, quanto atacas. E o Mora ainda não é esse tipo de jogador, não naquela posição do meio-campo, que tem que saber fechar, correr atrás, cortar linhas de passes. E nisso o Rosário é muito mais útil.
E não sei se fui só eu, mas achei os gajos muito mais frescos e disponíveis fisicamente. Deve ter sido da virose..
Eh pah, correu mal porque não conseguimos marcar, estamos todos lixados (e ainda bem, porque o nosso nível subiu imenso, quando comparado com alguns meses atrás). Mas estaríamos mais se eles marcassem num chouriço e tivéssemos perdido o jogo, e ficado com estes palhaços a 1 ponto.
Não estou satisfeito, longe disso, mas também não estou lixado, por ter sido superior e por ter perdido o jogo. É aproveitar esta pausa para treinar as nuances a este sistema táctico, visto que vai ter o Varela, o Gabri e os laterais para treinar.

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
25,415
21,589
Vila Nova de Gaia, 1975
Daí teres de criar o espaço.

Eles fizeram isso. O Borja caía no tony, a bola soltava para o Dedic e depois tinham 3-2 no meio campo, porque o Varela estava no meio dos centrais. E aqui, como referi acima, até entendo que faz parte do nosso sistema.

Ofensivamente, nós tínhamos de obrigar a um 3-2 no meio campo também, que o posicionamento do nosso terceiro médio nunca criou. A única vez que ele conseguiu ultrapassar aquela linha com bola, sofreu falta para amarelo.

O objetivo deles foi amarrar o jogo. O nosso trabalho deveria ter sido desamarrá-lo para podermos jogar o nosso jogo, onde seríamos superiores. Nunca o fizemos.
Muito bem. Seguindo o teu raciocínio, para onde é que o Varela se deslocava para ficar livre da zona do regime? Para a zona do Aurnes, do Lukebakio ou do duplo pivot? Ou recuava e fazia uma linha a 3 com os centrais?

Pedro Manuel Bártolo

Bancada lateral
24 Junho 2019
591
807
Conquistas
4
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • José Maria Pedroto
Vou relembrar uma vez mais porque anda muita gente esquecida.

Em alvalade a substituição que ajuda a desbloquear o jogo é a troca aos 58 minutos do Mora pelo Rosário.

Vou repetir. Do MORA pelo ROSÁRIO.

Desta vez quem saiu foi o Veiga pelo Rosário.

Mas em Alvalade fomos audazes e aqui tivemos demasiado respeito...
Não só mas também. Em alvalade o sporting quis disputar o jogo, aqui não. Em alvalade o remate do William entrou, aqui passou a centímetros do ângulo. Se tivesse entrado...

Ruben1893

24 Julho 2019
96,020
233,325
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Eu acho que teve excesso de respeito pelo Mourinho. Contra o Rui Borges em Alvalade arriscou muito mais. A jogar em casa, devíamos ter tido um futebol mais de ataque. Mas admito que a condição física não tenha ajudado. Ainda assim, confiança absoluta no Mister.
Fez exatamente a mesma substituição que em alvalade

O sporting é que não jogou metido na toca

avr1922

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2017
8,964
6,264
Lembrança

No saudoso ano dos 91 pontos à 8ª jornada estava assim:

B - 21 pontos (1 derrota em casa contra o Portimão)
P - 20 pontos (Empate em casa contra Sporting e Marítimo)
S - 20 pontos (Empate fora com Famalicão e Porto)

Comparando com esta época, enfique tem -3 pontos, o Porto tem +2 pontos e o sportem tem -1 ponto.
O Porto já fez dois clássicos ao contrário dessa em que apenas tinha feito 1, o enfique não tinha feito nenhum e o sporte tem o mesmo numero de clássicos.

Resumidamente, pela mesma altura está a ser feito um campeonato muito melhor do que no melhor campeonato de sempre, é continuar o trabalho.

Pedro Manuel Bártolo

Bancada lateral
24 Junho 2019
591
807
Conquistas
4
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • José Maria Pedroto
Muito bem. Seguindo o teu raciocínio, para onde é que o Varela se deslocava para ficar livre da zona do regime? Para a zona do Aurnes, do Lukebakio ou do duplo pivot? Ou recuava e fazia uma linha a 3 com os centrais?
Achei o Varela demasiado estático, quando a bola circulava entre os centrais e os avançados fechavam a linha de passe. Havia sempre espaço entre os avançados e os médios que o Varela não ia ocupar, para que o central colocasse a bola no espaço. É mais arriscado, mas permitia passar essa primeira zona de pressão deles. Talvez esta pausa permita trabalhar isso, ou outras variações na nossa saída de bola.

Ruben1893

24 Julho 2019
96,020
233,325
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
O Varela não tem que ir a lado nenhum
Tem que ficar ali, atrair as marcações, tirar vários gajos do jogo e não ter bola

Acho que a equipa sabe bem como saltar esse problema mas o jogador para o fazer não está confiante nesse capítulo do seu jogo
É só ligar de frente no avançado que depois tens os 2 médios centro a atacar o jogo de frente e não de costas com 2 alas e 2 extremos em igualdade numérica por fora porque está uma imensidão de jogadores preocupada com cortar a progressão no corredor central

Sinceramente, com De Jong, ganhavamos o jogo ontem

blue_Dragon

Tribuna Presidencial
28 Junho 2017
10,877
10,295
Ja tinhamos uns 10 pontos a mais que o ano passado nos confrontos com os mesmos adversarios e ontem conseguimos mais 1 ponto porque tinhamos perdido e bem o ano passado com os corruptos.
Fomos a melhor equipa ontem e a que verdadeiramente jogou para vencer mas há dias assim e ninguem consegue vencer todos os jogos.

Obrigado Farioli por tudo e pelas alegrias que nos vais continuar a dar.

• Like
Reações: Pedro Teixeira