Isto nunca configurará coação em termos disciplinares, e para esse efeito é irrelevante o que escreva o árbitro no relatório sobre o que sentiu quando confrontado com aquilo (e eu tenho para mim que ele apenas verteu para o relatorio o sucedido e mais nada quanto a estados de alma), pois para sê-lo tinha de haver violência física ou moral (ameaça de mal importante - um ex corriqueiro: para além das imagens, constava um papel em cima da secretária com um aviso "ou te portas bem ou tratamos-te da saúde no fim).
Isto vai ficar na alçada de uma das normais gerais e abstractas do Regulamento Disciplinar que serve para tudo o que não é regulado de forma específica e cuja sanção não passa de uma mera multa.
Isto nem sequer é passível de discussão.
Qualquer estudante de direito responde a isto facilmente.
Quando ao sucedido, acho que foi um enorme erro.
Para além de ser um jogo em que não há grande capital de queixa do nosso lado, tirou o foco dos graves erros de arbitragem que têm beneficiado os rivais, permite que o sector da arbitragem se vitimize, leva a que o FCP perca autoridade quando criticar tentativas de condicionamento de arbitragem por parte de outros e abre uma brecha com um aliado.
O clube não deve comportar-se como um troll de redes sociais mesmo que isso divirta a muitos.
Depois do que sucedeu este fim de semana em Alvalade e Guimarães e durante a semana passada na Luz contra o Tondela, era o momento para marcarmos uma conferencia de imprensa e expor toda esta escandaleira que se tem passado com a arbitragem (com os casos todos) e arrasar quem tem procurado branquear esta realidade, mentindo e deturpando por forma a manipular a opinião pública.
Para alem disso, meter isto na imprensa estrangeira para dar repercussão internacional.
A verdade é que não abre brecha nenhuma.
Basta ver a atenção que isto está a ter hoje quer na imprensa escrita quer na TV , redes sociais etc.
E percebo porquê.
Os lances que eles viram ao intervalo são apenas imagens do jogo em questão. E se um árbitro ficar ofendido por ver ao intervalo lances do jogo por ele arbitrado na TV no balneário então que peça escusa.
Porque nesses casos como pode um árbitro ser chamado ao Var á frente de todo o estádio e de toda a gente que está a ver o jogo pela TV para reverter uma decisão idiota ou totalmente descabida dele no jogo?
Quanto ao mostrar o vídeo da decisão na Pontinha, um árbitro que estivesse seguro dessa sua decisão nem ligava a isso, podia achar deselegante mas jamais lhe saltava a tampa como foi noticiado pelo Record que parece muito bem informado sobre tudo isto.
A verdade é que a montanha pariu um rato, nem lampiões e calimeros que ontem defendiam coação e o caralho a 4 hoje conseguem defender isso. Que tínhamos uma estrutura maquiavélica porque editamos o vídeo em 10 minutos para mostrar ao intervalo e afins.
Andaram a fazer figura de parvos e hoje a maior parte obviamente mete a viola no saco porque tem vergonha na cara.
Com isto já se está a falar dos lances referidos no nosso comunicado, vários comentadores que não são afectos ao nosso clube referem que concordam com o conteúdo e que não se percebe os critérios.
Varias situações desde o comunicado dos orcs antes da Supertaça e o período de baixa que o corno do Veríssimo meteu aquando das declarações do Vieira em 2019. E várias situações de decisões e episódios do Veríssimo em jogos nossos incluindo esse tal do torneio da pontinha que era desconhecido da maioria dos adeptos.
Este silêncio de hoje e o arrumar de viola no saco mostram que bem ou mal conseguimos sair bem por cima de toda esta situação.
Mas claro está na minha forma de ver esta situação.