#Futebol Francesco Farioli - Treinador

Francesco Farioli

Francesco Farioli

7.73

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

7.73 Performance da Época

ricardo.costa

Bancada lateral
17 Março 2022
639
1,350
Acho que engatamos ali no jogo com o carnide. Bem se disse que a vitória nos ia catapultar.
O tão "precioso" empate que "seguramos" frente a uma equipa que fez 0 jogadas parece ter lançado alguma desconfiança na equipa.
O que me parece é que a equipa sentiu o facto de começar a jogar para mais do que uma competição, muitas vezes de três em três dias, após a pausa das seleções. Até aí tivemos sempre só campeonato e as exibições foram boas. Desde o jogo com o Rio Ave, começámos a ter competições intercaladas. E isso, na minha opinião, tem-se sentido. Falta frescura física e mental à equipa, parece-me, o que é determinante para o tipo de jogo que o Farioli quer, que é bastante intenso. O treinador percebeu isso e tem feito a gestão, quer nas escolhas, quer nos próprios jogos. Continuo a dizer: ainda não houve um jogo da LE em que tenhamos jogado no limite das capacidades, há claramente uma intenção de não ir de prego a fundo. Hoje, se o FC Porto tivesse de ganhar, como tinha de ganhar em Moreira de Cónegos, a postura e as opções tinham sido outras, não tenho dúvidas.

ricardo.costa

Bancada lateral
17 Março 2022
639
1,350
Em Famalicão, se as coisas estiverem a correr mal, não tenho nenhuma dúvida de que o treinador vai apostar para ganhar e que a equipa vai deixar a pele em campo. O que não é sinónimo de sucesso, obviamente, apenas traduz a postura. E há claramente posturas diferentes na LE e no campeonato.

ricardo.costa

Bancada lateral
17 Março 2022
639
1,350
De resto, acho que, como em tudo o que acontece agora, há um exagero brutal nas análises. Nunca achei que os primeiros jogos indicassem que teríamos um passeio absoluto nem agora acho que estamos em queda livre. O que sei é que vamos continuar a ter jogos difíceis, vamos ter empates e vamos ter derrotas, porque a época é longa, há muitos jogos e... é futebol. Muita gente iludiu-se com o arranque e achou que íamos ter uma época de rolo compressor a amassar tudo e a ganhar tudo com ópera e goleada. Esqueçam.

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
87,685
155,684
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
É que agora depois de Famalicão há 4 jogos em casa seguidos, assim dá para embalar em boas exibições e chegar a Tondela, em jornada de derby, com um pleno.
Mas não podemos falhar em Famalicão.
Não há jogos garantidos, nesse Famalicão o é nem esses em casa.
Mas principalmente Fama.
Temos deganhar nem que seja à bomba, para ultrapassar esta fase apertada no topo e o melhor possível, para então depois entrarmos num calendário à partida mais favorável.

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
87,685
155,684
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Estou fdd, já estou nervoso para domingo o_O

Preciso de ler aquela malta que é sempre hiper mega crente e nada pessimista a garantir que domingo ganhamos até folgados :whistle:
Podes ir às redes sociais do Porto ler exactamente o oposto.

Tanta malta a dar a época por perdida, despedir o treinador, derrota certa, descalabro por aí fora.
Assim ao menos vais lá, vês e ficas com a sensação clara que não precisas desses optimistas para nada, tu próprio comparado com aquela malta és um optimista.

Liberis

Tribuna
26 Maio 2014
2,551
3,367
O Sporting joga muito melhor que nós, só não vê quem não quer!!
Estranho seria o contrário, considerando o tempo que o nosso treinador teve para implementar ideias comparativamente ao treinador deles. E mesmo assim já lhes ganhamos esta época.

Os lagartos têm uma equipa base que está construída há quê, 3 épocas? No último jogo apenas Vagiannidis e Ioannidis são entradas desta época, todos os restantes vão com 2 épocas ou mais a jogar juntos.

• Trincão - 4 épocas.
  • Pote - 6 épocas.
  • Hjulmand - 3 épocas.
  • Diomande - 4 épocas.
  • Inácio - 6 épocas.
Podemos também falar da calendarização. À 10ª jornada, os lagartos já jogaram contra 5 dos clubes que militam abaixo da metade de tabela. Nos únicos 2 confrontos clássicos, perderam o jogo conosco e empataram com o Braga, descartando também a derrota com os mouros para a Supertaça.

A nossa calendarização foi absurda. Da metade da tabela para abaixo, jogamos contra apenas 3 clubes, Arouca, Rio Ave e Casa Pia. Em confrontos clássicos, vencemos Braga e Lagartos, empatamos com os mouros. Já vencemos também Moreirense e Gil Vicente em deslocações.

Não estou aqui a fazer comparações para nos depreciar nem para desculpar um empate no jogo de hoje, mas o nosso treinador tem de fazer uma gestão imensa dum plantel que tem parcas opções vindas do banco, enquanto se lhe pede que ganhe o Campeonato e se reerga o estatuto Europeu do clube.

Tem de haver uma gestão de expectativas adequada, até mesmo quanto ao caudal de jogo.

Clubman

Tribuna Presidencial
24 Julho 2020
14,421
17,914
Estranho seria o contrário, considerando o tempo que o nosso treinador teve para implementar ideias comparativamente ao treinador deles. E mesmo assim já lhes ganhamos esta época.

Os lagartos têm uma equipa base que está construída há quê, 3 épocas? No último jogo apenas Vagiannidis e Ioannidis são entradas desta época, todos os restantes vão com 2 épocas ou mais a jogar juntos.

• Trincão - 4 épocas.
  • Pote - 6 épocas.
  • Hjulmand - 3 épocas.
  • Diomande - 4 épocas.
  • Inácio - 6 épocas.
Podemos também falar da calendarização. À 10ª jornada, os lagartos já jogaram contra 5 dos clubes que militam abaixo da metade de tabela. Nos únicos 2 confrontos clássicos, perderam o jogo conosco e empataram com o Braga, descartando também a derrota com os mouros para a Supertaça.

A nossa calendarização foi absurda. Da metade da tabela para abaixo, jogamos contra apenas 3 clubes, Arouca, Rio Ave e Casa Pia. Em confrontos clássicos, vencemos Braga e Lagartos, empatamos com os mouros. Já vencemos também Moreirense e Gil Vicente em deslocações.

Não estou aqui a fazer comparações para nos depreciar nem para desculpar um empate no jogo de hoje, mas o nosso treinador tem de fazer uma gestão imensa dum plantel que tem parcas opções vindas do banco, enquanto se lhe pede que ganhe o Campeonato e se reerga o estatuto Europeu do clube.

Tem de haver uma gestão de expectativas adequada, até mesmo quanto ao caudal de jogo.
Mas é que eles não jogam nada melhor que nós, tanto que levaram na pá sem espinhas em pleno alvalidl e não fossem os padres ja estavam prai a uns 7 pontos, e isto como dizes, com um calendario bem mais facil.
Mas para alguns a galinha da vizinha é que é

14 Janeiro 2025
2,957
4,468
Um gajo goza com os lampiões que não jogam um caralho, mas nós estamos a caminho do mesmo.. depois vemos o lagartos a melhorar o seu jogo.

O que se passa mister?
Mas qual melhorar?
Com a Juve não perderam por 3 ou 4 porque não calhou, oportunidades flagrantes não faltaram à Juve, o redes salvou-os n vezes. E uma Juve fraca que tem 3 empates em 4 jogos.
Com o Alverca ficou por expulsar o Diomande estava 0-0 e mesmo assim só na fase final do jogo conseguiram ganhar por 2-0. Que potência.
Com o Marselha não estavam a jogar nada, o Marselha ganhava e dominava, depois houve a paragem cerebral do jogador francês que pôs o Marselha a jogar com 10 durante mais de 45 minutos e só assim é que o zbordem jogou alguma coisa, mas mesmo assim precisaram de 1 grande chouriço mesmo a acabar para conseguirem ganhar.
Onde é que isto é melhorar? Sorte e arbitragem é o que é.

• Like
Reações: aaveloso

Portista in Sofia

Tribuna Presidencial
29 Agosto 2022
5,443
6,487
É um borrado.
Devia ser como o Vicens, com um futebol de super posse muito elogiado, que perdeu com o Porto e bem, hoje perdeu com o Genk sem espinhas e domingo vai perder com o Moreirense.
Mas implementa um excelente futebol, dizem, nada resultadista.
Que vale é que o Vicens treina o Braguinha e não o FC Porto. Estou me a cagar para o que os outros fazem ou deixam de fazer. Maior defensor que eu de Farioli mesmo antes de vir para cá não há. Tanto o pedi.

Mas não posso deixar de dizer quando as coisas não estão bem, quando os sinais são ou começam a ser preocupantes. Se tu achas que não, oxalá tenhas razão.

RuiFilipe10

💙🔵⚪️
28 Abril 2015
18,235
19,236
30
Mas é que eles não jogam nada melhor que nós, tanto que levaram na pá sem espinhas em pleno alvalidl e não fossem os padres ja estavam prai a uns 7 pontos, e isto como dizes, com um calendario bem mais facil.
Mas para alguns a galinha da vizinha é que é
Mas sempre foi assim , tudo que é dos outros é melhor , ontem vi malta a dizer que os mouros jogam melhor . Claro que jogam , tem se visto claramente isso , sao um rolo compressor

Acho que é obvio que baixamos um pouco o rendimento , mas acredito que nesta fase seja mais importante as vitórias que as exibições . No próximo ciclo pós seleções convém subir o nível novamente

GANHAR EM FAMALICÃO

mantower

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
5,786
7,711
Conquistas
3
  • Jorge Costa
  • Kelvin
  • Alfredo Quintana
A única coisa que aponto ao Farioli é que tem que deixar de ser cagão. De resto, é a pessoa certa no clube certo e com os jogadores certos.

Mas o nosso ADN não é de cagão, é de lutar contra tudo e todos.

Se com o Benfica até consigo perceber (com dificuldade mas percebo, tendo em especial conta a orgia de felacios que andava a ser feita ao Benfica de Mourinho e o medo do campo inclinadissimo para não os permitir ficar a 7 pontos), no jogo de ontem não pode ser, tem que ir para cima com tudo e tirar o Prpic - ou até o Bednarek - para meter o Samu

Obviamente que o que ele viveu no Ajax deve estar a mexer com ele e a dar lhe esta visão mais calculista. Mas ele só tem que pensar é que sem ele este Ajax está uma nódoa. São os últimos classificados na Champions e quartos no campeonato, já a 8 pontos do líder. Mesmo tendo perdido, tenho a certeza que ele teve muito mérito

• Like
Reações: Portista in Sofia

Joji

Arquibancada
27 Maio 2025
167
299
Mais uma vez falta de ambicao e muita, muita cautela, preferindo empatar que fazer tudo para ganhar, mesmo contra 10 e uma equipa de caca.
Nao entendo, futebol nao e matematica, nao e por teres gestao cuidada num jogo que vais automaticamente jogar melhor noutro. O futebol e um jogo acima de tudo mental, se tu ganhas, os jogadores tem outra dinamica, se tu perdes ou empatas ou amedrontas a tua equipa, focando na parte defensiva acima de tudo, eles mesmo que descansados, nao metem o pe, nao arriscam.

Com esta gestao e mind set, o Farioli arrisca-se a perder tudo. Muito dificil entender como mete o Froholdt e o Alberto Costa, claramente opcoes defensivas e de segurar o jogo, quando tinhamos acabado de marcar o golo, eles com 10 e tinhamos tudo pra partir pra cima deles. Este era um jogo para lancar o Mora.

Enfim, pode ser que tudo isto seja estrategia temporaria, isto e, a LE esta em ultimo nas prioridades e enquanto os jogos forem de grau de dificuldade inferior, roda-se a equipa usando a competicao como treino e para perceber com quem podemos contar. Depois em Janeiro, com possiveis reforcos, pode ser que a coisa mude de figura.
Se assim e, e puro pragmatismo, custa-me como portista, mas nao tenho memoria curta e o ano passado vai ficar para sempre na memoria, por isso ate entendo.

Espero fervorosamente que esta gestao de frutos contra o Famalicao, que esse sim e um jogo crucial. E ganhar ou ganhar. Mas pessoalmente, preferia uma equipa que de sempre tudo para ganhar, em vez de uma que engonha a pensar noutro jogo.

Última edição:
Roma

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
11,105
7,397
36
Porto
Das coisas que me deixa mais "louco" é a panca de dizerem que foi com muita cautela porque não meteu 2 avançados em jogo. Muitos não devem ser do tempo quando AVB precisava de ganhar um jogo e tirava um extremo para meter um médio.

Obviamente que se não resultasse também , era criticado. Iam dizer que só despejávamos bolas na área e não podia ser assim.

Não é por ter 2 pontas de lança que se é mais ousado ou não. Alias em Moreirense ele jogou alguns minutos com o Gul e Samu ao mesmo tempo. Foi ai que chegamos ao golo da vitória ? Não. Foi precisamente quando desfez isso e voltou á formula original.

Hoje a posse de bola já não conta , certo ? A indignação que se viu porque o Braga teve mais posse de bola. Hoje arrasamos nesse aspeto. Adiantou de caralho.

Posto isto não consigo perceber minimamente as criticas ao jogo de ontem. Fizemos uma boa primeira parte ( das melhores dos últimos jogos até ). Na segunda o golo deles nasce de uma desatenção ( e mais uma vez sofremos golo num chouriço). Tivemos oportunidades mais que suficientes para ganhar o jogo. Eles começaram a jogar com 10 e nós recuamos ? Não vi nada disso sinceramente.

Diria até que foi a nossa melhor exibição na liga europa e a melhor desde o jogo com o benfica. Simplesmente a diferença é que não fomos felizes na finalização.

Desculpem agora o meu desabafo e muitos aqui já disseram que tenho paciência mas eu quero mesmo insistir nisto.

Acho que muita gente não tem noção daquilo que estamos a fazer esta época. Sejam um bocado realistas por favor, pensem um bocado. Vimos de 2 anos absolutamente HORRIVEIS. Em que não fomos competitivos em campo. Não contávamos para o Totobola. Uma desgraça de futebol jogado, uma desgraça de plantéis e treinadores ( principalmente no ultimo ano). Com isto em cima, levávamos uma crise profunda na gestão do clube a nível financeiro. Com umas eleições pelo meio, com assembleias de horror, processos pretorianos, mortes de figuras queridas. Os últimos 2/3 anos têm sido dos mais difíceis de sempre do nosso clube.

E vocês pensavam que chegava aqui um treinador e que em 4 meses conseguia meter o Porto na perfeição que vocês querem ? Em que teve que trabalhar com uma remodelação enorme no plantel. Teve que trabalhar em cima de épocas de merda e com os jogadores com uma moral completamente em baixo. 4 meses! 4 meses! E o que temos ?

- Primeiros no campeonato. Onde já fomos ganhar a Alvalade, a Barcelos, a Moreira de Conegos, ao Braga, ao Vitoria. Só falta mesmo agora o Famalicão e depois ir aos Açores para completar o ciclo mais difícil da época.

- Todas as grandes equipas começam pela defesa. Uma boa defesa ganha campeonatos como se ouve muitas vezes dizer. Somos a melhor defesa e a equipa que menos ocasiões permite na europa! Um resumos dos golos sofridos até agora : Um auto golo em Alvalade, um golo sofrido contra o Estrela Vermelha fruto de uma desatenção individual, 2 golos de penalty frente ao Nottingham, golo do Moreirense que bate num defesa e trai o GR, golo do Braga depois de um lance esquisito como o crl e outro golo agora na holanda que bate num defesa também.

- ofensivamente a equipa pode dar mais ? Pode claro. Mas lembro-vos e olhem para o nosso calendário até agora e para o dos rivais. Somos o segundo melhor ataque da prova e jogamos contra aquelas equipas que mencionei em cima. O sporting só tem mais dois golos marcados que nós e o benfica menos 2 e jogaram a maior parte das vezes contra as equipas do fundo da tabela.

De relembrar que temos de um lado um sporting que é bi-campeão. Perdeu a vaca sueca mas manteve a base toda da equipa. Jogadores que jogam juntos há 2/3/4/5 anos. Com o mesmo treinador do ano passado. E a trabalharem sobre vitórias e titulos da época passada. Temos um benfica que é rei e senhor das contratações por milhões e milhões, que jogam todos os jogos com ajuda divina dos arbitros.

Claro que o treinador não pode estar num altar e ser sempre elogiado. Tem que haver critica ( construtiva claro ) sempre. Somos assim exigentes, por isso eu percebo as criticas de muitos. Está no nosso ADN. Até o filho da puta do mourinho foi criticado. Até AVB levou uns assobios. Faz parte de nós e fará sempre. Mas as realidades eram diferentes.

Obviamente que as exibições era melhores no inicio da época! Tínhamos semanas limpas e não jogos de 3 em 3 dias. E jogos exigentes! Uma coisa é jogar a um domingo em casa contra o Tondela, depois ir a meio à europa e depois jogar a um domingo contra um AVS. O plantel não é assim tão excelente para rotação como muitos fazem crer. Temos um plantel muito melhor que o ano passado mas com algumas carências ainda! Tivemos algumas lesões importantes. Os jogadores demoram depois a entrar no ritmo.

Resumindo : Este anos temos que ser mais racionais e menos emotivos. Temos é que ganhar. Temos é que acabar o campeonato com mais um ponto que o segundo. Vai haver jogos que vamos jogar melhor e pior. Mas de uma coisa não podemos apontar. A equipa está bem montada, quer muito a vitória e matam-se por isso.

Continuo a acreditar muito em Farioli e acho mesmo que foi a melhor coisa que nos aconteceu nos últimos anos. Tem uma equipa técnica bastante competente também.