#Futebol Francesco Farioli - Treinador

Francesco Farioli

Francesco Farioli

7.75

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

7.75 Performance da Época

Fyodor

Arquibancada
3 Novembro 2025
316
862
Agora é o Sporting que joga melhor do que nós.

O Sporting que se viu cagado para ganhar ao Alverca em casa e teve uma expulsão perdoada ao Diomande com 0-0 no marcador. Um Sporting que se viu cagado para ganhar a um dos últimos da 2ª Liga. Um Sporting que estava a ser completamente vulgarizado pelo Marselha em casa até ao momento da expulsão para os franceses e que só chegou à vantagem num golo com um ressalto de matraquilhos. Um Sporting que empatou em casa com o Braga. Um Sporting que perdeu em Nápoles e um Sporting que ganhou no Estoril por 0-1 com um golo irregular.

É só mesmo falar mal por falar, despejar as frustrações todas onde der.

Enfim. Gostava de ver os lagartos a passarem por um ciclo de jogos como o nosso mais recente.

Santa imbecilidade.

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
11,618
8,106
Criticar o Farioli é aceitavel, eu também pontualmente o faço, agora agendas não passam. Ainda tracei um amigo meu, completamente aleinado de PdC sempre pronto a malhar. bastou mandar vir uma cerveja para o calar. Fácil.
Criticar o Farioli é aceitável porque toda a gente comete erros e ninguém está acima da critica.

Agora acharem como muitos acham que um treinador tem de ser alguém milagreiro, isso é que é errado, mas muita gente não compreende isso.

Foi feito um esforço financeiro gigantesco para reforçar a equipa e as contratações foram boas mas o plantel está longe de ser perfeito. Há carências bem evidentes e é natural que o trabalho de qualquer treinador se ressinta disso.

Mas tirando este resultado, os resultados até tem superado as expectativas. Uma equipa que em 10 jogos para o campeonato, alguns jogos complicados e tem 9V e 1E não está assim tão mal.

• Like
Reações: Moreira e Roma

ultimate_dr4gon_24

Bancada lateral
27 Janeiro 2024
873
1,638
O Sporting joga muito melhor que nós, só não vê quem não quer!!
Calma com essas analises tambem.

Admito que o Sporting apresente um futebol mais acutilante (neste momento), mas não fosse os bois do apito e ja iam para ai a 6 ou 7...

E esta serie foi muito mais simpatica para eles do que para nos (ate mesmo na europa tiveram um jogo em casa enquanto que nós basicamente passamos o mes fora de casa)

Enquanto fomos a Moreira e jogamos com o Braga (onde eles perderam pontos)

Eles foram a Tondela e jogaram em casa com o Alverca (e sabe Deus e a APAF como ganharam este jogo)

• Like
Reações: Moreira

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
98,578
237,956
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Agora acharem como muitos acham que um treinador tem de ser alguém milagreiro, isso é que é errado, mas muita gente não compreende isso
Não é ser milagreiro, é, muitas vezes, o treinador estar errado por não fazer o que eu quero

Calha de um dia rebentar com a estabilidade da equipa, mandar tudo lá para cima e mamar um golo, vão dizer que devia ter metido o Rosario, por exemplo, em vez de um avançado

Vida de treinador é foda
Também ganham muita guita para aturar coisas assim, faz parte

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
11,618
8,106
Não é ser milagreiro, é, muitas vezes, o treinador estar errado por não fazer o que eu quero

Calha de um dia rebentar com a estabilidade da equipa, mandar tudo lá para cima e mamar um golo, vão dizer que devia ter metido o Rosario, por exemplo, em vez de um avançado
E nesse dia vão dizer que a equipa tem deficiências em transição defensiva.

As analises de muitos adeptos faz-me lembrar aquele ditado "todos ralham e ninguém tem razão".

O impressionante é a dificuldade que muitos adeptos tem analisar coisas simples do jogo. Ninguém esta a pedir a profundidade de analise ao nível de um bom treinador por exemplo. Eu não sou treinador e provavelmente também não conseguirei faze-la, mas há coisas que os adeptos após visualizarem muitos jogos poderiam aprender, mas pronto é que é.

• Like
Reações: Moreira

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
11,110
7,430
36
Porto
O Sporting joga muito melhor que nós, só não vê quem não quer!!
Nota-se quando os jogos sobem de exigência.

benfica supertaça - derrota.
porto - derrota
braga - empate
famalicao fora - vitoria levados ao colo
Napoles - derrota
juventus - empate
marselha - vitoria só quando estavam com +1

Os nossos

sporting - vitória
braga - vitória
moreirense fora - vitória
salzburg - vitória
gil vicente fora - vitória
benfica - empate
nottingham - derrota , 2 golos de penalty

E estás a comparar uma equipa que a maior parte dos jogadores jogam juntos há 3/4/5 anos e vem de ser bi campeão com outra que está há 4 meses e com um treinador novo e vem de duas épocas horríveis. E estás a comparar um plantel que tem claramente melhores e mais soluções ofensivas que nós. Mau era se não jogassem melhor!

Só não vê quem não quer.

Fyodor

Arquibancada
3 Novembro 2025
316
862
Nota-se quando os jogos sobem de exigência.

benfica supertaça - derrota.
porto - derrota
braga - empate
famalicao fora - vitoria levados ao colo
Napoles - derrota
juventus - empate
marselha - vitoria só quando estavam com +1

Os nossos

sporting - vitória
braga - vitória
moreirense fora - vitória
salzburg - vitória
gil vicente fora - vitória
benfica - empate
nottingham - derrota , 2 golos de penalty

E estás a comparar uma equipa que a maior parte dos jogadores jogam juntos há 3/4/5 anos e vem de ser bi campeão com outra que está há 4 meses e com um treinador novo e vem de duas épocas horríveis. E estás a comparar um plantel que tem claramente melhores e mais soluções ofensivas que nós. Mau era se não jogassem melhor!

Só não vê quem não quer.
Daqui a pouco estão a dizer que não merecíamos estar no 1º lugar e que é tudo sorte.

Frustrações de adeptos que meteram na cabeça, depois do excelente início de época, que a obrigação era ganhar todos os jogos e não sofrer golos em nenhum.

Tudo o que não corresponda à ilusão que criaram na cabeça deles é uma merda.

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
25,647
21,757
Vila Nova de Gaia, 1975
Tenho saudades do hawkeyes. Do verdadeiro, nao desta versao em que a conta foi manfestamente hackeada.

O verdadeiro hawkeyes era aquele elemento diferente que pensava pela propria cabeça, era frio e tentava sempre focar nos aspectos negativos para alertar que se calhar iamos no mau caminho ou que isto ou aquilo nao estava bem.

Esta nova versao que transforma post's banais com uma ou outra critica ou um ou outro apontamento em supostos pedidos de despedimento e que nao consegue apontar um unico defeito ao treinador ou à nossa forma medonha (tambem se pode questionar a preparaçao fisica por exemplo... a policia nao vai aparecer por aqui e levar-te, tranquilo) é uma versao muito estranha.

Nao se pode passar de espirito 100% e unicamente critico para um espirito 100% e unicamente anti critico e até com laivos de alucinaçao em que supostamente o nosso treinador estaria a sofrer uma mega contestaçao.

Quem quer que esteja por tras dessa conta neste momento, devolve nos o hawkeyes!
O teu problema é não saberes ser equilibrado.

Pensas que se critica por criticar, sem ter qualquer espírito crítico por detrás.

Daí que nunca entendeste as críticas fundamentadas ao teu mais que tudo e pensavas que tudo se reduzia a questões de amor/ódio...

Eu não tenho problema nenhum em ir contra a turba se achar que a turba está errada.

• Like
Reações: TGarcia87 e Roma

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
34,807
16,926
Das coisas que me deixa mais "louco" é a panca de dizerem que foi com muita cautela porque não meteu 2 avançados em jogo. Muitos não devem ser do tempo quando AVB precisava de ganhar um jogo e tirava um extremo para meter um médio.

Obviamente que se não resultasse também , era criticado. Iam dizer que só despejávamos bolas na área e não podia ser assim.

Não é por ter 2 pontas de lança que se é mais ousado ou não. Alias em Moreirense ele jogou alguns minutos com o Gul e Samu ao mesmo tempo. Foi ai que chegamos ao golo da vitória ? Não. Foi precisamente quando desfez isso e voltou á formula original.

Hoje a posse de bola já não conta , certo ? A indignação que se viu porque o Braga teve mais posse de bola. Hoje arrasamos nesse aspeto. Adiantou de caralho.

Posto isto não consigo perceber minimamente as criticas ao jogo de ontem. Fizemos uma boa primeira parte ( das melhores dos últimos jogos até ). Na segunda o golo deles nasce de uma desatenção ( e mais uma vez sofremos golo num chouriço). Tivemos oportunidades mais que suficientes para ganhar o jogo. Eles começaram a jogar com 10 e nós recuamos ? Não vi nada disso sinceramente.

Diria até que foi a nossa melhor exibição na liga europa e a melhor desde o jogo com o benfica. Simplesmente a diferença é que não fomos felizes na finalização.

Desculpem agora o meu desabafo e muitos aqui já disseram que tenho paciência mas eu quero mesmo insistir nisto.

Acho que muita gente não tem noção daquilo que estamos a fazer esta época. Sejam um bocado realistas por favor, pensem um bocado. Vimos de 2 anos absolutamente HORRIVEIS. Em que não fomos competitivos em campo. Não contávamos para o Totobola. Uma desgraça de futebol jogado, uma desgraça de plantéis e treinadores ( principalmente no ultimo ano). Com isto em cima, levávamos uma crise profunda na gestão do clube a nível financeiro. Com umas eleições pelo meio, com assembleias de horror, processos pretorianos, mortes de figuras queridas. Os últimos 2/3 anos têm sido dos mais difíceis de sempre do nosso clube.

E vocês pensavam que chegava aqui um treinador e que em 4 meses conseguia meter o Porto na perfeição que vocês querem ? Em que teve que trabalhar com uma remodelação enorme no plantel. Teve que trabalhar em cima de épocas de merda e com os jogadores com uma moral completamente em baixo. 4 meses! 4 meses! E o que temos ?

- Primeiros no campeonato. Onde já fomos ganhar a Alvalade, a Barcelos, a Moreira de Conegos, ao Braga, ao Vitoria. Só falta mesmo agora o Famalicão e depois ir aos Açores para completar o ciclo mais difícil da época.

- Todas as grandes equipas começam pela defesa. Uma boa defesa ganha campeonatos como se ouve muitas vezes dizer. Somos a melhor defesa e a equipa que menos ocasiões permite na europa! Um resumos dos golos sofridos até agora : Um auto golo em Alvalade, um golo sofrido contra o Estrela Vermelha fruto de uma desatenção individual, 2 golos de penalty frente ao Nottingham, golo do Moreirense que bate num defesa e trai o GR, golo do Braga depois de um lance esquisito como o crl e outro golo agora na holanda que bate num defesa também.

- ofensivamente a equipa pode dar mais ? Pode claro. Mas lembro-vos e olhem para o nosso calendário até agora e para o dos rivais. Somos o segundo melhor ataque da prova e jogamos contra aquelas equipas que mencionei em cima. O sporting só tem mais dois golos marcados que nós e o benfica menos 2 e jogaram a maior parte das vezes contra as equipas do fundo da tabela.

De relembrar que temos de um lado um sporting que é bi-campeão. Perdeu a vaca sueca mas manteve a base toda da equipa. Jogadores que jogam juntos há 2/3/4/5 anos. Com o mesmo treinador do ano passado. E a trabalharem sobre vitórias e titulos da época passada. Temos um benfica que é rei e senhor das contratações por milhões e milhões, que jogam todos os jogos com ajuda divina dos arbitros.

Claro que o treinador não pode estar num altar e ser sempre elogiado. Tem que haver critica ( construtiva claro ) sempre. Somos assim exigentes, por isso eu percebo as criticas de muitos. Está no nosso ADN. Até o filho da puta do mourinho foi criticado. Até AVB levou uns assobios. Faz parte de nós e fará sempre. Mas as realidades eram diferentes.

Obviamente que as exibições era melhores no inicio da época! Tínhamos semanas limpas e não jogos de 3 em 3 dias. E jogos exigentes! Uma coisa é jogar a um domingo em casa contra o Tondela, depois ir a meio à europa e depois jogar a um domingo contra um AVS. O plantel não é assim tão excelente para rotação como muitos fazem crer. Temos um plantel muito melhor que o ano passado mas com algumas carências ainda! Tivemos algumas lesões importantes. Os jogadores demoram depois a entrar no ritmo.

Resumindo : Este anos temos que ser mais racionais e menos emotivos. Temos é que ganhar. Temos é que acabar o campeonato com mais um ponto que o segundo. Vai haver jogos que vamos jogar melhor e pior. Mas de uma coisa não podemos apontar. A equipa está bem montada, quer muito a vitória e matam-se por isso.

Continuo a acreditar muito em Farioli e acho mesmo que foi a melhor coisa que nos aconteceu nos últimos anos. Tem uma equipa técnica bastante competente também.
Completamente de acordo.

Não é por meter mais avançados que se cria mais perigo, é mesmo por ter uma estrutura que chega ao último terço em vantagem numérica e emocional.

Ontem a Primeira parte foi de posse dominante (quase 75%) com progressão limpa até ao último terço, pressão coordenada, onde o Utrecht praticamente não sai a jogar, na transição defensiva a linha média fechou rápido e o golo sofrido vem de um desvio fortuito, não de erro tático coletivo.

Portanto a estrutura respondeu. O plano foi cumprido. Faltou eficácia, não ideias.

Podem criticar o que quiserem sobre Farioli, mas a meu ver a equipa tem estado excelente em vários cenários e momentos nos jogos. Só tive pena de não termos ganho frente ao rival eterno e ai nem se lembram da gestão complexa que se teve de realizar. Frente ao Braga, perdemos o meio campo por completo e quando entra o Rosário equilibramos a organização e toda a estrutura da equipa.

Ontem, pecamos na eficácia, pois o Utrecht nem foi assim tão forte quanto isso. A equipa esteve bem, criou lances suficientes para ganhar, mas não marcou. A equipa está a assimilar bem os processos de Farioli e de forma inteligente vai ganhando os jogos.

Muitos esquecem que foram pelo menos:
  • Dois anos de entropia tática e emocional;
  • Plantel reconstruído sob limites financeiros severos;
  • Um treinador novo, com ideias de futebol posicional, a pegar numa equipa que vinha de futebol reativo e direto;
  • E tudo isto em 4 meses.
O salto competitivo e cultural é gigante, pois nem uma boal parada já éramos fortes.

Mesmo que ainda falte fluidez ofensiva, a base está a ser consolidada e com ajustes em Janeiro, acredito que ainda seremos mais fortes.

Jogadores a meu ver que encaixariam no modelo de Farioli e aumentariam qualidade e opções para os seus modelos táticos e ideias:

Lateral Esquerdo El Karouani (Utrecht), ou Bradley Locko ( Stade Brestois 29 ) ou mesmo

Médio 8/6 híbrido Box-to-box construtor Hezze (Olympiacos)

Avançado móvel Complemento a Samu e cobertura de Luuk --> Thijs Dallinga (Toulouse)

Extremo direito destro Desequilíbrio e profundidade Ilias Akhomach (Villarreal)

O mercado está cheio de jogadores com perfil de Farioli e é só conseguirmos ajustar bem o plantel.

dikalelfortress

Bancada central
16 Maio 2020
1,022
2,740
E a surpresa? É que ainda não percebi.

O Sporting continua com um excelente plantel, com jogadores importantes com mais anos de clube como já se disse aqui e tem mais jogadores criativos que nós.

Não percebo onde está a dificuldade de ver isso.
Exatamente, do médio defensivo para a frente todos são jogadores que têm criatividade, os médios e os avançados deles jogam bem em espaços curtos, os nossos não, isso nota-se claramente

Mas acho que Janeiro pode mudar um pouco isso, mas teremos que investir (se der)

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
34,807
16,926
Outro pormenor que gostava de contar com esta equipa técnica, era de facto começar a aparecer alguém da formação. Ainda é cedo, eu sei, mas com calma pode acontecer.

Um médio que encaixa na perfeição na ideia de Farioli é o Gustavo Sá.

Fyodor

Arquibancada
3 Novembro 2025
316
862
Se em Julho ou até mesmo Agosto, alguém vos dissesse que por início de Novembro estaríamos em 1º lugar com 3 pontos de vantagem sobre o Sporting e 4 sobre o Benfica, com um calendário com visitas a Alvalade, Barcelos, Vila do Conde, Arouca, Moreira de Cónegos, e receção a Benfica e Braga? Acho que nem o mais otimista dos adeptos acreditaria.

Falo por mim, fiquei bastante preocupado com o calendário quando foi sorteado e só pensava em chegar vivo ao final da 1ª volta, ou seja, na luta. O FC Porto vencendo em Famalicão, fica numa posição extremamente privilegiada para chegar ao final da primeira volta com uma vantagem pontual maior sobre os dois rivais. Há um Benfica x Sporting, um Benfica x Moreirense, um Braga x Benfica, um Vitória x Sporting, um Gil Vicente x Sporting... veremos o que nossos rivais farão.

Não há qualquer tipo de justificação para o nível de críticas à equipa atual nem para este pessimismo que subitamente se abateu sobre muitos adeptos só porque empatamos um jogo em Utrecht onde rodamos grande parte do 11.

Última edição:

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
11,618
8,106
Exatamente, do médio defensivo para a frente todos são jogadores que têm criatividade, os médios e os avançados deles jogam bem em espaços curtos, os nossos não, isso nota-se claramente

Mas acho que Janeiro pode mudar um pouco isso, mas teremos que investir (se der)
E por isso a necessidade de termos mais um médio criativo e um extremo mais forte no 1x1. Se temos a capacidade financeira de em Janeiro trazer alguém com essas características, isso são outros quinhentos.

O que foi feito no Verão foi bem feito mas foi um trabalho que por falta de capacidade financeiro ficou incompleto.

• Like
Reações: dikalelfortress

dikalelfortress

Bancada central
16 Maio 2020
1,022
2,740
E por isso a necessidade de termos mais um médio criativo e um extremo mais forte no 1x1. Se temos a capacidade financeira de em Janeiro trazer alguém com essas características, isso são outros quinhentos.

O que foi feito no Verão foi bem feito mas foi um trabalho que por falta de capacidade financeiro ficou incompleto.
Concordo completamente, aliás logo quando o mercado fechou disse aqui que ficávamos muito pobres em magia e criatividade e que isso se ia notar a médio prazo, a nossa equipa simplesmente é curta ofensivamente, muito curta, precisamos de jogadores criativos

Levei bastantes críticas (respeito perfeitamente, isto é um fórum livre) porque a equipa e o nosso ataque era mais que suficiente e tal... não é, nem lá perto

Mas o dinheiro não abunda e por isso dentro dos limites acho que fizemos um bom mercado, muito bom, mas incompleto

Mesmo assim conseguimos estar em primeiro lugar, mérito de todos e conseguimos (para já) contornar esses "problemas"

Mas era tão óbvio que estavamos carentes de magia no final do mercado, tão óbvio

• Like
Reações: pensador

Sonic

Tribuna
13 Fevereiro 2024
3,753
6,414
O teu problema é não saberes ser equilibrado.

Pensas que se critica por criticar, sem ter qualquer espírito crítico por detrás.

Daí que nunca entendeste as críticas fundamentadas ao teu mais que tudo e pensavas que tudo se reduzia a questões de amor/ódio...

Eu não tenho problema nenhum em ir contra a turba se achar que a turba está errada.
Pronto ok. Provavelmente é uma mera coincidencia o facto de teres deixado a postura de "aponta defeitos" desde que saiu o tal meu "mais que tudo" para passar a ser apenas um "aponta virtudes".

Ja com VB foi assim. Igual com MA. Certamente uma coincidencia.

A procura de defeitos ou detalhes negativos eram exclusivamente para o outro mongo de Coimbra.

Desde que saiu so vimos perfeiçao por isso é normal o teu espirito critico ter desaparecido.

My bad.

matias

Bancada central
4 Setembro 2015
1,762
969
Frustrações de adeptos que meteram na cabeça, depois do excelente início de época, que a obrigação era ganhar todos os jogos e não sofrer golos em nenhum.
Deixa lá que esses exageros também... ninguém diz que se tem que ganhar os jogos todos e não sofrer golos. Porque é que inventam esses argumentos?

Há adeptos de todos os tipos, desde os sempre optimistas aos sempre pessimistas. Pelo meio há também aqueles para quem as coisas estão assim-assim, sabem que vieram de épocas brutais para qualquer adepto, estavam muito felizes no início da época por voltar a ver bom futebol e agora já só desejam voltar a ter um jogo descansado sem sofrer até ao final, que conseguem ver que a equipa perdeu qualidade de jogo e começou a sofrer golos e gostavam de perceber a razão, que questionam se o plantel afinal é tão bom como parecia. Mas que não querem o Anselmi de volta. Nada de mais.