#Futebol Francesco Farioli - Treinador

Francesco Farioli

Francesco Farioli

7.58

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

7.58 Performance da Época

apostador87

Tribuna Presidencial
26 Novembro 2013
18,474
26,674
Conquistas
8
38
Lagos
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Deco
Tenho a opinião não popular que o Borja foi o reforço mais ao lado. Bom jogador, mas não o ideal para este tipo de jogo nem para a maior parte dos jogos. Para jogar em contra ataque era perfeito, até a aparecer ali no meio. Assim não faz um drible, uma tabelinha eficaz um remate de fora para dentro. Faz aqueles carrinhos em cima do lateral que dão lançamento para os adversários que animam o estádio. Mas acho que vivemos bem sem isso. Precisávamos de um extremo de outras características.
Não é que a lógica deveria ser esta , mas por exemplo , entre o Galeno e o Borja preferia 10x o Borja Sainz.

O Borja vai explodir , quase de certeza , e para mim está numa posição que não lhe favorece a forma como ataca.
E o que oferece a nivel defensivo?
Isso também equilibra muito uma equipa.
O Borja para o ano faz 20 golos.

DiegoRodrigo_FCP

Bancada central
28 Dezembro 2023
2,379
3,528
O Rayan do Vasco tinha sido bem comprado!

Esta a ter uma evolução muito boa. O Porto deveria pensar em subir a parada e não deixar escapar este miúdo prodígio.

Era o substituto ideal do Pepê na proxima epoca, em caso de saida.

Este Rayan faz-me lembrar o Hulk.
Pé esquerdo canhão e muito explosivo.

Um diamante.

Ricky Silva

Lugar Anual
18 Julho 2025
3,289
7,263
[v
O Rayan do Vasco tinha sido bem comprado!

Esta a ter uma evolução muito boa. O Porto deveria pensar em subir a parada e não deixar escapar este miúdo prodígio.

Era o substituto ideal do Pepê na proxima epoca, em caso de saida.

Este Rayan faz-me lembrar o Hulk.
Pé esquerdo canhão e muito explosivo.

Um diamante.
No Brasil já dizem que o Real pode ir aos 50 milhões por ele. Acho sinceramente que esse comboio já passou.

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
25,973
88,015
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Já agora, és capaz de me dar exemplos de duplas com dois centrais canhotos em equipas de relevo?
é um pouco difícil visto que existem muito mas muito menos canhotos a jogar à bola do que destros.

por isso a probabilidade é quase residual.

além de que nós os canhotos, somos incrivelmente toscos a jogar com o pé contrário, e já os destros conseguem desenrascar.

mesmo na lateral esquerda cada vez existem mais destros porque os canhotos são difíceis de aparecer.

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
11,419
8,522
36
Porto
Já agora, és capaz de me dar exemplos de duplas com dois centrais canhotos em equipas de relevo?
Não existem.

Há duas grandes questões quando se fala dos canhotos centrais a jogar no lado direito. Primeiro porque existem muitos mais destros e desde a formação estão perfeitamente habituados a jogar do lado esquerdo , ao contrário dos canhotos. Depois porque está provado que os canhotos têm mais dificuldades em usar o pé direito que os destros o pé esquerdo. Mesmo a usar o "lado cego" , os canhotos têm mais dificuldades. Há uma explicação qualquer também que tem haver com os hemisférios do cérebro que também já li em qualquer lado mas não consigo explicar bem.

Por isso também que vemos frequentemente destros a jogar a lateral esquerdo mas não vemos ( ou muito muito raramente) , canhotos a jogar a lateral direito.

Não me lembro de quase nenhum exemplo bem sucedido. Lembro-me que o Ruben Amorim usava muitas vezes o Gonçalo Inácio à direita mas era num esquema de três centrais e também o calafiori na seleção italiana e era também no mesmo esquema.

Aqui tivemos um exemplo ( traumático ). Martins Indi e Marcano. Medo.

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
25,939
21,955
Vila Nova de Gaia, 1975
é um pouco difícil visto que existem muito mas muito menos canhotos a jogar à bola do que destros.

por isso a probabilidade é quase residual.

além de que nós os canhotos, somos incrivelmente toscos a jogar com o pé contrário, e já os destros conseguem desenrascar.

mesmo na lateral esquerda cada vez existem mais destros porque os canhotos são difíceis de aparecer.
Eu iria mais pela segunda hipótese. Os canhotos não são assim tão poucos. Olha na nossa equipa. Tendo dois não deveria haver problema...mas há.

Acrescentaria outra coisa à aparente dificuldade adicional que os canhotos têm de usar o membro contrário. Devem ter feito toda a formação e carreira do lado esquerdo, enquanto muitos destros foram alternando o seu posicionamento ao longo dos anos, experimentando um e o outro lados do centro da defesa e, como isso, ganhando competências na posição e no pé não dominante...

• Like
Reações: guerreiro-azul

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
25,939
21,955
Vila Nova de Gaia, 1975
Não existem.

Há duas grandes questões quando se fala dos canhotos centrais a jogar no lado direito. Primeiro porque existem muitos mais destros e desde a formação estão perfeitamente habituados a jogar do lado esquerdo , ao contrário dos canhotos. Depois porque está provado que os canhotos têm mais dificuldades em usar o pé direito que os destros o pé esquerdo. Mesmo a usar o "lado cego" , os canhotos têm mais dificuldades. Há uma explicação qualquer também que tem haver com os hemisférios do cérebro que também já li em qualquer lado mas não consigo explicar bem.

Por isso também que vemos frequentemente destros a jogar a lateral esquerdo mas não vemos ( ou muito muito raramente) , canhotos a jogar a lateral direito.

Não me lembro de quase nenhum exemplo bem sucedido. Lembro-me que o Ruben Amorim usava muitas vezes o Gonçalo Inácio à direita mas era num esquema de três centrais e também o calafiori na seleção italiana e era também no mesmo esquema.

Aqui tivemos um exemplo ( traumático ). Martins Indi e Marcano. Medo.
My point exactly.

Agora convence o @Tails disso... 😊

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
25,939
21,955
Vila Nova de Gaia, 1975
Visualizar anexo 42003

Eixo vertical: Número de remates à baliza permitidos por 90m
Eixo horizontal: Número de golos sofridos por 90m

(inclui todos os clubes das 7 melhores ligas europeias)
Nós somos extraordinários, mas vê onde se estão colocadas as melhores equipas nacionais (mesmo Gil e Fama!).

Mais uma evidência clara do desiquilíbrio cada vez maior do Tugão...

Hangyodon

Tribuna Presidencial
15 Maio 2009
7,761
2,096
(...) Primeiro porque existem muitos mais destros e desde a formação estão perfeitamente habituados a jogar do lado esquerdo , ao contrário dos canhotos.(...)
Por outro lado também se pode defender que, devido ao maior número de destros, que os centrais canhotos estão mais habituados a defender atacantes destros do que os atacantes destros estão habituados a atacar centrais canhotos.

Não deixo é de concordar contigo. Idealmente será sempre um central destro e um canhoto, principalmente numa fase em que temos a construção a partir da defesa a ganhar tanta importância.

• Like
Reações: Roma

Hangyodon

Tribuna Presidencial
15 Maio 2009
7,761
2,096
Nós somos extraordinários, mas vê onde se estão colocadas as melhores equipas nacionais (mesmo Gil e Fama!).

Mais uma evidência clara do desiquilíbrio cada vez maior do Tugão...
Certo.

Um dado interessante é como temos as nossas melhores equipas a desviar mais ou menos ligeiramente para a coluna vertical, o que mostra que são precisos mais remates para sofrerem golos e somos nós a excepção - precisamos de menos remates para sofrermos golos.. concedemos é MUITO poucos - o que me diz que temos mais golos sofridos do que devíamos se seguirmos a norma das melhores equipas da nossa liga. E dizer isso tendo apenas 4 golos sofridos mostra o real nível do nosso processo defensivo.

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
11,419
8,522
36
Porto
Por outro lado também se pode defender que, devido ao maior número de destros, que os centrais canhotos estão mais habituados a defender atacantes destros do que os atacantes destros estão habituados a atacar centrais canhotos.

Não deixo é de concordar contigo. Idealmente será sempre um central destro e um canhoto, principalmente numa fase em que temos a construção a partir da defesa a ganhar tanta importância.
Sim também. E acho que isso também foi uma coisa que o Ruben Amorim pensou quando meteu o Gonçalo Inácio naquela posição ao início. ( Sempre a considerar que jogavam com 3 atrás )

Mas acho que as desvantagens são maiores que as vantagens. Acho que o ideal também será isso. Na construção então nem se fala claro.

• Like
Reações: Hangyodon