Taça de Portugal 2025/2026

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
48,698
76,091
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Meias finais a uma mão vem muito tarde

Equipas da 1ª liga entrarem uma eliminatória mais tarde é uma estupidez
Deviam entrar logo na 1ª eliminatória como na taça da Alemanha. Levar os clubes de primeira liga às terrinhas e obrigá los a jogar nos campos dos clubes não profissionais. Nem que para isso a federação tivesse de fazer obras no campo pagas do próprio bolso

Dragao_man

Tribuna Presidencial
1 Março 2007
10,674
5,844
Conquistas
32
34
Maia
  • Jardel
  • Madjer
  • Deco
  • Hulk
Basicamente vai diminuir a quantidade de jogos na competição para as equipas da primeira liga e para quem chegar à meia-final/final.

Até 2007/2008 as equipas da 1ª Liga só entravam em cena apartir da 4ª eliminatória e as meias-finais eram a um jogo só. Apartir de 2008/2009 foi quando se procederam às alterações de antecipar a estreia das equipas da 1ª Liga para a 3ª eliminatória e as meias-finais a 2 mãos.

Já que a meia-final passará a ser a um jogo só não seria melhor colocar as meias-finais + final num formato de final-four?

Dexter90

Tribuna
2 Abril 2015
4,510
3,102
35
Lisboa
O Moutinho vai colocar a carne toda na Taça.
grande Moutinho

Basicamente vai diminuir a quantidade de jogos na competição para as equipas da primeira liga e para quem chegar à meia-final/final.

Até 2007/2008 as equipas da 1ª Liga só entravam em cena apartir da 4ª eliminatória e as meias-finais eram a um jogo só. Apartir de 2008/2009 foi quando se procederam às alterações de antecipar a estreia das equipas da 1ª Liga para a 3ª eliminatória e as meias-finais a 2 mãos.

Já que a meia-final passará a ser a um jogo só não seria melhor colocar as meias-finais + final num formato de final-four?
acho que o formato final four tirava alguma da história e misticismo que é a Taça de Portugal. Não sou contra final fours, mas gosto que a Taça seja como é, um jogo só no final da época para fechar a temporada. A festa da Taça
Acho que reduzir as meias finais a um jogo faz todo o sentido, aumenta a imprevisibilidade, dá mais hipótese aos pequenos. Finalmente a voltar ao antigamente, não fazia sentido meia final a duas mãos.
Por outro lado as equipas da primeira liga entrarem tão tarde não gosto, porque vai tirar a muitos clubes pequenos a possibilidade de os enfrentar uma vez que vão ter que enfrentar mais uma eliminatória primeiro ainda por cima contra clubes da segunda liga teoricamente mais fortes

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
24,423
33,393
Conquistas
5
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
Estas medidas não me chocam.
A meia final ser só 1 jogo era evidente. A entrada uma ronda depois também é uma boa medida para os calendários sobrecarregados.

Se eu pudesse sugerir mais uma alteração seria que, em jogos entre equipas de escalões diferentes, a equipa menor poderia escolher jogar em casa ou fora.

8 Fevereiro 2023
18,965
24,320
Proença e Reinaldo, uma das piores duplas que nos podia ter calhado. A ver se o nosso presidente consegue mudar isto nos próximos anos.
Duvido muito que algo mude. E se tivesse que apostar ainda vão implementar aquele modelo de 2° fase banalizando os clássicos e fazendo acumular ainda mais cansaço nos últimos meses das temporadas prejudicando as equipas que jogam competições europeias.

16 clubes era o passo ideal mas vai ser pior a emenda do que o soneto.

• Like
Reações: Dexter2020

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
25,308
45,090
Conquistas
4
43
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
Em vez de acabarem com a Taça da Carica Lucílio que não interessa a ninguém reduzem 1 jogo da verdadeira festa da Taça.

Assim vai o nosso futebol
A meia final ser só um jogo é boa medida.

Agora as equipas da primeira entrarem uma eliminatória mais tarde não faz sentido.

Outra coisa devia ser a proibição dos clubes pequenos mudarem de estádio para os jogos com os grandes

Taciturno

Tribuna
17 Março 2017
4,401
4,810
Sou a favor das meias a um jogo. Totalmente contra a entrada mais tardia das equipas de primeira liga.

Insensibilidade para os clubes que têm o sonho de enfrentar uma vez na vida um clube grande. Aliás, muita gente pode não acompanhar, mas há campeonatos distritais em que o primeiro lugar sobe aos Nacionais e o segundo dá uma mísera vaga na primeira ronda da Taça.

O meu formato preferido é o alemão - não conheço a especificidade total -, mas, por mim, entrava tudo ao molho desde o início. Sorteio livre. Com os calendários adaptados a isso, claro. É utópico, mas seria o meu formato ideal.

Ver uma equipa da Distrital ter o sonho de jogar com o Porto, em vez de ter de passar quatro rondas, que claro que não passa. Ou, por azar, andarem os grandes logo todos à batatada e acontecerem mais finais com pequenos. A “magia da Taça” é ter tudo condicionado para três grandes nas meias, e até lá jogarem com o Chaves e o Paços, e muito mais raramente com o Aliados de Lordelo ou o Alpendorada.

• Like
Reações: jcmp17