#Futebol Francesco Farioli - Treinador

Francesco Farioli

Francesco Farioli

7.20

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

7.20 Performance da Época

ricardo.costa

Bancada central
17 Março 2022
1,079
2,011
A comparação com trappatoni faz sentido tendo em conta o forte pendor defensivo da equipa.
Vendo o detalhe dos números, haverá diferenças, claro.
Acredito no título, no treinador e na equipa, mas não é preciso fazer disto uma espécie de seita onde não se enxerga a realidade.
Desculpa, mas a comparação com o Benfica do Trapattoni é um absurdo, na minha opinião. Esse Benfica foi campeão carregado de derrotas, a perder jornada sim jornada não, a levar 4 no Restelo e afins. E com os adversários a darem constantemente tiros nos pés. Nada, nem em termos de percurso nem de contexto, é comparável ao que acontece agora. A única semelhança é serem ambos italianos e, já se sabe, os italianos preferem ganhar 1-0 do que 4-3.

• Like
Reações: Roma

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
22,664
20,028
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Desculpa, mas a comparação com o Benfica do Trapattoni é um absurdo, na minha opinião. Esse Benfica foi campeão carregado de derrotas, a perder jornada sim jornada não, a levar 4 no Restelo e afins. E com os adversários a darem constantemente tiros nos pés. Nada, nem em termos de percurso nem de contexto, é comparável ao que acontece agora. A única semelhança é serem ambos italianos e, já se sabe, os italianos preferem ganhar 1-0 do que 4-3.
E isso contradiz o que disse em quê?

Qinglong

Superior
26 Janeiro 2026
53
140
O campeonato de 04/05 foi perdido pelo FC Porto por culpa própria. Quisemos inventar e fomos buscar um treinador marado dos cornos ao 9º classificado de Itália, acabou despedido ainda antes da época começar e depois foi só queimar dinheiro em contentores de jogadores.

Era campeonato para o FC Porto ganhar com 15/20 pontos de vantagem.

• Like
Reações: mega_dragon

Sonic

Tribuna
13 Fevereiro 2024
4,338
7,176
Enquanto estava à espera que a minha conta fosse aprovada pelo administrador deste espaço, tive a oportunidade de ler vários dos comentários. Foi com muita surpresa que vi muitos foristas a mostrar desagrado com a atual situação do clube. Gostava de vos endereçar a seguinte pergunta:

No final da temporada passada, qual de vós estaria convicto de que o FC Porto, a 16 de Fevereiro de 2026 seria o 1º colocado do campeonato, com 4 pontos de vantagem sobre um Sporting que perdeu apenas 1 jogador e se reforçou e 7 pontos de vantagem sobre um Benfica que voltou a fazer um investimento alto no plantel principal, com ambos os rivais numa situação financeira muito mais estável?

Confesso, eu não teria acreditado. A transformação do FC Porto da época passada para esta época foi uma transformação radical. O clube estabilizou financeiramente e operou uma verdadeira revolução na composição da sua equipa principal, encabeçada pela mudança de treinador e respetiva equipa técnica, mas também pela entrada e saída de imensos jogadores. Parece-me também óbvio que estamos no início de um projeto, pelo que as mudanças com o intuito de fortalecer a equipa principal continuarão.

O que me parece, através de uma análise de fora, é que o FC Porto optou por começar o processo de reconstrução a partir de trás, o investimento focou-se sobretudo em elevar o nível do setor defensivo e gradualmente fazer o mesmo no meio-campo e ataque. A abordagem pragmática de Farioli, não me parece que seja apenas ideologia, mas estratégia com base no contexto. Tenho a impressão de que se fossemos mais "aventureiros" no ataque, por esta altura não estaríamos em primeiro lugar, até porque o setor ofensivo é, muito claramente, o nosso setor com menor qualidade individual. Sem um consistência defensiva muito grande, muito provavelmente seriam mais os pontos perdidos.

Passamos de uma temporada desportiva miserável e caótica, para uma temporada em que voltamos a disputar títulos. A abordagem para esta época é sermos realistas e pragmáticos, todos, do presidente aos sócios e adeptos, para conseguirmos chegar ao grande objetivo que é terminar no primeiro lugar, devolver o FC Porto aos títulos, à Liga dos Campeões, ao seu lugar natural. Depois sim, poderemos discutir o que se pode e deve fazer para melhorar a qualidade de jogo.

Para terminar, acho importante ressalvar que o FC Porto só não tem ambas as competições internas muito mais bem encaminhadas por influências e fatores externos ao jogo que não estão sob o nosso controlo. Na Taça de Portugal, o Sporting foi escandalosamente beneficiado nos Açores, seguramente um dos grandes escândalos dos últimos anos, mas também beneficiado na última eliminatória com o Aves, onde Hjulmand deveria ter sido expulso por uma agressão com um pontapé na cabeça de um adversário. Na Liga, o FC Porto deveria ter mais 2 pontos e os adversários, sobretudo o Sporting, menos alguns pontos. Recordo o jogo em Famalicão, em que o Gonçalo Inácio deveria ter sido expulso ainda antes do intervalo com o jogo empatado, ou o jogo de ontem, com mais um erro descarado a beneficiar os mesmos de sempre.

Face a tudo isto, enquanto adeptos, deveríamos estar a ser uma avassaladora onda azul e não a contribuir para criar desconfianças no seio da nossa própria equipa, como tanto quer a comunicação social deste país.
A estrutura parece estar atenta ao forum e à crescente frustraçao dos adeptos ao verem a equipa jogar na retranca constantemente e à sua incapacidade (e falta de ousadia) de criar lances de golo.

De resto, nota-se que nao tens bem noçao do treinador que tens para achar que é estratégia e nao ideologia o pragmatismo do treinador quando a grande força das equipas de Farioli foi literalmente sempre a defesa.

• Like
Reações: castrius

Psantos123

Bancada central
22 Fevereiro 2025
2,100
1,389
Se nos mijamos todos para marcar um golo a casas pias e nacionais, quando vier a liga dos campeões vai ser uma desgraceira.

Farioli não é treinador para equipas grandes.

Pode dar para um Braga, Guimarães, ou outra equipa equivalente na Europa.
Como é óbvio, Lucho!

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
12,185
11,468
36
Porto
Enquanto estava à espera que a minha conta fosse aprovada pelo administrador deste espaço, tive a oportunidade de ler vários dos comentários. Foi com muita surpresa que vi muitos foristas a mostrar desagrado com a atual situação do clube. Gostava de vos endereçar a seguinte pergunta:

No final da temporada passada, qual de vós estaria convicto de que o FC Porto, a 16 de Fevereiro de 2026 seria o 1º colocado do campeonato, com 4 pontos de vantagem sobre um Sporting que perdeu apenas 1 jogador e se reforçou e 7 pontos de vantagem sobre um Benfica que voltou a fazer um investimento alto no plantel principal, com ambos os rivais numa situação financeira muito mais estável?

Confesso, eu não teria acreditado. A transformação do FC Porto da época passada para esta época foi uma transformação radical. O clube estabilizou financeiramente e operou uma verdadeira revolução na composição da sua equipa principal, encabeçada pela mudança de treinador e respetiva equipa técnica, mas também pela entrada e saída de imensos jogadores. Parece-me também óbvio que estamos no início de um projeto, pelo que as mudanças com o intuito de fortalecer a equipa principal continuarão.

O que me parece, através de uma análise de fora, é que o FC Porto optou por começar o processo de reconstrução a partir de trás, o investimento focou-se sobretudo em elevar o nível do setor defensivo e gradualmente fazer o mesmo no meio-campo e ataque. A abordagem pragmática de Farioli, não me parece que seja apenas ideologia, mas estratégia com base no contexto. Tenho a impressão de que se fossemos mais "aventureiros" no ataque, por esta altura não estaríamos em primeiro lugar, até porque o setor ofensivo é, muito claramente, o nosso setor com menor qualidade individual. Sem um consistência defensiva muito grande, muito provavelmente seriam mais os pontos perdidos.

Passamos de uma temporada desportiva miserável e caótica, para uma temporada em que voltamos a disputar títulos. A abordagem para esta época é sermos realistas e pragmáticos, todos, do presidente aos sócios e adeptos, para conseguirmos chegar ao grande objetivo que é terminar no primeiro lugar, devolver o FC Porto aos títulos, à Liga dos Campeões, ao seu lugar natural. Depois sim, poderemos discutir o que se pode e deve fazer para melhorar a qualidade de jogo.

Para terminar, acho importante ressalvar que o FC Porto só não tem ambas as competições internas muito mais bem encaminhadas por influências e fatores externos ao jogo que não estão sob o nosso controlo. Na Taça de Portugal, o Sporting foi escandalosamente beneficiado nos Açores, seguramente um dos grandes escândalos dos últimos anos, mas também beneficiado na última eliminatória com o Aves, onde Hjulmand deveria ter sido expulso por uma agressão com um pontapé na cabeça de um adversário. Na Liga, o FC Porto deveria ter mais 2 pontos e os adversários, sobretudo o Sporting, menos alguns pontos. Recordo o jogo em Famalicão, em que o Gonçalo Inácio deveria ter sido expulso ainda antes do intervalo com o jogo empatado, ou o jogo de ontem, com mais um erro descarado a beneficiar os mesmos de sempre.

Face a tudo isto, enquanto adeptos, deveríamos estar a ser uma avassaladora onda azul e não a contribuir para criar desconfianças no seio da nossa própria equipa, como tanto quer a comunicação social deste país.
Parabéns pelo discernimento.

Excelente comentário no qual estou de acordo a 100%

vitor_silva

Tribuna Presidencial
9 Agosto 2006
5,858
5,329
41
Porto, Portugal
nao se lembram desse ano como foi
o Porto teve 3 treinadores, fechou a primeira volta com 7 empates e 2 derrotas e a segunda volta com 4 empates e 4 derrotas (perdeu 20 pontos na primeira volta e 20 pontos na segunda)
Acabou em segundo a 3 pontos

castrius

Tribuna Presidencial
10 Março 2012
5,956
3,209
Conquistas
11
37
Rio Tinto, Porto, Portugal
  • Paulinho Santos
  • Madjer
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes

Não invalida que nesta altura o nosso futebol seja sofrível! A jogar desta forma estamos sempre perto de perder pontos.

Os números até agora são indiscutíveis, é um facto. Convém jogar mais um bocadinho à bola, acho que todos concordam com isso!

Psantos123

Bancada central
22 Fevereiro 2025
2,100
1,389
Criticas duras era com o Conceição que na sua última época nos deixou até a última jornada a disputar o terceiro lugar com Braga e ainda achava que era o brnfeitor-rei do clube, acumulando todas as funções, dividindo só a de presidente!!
Em primeiro lugar, a meio da segunda volta, a 7 pontos de vantagem, dos 2 principais rivais (lagartos com 1 jogo a menos) que nos últimos 2 anos nos recambiaram para o terceiro lugar (a mais de 10 pontos do segundo nesses mesmos anos) e critica-se a equipa e treinador!?
Não percebo, mesmo!
Tens toda a razão, isso é "muita areia para a tua camioneta".....

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
12,173
8,655
Eu tenho a certeza absoluta que muitos dos foristas aqui se estivessem a frente de um clube de futebol levavam esse clube a falência em 3 tempos.

Pensar que esta época com os rivais fortes e com o Porto a vir de uma época horrível em que teve de trocar mais de maio plantel, com uma situação financeira muito débil, seria possível fazer melhor do aquilo que esta a ser feito é mesmo perceber pouco da coisa.

Psantos123

Bancada central
22 Fevereiro 2025
2,100
1,389
També é culpa dele o andor que os outros levam... num campeonato normal já estava resolvido em Janeiro.
Mas, carlh, não ando eu a explicar aqui há muitos anos que o andor dos filhas da puta é um dado da questão????

O treinador tem que saber isso mesmo, quando o campeonato começa neste filho da puta de país os outros 2 começam com mais 10 a 15 pontos à frente.....

Por isso é que o nosso treinador tem jogar sempre de "faca nos dentes", não pode haver distrações tipo Moura no Casa Pia ou Zbording.....