De qualquer forma, só me apraz dizer que vivemos numa era de meninos de coro que se ofendem com a própria sombra.
O insulto é mau (seja ele a chamar preto, macaco ou panisga), mas a gravidade é elevada a uma invasão russa na Ucrânia. Deve-se chamar filho da "mãe" umas 100 vezes por jogo e "está tudo bem".
Infelizmente não deixa de ser verdade.
A banalidade com que se fala destes casos e se submete tudo para o mesmo saco, é que é verdadeiramente desrespeitar, quem duarante vidas foi vitima de verdadeiro racismo.
Hoje o racismo só existe do branco para o negro. Se for ao contrário é tudo aceitavel.
É só passar uns tempos nas nossas ex colonias ou visitar algumas zonas do nosso país, onde se chama de "fdp do branco" para cima, e toda a gente acha isso normal, até engraçado, se todos forem negros. Mas isso não é racismo, é apenas chacota e gozo. Na boa.
O contrário, é que já não, é insulto, racismo.
Infelizmente é o resultado da sociedade em que vivemos.
Mas não fica por aqui.
Os professores darem umas palmadas / réguadas nos alunos, hoje em dia é uma aberração, uma verdadeira atrocidade (confesso que eduquei duas filhas, uma hoje com 24 e outra com 17 e nunca precisei de lhes levantar a mão), mas uns alunos (às vezes muidos com 12/13 anos) agredirem os professores, já é normalissimo. Temos de aceitar.
Homens mandarem uns piropos às senhoras, é uma ofensa, quase violação. A banalidade com que hoje se utiliza a palavra violação, é um total desrespeito para que efetivamente já foi violada/o.
O inverso já não passa nada.
Ainda há poucos dias, em pleno programa televisivo, uma velhota passou a mão nos "gizos" do César Mourão e foi um fartote de riso. Imagino o terramoto que teria sido se um velho passasse as mãos na "passarinha" ou nas mamas de um a Iva Domingues.
Passar a mão no ombro é abuso sexual!
Meu Deus. A quantidade de vezes que já fui abusado.
Mas relativamente aos rabolhos, não nos podemos esquecer da perseguição que fizerem a 2/3 jogadores nossos, que em plena comemoração de um titulo (e se calhar, ligeiramente alcoolizados) e que proferiram umas palavras menos abonatórias para os rabolhos. Quase que deveriam ter sido irradiados. Não se diz mal da instituição.