ele esta bem na UAE. Não lhe interessa estar na Ineos e ser lider no Tour. Para quê? lutar por um top5 na melhor das hipoteses? Na UAE, pelo menos por enquanto, é líder numa GV que não o Tour 1x por ano. Está ótimo para ele. E vamos rezar para que seja este ano que vença a grande volta senão com Del Toro, Seixas, Ayuso a juntar ao Roglic e JVingegaard e quem sabe Remco... quase impossível vencer uma GV. O João Almeida é super forte, mas tem rivais ainda mais fortes.
O Almeida ou vence uma GV este ano ou vai deixar de ter aspirações em condições normais.
Para a época vai ser gregário de luxo no Tour e por aí irá fazer carreira na UAE, tendo em conta a afirmação de outros valores na estrutura, a idade (cada vez os ciclistas são mais precoces no auge) vai passando e as janelas de oportunidade vão sendo ultrapassadas, o João vai fazer uma bonita carreira, mas a UAE é complicada estruturalmente para o João conseguir ter os resultados que talvez até tenha capacidade para conseguir.
Pelo perfil dele será sempre super capaz nos próximos anos de ganhar gerais em provas de uma semana, de fechar Top 10 em grandes voltas e talvez numa GV atípica até possa ganhar, mas não acho que vá ser novamente aposta da UAE para gerais se não conseguir se afirmar este ano.
O Rui Costa passou por um período parecido, com as devidas diferenças, tentou forçar ser voltista, perdeu épocas onde poderia se ter focado em clássicas, o Rui para mim tinha o perfil ideal para as clássicas das Ardenas, provavelmente se em lugar de se focar em ser voltista se foca nas Ardenas hoje tinha a La Doyenn no seu belo palmares.
Isto para dizer que o João não conseguindo se afirmar nas provas de 3 semanas, há mais pela frente e muito que ele irá ganhar, é um belo ciclista, não pode é ficar preso, como acho que o Rui ficou.