#Voleibol Plantel 2025/2026 - Entradas/Saídas/Empréstimos

WhiteWolf

Bancada central
8 Agosto 2023
1,715
1,809
Se as "liberos" poderão atacar à frente ou atrás (e também servir), penso que as liberos baixinhas estarão na "porta do desemprego"...
Na NCAA as líberos podem servir, mas, tanto quanto sei, não podem atacar, pelo menos acima da linha do topo da rede, estejam à frente ou atrás. Acho que essa é a alteração mais controversa e não sei até que ponto é positiva.

• Like
Reações: kaloo

PVPC

Bancada lateral
28 Outubro 2024
619
581
Pelo que percebi, sim... não consegui perceber se pode "jogar" acima da rede, mesmo que esteja à frente. Se assim for, acho que muitas Z4 vão passar a líberos :unsure:
Já acontece hoje em dia, muitas Z4 passam a libero por falta de altura (e não de capacidade)
Exemplo: a Matilde Calado era até às sub21 (inclusive) uma das melhores pontas portuguesas, tinha uma impulsão incrível e um poder de ataque que por exemplo a Ana Rui, a Alice Clemente, a Margarida Maia e outras não têm.
Como lhe faltava altura, mas tinha um poder defensivo enorme lá optou por jogar a libero no escalão sénior.

• Like
Reações: WhiteWolf

PVPC

Bancada lateral
28 Outubro 2024
619
581
Sim, sobretudo nas táticas de serviço. Os servidores vão deixar de poder antecipar o posicionamento dos recetores, já que estes terão tempo suficiente para, por exemplo, se deslocarem da zona 1 para a zona 5.
A questão do líbero irá depender da possibilidade de atacar acima da rede ou não. Se puder, acho que a posição em si, em teoria, tem tendência a desaparecer. Só se manterá a designação porque a substituição líbero/central não conta para o n.º de substituições (até ver).
As outras alterações, de um modo geral, acho que têm aprovação quase unânime, tinham sido propostas pelas principais ligas mundiais.
As liberos nunca se manterão na zona ofensiva, nem isso acontece nos EUA. O que poderá acontecer com as 8 substituições é haver uma maior especialização das pontas e existir pontas que só defendem e pontas que só atacam. Isso já acontece nos EUA, mas ainda assim precisam de 15 substituições por set…
Por outro lado, mesmo com essa especialização o lugar da libero não estará em causa porque estas servem para trocar com as centrais que é um papel ofensivo muito específico e são raras as jogadoras nesta posição com capacidade defensiva.

WhiteWolf

Bancada central
8 Agosto 2023
1,715
1,809
Já acontece hoje em dia, muitas Z4 passam a libero por falta de altura (e não de capacidade)
Exemplo: a Matilde Calado era até às sub21 (inclusive) uma das melhores pontas portuguesas, tinha uma impulsão incrível e um poder de ataque que por exemplo a Ana Rui, a Alice Clemente, a Margarida Maia e outras não têm.
Como lhe faltava altura, mas tinha um poder defensivo enorme lá optou por jogar a libero no escalão sénior.
Não sabia que a Matilde tinha sido ponta. Mas um exemplo atual, e não será por causa da altura, é a Bárbara Gomes, do Vitória.

• Like
Reações: PVPC

PVPC

Bancada lateral
28 Outubro 2024
619
581
Não sabia que a Matilde tinha sido ponta. Mas um exemplo atual, e não será por causa da altura, é a Bárbara Gomes, do Vitória.
Sim, a Matilde era ponta na formação no PV 2014 e libero nas seniores do PV e na seleção. 🙂
A Barbara, nos seus tempos áureos, era forte em todas as vertentes do jogo. Atualmente, no Vitória tem jogado mais como libero.

• Like
Reações: WhiteWolf

WhiteWolf

Bancada central
8 Agosto 2023
1,715
1,809
As liberos nunca se manterão na zona ofensiva, nem isso acontece nos EUA. O que poderá acontecer com as 8 substituições é haver uma maior especialização das pontas e existir pontas que só defendem e pontas que só atacam. Isso já acontece nos EUA, mas ainda assim precisam de 15 substituições por set…
Por outro lado, mesmo com essa especialização o lugar da libero não estará em causa porque estas servem para trocar com as centrais que é um papel ofensivo muito específico e são raras as jogadoras nesta posição com capacidade defensiva.
Sim, eu sei que isso não acontece nos EUA, mas já há quem tenha dito que essa é uma das experiências que querem fazer. Eu não acredito, mas...
E estamos de acordo quanto à "sobrevivência" da posição de líbero, seja porque a substituição líbero/central não conta para o n.º de substituições, seja pela especificidade da posição de central.

• Like
Reações: PVPC

WhiteWolf

Bancada central
8 Agosto 2023
1,715
1,809
Sim, a Matilde era ponta na formação no PV 2014 e libero nas seniores do PV e na seleção. 🙂
A Barbara, nos seus tempos áureos, era forte em todas as vertentes do jogo. Atualmente, no Vitória tem jogado mais como libero.
Este ano só jogou como líbero :)

PVPC

Bancada lateral
28 Outubro 2024
619
581
Não digas @PVPC. Prefiro aguardar pelo fim da época.
A minha resposta é…não sei. 🙂
Nem sei se o objetivo é manter alguma das atuais liberos. O que sei, sim, é que de facto a Matilde foi convidada e há uma forte possibilidade de vir, mas penso que ainda não se decidiu.
Espero que aceite, era um reforço brutal, uma equipa com as atacantes como as que temos precisa de ter jogadoras com o perfil da Matilde. Representaria um upgrade tremendo a nível de receção (já nem falo defensivo)…

WhiteWolf

Bancada central
8 Agosto 2023
1,715
1,809
A minha resposta é…não sei. 🙂
Nem sei se o objetivo é manter alguma das atuais liberos. O que sei, sim, é que de facto a Matilde foi convidada e há uma forte possibilidade de vir, mas penso que ainda não se decidiu.
Espero que aceite, era um reforço brutal, uma equipa com as atacantes como as que temos precisa de ter jogadoras com o perfil da Matilde. Representaria um upgrade tremendo a nível de receção (já nem falo defensivo)…
Eu diria que já esteve mais longe...