#Voleibol Play-off, 1/2F, Jogo 3: FC Porto-SL Benfica 2-3

Panda Azul e Branco

Tribuna Presidencial
14 Janeiro 2025
6,123
7,862
Para mim não há outra opção, não ganhando este campeonato, o treinador tem de ir embora.
Claro. Na época anterior foi porque o plantel era fraco, esta é porque... tem o plantel mais caro de longe e não tem unhas... é vir outro e outras jogadoras mais humildes.

• Like
Reações: Regod

PVPC

Bancada lateral
28 Outubro 2024
652
606
Vamos à luz numa situação nova em que pela primeira vez se perdermos acabou.
E isso é preocupante porque já deu para perceber que das titulares só a Kelsey é capaz mentalmente de aguentar estes momentos. Foi a única que esteve igual a si própria de princípio ao fim.
Se cá as estatísticas também tivessem a eficácia da distribuição (como fazem nos USA) percebíamos o nível extremamente baixo em que a Milana (e a Lila) estiveram.
Mas globalmente tudo muito fraco a partir do terceiro set.Houve duas jogadoras acima dos 40% (Murek e Kelsey com 58%), a Saska abaixo de 40% que é fraco para uma central e as restantes todas abaixo dos 30 (a Mika teve pior eficácia do que a Shainna…).

Última edição:

fcp79

Tribuna Presidencial
18 Março 2012
7,943
3,256
Não devia ser relevante o clube dos nossos profissionais, Jesualdo era lamp mas deu tudo e o túnel fodeu-lhe o tetra, mas este lagarto transvestido é o maior responsável. É acreditar que vamos dar a volta e ainda faltaria a final. Não sei que contrato tem, mas a continuidade não deveria estar dependente de passarmos ou não.
Dao-se alguns dragões de ouro por tudo e por nada.

Siga pro jogo 4 é acreditar que vamos ganhar.

WhiteWolf

Bancada central
8 Agosto 2023
1,741
1,839
Estive fora, cheguei a casa às 11h da noite e estive a ver o jogo sem saber o resultado e sem vir aqui. Já vi o jogo e já li os comentários.
O que vi a partir do segundo set é indescritível, não tem desculpa.Não vou comentar, o que é importante já aqui foi dito.
Independentemente do desfecho final desta temporada, mesmo que sejamos campeões (ainda acredito que sim), tem de haver consequências. Caso contrário, não vale a pena andar a fazer investimentos megalómanos, porque continuará a faltar algo fundamental e que já aqui foi referido: estofo!

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
27,914
20,734
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Hoje em dia estamos sempre a um passo de ser acusados de racismo, machismo misoginia, etc.

Mas, lamento dizer, o que assistimos foi uma definição do que é o desporto feminino. Generalizando, naturalmente.

Uma montanha russa.

A parte mental e a estabilidade emocional são tão débeis, que a distância do 8 ao 80 está logo ali, ao virar da esquina

Jaburú

Lugar Anual
21 Março 2025
5,743
10,762
34
Hoje em dia estamos sempre a um passo de ser acusados de racismo, machismo misoginia, etc.

Mas, lamento dizer, o que assistimos foi uma definição do que é o desporto feminino. Generalizando, naturalmente.

Uma montanha russa.

A parte mental e a estabilidade emocional são tão débeis, que a distância do 8 ao 80 está logo ali, ao virar da esquina
Eu não vou nessa linha de pensamento porque implica uma aleatoriedade que tenho dificuldade em aceitar. Já vimos a equipa de andebol a começar muito bem alguns jogos e depois desmontam-se completamente. Ou a equipa de basquetebol a ter jogos embaraçosos. Ou a equipa de futebol a perder vantagens no fim. Em todos estes exemplos, é sempre o treinador ou este e aquele que são isto e aquilo.

Se vocês aceitam isto como normal no volley feminino, oh well, então nada tem que mudar porque isto não dá para controlar. E se calhar para o ano corre bem. Fazendo fé nas palavras dos mais entendidos que a nossa equipa é muito melhor, então o treinador é o elo mais fraco. Lamento. Não se pode perder este jogo.

Não deixa de ser engraçado que no ano passado entramos já derrotados no playoff e esta equipa do Benfica joga contra nós de forma séria do início ao fim. Se nós somos competentes, ganhamos. Caso contrário, elas aproveitam tudo o que lhes damos. Não deixa de ser admiravel.

Mas eu não percebo muito disto.

pavlovdoorman

Bancada central
4 Abril 2007
2,451
2,388
Porto
Existe algum problema com a Joana Resende?
É que a Bea é curtinha, e não é uma brincadeira à sua estatura.
Não comunica bem, muitas vezes recebe/passa de forma deficiente e mesmo assim nunca é dada hipótese à Joana.

Sinceramente para mim, que sou apenas um adepto a ver os jogos a partir de casa, estranho muito esta mudança tão abrupta e a continua falta de oportunidades.

PVPC

Bancada lateral
28 Outubro 2024
652
606

Uma montanha russa.

Acompanho o voleibol feminino nacional de perto há 15 anos e é verdade o que escreves, aprendi isso nestes anos e é algo a que ainda não me consegui habituar totalmente. 🙂
Mas também aprendi que a gestão mental é parte fundamental do trabalho dos treinadores.
Cabe ao treinador gerir os momentos do jogo e , se preciso, dar o set e deixar descansar as jogadoras mais importantes.
Treinadores como o Rui Moreira, Hélder Andrade, João Santos (que é psicologicamente tão ou mais instável que o MC) são o exemplo de treinadores que o fazem razoavelmente bem.
E é onde, na minha opinião, o Miguel Coelho mais peca por inação e, pior, por apatia.
Nunca, nestes anos vi uma equipa nacional com tantas jogadoras desta qualidade e ao mesmo tempo tão poucas jogadoras com capacidade mental de enfrentar de frente os momentos de aperto. Nas titulares temos apenas a Kelsey.
A tudo isto acresce a gritante falta de pernas de muitas jogadoras, que foram espremidas durante toda a época pelo treinador que pouco partido tirou de todas as jogadoras do banco que podiam e deviam ter jogado muito mais, em particular contra as equipas mais fracas.
A equipa está agora a pagar o preço dessa má gestão do plantel.
Espero que consigam recuperar, será uma desilusão enorme não ganharmos o campeonato e ainda mais se não chegarmos à final.

afpdias

Tribuna
22 Outubro 2015
4,005
1,531
Acompanho o voleibol feminino nacional de perto há 15 anos e é verdade o que escreves, aprendi isso nestes anos e é algo a que ainda não me consegui habituar totalmente. 🙂
Mas também aprendi que a gestão mental é parte fundamental do trabalho dos treinadores.
Cabe ao treinador gerir os momentos do jogo e , se preciso, dar o set e deixar descansar as jogadoras mais importantes.
Treinadores como o Rui Moreira, Hélder Andrade, João Santos (que é psicologicamente tão ou mais instável que o MC) são o exemplo de treinadores que o fazem razoavelmente bem.
E é onde, na minha opinião, o Miguel Coelho mais peca por inação e, pior, por apatia.
Nunca, nestes anos vi uma equipa nacional com tantas jogadoras desta qualidade e ao mesmo tempo tão poucas jogadoras com capacidade mental de enfrentar de frente os momentos de aperto. Nas titulares temos apenas a Kelsey.
A tudo isto acresce a gritante falta de pernas de muitas jogadoras, que foram espremidas durante toda a época pelo treinador que pouco partido tirou de todas as jogadoras do banco que podiam e deviam ter jogado muito mais, em particular contra as equipas mais fracas.
A equipa está agora a pagar o preço dessa má gestão do plantel.
Espero que consigam recuperar, será uma desilusão enorme não ganharmos o campeonato e ainda mais se não chegarmos à final.
Acho q estás a ser injusto com a Murek quando dizes que apenas a Kelsey consegue manter o nível..

• Like
Reações: Braveheart

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
27,914
20,734
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Eu não vou nessa linha de pensamento porque implica uma aleatoriedade que tenho dificuldade em aceitar. Já vimos a equipa de andebol a começar muito bem alguns jogos e depois desmontam-se completamente. Ou a equipa de basquetebol a ter jogos embaraçosos. Ou a equipa de futebol a perder vantagens no fim. Em todos estes exemplos, é sempre o treinador ou este e aquele que são isto e aquilo.

Se vocês aceitam isto como normal no volley feminino, oh well, então nada tem que mudar porque isto não dá para controlar. E se calhar para o ano corre bem. Fazendo fé nas palavras dos mais entendidos que a nossa equipa é muito melhor, então o treinador é o elo mais fraco. Lamento. Não se pode perder este jogo.

Não deixa de ser engraçado que no ano passado entramos já derrotados no playoff e esta equipa do Benfica joga contra nós de forma séria do início ao fim. Se nós somos competentes, ganhamos. Caso contrário, elas aproveitam tudo o que lhes damos. Não deixa de ser admiravel.

Mas eu não percebo muito disto.
Estás a comparar coisas diferentes. Há "n" exemplos do que digo, e em tempo recente. E não é só da nossa equipa, e nem precisa de ser só no voleibol.

Uma coisa é reviravoltas, é uma equipa superiorizar-se à outra e/ou até a influência do público/arbitragem. Como se costuma dizer, mudar o momento do jogo.

Outra coisa é a tua cabeça bloquear, e praticamente estares a jogar em "autosabotagem", quase.

Ontem no 5º set a Jazz recebeu alguma bola em condições? Deixou de saber receber?
A Shai, que não estava brilhante, começou a meter as bolas na rede e para fora, deixou de saber colocar minimamente o remate?
A Bozic deixou de saber fazer 1 única distribuição em condições?
Aquela bola recebida, e que cai no meio do nosso campo, sem que ninguém vá lá distribuir. É natural também?

É um bloqueio completo. Nem interessa quem está do outro lado.

Mikev

Lugar Anual
14 Novembro 2023
5,398
11,990
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
Foi uma desilusão este jogo.
A ganhar 2-0, tudo bem encaminhado e deixamo-nos perder.
Urgente dar já uma resposta no próximo jogo igual ao do penúltimo.

• Like
Reações: Azul Escuro

PVPC

Bancada lateral
28 Outubro 2024
652
606
Estás a comparar coisas diferentes. Há "n" exemplos do que digo, e em tempo recente. E não é só da nossa equipa, e nem precisa de ser só no voleibol.

Uma coisa é reviravoltas, é uma equipa superiorizar-se à outra e/ou até a influência do público/arbitragem. Como se costuma dizer, mudar o momento do jogo.

Outra coisa é a tua cabeça bloquear, e praticamente estares a jogar em "autosabotagem", quase.

Ontem no 5º set a Jazz recebeu alguma bola em condições? Deixou de saber receber?
A Shai, que não estava brilhante, começou a meter as bolas na rede e para fora, deixou de saber colocar minimamente o remate?
A Bozic deixou de saber fazer 1 única distribuição em condições?
Aquela bola recebida, e que cai no meio do nosso campo, sem que ninguém vá lá distribuir. É natural também?

É um bloqueio completo. Nem interessa quem está do outro lado.
Penso que os exemplos que dás reforçam o meu ponto.
Este bloqueio mental total não é normal, mesmo no desporto feminino.

PVPC

Bancada lateral
28 Outubro 2024
652
606
Acho q estás a ser injusto com a Murek quando dizes que apenas a Kelsey consegue manter o nível..
Sim, tens razão.
A Murek veio abaixo no quinto set apenas, mas aí porque já não havia pernas depois de lutar muito contra o rumo do jogo.

Ninelives

Bancada central
1 Maio 2016
1,293
1,272
Póvoa de Varzim

Para mim são estas 3 frases que resumem o jogo de ontem. Enquanto que o treinador do benfica conseguiu ver que muitos dos nossos pontos estavam a vir de erros da Holt e da Alice e a meio do segundo set tirou-as o Miguel simplesmente utilizava sempre as mesmas 7 jogadoras e estourou-as completamente, que aliás já o foi fazendo ao longo da época... relembro que só conseguimos dar a volta ao terceiro set frente ao braga na final da taça porque a Jazz entrou muito bem nessa altura mas foi preciso estar na iminência de perder o set para o Miguel mexer...

Há necessidade da Murek ter jogado o jogo todo?!? da Kelsey? da Milana? Mesmo a Shanaih saiu completamente de rastos e a fazer erros atrás de erros... claro que quando existe cansaço os erros aparecem ...

A Ana Rui, a Mika, a Vitória, mesmo a Joana não podiam ter jogado mais, durante o segundo e sobretudo terceiro set? A Tarasova ninguém a vê...

É que nem mesmo com um pavilhão cheio, a cantar e a puxar por elas, conseguiram voltar a virar o momento do jogo... isto é preocupante...

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
25,575
35,166
Conquistas
5
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
Em primeiro lugar, eu não entro nessas brincadeiras daqueles que dizem que viram o MC a celebrar derrotas do Porto. A minha opinião sobre ele é antiga, está devidamente documentada aqui.

Acho que ontem, a ganhar 2-0 e ao ver a equipa a ruir, faltou intervenção, faltou arte e engenho. Uma das partes mais importantes de ser treinador (em qualquer desporto coletivo) é a capacidade de reação e leitura. Levar as merdas planeadas de casa é muito anos 80...

Não digo que o MC não tenha tentado reagir. Mas não foi capaz. As miúdas não são as únicas culpadas.

WhiteWolf

Bancada central
8 Agosto 2023
1,741
1,839
Compreendo o que o @Pombal quer dizer com “a parte mental e a estabilidade emocional são tão débeis”, mas não concordo. Vejo muitos jogos de outras ligas, sobretudo da italiana, da turca, da polaca e da brasileira, e isso não acontece por lá. Admitindo que esse fator existe, não contribuiu decisivamente para o que aconteceu ontem. Houve fatores bem mais decisivos.

Em primeiro lugar, como referiu o @PVPC (concordo inteiramente com a análise dele), as deficiências do Miguel: por um lado, a dificuldade em compreender o que o jogo está a pedir nos diferentes momentos do jogo e a incapacidade de os gerir. Por vezes, dá a ideia de que o plano de jogo é demasiado rígido, não existem alternativas. Não é de agora, também aconteceu há dois anos, nomeadamente nos jogos da final contra o Colégio Efanor; por outro, a má gestão do plantel. Além do que já foi aqui falado, lembro, por exemplo, que, aquando da vinda da Domi, o Miguel disse que ela “seria muito importante nas fases decisivas, nomeadamente nos playoff” (foi mais ou menos isto). Até agora só jogou uns minutos contra o Efanor no último set na meia-final da taça… importância tremenda!
Outro aspeto é o timing das substituições. A título de exemplo, neste jogo, a substituição demasiado tardia da Shainah pela Mika no 5.º set, aos 7-13 e depois de a Shainah, sozinha, ter dado 4 pontos ao Benfica? A propósito, 9 dos 15 pontos do Benfica nesse set, ou seja, 60%, foram erros nossos! Nenhuma equipa ganha o que quer que seja com esta percentagem de erros…

Em segundo lugar, a falta de uma voz de comando dentro do campo (esse é o aspeto em que sinto a falta da Joana), a voz de comando que têm, por exemplo, a Dani, a Rizzo ou a Matilde, por cá, ou a De Gennaro, a Castillo, a Camilla Brait ou a Orge, lá por fora. Faz muita diferença quando as coisas não estão a correr bem.

De um modo geral, a má gestão do plantel ao longo da época também contribuiu para o que se está a passar nesta fase. No início da época, o Miguel falou em “apostar ainda mais na Ana Rui”. Alguém viu essa aposta? Eu não. Alguém viu alguma evolução significativa da Ana Rui nestes três anos? Eu não… e não estou a pôr em causa o potencial dela.
Aquando da vinda da Tarasova, lembro-me de que o Miguel disse que ela “seria muito importante nas fases decisivas, nomeadamente nos playoff” (foi mais ou menos isto). Até agora só jogou uns minutos contra o Efanor no último set na meia-final da taça… é esta a importância significativa? Já nem sequer falo da Bruna …

Uma nota ainda para a afirmação do Miguel ontem, no final do jogo: “temos um par de horas para recuperar para estarmos sóbrios quando formos a Lisboa outra vez”. Cuidado com as palavras… neste contexto, sobriedade significa que antes houve sobranceria, displicência. Não abona a favor nem dele nem das jogadoras.

Ainda acredito que vamos dar a volta a este Benfica e ir à final. Não vejo é grandes possibilidades de ganharmos ao Braga se as coisas continuarem assim.

Por último, começo a achar que o tempo do Miguel no Clube está a chegar ao fim. Mesmo que ganhe o campeonato, não compensa o peso negativo de duas derrotas consecutivas em casa (as únicas da época nas competições internas) numa fase final, ainda por cima contra o Benfica, nem o registo histórico negativo de pior resultado num set, os 12-25 no quarto set do primeiro jogo. O problema é que só vejo dois treinadores com competência para estar aqui, o Mário Martins e o Hélder Andrade, e nenhum deles está disponível. Só se for o Mário Martins, o Hélder Andrade tem contrato com o Leixões até 2027.

Última edição: