André Villas-Boas - Presidente

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
26,632
30,881
Conquistas
4
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Jorge Costa
Eu acho que a questão nem se prende com a dimensão do país mas com a divisão demográfica dos adeptos do futebol.
Holanda, Bélgica, Suíça, etc as pessoas são do clube da região/cidade. Não há cá essas coisas de ir a Zurique e metade do povo acudir pelo Young Boys.

Portugal vive um fenómeno único que não consigo sequer encontrar paralelo em mais lado nenhum. Em Espanha há algumas semelhanças pois também se encontram adeptos do Real e do Barcelona fora das suas regiões mas não é como aqui.
É um fenómeno sociológico muito talhado pelos anos de ditadura, associado à ignorância e à própria dimensão do país. Mas deixo essa discussão para outras núpcias.

A realidade é esta e uma das formas de contraria-la passa por dotar dos clubes pequenos de mais capacidade financeira para que estes possam ter mais condições de lutar por lugares maiores nas tabelas e fidelizar as pessoas da região ao clube local.
A centralização dos direitos televisivos é uma boa ferramenta para diminuir essa diferença mas este filha da puta é o típico gajo a quem se lhe dá um dedo e ele pede logo um braço. Se não se põe fino nem braço, nem dedo, nem unha.

É por figuras tacanhas como esta que o futebol em Portugal não sai do marasmo.
É o frutozinho de décadas de Salazar cuja pila os clubes da capital não querem parar de mamar.
Franco em Espanha provocou um pouco do mesmo fruto apesar de que em Portugal é pior.

Noutros países, clubes de Berlim, Londres ou Roma não são os clubes do regime com tiques fascistas.
Mesmo Paris só tem de facto clube digno desse nome há 30 anos por aí...

Portugal sofre da enfermidade do tecido social do Salazar.

Liberis

Tribuna
26 Maio 2014
2,788
3,908
É um fenómeno sociológico muito talhado pelos anos de ditadura, associado à ignorância e à própria dimensão do país. Mas deixo essa discussão para outras núpcias.
Isto, a 1000%, é a explicação certa para a conjuntura social no que toca ao associativismo em Portugal.

Uma discussão para lá de interessante.

• Like
Reações: PDuarte

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
10,832
22,326
Conquistas
5
  • Artur Jorge
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
Eu por acaso acho que uma proposta dos direitos TV mais favorável aos clubes pequenos como defende o Nacional é o que deveria ser feito, nem que fosse em forma transição.
Claro que os clubes grandes berram, mas as condições para tornar a liga mais forte passam por aqui.
Óbvio que tem de haver condições mínimas de qualidade de relvado, estádio e outras condições para melhorar o espetáculo televisivo. Não é só receber dinheiro e não investir na estrutura.
Clubes como o Nacional que só vivem à custa do dinheiro do Estado? Que não têm adeptos?

Ele e o clube que dirige acrescentam o quê ao futebol nacional? Zero, bola.

O Alves é mais um bronco chico-esperto que quer que o dinheiro que os outros ganham lhe seja entregue de bandeja.

Psantos123

Bancada central
22 Fevereiro 2025
2,406
1,630
Ao mesmo sítio onde os nossos rivais bom buscar. Ou eles são maiores do que nós?
É que esse argumento leva a crer que acreditas que tanto Benfica como Sporting estão noutro patamar de grandeza que o Porto não está.
Aleluia!

Já trataste dos dedos??

E o pedido de desculpas ao pessoal??

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
9,025
16,141
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
Eu acho que a questão nem se prende com a dimensão do país mas com a divisão demográfica dos adeptos do futebol.
Holanda, Bélgica, Suíça, etc as pessoas são do clube da região/cidade. Não há cá essas coisas de ir a Zurique e metade do povo acudir pelo Young Boys.

Portugal vive um fenómeno único que não consigo sequer encontrar paralelo em mais lado nenhum. Em Espanha há algumas semelhanças pois também se encontram adeptos do Real e do Barcelona fora das suas regiões mas não é como aqui.

A realidade é esta e uma das formas de contraria-la passa por dotar dos clubes pequenos de mais capacidade financeira para que estes possam ter mais condições de lutar por lugares maiores nas tabelas e fidelizar as pessoas da região ao clube local.
A centralização dos direitos televisivos é uma boa ferramenta para diminuir essa diferença mas este filha da puta é o típico gajo a quem se lhe dá um dedo e ele pede logo um braço. Se não se põe fino nem braço, nem dedo, nem unha.

É por figuras tacanhas como esta que o futebol em Portugal não sai do marasmo.
Tens toda a razão.

Mas ainda assim, Portugal é um outlier futebolístico, a competitividade do nosso campeonato é um autêntico milagre tendo em contra a nossa população e condição económica. Não há paralelo na Europa.
Quando o pessoal fala no Tugão e não sei quê acho que não está a ver a big picture.

Panda Azul e Branco

Tribuna Presidencial
14 Janeiro 2025
6,857
8,705
Obviamente que não se pode comparar um País de 10M de gatos pingados com Itália, Alemanha, Polónia, UK, Espanha. Se o homem quer fazer sentido, que olhe para a Bélgica, Austria, Suiça, etc
A Polónia é realmente um grande país europeu, ao nível da Espanha em termos populacionais e de nível de vida, mas futebolísticamente está uns bons furos abaixo dos países dos big5.
E por isso mesmo, o Porto devia apostar forte no mercado polaco ao nível do merchandising e não só, tendo em conta a popularidade de que o Porto goza na Polónia neste momento à conta dos 3 craques internacionais Polacos que cá jogam.
Espero que a nossa administração esteja a explorar isso ao máximo, porque um mercado de quase 40M de pessoas com bom nível de vida, não é nada de se deitar fora. Há que aproveitar.

• Like
Reações: Y_Chippo