Iniciados (Sub 15) - 2025/2026

Fonseca

Bancada lateral
1 Julho 2017
838
961
Mas esse Panzo é assim tão bom para estarem sempre a falar nele? 😂
18 golos em 27 jogos no Tondela, na 1a divisão de sub-15, sendo ele sub-13. Titularíssimo nos sub 17 desde que o começaram a levar a esse escalão, em Abril.
Há 2 anos, 48 golos em 25 jogos na distrital de Lisboa de sub-15, sendo ele sub-11.

É um fenómeno! Nunca o vi jogar, mas estou super curioso.

P.S.: Para a malta que acompanha isto mais de perto do que eu, pergunta honesta: alguma vez tivemos no FCP um sub-13 a jogar (bem ou mal) nos sub-17? Ou um sub-11 a jogar nos sub-15?

• Like
Reações: VictorFroholdt

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
25,022
34,876
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
18 golos em 27 jogos no Tondela, na 1a divisão de sub-15, sendo ele sub-13. Titularíssimo nos sub 17 desde que o começaram a levar a esse escalão, em Abril.
Há 2 anos, 48 golos em 25 jogos na distrital de Lisboa de sub-15, sendo ele sub-11.

P.S.: Para a malta que acompanha isto mais de perto do que eu, pergunta honesta: alguma vez tivemos no FCP um sub-13 a jogar (bem ou mal) nos sub-17? Ou um sub-11 a jogar nos sub-15?
Tenho uma dúvida existencial....

Quem é mais velho, o Panzo ou o Capendja?

11 anos

https://www.zerozero.pt/jogador/capendja-da-silva/1047874?search=1

Superblack98

Arquibancada
27 Fevereiro 2025
278
392
Felizmente e finalmente acabou o discurso, de que, o que é importante é formar, não ganhar titulos.
O discurso em si não está errado. é efetivamente verdade que o que interessa é formar jogadores e sujeita-los a ambientes competitivos que os prepare para a equipa A. Não deixa ser escandaloso é um clube como o Porto estar 15,20 anos sem ganhar num escalão. Isso já não deveria acontecer.

Este ano podemos ganhar tudo. Para o ano se calhar voltamos a ganhar só num escalão. Não deve ser olhado que o trabalho foi mal feito. Há gerações e miúdos com mais ou menos potencial etc

Jaburú

Lugar Anual
21 Março 2025
7,120
14,178
34
Não, não acabou. Quando alguém me conseguir provar que é mais importante ganhar na formação do que formar aí eu mudo de ideias. Até lá... terão que levar com a minha opinião
Acho que tens toda a razão. A minha questão é porque é que ganhamos tão pouco na formação. Às vezes a discussão entre no extremismo de que ou se ganham títulos ou se formam jogadores. Não digo que seja da tua parte.

Um clube como o nosso vai sempre ter muito talento. Vamos sempre ser candidatos a ganhar.

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
3,234
2,614
26
Barcelos

Eu não me lembro de o FCP alguma vez ter u caso similar.
A mim não me admirava nada na próxima época ele estar no SCP. O Tomaz Morais adora este tipo de atletas

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
3,234
2,614
26
Barcelos
Acho que tens toda a razão. A minha questão é porque é que ganhamos tão pouco na formação. Às vezes a discussão entre no extremismo de que ou se ganham títulos ou se formam jogadores. Não digo que seja da tua parte.

Um clube como o nosso vai sempre ter muito talento. Vamos sempre ser candidatos a ganhar.
Vou dar-te um exemplo. O FCP este ano só foi campeão em juvenis porque tinha o Tcherno Jamanca. Se tivesses um Eduardo Ferreira ou um Tiago Portugal embora mais talentosos que o Tcherno não seríamos. Tão simples quanto isto.
Tanto o SLB como o SCP adotam critérios de prospeção diferentes do FCP. Preferem jogadores preparados para competir embora em muitos casos não sejam os mais talentosos.
Esta é uma das razões pelas quais o FCP forma tantos jogadores para a equipa principal como o SCP e o SLB embora não tenha praticamente ganho títulos na formação

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
30,215
21,619
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
O Panzo voltou hoje aos sub 15.

Os sub 17 deles já estão praticamente condenados... Não me admirava que jogasse contra nós no domingo
entrou aos 40m e não marcou nenhum golo. estavam a perder 0-1 ao intervalo contra o Paços de Ferreira em casa, acabou 1-1.
fui ver ao zero zero agora, desconheço se teve alguma influência no golo do empate.

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
3,508
5,428
O miúdo que subiram dos sub 14 (Ruben Queiroz) para fazer estes últimos jogos do nacional sub 15 tem pormenores de craque. Já tinha gostado muito contra o Belenenses.

Um daqueles casos que mais vale subir já aos sub 17 (B) na próxima época do que andar a fazer outra vez este campeonato sub 15.
É um craque…
Para mim, melhor jogador de 2012 a milhas…
Não ter subido antes, também atesta o quão profunda é o talento da geração de 2011…

Jaburú

Lugar Anual
21 Março 2025
7,120
14,178
34
Vou dar-te um exemplo. O FCP este ano só foi campeão em juvenis porque tinha o Tcherno Jamanca. Se tivesses um Eduardo Ferreira ou um Tiago Portugal embora mais talentosos que o Tcherno não seríamos. Tão simples quanto isto.
Tanto o SLB como o SCP adotam critérios de prospeção diferentes do FCP. Preferem jogadores preparados para competir embora em muitos casos não sejam os mais talentosos.
Esta é uma das razões pelas quais o FCP forma tantos jogadores para a equipa principal como o SCP e o SLB embora não tenha praticamente ganho títulos na formação
Ok, mas não é como se tivessemos a jogar com meia dúzia de Tchernos em todos os escalões. O Domingos podia ter ficado o ano todo nos sub-17 e provavelmete seria uma limpeza. Os melhores sub-19 no fim já só vieram nos jogos mais díficeis e até gostei que não tivessem jogado contra o Leiria. Se tivessem jogado todos os jogos, seria uma limpeza. Não é como o SLB que se vê a perder contra nós nos sub-17 e metem os touros todos ou o Braga nos sub-15. Casos como o Tcherno vão sempre acontecer, simplesmente não reconheço esse padrão nas nossas escolhas.

• Like
Reações: grandeporto

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
9,385
7,431
Última edição:
  • Wow
Reações: Raba

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
3,234
2,614
26
Barcelos
Ok, mas não é como se tivessemos a jogar com meia dúzia de Tchernos em todos os escalões. O Domingos podia ter ficado o ano todo nos sub-17 e provavelmete seria uma limpeza. Os melhores sub-19 no fim já só vieram nos jogos mais díficeis e até gostei que não tivessem jogado contra o Leiria. Se tivessem jogado todos os jogos, seria uma limpeza. Não é como o SLB que se vê a perder contra nós nos sub-17 e metem os touros todos ou o Braga nos sub-15. Casos como o Tcherno vão sempre acontecer, simplesmente não reconheço esse padrão nas nossas escolhas.
Lá está... por não procurarmos esse perfil é que não ganhamos mais vezes🤷‍♂️

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
3,234
2,614
26
Barcelos
O miúdo que subiram dos sub 14 (Ruben Queiroz) para fazer estes últimos jogos do nacional sub 15 tem pormenores de craque. Já tinha gostado muito contra o Belenenses.

Um daqueles casos que mais vale subir já aos sub 17 (B) na próxima época do que andar a fazer outra vez este campeonato sub 15.
Não faz sentido subir visto que só agora está a competir na primeira divisão nacional

Devenish

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
30,215
21,619
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Felizmente e finalmente acabou o discurso, de que, o que é importante é formar, não ganhar titulos.
É importante formar do ponto de vista lúdico e hoje em dia tão diferente doutros tempos - joga no Dragon Force quem paga e tem que ter dinheiro os pais, noutros tempos apareciam na Constituição e escolhiam os que achavam melhores mas não se pagava para jogar.
Sobre ganhar títulos; é importante ganhar por várias razões e não me vou alongar sobre isso mas uma das razões são os troféus e a auto-estima de muitos que foram campeões mais a familia e amigos deles que não terão futuro no futebol mas ficam com aquela medalha para sempre - isso mexe e perdura para sempre.
Agora no campo da especulação se podesse escolher entre ter um futuro fora de série no futuro e ganhar um troféu optava pela 1ª hipótese.
Mas isso como disse é especulação gratuita porque ninguém sabe o futuro e muito menos se algum dará um jogador para a equipa A - não sabendo venham os troféus.

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,821
1,234
Não faz sentido subir visto que só agora está a competir na primeira divisão nacional
A questão é se faz sentido, para a evolução dele, continuar a jogar contra jogadores da mesma idade dele, que é o que ele vai fazer na proxima época. Na minha opinião nao vai fazer nada pela evolução dele.

Se é um jogador muito acima da média com parece ser, só têm de subir de escalão. Até porque ele ja provou que pode perfeitamente jogar contra jogadores 1 ano mais velhos.

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
30,215
21,619
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19

Não conheço não posso avaliar.
No meu caso pessoal no rugby apenas fiz 2 jogos nos juniores e passei logo à equipa principal do CDUP isto no início dos anos 70, só voltei na última jornada para o CDUP ser campeão nacional de juniores. Citei o meu caso apenas por termos de comparação. E entrei no rugby por acaso, andava no atletismo lá por hobby em corridas de 100 e 200m e salto em comprimento - um dia parei para ver o rugby e o treinador disse-me queres entrar? Nunca mais saí até ir para Lisboa CDUL e depois França mas aí é outra história.

• Like
Reações: pavlovdoorman