Iniciados (Sub 15) - 2025/2026

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
9,385
7,431
Lol, o que no Porto até pode eventualmente acontecer muito excepcionalmente, nos outros 2 é a regra, há aos pontapés, não há comparação possível.
É irrelevante serem casos pontuais ou práticas reiteradas.
É uma questão de princípio.Salvaguardar a integridade da competição.

As normativas FIFA permitem que os jogadores sejam testados sempre que seja requerido.
Como disse o colega @Tmgd99 não é feito porque não interessa ao fim ao cabo...

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
3,508
5,428
A idade alterada não serve só para ter melhor físico...
É absolutamente incrível, como se continua a confundir as estações!
A altura, o peso, a força são apenas fatores... um miúdo de 16 anos pode crescer mais de 10 cm e um miúdo de 14 anos pode crescer menos de 5 cm!
Muito mais difícil, é um miúdo de 15 anos replicar, por exemplo, a capacidade de fazer uma falta tática de um sénior!

O resto vem com miúdos que têm mais 3 ou 4 anos! Não é preciso serem muito mais velhos! Esses 3 ou 4 anos, para além, da dimensão física, dão um entendimento do jogo que miúdos mais novos não têm! Eu dou um exemplo: nos sub-15, a maioria das faltas (90% diria eu) táticas (para travar um contra-ataque ou um adversário que ultrapassou o seu defensor) são agarrões ostensivos; ocasionalmente, há aquele pontapé de quem foi ultrapassado, que, muitas vezes, é o amarelo alaranjado; é raríssimo, um miúdo conseguir fazer uma falta em que trava o adversário, sem magoar, nem dar nas vistas (estilo boavista, do jaime pacheco...)! Um miúdo "normal" de 15 anos, não tem malícia suficiente, para fazer a "faltinha" a meio-campo! Com a idade, essas faltas vão aparecendo! Um miúdo mais velho, consegue dominar o meio-campo, com faltas dessas! Entender o jogo dessa forma, não implica um tipo, particularmente, inteligente, ou com uma capacidade física invulgar! Basta, ter essa capacidade para perceber como e quando fazer uma falta!
Ou seja, isto não é só robustez física! O panzo é mais baixo do que muitos dos nossos jogadores! Certo, que é mais forte do que o plantel todo junto... mas o entendimento do jogo, a capacidade de fazer a falta necessária, de empurrar quando ninguém vê... que diabo, de levar palitos ou alfinetes... isso, vem com a idade... e não há técnica que se consiga aprender, porque são miúdos que atingiram o seu patamar de evolução! Acabou ali!
Podem trabalhar muito, mas há um momento em que não dá mais...

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
25,023
34,877
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Fazendo a ponte para a época 2026/2027.

Quem desta geração vai pegar de estaca nos sub 17 para o ano?

O Tiago Portugal é o mais evidente

Rio Douro

Superior
20 Julho 2016
99
268
Panzo atualmente com 13 anos segundo o zero jogou já nos seguintes clubes;
22-23 - àguia camarate - portanto 3 anos atrás 10 anos.
23-24 - Olivais Moscavide - 2 anos atrás 11 anos.
24-25- - Casa Pia - 1 ano atrás 12 anos.
25-26 - Tondela - 13 anos.

É um bocado estranho dizerem que ele deve ter 16 anos (maís aí é pouco mais que 14), alguns até dizem 18 ou 19, ter 10 anos no águias de camarate e ter na realidade 15 ou 16 anos - já ví miúdos de 10 anos com 1,70 mas fisicamente via-se claramente a idade que tinham o que não é o caso dele nem agora quanto mais com 10 anos.

Admito algum registo fora de horas ou melhor anos digamos mas não mais que 2 anos - portanto 13 seriam 15 - e se for qual é a diferença para o escalão aonde joga sub.-14?
Colega,

Vamos a factos.
Recorda-se certamente do caso do Cao (Carlos Alberto Oliveira). Para quem não se recorda ou ainda não era vivo, o Cao foi um atleta que jogou nas nossas camadas jovens e que se sagrou Campeão do Mundo de sub20 por Portugal em 1991.
Ele era Cabo-Verdiano e nacionalizou-se Português para poder jogar pela nossa selecção.
Anos mais tarde, perdeu a nacionalidade Portuguesa por ter apresentado documentos falsos no pedido de nacionalização.
Ficou provado em Tribunal que ele tinha efectivamente mais 4 anos que a idade que constava nos documentos.

Segundo facto: equipas Africanas que durante anos eram estrelas nos Campeonatos do Mundo de sub20, sub19 ou sub17 desapareceram de cena a partir do momento em que a FIFA impôs testes rigorosos à idade dos atletas envolvidos nas competições.

Realidade: o Panzo marcou ontem um golo que só foi possível por o atleta ter um desenvolvimento muscular que nada tem a haver com a idade dos documentos de inscrição na FPF (a altura do atleta é irrelevante porque o que conta é a componente muscular das pernas). Eu já acompanho o futebol de formação há dezenas de anos e nunca vi um sub15 de que nacionalidade fosse a marcar um golo de bola parada com esta potência a 25-30 metros da baliza. Já vi golos com alguma potência mas sempre de bola corrida (energia cinética já presente) e muitas das vezes com a bola a ser pontapeada alguns centímetros acima do solo.

Por todos este contexto, e por muito descabido ou bizarro que possa parecer, eu não descartaria a hipótese que o atleta seja efectivamente sénior.

Independentemente de tudo, o que para mim é claro que é que a FPF tem que intervir imediatamente para clarificar a situação e assegurar a integridade da competição.

Rio Douro

Superior
20 Julho 2016
99
268
Deixando agora a questão do Panzo para quem de direito, gostaria apenas de referir que a actual equipa de sub15 me parece a equipa com mais talento individual de todas as equipas de formação do nosso Clube. Veremos daqui a 4-5 anos se as minhas expectativas actuais se confirmam. Mas há aqui matéria-prima com muitíssma qualidade técnica, física e mental. Que a sorte os proteja de lesões e que o desenvolvimento físico dos próximos 2-3 anos apoie o enorme potencial que já existe.

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
30,215
21,621
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Colega,

Vamos a factos.
Recorda-se certamente do caso do Cao (Carlos Alberto Oliveira). Para quem não se recorda ou ainda não era vivo, o Cao foi um atleta que jogou nas nossas camadas jovens e que se sagrou Campeão do Mundo de sub20 por Portugal em 1991.
Ele era Cabo-Verdiano e nacionalizou-se Português para poder jogar pela nossa selecção.
Anos mais tarde, perdeu a nacionalidade Portuguesa por ter apresentado documentos falsos no pedido de nacionalização.
Ficou provado em Tribunal que ele tinha efectivamente mais 4 anos que a idade que constava nos documentos.

Segundo facto: equipas Africanas que durante anos eram estrelas nos Campeonatos do Mundo de sub20, sub19 ou sub17 desapareceram de cena a partir do momento em que a FIFA impôs testes rigorosos à idade dos atletas envolvidos nas competições.

Realidade: o Panzo marcou ontem um golo que só foi possível por o atleta ter um desenvolvimento muscular que nada tem a haver com a idade dos documentos de inscrição na FPF (a altura do atleta é irrelevante porque o que conta é a componente muscular das pernas). Eu já acompanho o futebol de formação há dezenas de anos e nunca vi um sub15 de que nacionalidade fosse a marcar um golo de bola parada com esta potência a 25-30 metros da baliza. Já vi golos com alguma potência mas sempre de bola corrida (energia cinética já presente) e muitas das vezes com a bola a ser pontapeada alguns centímetros acima do solo.

Por todos este contexto, e por muito descabido ou bizarro que possa parecer, eu não descartaria a hipótese que o atleta seja efectivamente sénior.

Independentemente de tudo, o que para mim é claro que é que a FPF tem que intervir imediatamente para clarificar a situação e assegurar a integridade da competição.
se é sénior tem 18 ou 19, com 10 anos no águias de camarate tinha 15 ou 16?

doctorgowned

Superior
15 Agosto 2024
62
130
foi-me dito que Panzo, no início de época, fez testes no Braga e Vitória de Guimarães e que não o aceitaram... maçã com bicho

não obstante, faz um golo espetacular que me fez lembrar o Givanildo e Hugo Almeida.

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,394
4,047
Lisboa, 1979
As coisas não são mutuamente exclusivas.
Só porque vamos na frente e estamos a ganhar vamos ignorar os problemas que passamos a vida a denunciar quando não se ganha?
Ou vamos fingir que não nos toca?
Idrisa Sambu, Moretto Cassamá ou mais recentemente Umaro Candé não aconteceram?
Ainda está época ganhas um título em juvenis onde sobre o principal jogador recaem suspeitas pertinentes....
Não vamos enterrar a cabeça na areia ou ser hipocritas
Há um tópico chamado "problemas que afetam o futebol jovem" onde tudo isso pode ser exaustivamente discutido. Já foi. Pode continuar a ser, quer o FC Porto ganhe ou perca. Mas sejamos corajosos. É muito fácil bater num panzo do Tondela. Ninguém chama PULHA à federação que alimenta e se alimenta deste negócio. Aos colarinhos brancos que se escondem por detrás deste tráfico e enchem os bolsos. Sejam dirigentes federativos, sejam agentes. O Panzo é um peão.

Nunca escondi que no FC Porto aconteceu, acontece e, infelizmente, acontecerá situações destas. E não lhes sou indiferente. Pelo contrário.

O que acho é que este tópico deveria servir para se falar dos méritos e das fraquezas da equipa de sub15 do FC Porto. O que têm que evoluir; quem está na sombra, mas tem muito potencial; como pode o clube estrurar melhor os seus quadros competitivos para dar mais oportunidades de crescimento a esta malta.

E do Panzo, já vamos em Úmaro...

Quanto ao Tcherno, foi muito contributivo para o título. Principal jogador? Não tenho a mesma opinião.
Se o FC Porto ganhou por causa dele. Até admito que sim. Na mesma medida em que Portugal sub17 é campeão Europeu por causa de Banjaquis e afins.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
35,110
31,217
Gaia
Por acaso foi nos sub 17 onde diferença pontual para os 2º e 3º chegou a ser mais de 10 pontos, sinceramente sem o Jamanca também iriamos ao titulo, mas não sejamos mais papistas que o Papa, nós teremos um dou dois jogadores africanos em cada camada de sub enquanto os de lisboa nalgumas camadas é de perder a conta, já vi o scp e o benfica parecerem a seleção francesa em africanos.

• Like
Reações: Devilelas