Artur de Sousa (Pinga)

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
21,521
4
QUE GRANDE PINGA!

?Avançado que brilhou de Dragão ao peito nas décadas de 30 e 40 é o melhor marcador portista em jogos com os leões???

Oito dos 161 clássicos disputados entre FC Porto e Sporting na história do Campeonato nacional tiveram a marca de um dos melhores avançados portugueses de todos os tempos. Artur de Sousa no bilhete de identidade, Pinga no mundo do futebol, jogou de Dragão ao peito nos longínquos anos 30 e 40, mas mantém-se como o portista que mais golos marcou à equipa de Alvalade: doze, metade em apenas dois jogos.

Pinga, que apontou 143 golos com a camisola azul e branca, estreou-se logo com um hat-trick no primeiro encontro para o campeonato entre os dois clubes, disputado no Estádio do Lima, há quase 80 anos, na época 1934/35, e que terminou com uma vitória portista por 4-2. O avançado madeirense voltaria a ser o protagonista no duelo caseiro da temporada seguinte, ao marcar três dos dez golos que ditaram o triunfo mais expressivo dos Dragões sobre os leões ao longo dos seus mais de 121 anos. Nesse mesmo jogo, disputado no Campo do Ameal, que terminou com o marcador em 10-1, Carlos Nunes tornou-se no primeiro e, até agora, único portista a marcar quatro golos em duelos com os lisboetas.

Avançado internacional português que representou o FC Porto durante dez épocas, Carlos Nunes é o segundo jogador do clube que mais vezes marcou ao Sporting. Foram nove, mais um do que Correia Dias e Fernando Gomes, que completam o pódio da lista de goleadores.

Nas duas últimas décadas, entre os anos 90 e os primeiros dez deste novo milénio, o nome que se destaca é o de Domingos Paciência, a quem bastaram três jogos para assinar seis golos, mais dois do que outros dois avançados que marcaram uma era nos Dragões: Mário Jardel e Radamel Falcao. Do actual plantel portista, foram três os jogadores que deixaram a sua marca em jogos com o Sporting: Quaresma, Danilo e o inevitável Jackson Martínez - quem não se recorda daquele fabuloso calcanhar com que se começou a escrever a vitória portista (2-0), em Outubro de 2012?
 
H

hadeskabir

Guest
Na minha infancia (tenho 30 anos atualmente) os mais velhos que o viram jogar diziam que ele foi o melhor jogador do Porto de sempre .. mas pouca gente ainda viva o deve ter visto jogar sera sempre um mito do FCP
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,351
20,801
Gaia
O Pinga morreu em 1963 tinha eu um ano, pelo que só conheço histórias de ouvido. Pena não haver imagens. Guardem se os documentos.

Sei que terminou em depressão e alcool depois de uma vida de glória e amor ao FC do Porto. Quando era garoto andava eu no campod etreinos atrás das vedetas ouvi um dos grandes (se bem me lembro foi o loiro José Rolando) a contar uma história sobre Pinga.
Contou que uma vez nos iniciados levaram grande reprimenda do treinador por tentarem gozar o Sr. Pinga já bastante debilitado pelo alcool. Na fase final da sua vida Pinga chegou a ser funcionario do clube em funçoes muito simples.
Entao daí em diante, sempre que passavam pelo Pinga, deveriam estender a mão e tratá lo por Senhor Pinga com muito respeito pelo maior jogador de sempre.
 

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
7,150
4,159
Conquistas
14
  • José Maria Pedroto
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
  • Madjer
Artur de Sousa e cuja alcunha era Pinga, herdado do Pai.

Para começo de conversa era o grande ídolo do Pedroto e por aqui já ficamos com uma ideia de quem era este madeirense de gema que jogou apenas em dois clubes, Maritimo e FC Porto, e do qual se dizem maravilhas.

- "Qualidade suprema",
- "Considerado por alguns o melhor jogador português da história",
- "Jogador mais completo visto até hoje",
- "Um caso à parte",
- "Fulgurantissimo, genial, prodigioso",
- "O melhor jogador da história do futebol mundial sem alguma dúvida! Os mais velhos falam dele de uma forma que meu deus do céu.... "
- "A 7 de Julho de 1946, o Estádio do Lima enche para assistir à despedida do maior craque portista, português e madeirense (por esta ordem). Um dos espectadores atentos a essa jornada é um tal José Maria Pedroto, que vê Pinga como ídolo e não se cansa de o repetir até aos seus últimos da sua vida."


são uma simples amostra da elogiosa descrição feita a seu respeito, embora acredite que possa haver uma ligeira pontinha de exagero em relação a certos aspectos...

Alguns exemplos,




 

TiagoV

Da Invicta para o Mundo
1 Março 2016
8,541
3,350
Invicta
Grande lenda do FC Porto, o antecessor do Cristiano Ronaldo.
Interior esquerdo, fez 16 épocas no FC Porto, de 1930 a 1946.