Exercício físico e alimentação

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,984
39,436
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19


Para mim uma pessoa que mete ananas na pizza ou que não come as suas massas al dente não devia comer comida italiana.
Na minha opinião, nem sequer devia poder comer e ir preso.

Isso e comer bife bem passado, ou bife cortado fininho.
 
  • Love
Reações: Hulk27

jorgebest

Tribuna
2 Junho 2020
2,827
2,890
bem... fui a um nutricionista que me recomendaram, o Dr. Henrique Galvez

basicamente, mais refeições ao longo do dia, corte radical no álcool, corte nos hidratos, mais proteína, muita água, exercício físico (para já caminhadas, depois espero voltar a correr)

tenho feito as minhas refeições com uma proteína + legumes ou salada e bebido muita água
hidratos só uma vez por semana

para além disto foram-me receitados uns comprimidos... feitos à medida na farmácia dos Clérigos... vou lá passar amanhã para levantar as pastilhas... penso que irão contribuir para diminuir o apetite...

nada de álcool... até porque me diz que é incompatível com a medicação

serão 2 meses disto... a pessoa que conheço que me recomendou o médico, com 60 e muitos parece uma miúda nova... está toda fit...

eu, em véspera de ser pai... com 41 anos... tenho que cuidar de mim e meter-me novamente em forma para tomar conta do Gonçalito que aí vem
Opá eu só li os dois primeiros parágrafos mas devia ter ficado pelo primeiro. Nutricionistas.. com todo o respeito pela profissão, deve-se aproveitar 1% se tanto. Essa do comer várias vezes ao dia é só mais uns dos mitos criados pela "indústria" assim como beber 5 mil litros de água.

Queres um truque fácil? deixa de comer merda e bebe água só quando tens muita sede. Se comeres saudável e não abusares no sal, vais beber talvez 1 copo de água porque os bons alimentos já a têm com fartura.

Evitar comer fora, evitar fritos, comprar produtos naturais com o mínimo de conservantes, estabilizadores e aditivos possíveis. Legumes são mais nutritivos se pouco ou nada cozinhados. Alguns deles não são particularmente fáceis de digerir, nomeadamente os verdes como a couve, por isso eu pessoalmente não os como.

Fiambres, pão branco, bolachas, leite de vaca, carne de porco, carnes de grandes superfícies em geral, massas e arroz (em excesso) é de evitar.

Ok, mas então o que podemos comer que não engorde e faça bem à saúde? pois, hoje em dia estamos cada vez mais à mercê do que os "super" mercados nos dão pelo que é fundamental ter cuidado de onde vêm e como são feitos os alimentos. A banana da Madeira é mais pequena mas muito mais nutritiva que as de cascos-de-rolha. Mas deve-se comer o mais madura possível.

Frutas da época, frutos secos (caro eu sei mas eram grande parte da dieta dos nossos antepassados), queijo curado de cabra ou ovelha, yogurte fresco e alimentos fermentados em geral, peixe fresco, legumes (crus ou pouco cozinhados), massas integrais, carne de qualidade (exclui quase tudo dos super-mercados) e por aí fora.

Olha estou a escrever isto e a mulher acabou de me trazer um pão de centeio com tomate, abacate e atum. Simples e nutritivo.

Quanto a exercício físico, as vezes caminho do carro para o trabalho, cerca de 5 minutos, mas caminho rápido para puxar mais. Estou seco sem estar magro, mantenho massa muscular apesar de não lhe dar uso praticamente nenhum. Passo o trabalho sentado 8-10horas e depois conduzo mais meia hora de cada vez que vou e venho. Como 3x por dia mas não creio numa regra absoluta. É assim que estou habituado. Custa-me ir trabalhar sem um bom pequeno almoço. Normalmente a mulher faz-me ovos com tomate, cebola, tostas de milho, leite de amêndoa com café, banana da madeira e tou fixe durante várias horas.

PS: não dispenso um bom vinho ao jantar e uma cerveja a ver o nosso Porto, as vezes mando vir uma pizza de forno a lenha, na boa. A vida é demasiado curta para sacrifícios, temos é que re-aprender a saber comer com qualidade

Abraço e bons petiscos
 
Última edição:

PDuarte

Tribuna Presidencial
16 Maio 2017
9,701
6,589
bem... fui a um nutricionista que me recomendaram, o Dr. Henrique Galvez

basicamente, mais refeições ao longo do dia, corte radical no álcool, corte nos hidratos, mais proteína, muita água, exercício físico (para já caminhadas, depois espero voltar a correr)

tenho feito as minhas refeições com uma proteína + legumes ou salada e bebido muita água
hidratos só uma vez por semana

para além disto foram-me receitados uns comprimidos... feitos à medida na farmácia dos Clérigos... vou lá passar amanhã para levantar as pastilhas... penso que irão contribuir para diminuir o apetite...

nada de álcool... até porque me diz que é incompatível com a medicação

serão 2 meses disto... a pessoa que conheço que me recomendou o médico, com 60 e muitos parece uma miúda nova... está toda fit...

eu, em véspera de ser pai... com 41 anos... tenho que cuidar de mim e meter-me novamente em forma para tomar conta do Gonçalito que aí vem
Venho já tarde a este tópico parece-me, mas este ano entre março e agora já tirei 15 kilos de cima.

Nada de muito científico, mas partilho contigo como fiz a nível de hábitos alimentares. Adoptei uma dieta keto, mas antes de entrar nestas coisas lê.

Hidratos com os porquinhos, só depois de ter perdido 10 é que voltei a introduzir. Xau arroz, xau massa, xau batata. Primeiras duas semanas duras, lento de raciocínio e fraco fisicamente.

Dentro dos hidratos obviamente açúcares ao ar. Não há sobremesa.

Couve e bróculos tornaram-se grandes amigos. Aumentei consumo de carne e peixe, se não ninguém aguenta o meu feitio. Aqui entra a água, andei a uns 4l de água por dia. Enchia o estômago, sempre que sentia fome / gula mais uns golos de água ajuda. Café também.

Encurtei o tempo entre refeições. Nunca fui de tomar pequeno almoço (só nos hotéis e tal) pelo que não custou. Passei a almoçar pelas 13:30/14:00 e jantar pelas 18:30/19:00, nem que tivesse que trabalhar a seguir.

Caminhadas, idas a praia, lá houveram mas nunca muito regulares.

10kg fora, um dia para aporcalhar-me todo e tenho ido a partir daí. Sinto-me muito mais leve, rápido, forte. Gosto muito mais de me ver ao espelho e estou a trabalhar no tonificar. Hoje em dia, bebo o meu copo, ocasionalmente meia garrafa de vinho do porto (aporcalhando...) Como a minha sobremesa uma vez / duas vezes semana, controlando as refeições. Mudei imenso os meus hábitos alimentares, e com azeite e alho sabe tudo bem, até couve flor xD

Enfim, foi a minha experiência. Início complicado, estabiliza e torna-se normal. De 105 aos 90, sendo que gostava de tirar mais 4 ou compensar com massa muscular. Embora agora no natal não há dietas que aguentem xD

PS:uma nota que me esqueci de referir. Acabou a fruta. É a "sobremesa da natureza".
 
Última edição:

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
12,273
13,652
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
Boas pessoal.

Procura aqui algum feedback em relação a alguma pen ant+.

Preciso de uma para tornar mais realista os dados de treino no rolo. Tenho encontrado na internet valores de 20€ e depois de 40/50€. Percebi que algumas de 20€ têm algumas falhas ao nível da conexão durante alguns segundos de vez em quando.

O que me aconselham?
 

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
33,736
45,880
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Minha freguesia - Marco 4 caminhos - Canedo

quase 30 klms.. uma prova de absoluta superação.. e isto sem as sapatilhas novas e a playlist do @paul93
Fará quando tiver.. O céu é o limite..




















És de Canedo? Já fiz grandes tainadas aí em casa de um amigo meu 😉
Daquelas em que o pessoal fode 50 litros de cerveja e depois ficam todos cegos e vão se gregar para a beira do rio 🤣
 
  • Haha
Reações: Dias_21

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,748
25,610
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
És de Canedo? Já fiz grandes tainadas aí em casa de um amigo meu 😉
Daquelas em que o pessoal fode 50 litros de cerveja e depois ficam todos cegos e vão se gregar para a beira do rio 🤣
Sou da freguesia ao lado :)
A minha mulher é que trabalha lá. E vou lá ter com ela ao emprego. Foram 4 horas de corrida/caminhada :)
A malta de canedo é no mínimo dos mínimos.. Especial lol.
Quando vieres para estes lado avisa que eu pago-te uma cerveja. Só não te acompanho porque não bebo álcool. Nem te seguro o pescoço a vomitar lol.
 
  • Haha
Reações: jcmp17

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
33,736
45,880
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Sou da freguesia ao lado :)
A minha mulher é que trabalha lá. E vou lá ter com ela ao emprego. Foram 4 horas de corrida/caminhada :)
A malta de canedo é no mínimo dos mínimos.. Especial lol.
Quando vieres para estes lado avisa que eu pago-te uma cerveja. Só não te acompanho porque não bebo álcool. Nem te seguro o pescoço a vomitar lol.
Eu também não bebo álcool fico a tomar conta dos bêbados 🤣
O meu amigo é de Canedo e tem casa com um terreno enorme à beira rio e o pessoal do secundário junta se todo uma ou duas vezes no verão para matar saudades e fazer churrascada e foder cerveja
Há sempre uns acidentes engraçados como tem de ser nestas reuniões mas passa se dias fixes 🤣
 
  • Haha
Reações: MiguelDeco

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,748
25,610
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Eu também não bebo álcool fico a tomar conta dos bêbados 🤣
O meu amigo é de Canedo e tem casa com um terreno enorme à beira rio e o pessoal do secundário junta se todo uma ou duas vezes no verão para matar saudades e fazer churrascada e foder cerveja
Há sempre uns acidentes engraçados como tem de ser nestas reuniões mas passa se dias fixes 🤣
Essas fotos anteriores a estas que coloquei são de um rio em canedo.. Não sei se é nesse. Nesse costumam ir "afogar" mas não são mágoas lol..
Isto julgando pelos toalhetes que existem no chaõ lol.
Eu gosto imenso de canedo. Mas aquilo é gente que na década de 90 andava com texanas e pioneses só para poderem fazer faísca sempre que andavam de moto lol. E uns colegas meus, em canedo, numa mítica festa, chegaram lá para um concerto, imbuídos do espírito do Kurt e disseram..
"então seus filhos da puta de canedo, prontos?"
Eles levaram literalmente e deram-lhes um enxerto de porrada lol.
 
  • Haha
Reações: jcmp17

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
33,736
45,880
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Essas fotos anteriores a estas que coloquei são de um rio em canedo.. Não sei se é nesse. Nesse costumam ir "afogar" mas não são mágoas lol..
Isto julgando pelos toalhetes que existem no chaõ lol.
Eu gosto imenso de canedo. Mas aquilo é gente que na década de 90 andava com texanas e pioneses só para poderem fazer faísca sempre que andavam de moto lol. E uns colegas meus, em canedo, numa mítica festa, chegaram lá para um concerto, imbuídos do espírito do Kurt e disseram..
"então seus filhos da puta de canedo, prontos?"
Eles levaram literalmente e deram-lhes um enxerto de porrada lol.
O sítio para onde o nosso pessoal vai é para o rio que tem debaixo da ponte que vai para Labercos
Até já fomos de kayak ter à Lomba 🤣
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,748
25,610
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
O sítio para onde o nosso pessoal vai é para o rio que tem debaixo da ponte que vai para Labercos
Até já fomos de kayak ter à Lomba 🤣


É esta, certo?
Quem não atravessou o Douro num pedaço de esferovite é um menino lol.. Kayak é demasiado seguro.. a não ser que vão perdidos de bêbedos :)
Eu adorava fazer o inha de kayak.. já vi alguns fulanos fazerem.. mas eu sou um cadito medroso..
 
  • Love
Reações: jcmp17

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
33,736
45,880
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20


É esta, certo?
Quem não atravessou o Douro num pedaço de esferovite é um menino lol.. Kayak é demasiado seguro.. a não ser que vão perdidos de bêbedos :)
Eu adorava fazer o inha de kayak.. já vi alguns fulanos fazerem.. mas eu sou um cadito medroso..
Sim é essa
A casa do meu amigo é nessa zona
Grandes noites de verão que um gajo passa aí
Só não fazemos nestas alturas porque à noite aí é um frio do caralho

Eu por acaso nunca tinha andado de kayak até ao verão deste ano na Madeira
Se calhar este verão sou menino para me meter pelo rio abaixo até à Lomba quando for a churrascada 🤣
 
  • Haha
Reações: MiguelDeco

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,748
25,610
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Sim é essa
A casa do meu amigo é nessa zona
Grandes noites de verão que um gajo passa aí
Só não fazemos nestas alturas porque à noite aí é um frio do caralho

Eu por acaso nunca tinha andado de kayak até ao verão deste ano na Madeira
Se calhar este verão sou menino para me meter pelo rio abaixo até à Lomba quando for a churrascada 🤣
A minha mulher ultimamente gosta de ir comigo para esse sítio dar umas corridas. Saímos de casa com um sol bonito e ela toda contente. Mal chegamos lá começa logo a queixar-se do frio lol. Mas a culpa é dela. Já devia saber que certas parte de canedo foram esquecidas por cristo lol.
 
  • Like
Reações: jcmp17