As nossas séries e filmes preferidos

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
7,827
5,032
Alguém já viu Shogun?? Como está??

Sábado DUNE II let´s go!! :D
Vi os dois primeiros episódios da Shogun ontem, não gostei, quer pela lentidão em discorrer a narrativa (que dou o desconto de tentar dispor a situação, mas a série original fez o mesmo mais depressa), quer acima de tudo, pelas tremendas falhas históricas.

Vi a série original coisa de um ano atrás e a situação histórica de 1600 é algo fácil de explicar: Portugal sobre o domínio espanhol dos filipes desde 1580, Espanha em guerra com os ingleses desde 1585 mais coisa menos coisa.

Na série, os Portugueses são os maus da história, os vilões, o que faz 0 sentido - se estamos sob domínio espanhol, não temos voto na matéria, mas não, na série nova os portugueses é que são maus.

A personagem do Vasco Rodrigues, Português, que na série original é interpretada pelo grande John Rhys-Davies, é agora um espanhol, O que faz menos sentido - faz mais sentido que os Espanhois usem os pilotos portugueses a seu dispor, os que conheciam bem as aguas da zona, que os Portugueses que não mandavam nada a usarem pilotos espanhóis que não conheciam a zona como os portugueses, mas como disse, a série quer mesmo que os Portugueses sejam os maus da história.

O ódio dos ingleses aos Portugueses não faz sentido (mais antiga aliança militar e subitamente era a nós que odiavam e não aos espanhois com quem estavam em guerra?).

Os Portugueses tinham inúmeras bases e postos de comércio Ásia fora, desde a India, china, Malásia mas subitamente, Macau é uma base secreta que ninguém conhece ou ouviu falar?.

há demasiados erros históricos para forçar os portugueses como vilões, a série original, mais correcta, usa os padres jesuítas como antagonistas, as personagens comportam-se como as personagens históricas que estão a representar, quer nas ambições, quer nas ideias, aqui nada disso acontece.

há pouquíssima intriga nipónica, pouco choque cultural e fiquei muito desiludido, por ter a série original fresca, no quão melhor fez o mesmo sendo uma série de 1980 (longe de ser perfeita).

Isso e saber que foi filmada no canada.

Espero sinceramente que se concentre mais no lado Shogun do livro do que estes dois primeiros episódios que para além de lentos, para além de estar recheada de erros históricos, falhou na ideia de mostrar um ocidental num mundo totalmente diferente do que conhece.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,884
25,966
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Vi ontem. Adorei. Um grande, grande filme, cheio de vida e detalhes deliciosos. Um assombro visual.
Eu comecei a ver mas vi que o filme tinha 2.20h e eu precisava de adormecer cedo :) É um dos filmes que estou mais curioso para ver.
Vi o zone of interest e pese embora tenha gostado estava à espera de uma coisa diferente.. Mas foi um problema das minhas expectativas.. Ainda assim a Sandra Hüller é das minhas atrizes preferidas da atualidade.. Está sempre num nível incrível..
 
  • Like
Reações: paul93 e Dexter2020

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,884
25,966
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Muitas vezes o grande problema é esse: as nossas próprias expetativas e como geri-las.
Eu não gosto de ver trailers e portanto vou vendo só alguma crítica (para entender sobre que fala o filme) e uma ou outra imagem que vai saindo do filme. E acontece que por vezes imagino que o filme terá uma abordagem e umas vezes acerto e noutras falho redondamente. Foi o caso deste filme que pensei que abordagem fosse diferente (eu já sabia que não abordava diretamente o tema dos campos mas pensei que não fosse tão subtil). Mas ainda assim gostei bastante.
 
  • Like
Reações: paul93 e Dexter2020

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,884
25,966
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana

zenabooo

Lugar Anual
16 Julho 2020
4,146
4,894
Conquistas
9
INTERNAZIONALE
  • André Villas-Boas
Vi os dois primeiros episódios da Shogun ontem, não gostei, quer pela lentidão em discorrer a narrativa (que dou o desconto de tentar dispor a situação, mas a série original fez o mesmo mais depressa), quer acima de tudo, pelas tremendas falhas históricas.

Vi a série original coisa de um ano atrás e a situação histórica de 1600 é algo fácil de explicar: Portugal sobre o domínio espanhol dos filipes desde 1580, Espanha em guerra com os ingleses desde 1585 mais coisa menos coisa.

...

E para quem nunca viu nada da serie anterior ou livro, e não está muito interessado na parte mais histórica da cena...vale a pena?
 

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
3,944
5,912
Bragança

Cenas da nostalgia. Uma vez falei aqui dos jovens heróis de Shaolin e houve alguém que se lembrava.
E desta que em português era No cumprimento do dever ( Tour of Duty) alguém se lembra ? A melhor serie sobre o Vietname, anterior ao filme Platoon.
 

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
7,827
5,032
E para quem nunca viu nada da serie anterior ou livro, e não está muito interessado na parte mais histórica da cena...vale a pena?
Aparte o que escrevi, bom... achei um pouco lenta e sem muita capacidade de imersão na ideia de "alien noutro planeta", homem ocidental a descobrir um mundo novo, mas se gostares do periodo histórico do Japão feudal, é capaz de ser interessante.
 
  • Like
Reações: Moreira e zenabooo

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
7,827
5,032

Cenas da nostalgia. Uma vez falei aqui dos jovens heróis de Shaolin e houve alguém que se lembrava.
E desta que em português era No cumprimento do dever ( Tour of Duty) alguém se lembra ? A melhor serie sobre o Vietname, anterior ao filme Platoon.
Lembro-me de acompanhar essa série com o meu Pai, curiosidade de a rever estes anos todos depois, ver se ainda se aguenta.

(estou a rever a Miami Vice original, actualmente na 4a temporada, inacreditável a quantidade de cromos que lá apareceram em papeis segundários).
 

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
3,944
5,912
Bragança
Lembro-me de acompanhar essa série com o meu Pai, curiosidade de a rever estes anos todos depois, ver se ainda se aguenta.

(estou a rever a Miami Vice original, actualmente na 4a temporada, inacreditável a quantidade de cromos que lá apareceram em papeis segundários).
A Miami vice foi um bocadinho posterior se bem me lembro...mas não por muito, 3 ou 4 anos talvez
 
  • Like
Reações: Di Charis

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
3,944
5,912
Bragança


O Letters from Iwo Jima nunca na vida pode estar em 30... para mim estaria nos primeiros dez...o Platoon mais acima também... o Ultimo dos Moicanos idem...o 1917 também. Um dos primeiros vai ser o Resgate do Soldado Ryan de certeza
 
  • Like
Reações: Moreira