Para quando um centro de Formação no FC Porto?

8 Fevereiro 2023
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A maioria extrema que votou nele não leu programa nenhum, votou nele porque queriam correr com PdC, se queres um ponto de viragem irreversível foi a tal assembleia geral - aí está o cerne da vitória.
E mesmo sem essa AG a vitória do AVB estava mais do que garantida.

Só aqueles que viviam numa bolha é que não percebiam os sinais mais do que evidentes sobretudo desde o verão de 2022.
 

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
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Lisboa, 1979
Não consigo esconder uma profunda desilusão por esta opção. Não por suspirar por uma suposta Academia na Maia, porque isso há muito tempo que deixou de ser discussão. Também não me dá nenhum tipo de consolo ler "mas os outros em 40 anos não fizeram nada, agora ao menos temos alguma coisa", porque, primeiro, o que não foi feito no passado não torna a má decisão de hoje numa boa decisão. Segundo, porque tínhamos a "vantagem" de, ao não ter nada, poder fazer algo de raiz pensado de forma a resolver grande parte dos problemas que temos hoje, sobretudo a nível logístico, e vamos fazer algo que pouco resolve. Ou seja, vamos gastar cerca de 50 milhões (sim, são 50M os custos entre CAR, intervenção no CTFD e nova Casa do Dragão) e vamos continuar com um caos logístico terrível para a maioria dos nossos atletas.

Isto porque enquanto a logística dos nossos atletas envolver 3 pontos que estão demasiado distantes em termos geográficos (local de treino, residência e escola), vamos continuar a ter caos. Enquanto o nosso espaço de treino não der resposta para suportarmos os treinos de 17 equipas/11 escalões (e estou a falar apenas do masculino), vamos continuar a ter caos. Enquanto não tivermos espaços de jogo para todas estas equipas, vamos continuar a andar com a casa às costas ao fim de semana.

Não só o CAR+CTFD não resolve o caos logístico da Formação, como condena a Formação a mais 20/30 anos desse caos, porque não se faz um investimento desta magnitude para passados meia-dúzia de anos se começar nova obra para resolver os problemas que ficaram por resolver.

E para ser claro, o CAR+CTFD não tem por onde se expandir. Ainda se tentou acrescentar mais um campo ao CTFD, alterando a disposição dos campos atuais, mas tal não será possível. Ou seja, será esta a nossa realidade para os próximos 20/30 anos. Serão gastos 50 milhões em algo que irá manter a nossa Formação com piores condições que qualquer um dos nossos rivais diretos e até do Braga. Sim, será melhor do que o que temos agora, mas fico triste com esta falta de ambição, esta falta de arrojo. E existiam alternativas. Não houve foi coragem para se romper com uma mera promessa eleitoral.
Também esperava mais. Também queria que se tivesse ouvido quem, todos os dias, tem que gerir problemas concretos.

Também esperava mais arrojo. Também esperava mais centralidade.

Aliás, se há algo comum no discurso de AVB e do dimissionário pres EVR, é que como este projecto é maravilhoso para essa parte "esquecida" de Gaia. Lá está, ausência de centralidade. Esse arrabalde, para não lhe chamar cú de judas. E é duplamente arrabalde. Pelo parco desenvolvimento da zona (há estruturas escolares próximas para mitigar a logística escola treino?), mas também, pelos lamentáveis acessos e parqueamento.


O que resta? Um milagre. E só será isso mesmo, um milagre. Nesta fase, já não acredito.

A seguir ao milagre, há o mal menor. De alguma forma, quer o planeamento do CAR, mas sobretudo que a reformulação do CTFD Olival consigam potenciar ao máximo esta solução, transformando-a de uma solução má para uma coisa aceitável (longe do ideal que o clube merecia). Com uma enorme potenciação da capacidade de alojamento e logística para as camadas jovens. Com uma enorme transformação dos acessos a esta zona, a única parte do discurso do EVR que deitou uma luzinha de esperança nisto tudo. Mas é palavra de político. Vale menos que nada.
 
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Hakabashy

Tribuna
26 Março 2018
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Pendente ainda está o tal pavilhão para as modalidades de formação. A ver o que ditam as negociações com o Rui Moreira.
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
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Não, não está.

Jogadores não são património permanente do FC Porto nem estruturante ao mesmo nível.

Jogadores vão e vêm todos os anos.

Estádio não há conceito, é um Estádio. No máximi podias discutir remodelação vs novo.
Pavilhão não há conceito, é um pavilhão (podes é discutir quando muito dimensões)

CAR's, Academias são estruturantes e com conceitos distintos. São discussões mais profundas.
Tbh, o car vs academia da Maia foi um dos assuntos principais da campanha. Foi até uma das promessas eleitorais da lista do AVB.

Abrir a discussão a sócios e a decisões posteriores em AG só para temas que não foram colocados antes das eleições, sei lá, passarmos a transmitir jogos em canal aberto, o naming do estádio, acabar com uma modalidade, coisas que nunca estiveram em discussão antes das eleições nem no programa da lista vencedora.

Mera opinião pessoal, claro .
 
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Edgar Siska

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Ao pé da praia
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Tbh, o car vs academia da Maia foi um dos assuntos principais da campanha. Foi até uma das promessas eleitorais da lista do AVB.

Abrir a discussão a sócios e a decisões posteriores em AG só para temas que não foram colocados antes das eleições, sei lá, passarmos a transmitir jogos em canal aberto, o naming do estádio, acabar com uma modalidade, coisas que nunca estiveram em discussão antes das eleições nem no programa da lista vencedora.

Mera opinião pessoal, claro .
Só que não é CAR vs Academia da Maia.

Isso já foi, já era, as eleições já acabaram há muitooooooo tempo.

Discutir o assunto já não tem nada a ver com isso.
 

Hakabashy

Tribuna
26 Março 2018
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Para o CAR não ter pavilhão, acho que a coisa deve estar a correr bem
Também foi a minha ideia, por isso comentei. A ver se temos sorte, porque está tudo muito muito caro assim que terá que ser com muita mas mesmo muita boa vontade e parcerias. E é preciso não esquecer que ainda que importante as modalidades são sobretudo fonte de despesa e não de rendimento, assim que qualquer decisão terá que ser ainda mais ponderada.
 
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Hakabashy

Tribuna
26 Março 2018
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Para os que dão o exemplo do centro desportivo do Barcelona localizado em Sant Joan Despi (seria como Rio Tinto), só para avisar que muitos escalões das modalidades de pavilhão do Barça treinam e jogam em pavilhões emprestados nas periferias. Também não há espaço para todos na La Masia. E comprar um terreno em Barcelona está carissimo tal como no Porto.
Assim que, se calhar é um pouco utópico pensar neste momento em algo mais que um CAR. Ou então, construir uma academia a uns bons 50 a 60 kms do Porto (tipo Marco, Amarante) o que traria ainda mais constrangimentos. Basta ver que o antigo campo do candal (em gaia !!!! ) está a leilão por 24 milhões, só o terreno e é um terreno super pequeno (talvez para 2 campos de treinos).

Falaram atrás da residencia para os putos que não está incluído no CAR. Dando também o exemplo do Barça. Até 150kms os jogadores têm a disposição um taxi especial para os levar e trazer aos treinos semanais. Só a partir dessa distancia é que é avaliado se o jogador tem o talento necessário para ficar nas residencias de la masia. Eu diria que este é o modelo que o AVB talvez pretenda seguir
 

Hakabashy

Tribuna
26 Março 2018
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É impossível, totalmente impossível.
Pendente para o rio e reserva ecológica do Douro (não podes construir nas margens).

Ontem já aqui foi referido que no máximo podes adquirir os terrenos mais acima por trás de uns armazéns e oficinas, mas seriam depois no fim 3 terrenos separados por faixas de ruas e habitações, ainda que todos na mesma área geográfica.
Uma coisa a explorar, mas talvez totalmente fora da caixa e impossível de ser executado (Senhores Engenheiros cheguem-se à frente). Alguém sabe qual capacidade construtiva de metros quadrados acima do solo dos terrenos?

Se não podemos construir em horizontal, talvez se possa construir em vertical... ou seja, ter os 5 campos em baixo e talvez um ou dois em cima
 

Edgar Siska

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Uma coisa a explorar, mas talvez totalmente fora da caixa e impossível de ser executado (Senhores Engenheiros cheguem-se à frente). Alguém sabe qual capacidade construtiva de metros quadrados acima do solo dos terrenos?

Se não podemos construir em horizontal, talvez se possa construir em vertical... ou seja, ter os 5 campos em baixo e talvez um ou dois em cima
Campos subterrâneos?

Temos de convocar o pessoal da antiguidade dos Jardins Suspensos da Babilónia, ou então o pessoal que faz aquelas maluqueiras em Singapura.
 
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PortoNoCoracao

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Para os que dão o exemplo do centro desportivo do Barcelona localizado em Sant Joan Despi (seria como Rio Tinto), só para avisar que muitos escalões das modalidades de pavilhão do Barça treinam e jogam em pavilhões emprestados nas periferias. Também não há espaço para todos na La Masia. E comprar um terreno em Barcelona está carissimo tal como no Porto.
Assim que, se calhar é um pouco utópico pensar neste momento em algo mais que um CAR. Ou então, construir uma academia a uns bons 50 a 60 kms do Porto (tipo Marco, Amarante) o que traria ainda mais constrangimentos. Basta ver que o antigo campo do candal (em gaia !!!! ) está a leilão por 24 milhões, só o terreno e é um terreno super pequeno (talvez para 2 campos de treinos).

Falaram atrás da residencia para os putos que não está incluído no CAR. Dando também o exemplo do Barça. Até 150kms os jogadores têm a disposição um taxi especial para os levar e trazer aos treinos semanais. Só a partir dessa distancia é que é avaliado se o jogador tem o talento necessário para ficar nas residencias de la masia. Eu diria que este é o modelo que o AVB talvez pretenda seguir
Fdz não vale a pena ir para tão longe , aqui em santo Tirso tem muita bouça para vender e fica a 15/20min do porto (de carro via A3) e os preços são bem mais acessíveis
 

Regod

Tribuna Presidencial
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Para os que dão o exemplo do centro desportivo do Barcelona localizado em Sant Joan Despi (seria como Rio Tinto), só para avisar que muitos escalões das modalidades de pavilhão do Barça treinam e jogam em pavilhões emprestados nas periferias. Também não há espaço para todos na La Masia. E comprar um terreno em Barcelona está carissimo tal como no Porto.
Assim que, se calhar é um pouco utópico pensar neste momento em algo mais que um CAR. Ou então, construir uma academia a uns bons 50 a 60 kms do Porto (tipo Marco, Amarante) o que traria ainda mais constrangimentos. Basta ver que o antigo campo do candal (em gaia !!!! ) está a leilão por 24 milhões, só o terreno e é um terreno super pequeno (talvez para 2 campos de treinos).

Falaram atrás da residencia para os putos que não está incluído no CAR. Dando também o exemplo do Barça. Até 150kms os jogadores têm a disposição um taxi especial para os levar e trazer aos treinos semanais. Só a partir dessa distancia é que é avaliado se o jogador tem o talento necessário para ficar nas residencias de la masia. Eu diria que este é o modelo que o AVB talvez pretenda seguir
É esse modelo. Ele falou disso na campanha.

Tanto é que conhecem bem várias academias por esse mundo fora

Ele até falou que são muitos poucos que dormem na la masia
 

Hendrix

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Não, não está.

Jogadores não são património permanente do FC Porto nem estruturante ao mesmo nível.

Jogadores vão e vêm todos os anos.

Estádio não há conceito, é um Estádio. No máximi podias discutir remodelação vs novo.
Pavilhão não há conceito, é um pavilhão (podes é discutir quando muito dimensões)

CAR's, Academias são estruturantes e com conceitos distintos. São discussões mais profundas.
Tudo correcto mas quem é que vai ter essa discussão? Eu e tu que nem um treino sabemos administrar mas sentimos todos empoderados para dizer que 4 campos relvados não chegam?

Vamos para as AG's discutir isso? É que as últimas têm sido um circo de horrores sendo o ponto alto das mesmas um gajo vestido de papagaio a dizer que quer explicações sobre o porquê de as suas músicas não passarem no estádio.
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
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Só que não é CAR vs Academia da Maia.

Isso já foi, já era, as eleições já acabaram há muitooooooo tempo.

Discutir o assunto já não tem nada a ver com isso.
Não sei se havia outras opções agora. Pelo que percebi ou era isto ou era nada, as outras opções não passam de suposições.

Estou a dizer é que o CAR já tinha sido apresentado antes das eleições, não é propriamente uma surpresa. Logo não faz mt sentido levar de novo a proposta para aceitação dos sócios. Coisa diferente seria se após apresentarem o CAR, fizessem uma coisa diferente.

Just my two cents.
 

Tmgd99

Tribuna
27 Maio 2019
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Barcelos
a formação não vai ficar a treinar no jardim...
Vai ficar sem as condições mínimas necessárias para o desenvolvimento dos jovens jogadores bem como para o trabalho diário das equipas técnicas e restante staff.
Isto é tudo muito bonito de se investir recursos na equipa A mas a realidade é que nos últimos anos é a formação que tem "salvado" o clube.
Também convém relembrar que na campanha eleitoral o atual presidente por várias vezes enchou a boca para dizer que a formação seria um dos pilares do clube na sua gestão.
Pois, com esta decisão (e tantas outras), não verificamos isso...

Se o FCP nos próximos anos quer ser competitivo tanto em Portugal como nas competições internacionais tem que se virar para a sua formação. Não há volta a dar. Está mais que provado que a formação do FCP tem enorme qualidade. Resta saber até quando quem "manda" no clube (e aqui também incluo os adeptos) vão acordar para essa realidade.
Amanhã pode ser tarde demais...