Achas que a parte financeira foi boa?
Existem 4 grandes factos na parte financeira.
1 - Acordo com Ithaka (renogociação) já achei muito bom, mas uma serie de noticias que surgem de dentro do clube (já pagamos não sei quantos M€) fazem com que gostasse de saber quais são os objetivos.
Há uns anos um amigo contou-me a seguinte situação, um clube queria vender um jogador (o jogador estava a fazer muita pressão para sair) mas o comprador só pagava 20M€ e isso o vendedor sabia que isso ficar mal nos adeptos, como depois foi anunciado o negocio o jogador foi vendido por 30, e o clube comprador ainda vinha fazer o jogo de apresentação do clube vendedor (esqueceram foi de dizer que recebia 10M€ por isso), resumindo um negocio razoável foi vendido como muito bom.
2 - Financiamento que permitiu pagar as valores em atraso - Boa taxa, bom negocio. Mas repara fazer isso (refinanciar a divida) é um passo básico no manual de gestão financeira, só que tínhamos uma liderança (pdc + Fernando gomes) que ainda viviam no anos 80, e quando perceberem que tinham de fazer isso foram ter com um agiota.
3 - Vendas - Nico + Galeno vs Luiz Dias, ninguém de bom senso pode afirmar que não existe uma diferença abissal, mas também é preciso dizer que é diferente andar a correr o mercado, pois precisas de nos proximos 15 dias pagar contas senão bye bye competições europeias, do que teres a situação financeira minimamente controlada e em de estares tu desesperado poderes aproveitar o desespero dos outros.
Mas com isso não quero tirar o mérito a esta direção de ter possibilitado esta situação, versus os loucos da anterior.
4 - Gestão "racional" de custos - O regabofe era de tal ordem, que basta uma gestão normal, para parecer excelente.
Mas não tenho duvidas que por aqui serão "poupados" cerca de 10M€/ano.
Em conclusão, acho boa, mas para classificar de excelente precisaria de mais dados, pois confesso que não gosto da campanha de marketing constante a enaltecer coisas normais,
Mas repara, o próprio AVB reconheceu na campanha, que o caminho para o sucesso seria: Rigor financeiro + Programa desportivo.
E agora pergunto eu, achas que se nota uma mudança efetiva p.e. no peso do scouting nas contratações?
Achas normal a aposta no Zubizarreta para reformular toda a parte desportiva (que vai muito além do mercado, das compras e vendas) e um ano depois ele ser colocado na prateleira e nada ser dito?