Jorge Costa - Eterno #2 (1971 - 2025)

Edgar Siska

Guarda Varangiana Anti- Panelas
9 Julho 2016
84,508
149,196
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
O que magoa mais é que, por exemplo, nos casos do PdC e do Bibota, estes estavam doentes há algum tempo... era mais ou menos expectável, estavamos um bocadinho mais preparados para a coisa.

Neste caso, o homem estava a dar entrevistas para a tv 4 minutos antes...
É esse sentimento

Sabíamos terem doenças terminais. O tempo corria contra uma pessoa estava com a mente não digo preparada mais mais "encaixada".

A partida repentina assim de um homem novo é muito mais complicado encaixar.

• Like
Reações: Raba e fgomes

dragon55

Tribuna
30 Março 2019
3,983
5,364
O meu central favorito, vi-o jogar ao vivo nas Antas e depois no Dragao

No tribunal das Antas dizia-se na brincadeira que o Bicho tinha duas velocidades, parado e andar.

E nasceu com ele a máxima
"Passa a bola não passa o jogador"

Chefe, organizador da linha da defesa com os braços abertos, quando gritava ouvia-se no estádio todo.

Estes últimos 2-3 anos são devastadores para a história do nosso clube, perdemos Pinto da Costa, perdemos o BICHO, tivemos grandes desilusões com os casos das claques, agressões, clima de violência.

Quem esteve nos 19 anos da travessia do deserto estava deprimido mas conformado.

Nesta fase Nós estamos Chocados e traumatizados.

O AVB vai ser obrigado a crescer muito como presidente em pouco tempo. Não sei se Deus existe mas sorte ele vai precisar.

Moradona

Bancada central
18 Maio 2025
1,202
4,418
Em puro ADN do Porto Jorge Costa e o João Pinto estão taco a taco.
Completamente. Quando penso em jogadores que personifiquem a cultura e valores do clube e da cidade, são os únicos dois nomes que me vêm à cabeça. Talvez tenham existido outros antes deles, mas após João Pinto e Jorge Costa mais ninguém e são dois de uma estirpe que este 'mundo' já não fabrica.

Tal como o João Pinto, o Jorge nunca devia ter saído do FC Porto. Como já disse anteriormente, a única coisa que me dá algum conforto, no momento desta tragédia, é saber que o Jorge Costa estava realizado por voltar a ser importante servindo o clube do seu coração.

fjpfcp

Falar com gente Boa, fanáticos egocentricos longe
26 Março 2012
41,495
82,397
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Hulk
  • Sérgio Conceição
Bem, ja agora aqui fica a outra historia que o Candido contou com o Bicho

Um dia apos as Seleccoes, o Jorge na A e o Candido nos Sub 21, o Jorge Costa ofereceu boleia ao Candido para regressar ao Porto, de Lisboa.

O Candido respondeu que se o Sr Jorge nao se importava ele agradecia

E la vieram os 2, mas o Jorge Costa vinha mais agasalhado e o Candido so de polo da Seleccao. Ora o Ar Condicionado vinha nos 16 graus e no maximo, pelo que o Candido vinha gelado mas nunca se queixou. Pararam em Aveiras o Jorge Costa foi a area de servico e o Candido disse que ficava no carro.

Mal pode foi a mala e vestiu um casaco de fato treino apertando mesmo ate cima.

Recomecou a viagem, e uns 5 minutos depois o Jorge Costa olha para ele e pergunta lhe:

” Vinhas com frio?”

Jaburú

Jaburú

Lugar Anual
21 Março 2025
1,119
3,010
Não gosto nada de ver as pessoas dizerem que temos de ganhar o jogo ou o título pelo Jorge Costa. Não usemos, como outros, as nossas figuras como vibradores emocionais para ganhar um jogo. Jorge Costa valia muito mais que um jogo. Pinto da Costa valia mais que um jogo.

Nós temos de ganhar porque somos do Futebol Clube do Porto.

PGomes76

Bancada central
25 Maio 2014
2,001
1,071
48
Montemor-o-Velho
Estou completamente desfeito!
Hoje morreu o meu maior ídolo!
Não consigo engolir isto. Logo agora, logo quando finalmente parecia que ele fazia parte do pelotão que estava a resgatar o clube dos confins do inferno.
Tive o gosto de ver aqui jogar, João Pinto, Vítor Baía, Jaime Magalhães, Fernando Gomes, André e sei lá mais quem, mas o Bicho era outra coisa.
Era o Bicho por, dentro de campo ser um autêntico rambo e, fora dele, ser aquele paizão que unia o balneário e aconchegava toda a gente que o rodeava.
Hoje morreu o meu maior ídolo, aquele que referia sempre que queria explicar ao meu filho ou alguém da idade dele o que é sentir o F. C. Porto.
Estou esmagado pelo que acaba de acontecer, mas sei que na época que aí vem vamos jogar sempre com 12. Se for preciso vou para dentro do campo comer a relva junto dos nossos jogadores, mas esta época temos mesmo de ganhar.

Enviado do meu BRP-NX1M através do Tapatalk

Joaquim Soares

Arquibancada
28 Maio 2017
444
725
Lembro-me de ainda bastante novo o ter visto na loja do cidadão próxima do estádio, lembro-me do meu Pai com alguma vergonha lhe ter dito que eu era um grande fã dele, lembro-me do abraço sentido que me deu e também me lembro daquilo que depois eu disse ao meu Pai "ele em campo tem muita raça e agressividade mas agora foi muito simpático e tranquilo". Descansa em paz capitão, pessoas como tu nunca morrem porque vão viver para sempre no nosso coração.

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
8,373
6,686
Bem, ja agora aqui fica a outra historia que o Candido contou com o Bicho

Um dia apos as Seleccoes, o Jorge na A e o Candido nos Sub 21, o Jorge Costa ofereceu boleia ao Candido para regressar ao Porto, de Lisboa.

O Candido respondeu que se o Sr Jorge nao se importava ele agradecia

E la vieram os 2, mas o Jorge Costa vinha mais agasalhado e o Candido so de polo da Seleccao. Ora o Ar Condicionado vinha nos 16 graus e no maximo, pelo que o Candido vinha gelado mas nunca se queixou. Pararam em Aveiras o Jorge Costa foi a area de servico e o Candido disse que ficava no carro.

Mal pode foi a mala e vestiu um casaco de fato treino apertando mesmo ate cima.

Recomecou a viagem, e uns 5 minutos depois o Jorge Costa olha para ele e pergunta lhe:

” Vinhas com frio?”
E a do Pizzi com o Paulinho?.

Havia uma praxe na equipa, um sitío qualquer onde sentavam os jogadores novos no plantel ao pé de umas escadas e lá de cima (normalmente era o Paulinho Santos que se voluntariava para isso) que atirava uma bacia de àgua sobre o jogador a "estrear".

Quando o Pizzi leva com a àgua, sai disparado para assassinar o Paulinho - não é um eufemismo - e o jogador que contou a história no Porto Canal, diz que só se ouvia o Paulinho a gritar do fundo do corredor: " ò bicho!, ò bicho!" a pedir ajuda.

F_Ferr

Não, não estive no treino.
11 Março 2012
10,244
14,339
Estou fora e nem percebi bem o que aconteceu.
Puxei atrás no Portal e percebi.

Estou chocado e só me vem cenas à cabeça:

- como somos pequenos e frágeis neste Mundo, até para alguém como o Bicho
- lembro-me de Jorge Costa no 25 de abril em Penafiel
- lembro-me de ver Jorge Costa marcar no 5-0 no galinheiro na Supertaça
- lembro-me dele a capitanear na vitória em São Siro 3-2
- lembro-me dele na caminhada UEFA+Champions
- lembro-me dele na seleção raçudo como sempre
- lembro dele na sua nova função de DD

...
ficava até amanhã. Deixa-me inúmeras memórias, todas boas.

Com estima, descansa em paz BICHO.