Jorge Costa - Eterno #2 (1971 - 2025)

Moradona

Bancada central
18 Maio 2025
1,202
4,418
Lembro-me de ainda bastante novo o ter visto na loja do cidadão próxima do estádio, lembro-me do meu Pai com alguma vergonha lhe ter dito que eu era um grande fã dele, lembro-me do abraço sentido que me deu e também me lembro daquilo que depois eu disse ao meu Pai "ele em campo tem muita raça e agressividade mas agora foi muito simpático e tranquilo". Descansa em paz capitão, pessoas como tu nunca morrem porque vão viver para sempre no nosso coração.
Em 2004, poucos dias após a conquista da Liga dos Campeões, o plantel do FC Porto fez um almoço num restaurante muito perto da minha escola, estava eu no 9º ano. Ninguém sabia que o almoço ia acontecer, mas como o parque de estacionamento ficava a uns 50 metros do restaurante, os jogadores tinham de fazer aquele trajeto a pé e apanharam os miúdos todos a sair da escola. Gerou-se ali uma confusão tremenda, toda a gente a pedir autógrafos aos jogadores. Vários jogadores a tentar fugir o mais rapidamente possível para dentro do restaurante, enquanto o Jorge ficou ali na confusão mais de meia-hora a dar autógrafos a todos os miúdos, eu era um deles, sempre sorridente e simpático.

Não me vou esquecer disto.

DiogoRafaf

Tribuna
19 Abril 2018
4,885
10,020
Desde cedo que percebi o futebol na sua essência como um desporto de massas capaz de unir um país ou cidade em torno de um mesmo objectivo. Quando era miúdo e achava que ia ser o CR7 da Brandoa imitava as trivelas do Quaresma, os livres do Gaitan e as arrancadas do Simão. Ali na terra batida, no alcatrão não havia clubes, era futebol no seu estado puro. Se ficasse sem perna não era falta, o gordo ia à baliza e no fim quem marcasse ganhava. Quando olho para o nosso futebol ainda gosto de o imaginar assim. Repleto de rivalidades, mas puro na sua essência, como um qualquer jogo de miúdos que termina com a mãe a chamar o dono da bola para casa. Porque o futebol é acima de tudo a essência concretizadora dos sonhos, tendo o condão de nos transportar para outra realidade, e de por momentos que seja termos o nosso Estádio como centro do Mundo, e vermos nos nossos craques Heróis de banda desenhada, capazes de com um golo, um corte ou defesa de nos levarem para outra dimensão. Jorge Costa foi um destes Heróis, alguém que não precisou de usar capa para saltar mais alto que os outros, levando consigo o símbolo do Porto. Esteja onde estiver, estará certamente rodeado de outros grandes nomes do nosso futebol, com a certeza que o seu nome estará para sempre eternizado no Olimpo do Dragão. Até sempre Capitão.

Moradona

Bancada central
18 Maio 2025
1,202
4,418
O ano 2025 tem sido tão cruel connosco.
Não só 2025, infelizmente nos últimos anos perdemos várias referências do FC Porto que tantas alegrias nos deu, algumas de forma repentina, outras vítimas de doenças, além de sustos com várias outras como o Casillas e o Secretário. Perdemos o Quintana, o Reinaldo Teles, o Fernando Gomes, Pinto da Costa, o Diogo Jota e o André Silva, e agora o nosso Jorge. Já nem falo no passado quando perdemos o Rui Filipe, o Zé Beto, o Pedroto e o Pavão. Parece que somos um clube fadado a este tipo de tragédia, mas isso também nos ajudou a sermos mais unidos e a criar uma cultura diferente do habitual. A vida está cheia destas contradições, talvez as tragédias nos ajudem a valorizar mais os momentos do felicidade, talvez o futuro nos reserve algo de grandioso.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
89,167
215,914
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Não só 2025, infelizmente nos últimos anos perdemos várias referências do FC Porto que tantas alegrias nos deu, algumas de forma repentina, outras vítimas de doenças, além de sustos com várias outras como o Casillas e o Secretário. Perdemos o Quintana, o Reinaldo Teles, o Fernando Gomes, Pinto da Costa, o Diogo Jota e o André Silva, e agora o nosso Jorge. Já nem falo no passado quando perdemos o Rui Filipe, o Zé Beto, o Pedroto e o Pavão. Parece que somos um clube fadado a este tipo de tragédia, mas isso também nos ajudou a sermos mais unidos e a criar uma cultura diferente do habitual. A vida está cheia destas contradições, talvez as tragédias nos ajudem a valorizar mais os momentos do felicidade, talvez o futuro nos reserve algo de grandioso.
Esses todos e ainda o nosso Lima Pereira também

Anos difíceis

BM

Bancada central
30 Junho 2017
2,459
4,314
Conquistas
10
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Alfredo Quintana
  • Jorge Costa
O meu central favorito, vi-o jogar ao vivo nas Antas e depois no Dragao

No tribunal das Antas dizia-se na brincadeira que o Bicho tinha duas velocidades, parado e andar.

E nasceu com ele a máxima
"Passa a bola não passa o jogador"

Chefe, organizador da linha da defesa com os braços abertos, quando gritava ouvia-se no estádio todo.

Estes últimos 2-3 anos são devastadores para a história do nosso clube, perdemos Pinto da Costa, perdemos o BICHO, tivemos grandes desilusões com os casos das claques, agressões, clima de violência.

Quem esteve nos 19 anos da travessia do deserto estava deprimido mas conformado.

Nesta fase Nós estamos Chocados e traumatizados.

O AVB vai ser obrigado a crescer muito como presidente em pouco tempo. Não sei se Deus existe mas sorte ele vai precisar.
Alfredo Quintana, Reinaldo Teles, Lima Pereira, Fernando Gomes, Pinto da Costa, Jorge Costa.

Os últimos anos têm sido socos e socos no estômago do nosso clube. É a perda em vida de muito Porto.

Possivelmente mais alguém que me possa estar a escapar. Tempos difíceis.

dragonfever

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
13,387
15,253
O clube tem sequer psicólogos para ajudar nisto??

Espero que a equipa nao tenha visto , a entrevista pareceu na sala de conferências no estádio.. Foi pouco tempo depois disso , nao tive coragem de rever a entrevista..😣

• Love
Reações: pauloans

Tulaodinho_FCP

Superior
29 Junho 2025
95
308
Preferiu ficar afastado do que meter a mão ao pote do clube, contra o sistema instalado. Deixa muitas saudades e fico muito feliz que tenha visto novamente o carinho que deixou a sua dedicação e obra no clube em todos nós, que tenha tido a possibilidade de voltar a contribuir para a causa que era a sua paixão. Fossem mais como tu, Bicho!

Mike_Walsh

Tribuna
4 Janeiro 2024
2,858
6,790
António Morais... Teles Roxo. Ambos em acidentes de automóvel.
Pôncio Monteiro com um AVC.
Sardoeira Pinto com cancro.