Jorge Costa - Eterno #2 (1971 - 2025)

radiohead

radiohead

Bancada lateral
9 Julho 2025
603
933
Há umas horas, não tinha palavras, fiquei completamente chocado e a minha única reação foi chorar.

Não costumo ser muito emocional com estas coisas, mas as lágrimas caíram-me espontaneamente. É raro e em toda a minha vida apenas as reservei para momentos específicos.

Diz-se que ter ídolos é uma ideia estúpida, que eles nos desiludem. Tendo a concordar.

Mas o Jorge Costa era diferente. O Jorge Costa foi o meu ídolo quando era miúdo, e continuou a sê-lo já em adulto. Ainda o é, na verdade.

Não se trata apenas de um grande jogador, de um líder nato e inigualável. Acima de tudo, daquilo que soube ao longo dos anos, é um grande homem.

Sem o Bicho, os sonhos do meu eu em miúdo não se teriam cumprido. Sem o Bicho, os sonhos do meu eu em adulto não se teriam cumprido. Sem o Bicho, não amaria tanto este clube como amo hoje.

Porque o Jorge é o Porto. Mas o Porto também é o Jorge. Não podemos falar do Futebol Clube do Porto de 2025 sem falar no Jorge Costa, é impossivel. É um líder, um herói, uma lenda.

Continua vivo. Podem dizer o que quiserem, o Jorge não morreu. Por isso mesmo é que falo dele no presente. A sua alma permanece, o seu legado é perene; na verdade, ele ESTÁ cá, e daqui nunca sairá. No Olival, no Dragão, nos nossos corações.

Recordar-me-ei sempre dele e do seu sorriso simples e genuíno. Da sua liderança ímpar. Da sua garra inigualável. Do seu talento abismal. Do Homem que é.

Obrigado, meu ídolo. Obrigado por me teres feito tão feliz, por teres cumprido os meus sonhos. Ninguém pode dizer que ama o Porto sem dizer que ama o Jorge Costa.

Não te conseguirei homenagear, pois não estou em Portugal. O meu primeiro instinto foi voltar, porém não chegaria a tempo. Será um arrependimento que terei para o resto desta vida, um arrependimento tão grande que seria grosseiro expressá-lo neste momento...

Por isso, peço aos restantes portistas que prestem a devida a homenagem a esta LENDA, a este GRANDE HOMEM. Por mim e por todos.

Este texto profundamente incoerente e escasso em valor não chega para te homenagear, mas espero que saibas tudo aquilo que representas.

Até já, Jorge.

-TiagoC

Superior
20 Maio 2016
7
22
Ainda estou um bocado estupefacto com tudo isto ... Vi a entrevista do JC em direto e quando pouco depois começaram os primeiros relatos que se tinha sentido mal e que era grave até pensei que era engano ou uma piada de mau gosto...

Deixa um legado enorme de títulos, mas muito mais de entrega, de dedicação, de atos ao clube que amou.

A nós que ficamos só nos resta apreciar tudo o que deixou com o sentido de obrigação de respeitar o seu legado.
Fica também a lição de que esta vida são 2 dias, aproveitem tudo.
Os meus pêsames a toda a família, amigos e nação portista! Que no final do ano lhe possamos dedicar todos os títulos que temos pela frente!

Obrigado ao NOSSO BICHO

• Like
Reações: pauloans

Mike_Walsh

Tribuna
4 Janeiro 2024
2,858
6,790

Moradona

Bancada central
18 Maio 2025
1,202
4,418
Já passaram umas horas e ainda não me caiu a ficha, uma parte de mim morreu hoje e as lagrimas não querem parar . O Jorge Costa era o símbolo máximo de um jogador à Porto, vivia o clube como poucos, representava como mais nenhum

Descansa em paz Bicho, eterno capitão
Vai demorar a processar isto, ainda no outro dia tivemos um dia cheio de Portismo, enchemos o Estádio, celebramos lendas que fizeram história no FC Porto e o Jorge connosco, feliz, motivado e cheio de ambição para a nova época, assim como todos nós...

vitor oliveira

Tribuna Presidencial
26 Janeiro 2007
5,631
3,853
Conquistas
4
47
Gondomar
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles