Jorge Costa - #E2erno Capitão (1971 - 2025)

b10nic

Sofá de casa
3 Agosto 2015
11,818
14,093
Nunca se vendeu ! O único intuito era ser leal com ele próprio e leal com o FCP . Um senhor! E homens destes não se fazem . Marcam gerações, são diferenciados e actualmente valores como ele representava já não existem. Obrigado Jorge Costa. Definição pura de ser Porto !

Enviado do meu Pixel 7a através do Tapatalk
Pensei nisso durante a tarde. Ele representava o verdadeiro sentido da devoção ao clube. O clube esteve sempre primeiro para ele. Um menino do Porto, que nasceu e cresceu para completar o sonho de erguer os troféus mais importantes do mundo e de os levantar com a braçadeira de capitão.

Uma história única e irrepetível de uma das maiores figuras de sempre do clube. Eterno capitão!

19 Julho 2018
4,878
10,536
Conquistas
4
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
  • Cubillas
  • Madjer
Estava aqui a escrever um testamento, apaguei tudo porque estava a ficar demasiado sombrio.

Lido muito mal com a morte, sinto uma tristeza enorme de ver referências a partir, seja de que área for, mas especialmente quem me "acompanhou" desde miúdo.

Tenho duas filhas pequenas e não consigo conceber isto de sair de manhã com um sorriso na cara e poder nao chegar a casa ao final do dia.

blu

Bancada central
11 Março 2012
1,656
764
Sérgio Conceição deixou uma emotiva mensagem nas redes sociais a lembrar o amigo e companheiro Jorge Costa, o "capitão que nunca se rendeu", que partiu esta terça-feira, aos 53 anos.

"Fizemo-nos homens mais depressa, prescindimos dos devaneios de juventude para cumprir o sonho de sermos profissionais de futebol. Caminhamos juntos no FC Porto, no Standard Liège, na seleção, conquistámos títulos, partilhámos a fúria pela vitória, nos jogos, nos treinos. Rimos muito, chorámos às vezes, e assim se construiu uma amizade para a vida. E sim, também foste o maior amigo que tive no futebol e quem contigo privou sabe que do teu coração brotava tanta bondade como vontade de ganhar. Descansa em paz Jorge, és e serás sempre o Bicho, o capitão que nunca se rendeu", pode ler-se.[\]

FCPorto1989

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
13,197
558
D

dragao1616

Bancada central
5 Março 2007
1,606
386
Conquistas
3
  • Maio/17
  • Junho/17
  • Julho/18
Um verdadeiro líder que pôs sempre o FC Porto acima de tudo , inclusive de interesses pessoais .
Para mim que o conheci , era um ídolo pela forma como defendia a nossa camisola em todos os jogos .
Vai fazer muita falta , era uma peça fundamental na estrutura atual e o maio símbolo da famosa mística .
Abraço Jorge , até sempre .

Miguel.ip

Arquibancada
31 Agosto 2012
357
171
Ponderei antes de escrever isto, mas aqui vai.

Está a bater mais forte a morte do meu capitão do que a do Pinto da Costa.

Foi a minha referência de ser Porto. Mesmo calçado por muitos merdas que vinham a gamela comer, sempre manteve a postura e dignidade. Nunca procurou protagonismo nem se aproveitou do nosso clube.

Sinto-me realmente de rastos. Parece que morreu algum familiar próximo e nunca falei com ele.
Sinto exatamente o mesmo. Um abraço.

tdiniz

Tribuna Presidencial
19 Junho 2013
6,336
4,266
Conquistas
3
Vila Nova de Famalicao
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Pinto da Costa
Estava aqui a escrever um testamento, apaguei tudo porque estava a ficar demasiado sombrio.

Lido muito mal com a morte, sinto uma tristeza enorme de ver referências a partir, seja de que área for, mas especialmente quem me "acompanhou" desde miúdo.

Tenho duas filhas pequenas e não consigo conceber isto de sair de manhã com um sorriso na cara e poder nao chegar a casa ao final do dia.
Infelizmente é algo que todos deveremos manter presente diariamente no subconsciente.
Desta forma a maneira de ver a vida é outra, a alegria de viver e estar com quem amamos é também outra.
Faz parte da vida, não a termina mas é certa.

É aproveitar amigo, é aproveitar.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,990
6,683
Em pouco mais de três anos morrem quatro das maiores figuras da história do FC Porto: Artur Jorge, Fernando Gomes, Pinto da Costa e agora o Jorge Costa.
Mas a morte do Bicho é a que me custa mais, por ser algo que ninguém esperava, e também por ser um dos rostos da actual reconstrução do clube e uma espécie de braço direito do presidente.

Como jogador, dificilmente entraria na lista dos cinco melhores centrais que passaram pelo FC Porto, porque a concorrência é gigantesca. Mas enquanto capitão, que me desculpem o João Pinto e o Gomes, não há ninguém que se compare ao Jorge Costa.
Tinha a autoridade natural de quem cresceu a pulso no clube e sabia ser um exemplo de trabalho e dedicação para os outros. Isso dava-lhe a autoridade para liderar, para levantar a voz se fosse preciso, e granjeava-lhe o respeito de todos os colegas.

No fundo, jogava não apenas como um grande profissional de futebol, mas com a fibra e a vontade de um adepto. E isso não é tão vulgar assim. Portistas a jogar na equipa tivemos muitos e continuamos a ter, mas não me lembro de muitos que parecessem conviver tão mal com a derrota como o Bicho. Era por isso que ele encarnava como poucos o espírito do que é ser Porto.