Que merda de dia, este!!
O Jorge Costa foi, desde muito cedo, um jogador que adorava. Não (só) pelo que jogava, mas pela atitude, por dar tudo de Dragão ao peito.
Não era um ídolo (acho que ídolos no FCP terei tido dois: o Bibota e o Madjer), era um exemplo. Ou melhor, era um de nós. Representava-me, a mim, sócio e adepto do FC Porto, que não tinha jeito para a bola. Ele tinha e por isso representava-me durante aqueles 90 minutos no relvado e nos outros todos fora dele, enquanto vestia as nossas cores.
Ele amava o clube como eu. No mínimo.
Ganhou tudo o que podia ganhar pelo nosso clube (meu e seu). Foi maltratado e empurrado para fora do clube, por duas vezes, por dois idiotas que, circunstancialmente, foram treinadores do NGC.
Não teve direito à despedida enquanto jogador que deveria ter tido, junto dos seus.
Com as nossas cores era 'odiado' pelos rivais, mas com as cores da selecção era defendido por todos. Não é, por isso, estranho que hoje haja notas de pesar vindas de todos os lados e de todas as cores.
Não me lembro de mais nenhum jogador ter tido a prefaciar um livro sobre si o Presidente da República, como o Bicho teve. Numa época em que o futebol era motivo de polémica, um presidente afecto a um clube rival colocar o seu nome num livro sobre um jogador de futebol diz muito sobre esse jogador (e sobre o Presidente, já agora).
Descobri 2022, aquando do seu primeiro enfarte, que vivia em Cascais e que visitava amiúde um restaurante em Lisboa que fica no prédio onde trabalho. Sempre quis vê-lo a entrar lá só para lhe dizer que um dia voltaria ao Porto e agradecer tudo o que fez pelo NGC. Infelizmente, nunca o vi por lá.
Saí, na madrugada de 27 de Abril 2024, em direcção ao Porto muito por causa dele e da função que lhe ia ser atribuída. A sua presença dava-me confiança na estrutura. Se ele confiava nela, como poderia eu ter dúvidas?? Depois de votar, ao descer para o metro soube pelo Twitter que ele estava na fila à espera da sua vez. Arrependo-me (e hoje muito mais) de não ter voltado para trás para o ir cumprimentar.
Hoje, levei um soco no estômago, quando vi aqui no Portal um post a dizer que tinha sido levado em estado grave para o hospital. Depois veio o que já todos sabemos.
Passei a tarde a fazer scroll no twiter e a fazer refresh aqui para ver tudo o que se dizia/ escrevia sobre o Meu Capitão.
Cheguei a casa, abracei-me à minha mulher e chorei. Chorei por uma pessoa que nunca conheci, mas que sentia que era um dos meus. Não foi por um jogador do meu clube. Foi pelo Jorge Costa, o Bicho, o nosso camisola 2. O Capitão de Sevilha e de Gelsenkirchen. Chorei e fiquei com a voz embargada porque perdi alguém que era dos meus, apesar de nunca o ter conhecido.
Comprei bilhete para o Guimarães e lá ia eu fazer 600Km, só porque queria estar presente em homenagem ao Jorge Costa. Agora, com o mais que justo e compreensível adiamento, não vou conseguir ir. Falho-te, aqui, mais uma vez Bicho.
Hoje, pela terceira vez, tentaram-te empurrar para fora do clube, ignorando que tal é impossível, pois já fazes parte dele e da sua história.
Terei sempre presente a tua felicidade em Sevilha e Gelsenkirchen e o teu espanto ao entrares nas Antas com a taça Uefa nas mãos.
Passaste à minha frente, encostado à rede, na Superior Norte. E eu bati-te palmas!
Obrigado, Jorge Costa!
Descansa em Paz!