Jorge Costa - #E2erno Capitão (1971 - 2025)

Cris1978

Cris1978

Tribuna Presidencial
14 Abril 2013
5,676
5,283
Quando uma pessoa como Jorge Costa desaparece é que percebemos o quão grande e importante era para tanta gente, como tocou tanto coração pela sua paixão, amor e carinho pelo outros e pelo seu FCPorto. Que vazio que ele deixa.

Dragão do Portal
19 Julho 2018
4,889
10,575
Conquistas
4
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
  • Cubillas
  • Madjer
A parte má destas homenagens abertas a público em recintos grandes, é que nas filas se apanha sempre desocupados que claramente vão para ali passar tempo e porque acham piada.

Custa-me muito ver imagens e pessoas na fila a rirem, à procura da câmara, claramente como se estivessem na fila para entrar num restaurante ou uma loja no shopping.

Enfim, é o que é, mais importante é que a maior parte o faz de forma sentida e para homenagear o Homem.

Galego

Bancada lateral
8 Junho 2021
722
1,248
Na minha opiniao essa coisa de retirar camisolas e uma americanada. Acho faz sentido no nosso Clube. O que faz sentido e apostar na na mitologia associada ao numero 2 com grandes capitaes, da casa, ou com muitos anos de casa. Ou ha esse jogador no plantel ou nao se atribui o numero. Para chegar la devera ser uma medalha ao alcance de poucos. Deve ser um numero sagrado.
Se deciderem retirar tambem vou perceber a ideia, porque ja vimos jogar duas lendas com esse dorsal.
Uma boa pergunta e: como e que o Jorge Costa preferiria ser recordado? Quem privou com ele sabera tomar a melhor decisao para o Clube e para a sua memoria.

WhiteWolf

Bancada lateral
8 Agosto 2023
589
745
Quando uma pessoa como Jorge Costa desaparece é que percebemos o quão grande e importante era para tanta gente, como tocou tanto coração pela sua paixão, amor e carinho pelo outros e pelo seu FCPorto. Que vazio que ele deixa.
E quão importante poderia ainda vir a ser. Para mim, era o candidato natural à sucessão do André Villas-Boas quando este resolver não continuar.

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
1,337
2,921
Se tivessemos retirado a 2 com o João Pinto, Jorge Costa nunca teria sido o 2.

Etc.

Retirar camisolas quanto a mim não faz sentido, porque o clube continua. E só com a existência do número é que se pode almejar a ter outro número 2 igual.

A questão é esta: Quereria Jorge Costa que se retirasse o número 2? Ou quereria os jovens a poder sentir que poderiam algum dia ostentar semelhante número?

A resposta acho que simples.
Eu não acho que isto seja o que o Jorge quereria. Obviamente que se pudéssemos perguntar ele diria que não. Que o 2 era para continuar.

Esta será uma decisão dos sócios.

Queremos ver o 2 nas costas de outro jogador? Ou queremos preservar a memória do Jorge através da ligação eterna à camisola mais mítica do nosso clube?

Se os tempos fossem outros, onde os jogadores faziam praticamente toda a sua carreira no mesmo clube, eu diria que o 2 devia-se manter porque, mais tarde ou mais cedo, apareceria alguém que iria honrar o número.

Nos dias de hoje, isso é impossível. Não digo que não apareça alguém da mesma estirpe que o Bicho mas provavelmente sairá ao fim de 3 épocas (a correr bem) para um emblema europeu.

Pessoalmente, tendo em conta o peso da camisola, a morte trágica e o facto de vivermos em tempos demasiado efémeros, sou a favor da retirada do número.
Contudo, se o futuro nos presentear com alguém que nos faça repensar o regresso da número 2, cá estaremos para a entregar a quem a mereça!

• Love
Reações: pauloans

Jaburú

Lugar Anual
21 Março 2025
1,193
3,218
33
Há livros durante a fila para deixar uma mensagem. Dá para ver na transmissão do Porto Canal.

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
2,587
4,922
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Deco
A parte má destas homenagens abertas a público em recintos grandes, é que nas filas se apanha sempre desocupados que claramente vão para ali passar tempo e porque acham piada.

Custa-me muito ver imagens e pessoas na fila a rirem, à procura da câmara, claramente como se estivessem na fila para entrar num restaurante ou uma loja no shopping.

Enfim, é o que é, mais importante é que a maior parte o faz de forma sentida e para homenagear o Homem.
Uma falta de respeito completa.

Eu vou no final do meu trabalho.

ribasFCP

Superior
28 Junho 2025
75
92
Existem alguns momentos que nunca esquecemos.

Um deles é o golo do vermelhinho ao aberdeen em que faz um slalom desde o meio campo (e que garante a nossa primeira final europeia), pois é a primeira lembrança que eu tenho como portista.

Outra é de um jogo em Braga, em que o guarda redes era o Krajl, que para variar sofre um daqueles golos que só ele conseguia sofrer.
o olhar que o Jorge Costa lhe dá é algo que irá perdurar para sempre nas minhas lembranças.

Não só as vitorias, que foram tantas, não apenas as conquistas que foram enormes, mas o que fica do "Bicho" é acima de tudo o sentimento pelo clube; não ficaria mal num qualquer dicionário, na definição de portismo aparecer a fotografia do Jorge Costa.

Grande Bicho. Para sempre um de nós.

Diogo Oliveira 98

Bancada central
12 Agosto 2015
1,847
743
Conquistas
2
  • Jorge Costa
  • Reinaldo Teles

Completamente!

• Like
Reações: pauloans