Se tivessemos retirado a 2 com o João Pinto, Jorge Costa nunca teria sido o 2.
Etc.
Retirar camisolas quanto a mim não faz sentido, porque o clube continua. E só com a existência do número é que se pode almejar a ter outro número 2 igual.
A questão é esta: Quereria Jorge Costa que se retirasse o número 2? Ou quereria os jovens a poder sentir que poderiam algum dia ostentar semelhante número?
A resposta acho que simples.
Eu não acho que isto seja o que o Jorge quereria. Obviamente que se pudéssemos perguntar ele diria que não. Que o 2 era para continuar.
Esta será uma decisão dos sócios.
Queremos ver o 2 nas costas de outro jogador? Ou queremos preservar a memória do Jorge através da ligação eterna à camisola mais mítica do nosso clube?
Se os tempos fossem outros, onde os jogadores faziam praticamente toda a sua carreira no mesmo clube, eu diria que o 2 devia-se manter porque, mais tarde ou mais cedo, apareceria alguém que iria honrar o número.
Nos dias de hoje, isso é impossível. Não digo que não apareça alguém da mesma estirpe que o Bicho mas provavelmente sairá ao fim de 3 épocas (a correr bem) para um emblema europeu.
Pessoalmente, tendo em conta o peso da camisola, a morte trágica e o facto de vivermos em tempos demasiado efémeros, sou a favor da retirada do número.
Contudo, se o futuro nos presentear com alguém que nos faça repensar o regresso da número 2, cá estaremos para a entregar a quem a mereça!