aliado ao facto de não existir um tópico dedicado à História no Portal,
Factos e curiosidades sobre a História mundial
Vikings em Portugal: Saques, Batalhas, Resgates e Lendas | Histórias Desconhecidas

aliado ao facto de não existir um tópico dedicado à História no Portal,
Este tópico não se esgota com a partilha de factos e curiosidades, até é mais um tópico de debate.Factos e curiosidades sobre a História mundial
Vikings em Portugal: Saques, Batalhas, Resgates e Lendas | Histórias Desconhecidaswww.fcporto.ws
Ia dizer que a inexistência dum documento assinado se poderia explicar pela destruição do terramoto de Lisboa. Mas pelo menos devia haver o mesmo documento nos arquivos espanhóis. Mas se também não o encontram em Espanha... corremos o risco de ainda vir a ter problemas com os castelhanos.Fake news histórica: a existência de um "Tratado" de Zamora que concedia a independência a Portugal.
Sem embargo de muitos autores rejeitaram atribuir importância a um qualquer encontro que tenha existido em 1143, a verdade é que é consensual (não unânime) a inexistência de um Tratado, nos sentidos político e jurídico do termo.
Daí vários autores denominarem o que aconteceu em 1143 de "conferência".
Além disso, e pegando na posição dos autores que rejeitam a importância que o "Tratado" supostamente teria na independência de Portugal, a possibilidade do rei de Leão e Castela, Afonso VII, primo de Afonso Henriques, ter reconhecido este como "rei" nada obsta a que continuasse a existir uma relação de vassalagem. Isto porque o Afonso VII se autointitulava de "Imperador de toda a Hispânia".
Acresce que o Afonso Henriques já se intitulava de rei desde 1139.
Cito Oliveira Marques: "Perdeu-se o texto do tratado ou pacto [OM defende que existiu de facto um tratado/pacto escrito]. Aparentemente, concedia a Afonso Henriques o título de rei, embora mantendo todas as cláusulas de auxílio militar sempre que necessário. Não era ainda a independência. Mas era um enorme passo na sua direcção".
Não te preocupes que, com ou sem tratado, os espanhóis não respeitam nada (estou a olhar para ti, Olivença).Ia dizer que a inexistência dum documento assinado se poderia explicar pela destruição do terramoto de Lisboa. Mas pelo menos devia haver o mesmo documento nos arquivos espanhóis. Mas se também não o encontram em Espanha... corremos o risco de ainda vir a ter problemas com os castelhanos.
Por acaso eu tenho um plano muito bom para recuperar Olivença, que é fazer um ataque-surpresa a Ceuta, seguido de ocupação da cidade, que afinal nunca devia ter deixado de ser nossa. Depois dizemos que só devolvemos Ceuta se eles devolverem Olivença. Simples.Não te preocupes que, com ou sem tratado, os espanhóis não respeitam nada (estou a olhar para ti, Olivença).
Não te esqueças de Melilla e das Canárias!Por acaso eu tenho um plano muito bom para recuperar Olivença, que é fazer um ataque-surpresa a Ceuta, seguido de ocupação da cidade, que afinal nunca devia ter deixado de ser nossa. Depois dizemos que só devolvemos Ceuta se eles devolverem Olivença. Simples.
Exactamente! Os espanhóis fartaram-se de nos roubar, cabrones! Assinam tratados que depois não respeitam. Quando a monarquia espanhola cair desagregando-se em dez repúblicas diferentes, teremos tempo para resolver estes casos pendentes. Não perdem pela demora!Não te esqueças de Melilla e das Canárias!
Será a nossa oportunidade de imitar o fundador da Nação e invadir a Galiza. Se calhar nem é preciso, juntam-se a nós de livre e espontânea vontade.Exactamente! Os espanhóis fartaram-se de nos roubar, cabrones! Assinam tratados que depois não respeitam. Quando a monarquia espanhola cair desagregando-se em dez repúblicas diferentes, teremos tempo para resolver estes casos pendentes. Não perdem pela demora!
Yeh, Make Portugal Great Again. MAPOGA, crl!!!Será a nossa oportunidade de imitar o fundador da Nação e invadir a Galiza. Se calhar nem é preciso, juntam-se a nós de livre e espontânea vontade.