Fernando Gomes - O Bi-Bota D'Ouro (1956 - 2022)

grandeporto

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
34,122
29,140
Gaia
Uma grande injustiça os 20 anos de afastamento do Gomes do FC do Porto.
PdC muito mal neste processo, o Gomes foi sempre um Senhor nunca lhe ouvimos uma palavra contra o FC do Porto ou Dirigente desde que foi afastado.

Para mais sabendo da tristeza que ele tinha por esse facto. Tanto gente mamou a sério à custa do FC do Porto, em comissoes e negocios pardos, e o Gomes foi severamente castigado por ser integro, sério e vertical.

As viúvas que vejam os dois episódios do documentário sobre a vida do Fernando Gomes e digam lá se acham bem que só agora lhe tenha feito Justiça.

Durante tentaram silenciar e apagar Gomes da nossa História, INJUSTO. O Gomes merecia uma estátua e o nome da Alameda.

Parabéns a AVB que tem feito justiça ás grandes figuras do clube, sem esquecer nem apagar PdC.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
34,122
29,140
Gaia
Desde pequeno, que ouvi do meu tio, pintista dos sete costados, que o Gomes tinha sido "arrumado" por ter apoiado outro candidato, em tempos. Os sinais sempre estiveram lá, só optamos por não os ver.
-------------------------

Ele começou a ser arrumado por pessoas com pouco carater e muita ciumeira, a começar por Octávio no episódio da Madeira em que ele defendeu o grupo como verdadeiro capitão de equipa e deu voz à revolta dos colegas. E depois PdC mostrou também o seu carater egoísta e narcisista ao praticamente afastar Fernando Gomes do clube 20 anos, e nunca foi justo com a memória dele porque F Gomes é uma página de ouro na História do FC do Porto.

Mas neste episódio e nesta marginalização do Gomes e de outros nomes grandes do FC do Porto não falam as viúvas de PdC que queriam PdC a perder a ganhar sempre no lugar até morrer por gratidão. Qual foi a gratidão em relação ao Fernando?

Última edição:

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
24,119
32,966
Conquistas
5
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana

Ele começou a ser arrumado por pessoas com pouco carater e muita ciumeira, a começar por Octávio no episódio da Madeira em que ele defendeu o grupo como verdadeiro capitão de equipa e deu voz à revolta dos colegas. E depois PdC mostrou também o seu carater egoísta e narcisista ao praticamente afastar Fernando Gomes do clube 20 anos, e nunca foi justo com a memória dele porque F Gomes é uma página de ouro na História do FC do Porto.

Mas neste episódio e nesta marginalização do Gomes e de outros nomes grandes do FC do Porto não falam as viúvas de PdC que queriam PdC a perder a ganhar sempre no lugar até morrer por gratidão. Qual foi a gratidão em relação ao Fernando?
Um jogador como o Bibota, acabar carreira num dos nossos rivais, é uma mancha que ficará para sempre na história de PdC.

brunovale1893

Arquibancada
18 Setembro 2025
177
162
Uma grande injustiça os 20 anos de afastamento do Gomes do FC do Porto.
PdC muito mal neste processo, o Gomes foi sempre um Senhor nunca lhe ouvimos uma palavra contra o FC do Porto ou Dirigente desde que foi afastado.

Para mais sabendo da tristeza que ele tinha por esse facto. Tanto gente mamou a sério à custa do FC do Porto, em comissoes e negocios pardos, e o Gomes foi severamente castigado por ser integro, sério e vertical.

As viúvas que vejam os dois episódios do documentário sobre a vida do Fernando Gomes e digam lá se acham bem que só agora lhe tenha feito Justiça.

Durante tentaram silenciar e apagar Gomes da nossa História, INJUSTO. O Gomes merecia uma estátua e o nome da Alameda.

Parabéns a AVB que tem feito justiça ás grandes figuras do clube, sem esquecer nem apagar PdC.
Se não me engano, foi ostrasizado desde que disse que queria ser presidente do Porto.

• Like
Reações: Gatão1983 e Regod

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,881
9,065
O "mal" do Gomes foi ter confessado, ainda jogador, que um dia, eventualmente, gostaria de ser Presidente do FC Porto.

Alguém não gostou, alguém que já tinha planos para se eternizar, se possível, décadas no poder.

Alguém que sabia muito bem que a existência de Gomes, fruto da sua personalidade, do seu carácter, da sua inteligência, do seu estatuto junto da massa associativa, poderia tornar-se um empecilho a médio ou longo prazo para esse objetivo.

Alguém que aproveitou os acontecimentos na Madeira para manchar a reputação e a imagem do Gomes junto dos adeptos e meses depois o dispensar do plantel.

Como dito anteriormente, os sinais estavam lá todos. Mas nós, inebriados com as vitórias, a maioria jovens ingénuos, ou mesmo crianças, não os víamos ou não os queríamos ver.

Mihaly Siska

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
5,506
7,556
Quanto valeria se aparecesse hoje o Bibota? Limpávamos as conta com 1 venda só, maquinão do crlh. Grande trabalho a montar o documentário, mais houvesse
É isto que me lixa hoje em dia. Jogadores que não sei se têm assim tão mais talento, mas que ganham muito, mas muito muito mais. Farmácias e bombas de gasolina é para pobres! 🤣
Era um futebol muito mais puro, real, menos cinematográfico e produzido. Os 80 e os 90 foram as décadas, mas sou suspeito. Vivi ambas.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
34,122
29,140
Gaia
Qualquer jovem Portista devia ver o documentário, digo mais qualquer Portista e muitos confessaram que são Portistas graças ao Gomes, para não falar das raparigas que o adoravam.

Lembro me em Lisboa tinha uma prima casa com um sportinguista nos anos 80 quando fiz a tropa em Sacavém confessar que gostava do FC do Porto porque a figura de Gomes era muito atraente para as mulheres.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
6,686
8,148
Gomes foi o meu único ídolo no futebol, porque era o maior do FCP quando eu ainda estava em idade de ter ídolos. Devo-lhe muitas das maiores alegrias dos meus 10-15 anos. Seguramente um dos cinco melhores PL da história do clube. Numa palavra: LENDA.

JJC

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
5,368
6,045

Ele começou a ser arrumado por pessoas com pouco carater e muita ciumeira, a começar por Octávio no episódio da Madeira em que ele defendeu o grupo como verdadeiro capitão de equipa e deu voz à revolta dos colegas.
E mesmo assim ainda se foi buscar para treinador anos mais tarde. É algo que eu nunca irei perceber: como é que se foi buscar este treinador à reforma naquele momento.

• Like
Reações: grandeporto e Regod

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
34,122
29,140
Gaia
E mesmo assim ainda se foi buscar para treinador anos mais tarde. É algo que eu nunca irei perceber: como é que se foi buscar este treinador à reforma naquele momento.
----------------

O Octávio nos bares e discotecas do Porto era apelidado do Fuinha, porque andava à cata de apanhar os jogadores do FC do Porto na noite, desde Futre, Jorge Costa, Vitor Baía, Domingos, todos sabiam desse code, e era pirar pelas traseiras das traseiras que o Fuinha até isso conhecia.

Ora o mal foi passar um capataz bufo para general comandante.

K92

Tribuna Presidencial
4 Junho 2014
6,511
5,776
Já o disse por aqui e repito: foi o meu primeiro ídolo do FC Porto.
Foi muito mais do que isso.
Os seus golos, as suas bolas de prata e botas de ouro, eram a minha quase única resposta, aos meus amigos e colegas de escola que ano após ano, venciam campeonatos, enquanto nós atravessávamos o deserto de 19 anos e/ou ganhávamos um campeonato ou taça. de quando em vez...

• Like
Reações: Regod

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
34,466
32,472
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
----------------

O Octávio nos bares e discotecas do Porto era apelidado do Fuinha, porque andava à cata de apanhar os jogadores do FC do Porto na noite, desde Futre, Jorge Costa, Vitor Baía, Domingos, todos sabiam desse code, e era pirar pelas traseiras das traseiras que o Fuinha até isso conhecia.

Otávio é detestável

• Like
Reações: VegaDragon

VegaDragon

Lugar Anual
24 Julho 2025
997
954
Acima de tudo o agradecimento a um Homem FCPorto que sofreu demasiado tempo por conta de um energúmeno que nunca foi capaz de se colocar no seu devido lugar! Fez o mesmo com Jorge Costa.

Dois dos mais ícones do FCPorto vergados por um agricultor lagarto que fez mais mal ao FCPorto do que se pensa.

É essencial sentir portismo e desculpem-me quem quer que seja mas um lagarto ou um lampião jamais vai sentir portismo! Existem linhas vermelhas que nunca deveremos ultrapassar, espero que a história tenha oferecido lições apreendidas para que no futuro nunca venhamos a arrepender por falta de decisões em prol do interesse do clube!

Desta forma há que olhar para Pepe, e se não existe confiança, existem muitos cargos no FCPorto para integrar os nosso símbolos, o mesmo se passa com Baía. Com civismo não deverá ser o FCPorto a ficar com o ónus do afastamento. Arrependimento e desculpas podem ultrapassar tudo, basta ter vontade.

VegaDragon

Lugar Anual
24 Julho 2025
997
954
----------------

Faz parte dos erros colossais. Mas saiu na altura certa!