André Villas-Boas - Presidente

Hangyodon

Tribuna Presidencial
15 Maio 2009
7,814
2,293
Fizemos um excelente comunicado, onde toca em todos pontos desta organização, mas pouco vai valer. Veremos.
Mesmo que não produza efeitos imediatos, o comunicado é importante porque fixa posição, cria registo e expõe padrões. Não é só sobre mudar decisões já amanhã, é sobre documentar incoerências, responsabilidades e conflitos para que não possam ser negados mais tarde.

Estes comunicados raramente “resolvem” algo no curto prazo, mas contribuem para moldar a perceção pública, pressionar institucionalmente e deixar claro que o clube não normaliza o que considera errado. Às vezes o impacto não é visível agora pois é cumulativo, político e histórico.

TERTULIA FCP

Bancada lateral
22 Agosto 2013
693
919
É triste constatar mas os clubes não podem fazer nada para mudar algo em Portugal tirando ações extremas como sair de campo ou recusar a jogar.
Os comunicados não têm efeito porque a impunidade da arbitragem é tão grande que nem sequer vêm dar respostas a seguir a estes escândalos.

brunovale1893

Arquibancada
18 Setembro 2025
254
265
Tenho há muitos anos um projeto que nunca concretizei por falta de conhecimentos. Eu entrava com os conteúdos, o meu parceiro com a parte técnica.
Era uma APP, gratuita e disponível na Google Play Store e afins. Ia chamar-se "Gatuno" e teria uma base de dados (sempre actualizada) de todos os árbitros/VAR e seus erros, comparando sempre lances iguais e decisões diferentes do mesmo árbitro. Por exemplo, carregavas no VAR Rui Silva e aparecia-te o penalty de ontem e o penalty flagrante contra o sporting, no Estoril, que ele não assinalou.
Tenho pena de não poder desenvolver esse projeto.
Só o nome da APP ia fazê-los espumarem-se de raiva. Dantes, sempre que um árbitro roubava, o estádio gritava em uníssono "Gatuno, gatuno".

Danoak

Lugar Anual
21 Maio 2025
2,290
4,652
O comunicado está perfeito.
Nada a apontar ao FCP.
Acho só que eles se estão a cagar para isto, para as queixas.
Provavelmente isto só muda alguma coisa se o Porto se unir ao Benfica...
Unir-se a quem tem vários casos em que foi beneficiado este ano? Da Amadora a Faro, do jogo do Gil e Tondela ao Dragão... tanta coisa.

mesenga

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
6,458
7,163
"Integram essa Comissão Não Permanente de Arbitragem os senhores Marco Pina, Pedro Henriques, Jorge Faustino, Carlos Carvalho e Patrícia Silva Lopes, do Sporting Clube de Portugal."

fooooda-se

só faltava meterem lá o Rola. Escandaloso.
Qual ou quais são as funções dessa Comissão Não Permanente? Ter os membros da dita comissão a analisar e a comentar em sede própria os lances para a comunicação social, na qualidade de "comentadores independentes", é mais um escândalo nacional, ao nível dos tempos da cartilha do regime...

• Like
Reações: ricardo.costa

apostador87

Tribuna Presidencial
26 Novembro 2013
18,570
26,835
Conquistas
8
38
Lagos
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Deco
Esqueçam , agradeço ao Avb o comunicado mas isto só vai lá com violência fisica.
Garanto que passam logo a ser ultra competentes.

O árbitro Português é bom! Ponto , tal como os jogadores e treinadores Portugueses são muito bons.

O árbitro Português é corrupto.Ponto!
É corrompido , não , não é invenção nossa ou paranóia , há factos que o comprovam , ainda que não vá dar em nada , há investigações a decorrer.

Portanto não sei bem quem vai fazer isto mas basta magoar fisicamente um árbitro que as coisas mudam.
Infelizmente é a solução.

Hangyodon

Tribuna Presidencial
15 Maio 2009
7,814
2,293
Quando confrontado com o comunicado que coloca em causa a sua idoneidade, o Pina respondeu através de negação explícita acompanhada de uma expressividade emocional positiva incongruente, com um sorriso excessivamente amplo e um tom excessivamente afável. Simultaneamente, observa-se um aumento da vigilância social, manifestado numa atenção acrescida às reações e opiniões dos restantes membros do painel, principalmente do Pedro Sousa. Este comportamento pode ser interpretado como uma forma de gestão defensiva da impressão, na qual a exibição de tranquilidade e cordialidade funciona como um mecanismo compensatório perante a ameaça à autoimagem.

Parece como em Breaking Bad, quando o Walter White adota frequentemente uma postura exageradamente calma e cordial quando confrontado com suspeitas, utilizando uma afabilidade forçada como estratégia de controlo narrativo. Ou no The Wolf of Wall Street, o Jordan Belfort responde a acusações implícitas com carisma excessivo e humor performativo, procurando neutralizar a tensão e manter a adesão social. Em ambos os casos, a expressividade positiva não sinaliza segurança interna, mas sim um esforço acrescido de regulação da perceção externa.

Assim, o sorriso ampliado do Pina, a hipercorreção comportamental e a atenção intensificada ao feedback social não devem ser interpretados como indicadores de tranquilidade genuína, mas como sinais de ansiedade encoberta e de tentativa ativa de preservação da identidade social face a uma ameaça reputacional.

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
14,715
26,880
34
Vila Das Aves
Não se pode falar nem mexer com os meninos de preto, caso contrário fazem greve.

Se calhar se lhes forem à carteira por causa dos erros que cometem, se calhar pensam 2x antes de roubar A ou B.

1000 paus por cada má decisão.

• Like
Reações: Jose Cordeiro

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
25,198
44,886
Conquistas
4
43
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
Esqueçam , agradeço ao Avb o comunicado mas isto só vai lá com violência fisica.
Garanto que passam logo a ser ultra competentes.

O árbitro Português é bom! Ponto , tal como os jogadores e treinadores Portugueses são muito bons.

O árbitro Português é corrupto.Ponto!
É corrompido , não , não é invenção nossa ou paranóia , há factos que o comprovam , ainda que não vá dar em nada , há investigações a decorrer.

Portanto não sei bem quem vai fazer isto mas basta magoar fisicamente um árbitro que as coisas mudam.
Infelizmente é a solução.
Violência física?

Isto é o quê? O terceiro mundo?

Eu às vezes acho que muita gente merecia e queria o Macaco a presidente, ele que tão bem resolveu na AG.

Explica também muita coisa fora do futebol.