Crise na Venezuela

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
24,507
33,532
Conquistas
5
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
Sim a Ucrânia era um estado fantoche até aos eventos do Euromaidan, que levou à deposição de Yanukovych, aliás foi daí que começou o conflito na Criméia. Tens o mesmo caso com a Transnístria, que é um estado fantoche russo dentro da Moldávia. A Bielorrússia é actualmente um país destruturado e desprovido de identidade própria, que tanto a sua língua nativa(bielorrusso) foi substituída pelo russo.
Obviamente que se a Ucrânia ainda hoje tivesse um presidente fantoche, não teria havido necessidade de a Rússia se apoderar das terras e avançar para a guerra.
Não podendo governar à distância, avançaram pela opção de tomar o terreno.

Sinceramente não me parece nada disso aqui na Venezuela. Acho que os EUA vão tirar os dividendos financeiros que puderem e precisarem e depois vão largar o país para se auto gerir...

Dragão 1978

Arquibancada
17 Novembro 2019
493
1,010
Cuba não tem riquezas minerais que justifiquem uma operação. Para quê invadir um país pobre?
Se tivesse há muito que o regime tinha sido deposto pelo americanos.
Os EUA e a maioria das potencias, salvo raríssimas excepções, só se metem em territórios onde possam tirar dividendos, ninguém dá nada a ninguém.
É pura hipocrisia dizer ou pensar o contrário.
Aliás, isto é milenar e faz parte da essência humana.

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
14,761
27,020
34
Vila Das Aves
Invasão?

Também não exageremos.

Isto foi tanto invasão como foi a invasão ao Paquistão para matar o Osama.

Aqui sim podemos falar de uma operação militar especial 😁
Por falar em invasão, ainda hoje de manhã ouvi uma candidata a presidente da república a ordenar os EUA a "retirarem todas as tropas da Venezuela".

Que se saiba não ficaram lá tropas americanas, só capturaram o bigodes e regressaram aos estates.

Tirando a parte da violação da lei internacional e bla bla bla, não vejo grande tristeza na Venezuela pelo facto de terem levado o bigodes a passear.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
17,343
12,576
E vais ser tu armado em salvador, que vai impor o regime que queres, o teu modo de vida, a tua visão democrática e ideológica sobre países e povos alheios, ignorando se estão preparados para tal ou se partilham o teu pensamento? Olha também tentaram no Afeganistão implementar mais direitos às mulheres e no final a população local rejeitou. Quem te diz a ti que a maioria dos venezuelanos querem mesmo uma democracia?
Além disso, Trump está se completamente a c*g*r para o povo venezuelano, tens de ver a conferência de imprensa dele em que ele só falava de petróleo. Mais, o Maduro foi apenas capturado, mas o regime esse não acabou. O Chavez morreu, depois veio Maduro e depois outro se seguirá, aliás em princípio deverá ser a vice.

A Venezuela actualmente encontra-se em guerra civil. O povo tem sim de lutar por si, se possível países a fornecerem algum apoio aos opositores do regime como se faz com a Ucrânia.
Nem tinha lido esta pérola!!

As mulhetes Afeganistão rejeitaram ter direitos quando???

VegaDragon

Lugar Anual
24 Julho 2025
1,320
1,158
Certo que capturaram o ditador. Mas a que custo para os americanos? Mais ódio, legitimação de situações semelhantes pelo mundo fora!

Eu questiono como é que uma potência mundial que cresce sobretudo pela componente externa, seja exportações sejam importações, trabalha desta forma destruído todo um legado de diplomacia para se centrar exclusivamente e visivelmente no poder das armas!

Imaginem se um dia a maioria dos países do mundo começam a implementar políticas como as chineses, que simplesmente proíbem as grandes empresas americanos de trabalharem nos seus países?

Uma coisa boa conseguiram foi retirar o crapula do Maduro, mas duvido que mudem a política sem morrerem muitos americanos! E será que os países vizinhos se vão amedrontar, ou se vão permitir submarinos russos e chineses permanecem nos seus portos? E se aparecer uma nova crise de mísseis em Cuba, agora com mísseis nucleares chineses?

Esta cena de Hollywood como Trump gosta não fez mais do que elevar a fasquia, os EUA não conseguem dar conta de várias frentes ao mesmo tempo e os chineses sabem disso.

Também é certo que os americanos têm de fazer alguma coisa para travar a ascensão militar e geopolítica chinesa neste ritmo tao visível! A época dos robôs já começou e a dimensão chinesa, os recursos infindáveis vão tornar aquele país numa incógnita quanto ao seu poder real. Tenho dúvida que os serviços inteligência ocidentais tenham a mesma efetividade em solo chinês como em muitas partes do mundo!

Acho que Trump se esticou demasiado.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
17,343
12,576
A minha vizinha debaixo tem 27 anos e é venezuelana, hoje falou comigo com lágrimas nos olhos...de alegria.

Fugiu de lá, até os emails lhes controlavam.

São estas as pessoas q realmente sabem do q estão a falar.
Este comentário quase nem teve likes, porquê?

Quando o ódio cega as pessoas, a ideologia está à frente das pessoas

14 Janeiro 2025
3,939
5,592
Ora antes que este seja fechado: uma coisa que eu costumo fazer antes de opinar, é ver as reações de quem lá esteve,nasceu, vive e viveu, de quem passou por tudo. E, por mais que a lenga lenga do costume sirva para discutir quem é o mau, de uma coisa tenho a certeza: os venezuelanos queriam isto. Não lhes interessa se foi o Trump ou o capitão roby. Se foi pelo petróleo ou pela cor dos olhos das senhoras.

E como ninguém tem bola de cristal ,para já estão felizes. Por isso, e por mais que custe a quem vive para criticar os EUA, vou repetir: os venezuelanos estão contentes.

Podem vir despejar ódios políticos para as TVs , fóruns, para onde quiserem.

O que conta é a vontade do povo. O hoje é que vale
Acho que sabes que não é bem assim, isso é ser inocente e ver só a espuma das coisas.
A felicidade da festa por se verem livres do Maduro passa bem depressa.
O que os venezuelanos querem, como toda a gente, é viver bem e em liberdade.
Se tudo ficar mais ou menos na mesma (e parece que a estrutura de poder abaixo do Maduro é para manter por Trump em vez de entregar o poder a quem o ganhou, sem fraude, nas eleições de 2024, porque sabe que se confrontar essa máquina de poder muito bem implantada no terreno, que lhe entregou Maduro mas continua lá, vai ser muito difícil as petrolíferas americanas terem condições para fazerem o seu trabalho), o dinheiro vai continuar a ser para alimentar essa estrutura de poder de Maduro sem Maduro + os americanos, e vai sobrar pouco dinheiro para o povo, e a felicidade vai dar lugar à revolta, à raiva e ao ódio ao fim de pouco tempo.
Como aliás tem acontecido em todas as intervenções americanas mais ou menos recentes em países do próximo/médio oriente.
Vive-se pior no Iraque e no Afeganistão agora do que antes dos americanos lá meterem o nariz e a Síria vai pelo mesmo caminho.
Pode ser que a Venezuela seja a excepção à regra.

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
14,318
8,443
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Nem tinha lido esta pérola!!

As mulhetes Afeganistão rejeitaram ter direitos quando???
Durante 20 anos o Afeganistão era governado por fantoches do Ocidente com apoio dos militares das forças ocidentais para artificialmente impor direitos humanos básicos, como por exemplo dos direitos das mulheres, um problema conhecido em muitos países islâmicos. Foi um falhanço, por exactamente a população afegã rejeitar ser governada por fantoches e ser-lhe imposta idealismos ocidentais.

Se calhar é a pérola é de simplesmente não compreenderes que nem todos são idealistas como tu, que há barreiras culturais inultrapassáveis.

Última edição:
  • Like
Reações: deco macau

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
14,318
8,443
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Porque o gordo tem armas nucleares

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Ou seja, o Laranja é muito valente contra os fracos e fraco contra os valentes. Claro, também a Venezuela está mais ao alcance, enquanto que a Coreia do Norte está do outro lado do Pacífico, fazendo fronteira com a China e Rússia, ou seja, fora de alcance e controlo dos EUA. Dei o exemplo da Coreia do Norte, mas porque os EUA não vão libertar o povo cubano, que há 70 anos não conheceu outro regime e ainda por cima que se encontra no Golfo do México?

Última edição:

katatonia10

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2013
9,331
6,345
Conquistas
2
  • Kostadinov
  • Rui Filipe
Se tivesse há muito que o regime tinha sido deposto pelo americanos.
Os EUA e a maioria das potencias, salvo raríssimas excepções, só se metem em territórios onde possam tirar dividendos, ninguém dá nada a ninguém.
É pura hipocrisia dizer ou pensar o contrário.
Aliás, isto é milenar e faz parte da essência humana.
invadem, sobretudo, países naturalmente ricos, mas divididos, desorganizados, ou até destruídos, que depois esmifram através da exploração dos recursos naturais mas também das dívidas eternas, nomeadamente no que toca à construção de infraestruturas.

as pessoas não têm ideia de quanto é que os "contractors" ganham no pós-guerra...

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
17,343
12,576
Durante 20 anos o Afeganistão era governado por fantoches do Ocidente com apoio dos militares das forças ocidentais para artificialmente impor direitos humanos básicos, como por exemplo dos direitos das mulheres, um problema conhecido em muitos países islâmicos. Foi um falhanço, por exactamente a população afegã rejeitar ser governada por fantoches e ser-lhe imposta idealismos ocidentais.

Se calhar é a pérola é de simplesmente não compreenderes que nem todos são idealistas como tu, que há barreiras culturais que são inultrapassáveis.
Afinal, as mulhetes não votaram para ter menos direitos, que novidade!!!

Os americanis sairam do Afeganistão, como evoluiu os direitos das mulheres?

Para muito pior.

Há ja sei, também é culpa dos americanos, de certeza.

O teu ódio cega-te.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
17,343
12,576
Ora antes que este seja fechado: uma coisa que eu costumo fazer antes de opinar, é ver as reações de quem lá esteve,nasceu, vive e viveu, de quem passou por tudo. E, por mais que a lenga lenga do costume sirva para discutir quem é o mau, de uma coisa tenho a certeza: os venezuelanos queriam isto. Não lhes interessa se foi o Trump ou o capitão roby. Se foi pelo petróleo ou pela cor dos olhos das senhoras.

E como ninguém tem bola de cristal ,para já estão felizes. Por isso, e por mais que custe a quem vive para criticar os EUA, vou repetir: os venezuelanos estão contentes.

Podem vir despejar ódios políticos para as TVs , fóruns, para onde quiserem.

O que conta é a vontade do povo. O hoje é que vale
Quando a alegria do povo venezuelano nem sequer é tido na avaliação da situação, diz tudo acerca dos ideologias que ditam a avaliação da situação e o que realmente importa para essas pessoas.

• Like
Reações: pfapr

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
14,318
8,443
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Afinal, as mulhetes não votaram para ter menos direitos, que novidade!!!

Os americanis sairam do Afeganistão, como evoluiu os direitos das mulheres?

Para muito pior.

Há ja sei, também é culpa dos americanos, de certeza.

O teu ódio cega-te.

Ódio? Se tu olhas para essa perspectiva... eu tento ser coerente, pragmático, pois a política não é uma questão de sentimentalismos primários. Eu até sou insuspeito, por nem sequer simpatizar nada com a esquerda.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
17,343
12,576
Ódio? Se tu olhas para essa perspectiva... eu tento ser corente, pragmático, pois a política não é uma questão de sentimentalismos. Eu até nem sequer simpatizo nada com a esquerda, pois até acho que a esquerda vive em negação e se afastou dos problemas reais das populações.
Pragmatismo?? Quando nem referes como o povo venezuelano ficou contente com a saida de Maduro???

Coerência? Vi a tua Coerência quando acabaste de CULPAR as mulheres do Afeganistão pela sua total falta de direitos no stual Afeganistão.

Por isso, se esses argumentos te ajudam a enganar a ti proprio, força.

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
14,318
8,443
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Pragmatismo?? Quando nem referes como o povo venezuelano ficou contente com a saida de Maduro???

Coerência? Vi a tua Coerência quando acabaste de CULPAR as mulheres do Afeganistão pela sua total falta de direitos no stual Afeganistão.

Por isso, se esses argumentos te ajudam a enganar a ti proprio, força.
São estas tuas conclusões simplistas?

O povo venezuelano pode até ficar satisfeito com a saída de Maduro, mas o regime esse continua vivo com os militares ainda do seu lado. Morreu Chavez, Maduro é capturado, vem outro para preencher o vazio. Como expliquei anteriormente, a Venezuela é inspirado em regimes comunistas, em que o partido está sempre acima. Simplesmente, isto tudo só vai alimentar mais a guerra civil em curso.

Eu não culpei directamente as mulheres afegãs, mas sim apontei para o povo afegão em geral, porque se tivessem satisfeitos com os direitos que detinham durante 20 anos, porque raio as populações locais se juntaram aos talibãs para expulsar as forças militares ocidentais? Explica-me. E os que ficaram insatisfeito e com medo, provavelmente terão fugido, tanto que à custa desta situação gerou mais uma crise de refugiados.

Eu não me estou a enganar, pelo contrário, tento até compreender o que está em causa. Tu é que baseias a tua argumentação com base em idealismos e em sentimentalismos primários. Sabes o que é realpolitik e geopolítica?

Última edição:

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
4,087
3,838
Vila Nova de Gaia, 1981
Acho que sabes que não é bem assim, isso é ser inocente e ver só a espuma das coisas.
A felicidade da festa por se verem livres do Maduro passa bem depressa.
O que os venezuelanos querem, como toda a gente, é viver bem e em liberdade.
Se tudo ficar mais ou menos na mesma (e parece que a estrutura de poder abaixo do Maduro é para manter por Trump em vez de entregar o poder a quem o ganhou, sem fraude, nas eleições de 2024, porque sabe que se confrontar essa máquina de poder muito bem implantada no terreno, que lhe entregou Maduro mas continua lá, vai ser muito difícil as petrolíferas americanas terem condições para fazerem o seu trabalho), o dinheiro vai continuar a ser para alimentar essa estrutura de poder de Maduro sem Maduro + os americanos, e vai sobrar pouco dinheiro para o povo, e a felicidade vai dar lugar à revolta, à raiva e ao ódio ao fim de pouco tempo.
Como aliás tem acontecido em todas as intervenções americanas mais ou menos recentes em países do próximo/médio oriente.
Vive-se pior no Iraque e no Afeganistão agora do que antes dos americanos lá meterem o nariz e a Síria vai pelo mesmo caminho.
Pode ser que a Venezuela seja a excepção à regra.
Hoje estão contentes. Amanhã nao se sabe . Como em tudo. Respeitem a vontade deles. Ignorem se foi o Trump ou o Major Alvega. Por eles até podia ter sido o Batman. Depois ,como todos, lá estarão para lidar com as consequências sejam elas boas ou más. Mas esta alegria já ninguém lhes tira

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
17,343
12,576
São estas tuas conclusões simplistas?

O povo venezuelano pode até ficar satisfeito com a saída de Maduro, mas o regime esse continua vivo e tem ainda os militares do seu lado. Morreu Chavez, Maduro é capturado, vem outro para preencher o vazio. Como expliquei anteriormente, a Venezuela é inspirado em regimes comunistas, em que o partido está sempre acima.

Eu não culpei directamente as mulheres afegãs, mas sim apontei para o povo afegão em geral, porque se tivessem satisfeitos com os direitos que detinham durante 20 anos, porque raio as populações locais se juntaram aos talibãs para expulsar as forças militares ocidentais? Explica-me. E os que ficaram insatisfeito e com medo, provavelmente terão fugido, tanto que à custa desta situação gerou mais uma crise de refugiados.

Eu não me estou a enganar, pelo contrário, tento até compreender o que está em causa. Tu é que baseias a tua argumentação com base em sentimentalismos primários. Sabes o que é realpolitik e geopolítica?
Tu tens uma narrativa que adaptas às tuas convicções.

Os casos básicos, a tua narrativa sobre os direitos das mulhetes afegãs e a ausência de referência à reacção do povo venezuelano, sao bons exemplos.

Sabes porque nao dás importância ä reaccao dos venezuelanos? Porque te estraga a narrativa.

Tu em Portugal, no quentinho e em segurança, vens com argumentos que quem vive lá, pensa o contrário.

Dou-te um conselho, faz com ele o que quiseres, coloca no centro a preocupação nas pessoas em vez na tua narrativa que a culpa é dos americanos ou do povo que é oprimido e que a culpa é deles.