Ora antes que este seja fechado: uma coisa que eu costumo fazer antes de opinar, é ver as reações de quem lá esteve,nasceu, vive e viveu, de quem passou por tudo. E, por mais que a lenga lenga do costume sirva para discutir quem é o mau, de uma coisa tenho a certeza: os venezuelanos queriam isto. Não lhes interessa se foi o Trump ou o capitão roby. Se foi pelo petróleo ou pela cor dos olhos das senhoras.
E como ninguém tem bola de cristal ,para já estão felizes. Por isso, e por mais que custe a quem vive para criticar os EUA, vou repetir: os venezuelanos estão contentes.
Podem vir despejar ódios políticos para as TVs , fóruns, para onde quiserem.
O que conta é a vontade do povo. O hoje é que vale
Acho que sabes que não é bem assim, isso é ser inocente e ver só a espuma das coisas.
A felicidade da festa por se verem livres do Maduro passa bem depressa.
O que os venezuelanos querem, como toda a gente, é viver bem e em liberdade.
Se tudo ficar mais ou menos na mesma (e parece que a estrutura de poder abaixo do Maduro é para manter por Trump em vez de entregar o poder a quem o ganhou, sem fraude, nas eleições de 2024, porque sabe que se confrontar essa máquina de poder muito bem implantada no terreno, que lhe entregou Maduro mas continua lá, vai ser muito difícil as petrolíferas americanas terem condições para fazerem o seu trabalho), o dinheiro vai continuar a ser para alimentar essa estrutura de poder de Maduro sem Maduro + os americanos, e vai sobrar pouco dinheiro para o povo, e a felicidade vai dar lugar à revolta, à raiva e ao ódio ao fim de pouco tempo.
Como aliás tem acontecido em todas as intervenções americanas mais ou menos recentes em países do próximo/médio oriente.
Vive-se pior no Iraque e no Afeganistão agora do que antes dos americanos lá meterem o nariz e a Síria vai pelo mesmo caminho.
Pode ser que a Venezuela seja a excepção à regra.